Prefeitura leva mutirão de combate à dengue para bairros de Petrolina no final de semana

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Petrolina realizou nesse sábado (30) mais um mutirão de enfrentamento às arboviroses. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, ocorreu das 7h30 às 12h nos bairros Jardim Guanabara, Jardim Guararapes, José e Maria, Novo Tempo, Dom Avelar e Jardim Maravilha, e contou com aproximadamente 40 Agentes de Combate às Endemias.

A mobilização foi programada para o fim de semana justamente para alcançar residências que, durante os dias úteis, costumam estar fechadas. Durante as visitas, os agentes realizaram vistorias completas para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Morador do bairro Jardim Guanabara, José Carlos destacou a importância da iniciativa. “Esse trabalho dos agentes de endemias é fundamental para a nossa comunidade. Além de orientar os moradores, eles ajudam a prevenir doenças e a manter os bairros mais seguros. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos”, afirmou.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti. Medidas simples, como manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados, armazenar garrafas com a boca para baixo, eliminar recipientes que possam acumular água, cobrir pneus e trocar regularmente a água de vasos de plantas, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

Ascom

Juazeiro registra redução de cerca de 50% nos casos prováveis de dengue em 2026 e reforça ações permanentes de combate ao mosquito

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), informa que o município registrou uma redução de 49,43% no número de casos prováveis de dengue em 2026, considerando os dados contabilizados até a Semana Epidemiológica 17. De acordo com o levantamento, foram registrados 45 casos prováveis da doença neste ano, enquanto no mesmo período de 2025 haviam sido contabilizados 89 casos prováveis. A Sesau destaca ainda que todos os casos notificados evoluíram para a cura da doença.

O município registrou ainda a ocorrência de um óbito por dengue de um paciente oriundo do município de Uauá, atendido no Hospital Regional de Juazeiro. Os números reforçam o impacto positivo das estratégias permanentes de enfrentamento às arboviroses desenvolvidas pela gestão municipal. Em 2025, Juazeiro já havia alcançado uma redução de aproximadamente 90% nos casos de dengue em comparação aos anos anteriores, resultado atribuído às ações contínuas de prevenção, monitoramento e mobilização social.

Mesmo diante da redução dos indicadores, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que os cuidados de rotina precisam ser mantidos pela população. As equipes de agentes de combate às endemias seguem realizando visitas domiciliares, inspeções, orientações educativas e ações de campo em diversos bairros da sede e comunidades do interior. A Sesau também reforça que a vacinação contra a dengue segue disponível nas unidades de saúde para o público apto definido pelo Ministério da Saúde, sendo fundamental que pais e responsáveis procurem os pontos de vacinação para garantir a imunização das crianças e adolescentes contemplados pela campanha.

Medidas de prevenção contra a dengue – A Secretaria orienta a população a manter os cuidados preventivos dentro de casa e nos ambientes de convivência:Manter caixas d’água, tonéis e depósitos de água devidamente vedados; Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas; Guardar pneus e materiais recicláveis em locais cobertos; Manter garrafas viradas para baixo; Escovar semanalmente recipientes e bebedouros de animais; Limpar calhas, lajes e evitar água parada; Utilizar telas de proteção em ralos, portas e janelas.

A Sesau orienta ainda o uso de repelentes, especialmente nos horários de maior circulação do mosquito, como no início da manhã e no fim da tarde. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas vermelhas ou mal-estar, é importante aumentar a hidratação, evitar automedicação — principalmente medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS) — e procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima.

Ascom

Cerca de 2.500 imóveis são visitados durante ação de combate à dengue em Petrolina

Com o objetivo de reforçar os cuidados no combate à dengue, a Secretaria de Saúde de Petrolina, desenvolveu atividades de conscientização. Neste sábado (28) ocorreu o dia D de Combate ao Mosquito e na sexta-feira (27) teve a Sexta sem Aedes, que contaram com uma série de visitas domiciliares em diversos bairros da cidade que apresentaram focos do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Ao todo, cerca de 2.500 imóveis foram vistoriados pelas equipes, que orientaram os moradores sobre a importância de evitar água parada, principal foco de proliferação do mosquito transmissor das doenças. Durante a ação, os agentes reforçaram medidas simples, como manter caixas d’água bem fechadas, limpar recipientes de água de animais e eliminar qualquer objeto que possa acumular água. Também foi realizada a aplicação de larvicida.

Para quem recebeu a visita, a iniciativa é essencial. A dona de casa Maria José das Neves destacou a importância da orientação. “As vezes a gente acha que está tudo certo, mas sempre tem algo que pode passar despercebido. Essas visitas ajudam muito a gente a cuidar melhor da nossa casa”, afirmou. Já o comerciante João Carlos Figueira reforçou o papel da população no combate à doença. “Não adianta só o trabalho dos agentes. Cada um precisa fazer sua parte no dia a dia para evitar a dengue”, disse.

Os trabalhos desenvolvidos pelos Agentes de Endemias fazem parte das estratégias do município para reduzir os índices da doença e conscientizar a população de que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos.

Ascom