Cerca de 2.500 imóveis são visitados durante ação de combate à dengue em Petrolina

Com o objetivo de reforçar os cuidados no combate à dengue, a Secretaria de Saúde de Petrolina, desenvolveu atividades de conscientização. Neste sábado (28) ocorreu o dia D de Combate ao Mosquito e na sexta-feira (27) teve a Sexta sem Aedes, que contaram com uma série de visitas domiciliares em diversos bairros da cidade que apresentaram focos do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Ao todo, cerca de 2.500 imóveis foram vistoriados pelas equipes, que orientaram os moradores sobre a importância de evitar água parada, principal foco de proliferação do mosquito transmissor das doenças. Durante a ação, os agentes reforçaram medidas simples, como manter caixas d’água bem fechadas, limpar recipientes de água de animais e eliminar qualquer objeto que possa acumular água. Também foi realizada a aplicação de larvicida.

Para quem recebeu a visita, a iniciativa é essencial. A dona de casa Maria José das Neves destacou a importância da orientação. “As vezes a gente acha que está tudo certo, mas sempre tem algo que pode passar despercebido. Essas visitas ajudam muito a gente a cuidar melhor da nossa casa”, afirmou. Já o comerciante João Carlos Figueira reforçou o papel da população no combate à doença. “Não adianta só o trabalho dos agentes. Cada um precisa fazer sua parte no dia a dia para evitar a dengue”, disse.

Os trabalhos desenvolvidos pelos Agentes de Endemias fazem parte das estratégias do município para reduzir os índices da doença e conscientizar a população de que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos.

Ascom

Com impacto bilionário, deputados aprovam PEC que mira agentes de saúde

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria novas regras de contratação e aposentadoria para agentes de saúde e de endemias. A votação, realizada na noite desta terça-feira (7), ocorreu em dois turnos.

No primeiro turno, a proposta contou com 446 votos sim e 20 votos não. No segundo turno, foram 426 votos sim e dez votos não. Com a aprovação, o texto segue para o Senado Federal.

O relator Antonio Brito (PSD-BA) apresentou impacto estimado em R$ 5,5 bilhões até 2030, portanto, menos de R$1 bilhão ao ano. Há divergências, entretanto, quanto ao real impacto da matéria aprovada.

A matéria, aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator Antonio Brito, prevê aposentadoria integral para a categoria em razão do risco decorrente da atividade.

Por exemplo, os agentes já na ativa que tiverem 25 anos de contribuição, garantirão aposentadoria especial com idade mínima de 50 anos para mulheres e 52 para homens. A proposta prevê ainda uma regra de transição até 2041, quando será exigida idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 para homens.

Além de regime especial de aposentadoria, o texto prevê mecanismo de “desprecarização”, ao prever que a regularização do vínculo funcional dos agentes com vínculo temporário, precário ou indireto na data de promulgação.

Câmara de Petrolina analisa Plano de Cargos e Carreiras dos ACEs e ACSs

(Foto: Ascom/Sindsemp)

Os vereadores de Petrolina analisam na manhã desta quinta-feira (12) o projeto de lei n° 12/2022, que estabelece o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE).

A proposta é do Poder Executivo e ainda consta de três emendas modificativas, propostas pelo vereador Gilmar Santos (PT). A expectativa é que o projeto passe sem dificuldades, pois deve ter votação unânime das duas bancadas. A categoria também é esperada para acompanhar a sessão, que começa às 9h.

Piso salarial: Agentes de saúde e de combate às endemias comemoram aprovação do piso nacional

A aprovação da proposta de emenda constitucional – PEC 09/22 é uma vitória histórica de servidores e servidoras públicos municipais de Petrolina e do Brasil. A PEC 09/22 versa sobre o piso salarial, insalubridade e aposentadoria especial dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias e foi aprovado no Senado Federal por unanimidade. Foram 71 votos a zero no primeiro turno, e por 74 votos no segundo turno.

É uma grande vitória dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde do Brasil. Além do piso nacional, a lei traz a aposentadoria especial e o plano de cargos e carreiras para as categorias. Nossa presença em Brasília fez a diferença porque unimos forças, isso graças a mobilização do Sindsemp,” frisou o presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina, Marcelo Sandes.

LEIA MAIS

Ação com agentes de endemias de Juazeiro alerta sobre saúde do trabalhador

Mais de 120 agentes de endemias da Prefeitura de Juazeiro passaram nesta quarta-feira (27) por um treinamento acerca de saúde do trabalhador com a equipe técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O objetivo é conscientizar os servidores sobre a saúde do trabalhador. O evento faz alusão ao Abril Verde, mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho.

Elivalto Batista trabalha há 17 anos como agente de endemias no município e circula por diversos locais do município. Com a rotina de atividades, o servidor já montou estratégias para não desenvolver problemas relacionados ao trabalho. “A gente procura locais que possam ter o lazer, para repor as energias e que isso não se torne uma doença relacionada ao trabalho. Esse evento é muito gratificante, porque muitos de nós têm uma vida corrida e sedentária e isso acarreta muitas situações que prejudicam a nossa saúde”, disse o servidor.

De acordo com a gerente do Cerest, Ana Cleide Dias, toda a população trabalhadora está exposta a algum tipo de acidente de trabalho ou a uma doença relacionada ao trabalho. “Temos aqui em Juazeiro profissionais que, no seu dia a dia, podem ter desgaste físico, como os agentes de endemias, por ser um trabalho minucioso, muitas vezes com postura incorreta e isso pode trazer desgaste físico”, destacou.

LEIA MAIS

Mais de 1.130 imóveis foram vistoriados no Dia D contra o Aedes aegypti em Petrolina

No domingo (20), o município desenvolveu ações de conscientização no Dia “D” de mobilização social contra o Aedes aegypti. A atividade contou com a participação dos agentes de combate às endemias da Prefeitura de Petrolina. Os profissionais vistoriaram mais de 1.130 imóveis, em 23 os agentes encontraram focos de proliferação dos mosquitos, esses locais tiveram que ser tratados. O objetivo da ação era incentivar a população a fazer, com regularidade, vistorias nas residências, buscando eliminar qualquer acúmulo de água que possa se tornar criadouro para o mosquito.

Os agentes visitaram os bairros que, de acordo com o 2º Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), estão com o maior índice de infestação e risco de proliferação do mosquito. As comunidades contempladas foram São Gonçalo, Gercino Coelho, Km2 e Vila Mocó.

Para a dona de casa Maria Josefa, essa ação foi muito importante para orientar os moradores. “Foi muito bacana, às vezes encontramos mosquitos e não sabemos identificar, e os agentes me explicaram como fazer isso, que é evitando deixar água parada, fazendo vistorias nos quintais e orientando os meus vizinhos a fazer o mesmo”, destaca.

LEIA MAIS

Ações de combate à dengue são reforçadas em bairros de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina continua intensificando ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta segunda-feira (27), os agentes de endemias estão no bairro Santa Luzia realizando ações de controle ao aedes. Vale ressaltar que, durante a semana mais três bairros serão visitados.

Na terça-feira (28) os agentes estarão no bairro Terra do Sul, já na quarta (29) será a vez do São Joaquim, e na quinta (30) e sexta-feira (31) o Dom Avelar será contemplado. Esses locais registraram os maiores índices de infestação pelo mosquito, de acordo com o Levantamento do Índice Rápido do Aedes (LirAa).

LEIA MAIS

Agentes de endemias de Petrolina levam reivindicações à Secretaria de Saúde

Nesta quinta-feira (16), a diretoria da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina – AACEP, representada pelo presidente, Marcelo Sandes, o vice presidente, Rômulo Rodrigues e o diretor de finanças, Edson Pedro, se reuniu com a secretária executiva de saúde, Marlene Leandro e o diretor de vigilância epidemiológica do município, Acacio Wilhan Faustino.

 

Em pauta, reinvidicações da categoria que reúne cerca de 155 profissionais. Entre os pontos de discussão, os agentes de combate às endemias solicitaram formalmente ao Poder Executivo, atenção à saúde da categoria.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro realiza ciclo de atualização para agentes de endemias do programa de Leishmaniose

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) realizou nesta sexta-feira (3) uma atualização para agentes de endemias do programa de Leishmaniose. O encontro, que teve como tema “Leishmaniose Visceral”, foi realizado no Núcleo de Endemias da Sesau e contou com a presença da médica veterinária, Graziella Vasconcelos.

Durante o encontro foram abordados assuntos como formas de transmissão da doença, tratamento, prevenção e controle, além dos avanços dos últimos anos e novas abordagens em educação e saúde.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro inicia projeto de informatização com Agentes de Combate às Endemias

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou o projeto de informatização do serviço desenvolvido pelos Agentes de Combate às Endemias. 16 agentes de endemias estão participando do projeto piloto e receberam tablets que darão mais agilidade ao processo. Na oportunidade, os equipamentos que já são utilizados pelos agentes comunitários de saúde estão sendo trocados.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, destacou a importância do projeto piloto. “Este é um programa piloto que tem o objetivo de dar melhores resultados à população. Essa informatização é muito importante. Também era preciso atualizar os equipamentos dos agentes comunitários de saúde que já estavam defasados há muito tempo. Isso não deixa de ser um olhar mais carinhoso e atenção para esses trabalhadores muito importantes para a administração pública, um pedido importante da prefeita Suzana Ramos”, disse Fernando Costa.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro se posiciona sobre reajuste salarial de Agentes de Saúde e de Endemias do Município

(Foto: Ascom/PMJ)

Desde fevereiro que Agentes de Saúde e de Endemias de Juazeiro cobra um reajuste salarial a prefeita Suzana Ramos. Segundo a categoria, o reajuste faz parte de um escalonamento de salário iniciado em 2019 e deveria ter sido pago desde o salário de janeiro.

Eles reclamam da falta de informações sobre o recebimento do valor ao que teriam direito, pois, segundo os mesmos, já estava constituído.

Nesta quinta-feira (11), a prefeitura de Juazeiro enviou nota ao Blog Waldiney Passos sobre o assunto. Acompanha a seguir.

LEIA MAIS

Agentes de Saúde e de Endemias de Juazeiro voltam a cobrar reajuste de salário à prefeita Suzana Ramos

(Foto: Ascom/PMJ)

Em fevereiro, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Juazeiro, no norte da Bahia, procuram o Blog Waldiney Passos para informar que estavam insatisfeitos com a gestão da prefeita Suzana Ramos.

Eles reclamavam de falta de informações sobre o recebimento do reajuste salarial ao que teriam direito, pois, segundo os mesmos, já estava constituído.

Segundo os reclamantes, o reajuste fazia parte de um escalonamento de salário iniciado em 2019 e deveria ter sido pago desde o salário de janeiro.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro se manifesta sobre reivindicação de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

(Foto: Ascom/PMJ)

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Juazeiro publicaram semana passada um documento, através do qual, reivindicavam da gestão Suzana Ramos um reajuste salarial, que segundo eles, faz parte de um escalonamento de salário que foi iniciado em 2019 e que já deveria ter sido paga a terceira parcela desse acordo desde o pagamento do salário de janeiro de 2021.

Os profissionais informaram também que, o Sindicato que representa a categoria já havia protocolado ofício na Secretaria de Saúde, na tentativa de iniciar um diálogo com os gestores das pastas responsáveis, mas não tinha obtido resposta.

Procurada pela a equipe do Blog Waldiney a assessoria da Secretaria de Administração (SEAD) esclareceu que, na última quarta-feira (17), houve uma reunião entre a Secretaria de Gestão de Pessoas e o Sindicato de Trabalhadores da Saúde para tratar sobre o assunto. Na ocasião, ficou acertado que será feito um estudo e análise da situação para que o pagamento seja feito o mais rápido possível.

Agentes de Saúde e de Endemias de Juazeiro cobram reajuste salarial do governo municipal

(Foto: Ascom/PMJ)

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Juazeiro, enviaram um documento a imprensa nesta semana, através do qual cobram um reajuste salarial da gestão da prefeita Suzana Ramos. Segundo os Agentes, o reajuste faz parte de um escalonamento de salário que foi iniciado em 2019 e que já deveria ter sido paga a terceira parcela desse acordo desde o pagamento do salário de janeiro de 2021.

No documento eles alegam que não foram informados sobre quando essa parcela será paga. “Até hoje não temos nenhuma informação sobre o recebimento do reajuste salarial que temos direito e já está instituído,” diz um dos Agentes que não quer se identificar.

LEIA MAIS

Projeto que reajusta salário dos agentes de saúde já está na Casa Plínio Amorim

Categoria terá piso salarial reajustado

O primeiro projeto a ser colocado em pauta no ano de 2021, em Petrolina, beneficiará os Agentes Comunitários de Saúde. A informação foi dada pelo vereador Manoel da Acosap (DEM), que é representante da categoria no Poder Legislativo municipal, durante a sessão da última terça-feira (9).

A categoria está com remuneração defasada e logo isso será revisto. “Na pandemia foi baixada uma lei complementar proibindo reajuste salarial a todos os servidores públicos das três esferas de Governo e também que não fosse nomeado qualquer concursado aprovado, a não ser de vaga imediata. Os agentes de Saúde e de Endemias, do qual eu pertenço a essa categoria, aprovamos no ano de 2018 o nosso reajuste do piso salarial e intercalou em três parcelas: 2019, 2020 e 2021. O piso foi fixado em R$ 1.550″, afirmou.

LEIA MAIS
12