Juazeiro registra redução de cerca de 50% nos casos prováveis de dengue em 2026 e reforça ações permanentes de combate ao mosquito

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), informa que o município registrou uma redução de 49,43% no número de casos prováveis de dengue em 2026, considerando os dados contabilizados até a Semana Epidemiológica 17. De acordo com o levantamento, foram registrados 45 casos prováveis da doença neste ano, enquanto no mesmo período de 2025 haviam sido contabilizados 89 casos prováveis. A Sesau destaca ainda que todos os casos notificados evoluíram para a cura da doença.

O município registrou ainda a ocorrência de um óbito por dengue de um paciente oriundo do município de Uauá, atendido no Hospital Regional de Juazeiro. Os números reforçam o impacto positivo das estratégias permanentes de enfrentamento às arboviroses desenvolvidas pela gestão municipal. Em 2025, Juazeiro já havia alcançado uma redução de aproximadamente 90% nos casos de dengue em comparação aos anos anteriores, resultado atribuído às ações contínuas de prevenção, monitoramento e mobilização social.

Mesmo diante da redução dos indicadores, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que os cuidados de rotina precisam ser mantidos pela população. As equipes de agentes de combate às endemias seguem realizando visitas domiciliares, inspeções, orientações educativas e ações de campo em diversos bairros da sede e comunidades do interior. A Sesau também reforça que a vacinação contra a dengue segue disponível nas unidades de saúde para o público apto definido pelo Ministério da Saúde, sendo fundamental que pais e responsáveis procurem os pontos de vacinação para garantir a imunização das crianças e adolescentes contemplados pela campanha.

Medidas de prevenção contra a dengue – A Secretaria orienta a população a manter os cuidados preventivos dentro de casa e nos ambientes de convivência:Manter caixas d’água, tonéis e depósitos de água devidamente vedados; Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas; Guardar pneus e materiais recicláveis em locais cobertos; Manter garrafas viradas para baixo; Escovar semanalmente recipientes e bebedouros de animais; Limpar calhas, lajes e evitar água parada; Utilizar telas de proteção em ralos, portas e janelas.

A Sesau orienta ainda o uso de repelentes, especialmente nos horários de maior circulação do mosquito, como no início da manhã e no fim da tarde. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas vermelhas ou mal-estar, é importante aumentar a hidratação, evitar automedicação — principalmente medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS) — e procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima.

Ascom

Débora do Batom pressiona Moraes a reduzir pena após PL da Dosimetria

A defesa de Débora Rodrigues, cabeleireira baiana conhecida como ‘Débora do Batom’, presa por participar da invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a redução da sua pena. No pedido apresentado nesta sexta-feira, 1, a defesa usa como argumento a derrubada do veto presidencial ao PL da Dosimetria, em decisão do Congresso Nacional, na quinta (30), que prevê a redução das penas dos envolvidos na trama golpista e na invasão a Brasília.

Débora foi condenada a 14 anos de prisão. Durante sua participação no ato, a cabeleireira escreveu a frase “Perdeu, Mané” com um batom em uma estátua localizada na frente do prédio do STF.

Nas mãos de Alcolumbre – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve deixar para Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que preside o Congresso Nacional, a promulgação da derrubada dos vetos, que precisa ocorrer em um prazo de até 48 horas após a votação. Durante a sessão que resultou na derrubada do veto, Alcolumbre ‘fatiou’ o texto, a fim de evitar a redução de penas para autores de crimes graves e hediondos.

A Tarde

Governo anuncia pacote para reduzir custos das companhias aéreas

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (6) um pacote de medidas voltado ao setor aéreo, com o objetivo de amenizar os impactos da alta nos preços dos combustíveis sobre as companhias brasileiras.

Por meio de uma Medida Provisória (MP), que já entra em vigor imediatamente após a publicação, foram criadas duas novas linhas de crédito e estabelecida a isenção de PIS/Cofins sobre o querosene de aviação (QAV).

LEIA MAIS

Subvenção ao diesel pode aliviar preço, mas redução na bomba não é garantida

Uma proposta de subvenção ao diesel importado, discutida entre o governo federal e governadores de estados brasileiros, tem levantado uma dúvida importante entre os consumidores: afinal, o preço do diesel vai cair nas bombas?

A resposta é: pode até cair, mas não necessariamente de forma imediata, e nem garantida.

A medida prevê um subsídio que pode chegar a cerca de R$ 1,20 por litro do diesel importado, dividido entre a União e os estados. Na prática, isso significa reduzir o custo de quem traz o combustível de fora do país, já que hoje uma parte significativa do diesel consumido no Brasil vem do mercado internacional.

LEIA MAIS

Nas comemorações dos 201 anos da Policia Militar, prefeito Andrei parabeniza e destaca a redução de 50% nos índices de criminalidade em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou na sexta-feira (27) da solenidade em comemoração aos 201 anos da Polícia Militar da Bahia, realizada na área do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (3º BEIC), no município.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada entre município e forças de segurança para fortalecer as ações de combate à criminalidade e parabenizou a PM-BA pela redução dos índices de criminalidade em Juazeiro de 50%, no mesmo período do ano passado. “Celebramos os 201 anos da Polícia Militar da Bahia, uma instituição que carrega história, coragem e compromisso com o povo baiano. Os resultados que estamos vendo nas ruas são fruto do trabalho diário de homens e mulheres que estão sempre na linha de frente, enfrentando desafios e garantindo mais segurança para todos nós. Tenho orgulho de caminhar junto com essa corporação que honra sua missão todos os dias. Quero parabenizar o coronel Wildon pelo trabalho à frente do CPR-N”, ressaltou.

Em um momento marcado por reverência às tradições e aos valores da corporação, a região Norte celebrou os 201 anos de criação da PMBA, instituição bicentenária que ao longo de sua história tem desempenhado papel fundamental na proteção da população e na preservação da ordem pública. “Hoje é um dia de reafirmarmos o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a sociedade. São 201 anos de uma história construída com coragem, honra e disciplina. Cada policial que veste esta farda entende a responsabilidade que carrega: proteger vidas e preservar a ordem pública. Seguiremos firmes, trabalhando com profissionalismo e dedicação para garantir a segurança da população da região Norte”, disse o comandante Wildon Teixeira.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o deputado estadual Roberto Carlos, vereadores, secretários municipais, oficiais e representantes da sociedade civil. “Ao longo desses 201 anos, a Polícia Militar da Bahia construiu uma trajetória de serviços prestados que merece o reconhecimento de toda a sociedade. Como deputado estadual, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança pública e valorizem os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger o povo baiano”, finalizou.

Ascom

PEC de Kim Kataguiri define alíquota máxima de 1% para o IPVA

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita a alíquota do IPVA a 1% e fixa tetos para gastos com publicidade institucional e despesas do Legislativo e dos Tribunais de Contas. O texto reduz o imposto sobre veículos, altera a base de cálculo e impõe limites constitucionais a despesas públicas nos três níveis da Federação.

De acordo com a proposta, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teria alíquota máxima nacional de 1%. Hoje, o percentual varia conforme o Estado e o tipo de veículo, entre 1% e 4% na maioria das unidades da Federação. Em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal, a cobrança chega a 4% ao ano.

LEIA MAIS

Pernambuco fecha 2025 com a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos, diz IBGE

Pernambuco encerrou 2025 com o menor percentual de desocupação desde 2014. O estado registrou 8,7% da força de trabalho desocupada no ano passado, resultado 25% inferior ao observado em 2024. O índice representa uma queda de 2,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O resultado da PNAD Contínua é o espelho de um Estado que só avança. Fechamos o ano de 2025 com a menor taxa de desocupação em mais de uma década, e isso não é por acaso. Esse quadro é fruto do trabalho de uma equipe engajada em garantir que Pernambuco seja uma terra atrativa para empreendedores e geradora de oportunidades. Hoje temos menos pessoas desempregadas e o maior crescimento médio da renda no Brasil. Isso materializa a transformação na vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, “os dados confirmam que Pernambuco está no caminho certo”. E completa: “Temos trabalhado para fortalecer o ambiente de negócios, atrair investimentos e ampliar as oportunidades de qualificação profissional. A redução do desemprego é resultado de uma política consistente de desenvolvimento econômico e geração de empregos”,observou.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, ressaltou o que a evolução dos números representa na vida prática da população. “Os dados da PNAD mostram que Pernambuco está reagindo com força. Reduzimos o desemprego de 16% para 8,7% — a maior queda do Brasil — e isso significa milhares de pernambucanos voltando a ter dignidade, renda e esperança. Esse resultado é fruto do trabalho sério do Governo de Pernambuco, com qualificação profissional alinhada ao mercado, apoio ao empreendedorismo e políticas públicas que colocam as pessoas no centro”, disse.

De acordo com a pesquisa, o número de pessoas desocupadas no Estado teve redução de 16,9% no último ano, entre o quarto trimestre de 2024 e o quarto trimestre de 2025. Em números absolutos, isso representa aproximadamente 74 mil pernambucanos a menos em situação de desemprego em relação ao ano anterior.

Ao longo de 2025, a tendência de melhora se confirmou trimestre a trimestre. Nos últimos três meses do ano, a taxa ficou 2,8 pontos percentuais abaixo da registrada no primeiro trimestre, o que representa uma redução acumulada de 24% ao longo do ano.

OCUPAÇÃO – Segundo o IBGE, o número de pessoas ocupadas em Pernambuco passou de 3.637.000 no quarto trimestre de 2024 para 3.768.000 no quarto trimestre de 2025. O aumento representa 130.980 pessoas a mais com emprego formal ou informal no período.

RENDIMENTO – O rendimento médio habitual também apresentou avanço. Em 2025, o salário médio no Estado foi de R$ 2.666,00, um crescimento de 6% (R$ 152,00 a mais) em relação ao ano anterior.

Na comparação com o início da gestão, o crescimento acumulado chega a 31% — o maior do Brasil — representando R$ 633,00 a mais no rendimento médio dos pernambucanos. A PNAD também revela queda no número de pessoas que haviam desistido de procurar emprego por falta de oportunidades. Esse contingente caiu 8,6% em relação ao ano anterior, passando de 225.874 para 207.927 pessoas.

PNAD CONTÍNUA – Conforme define o IBGE, a pesquisa acompanha as flutuações trimestrais e a evolução da força de trabalho no curto, médio e longo prazos, além de produzir informações essenciais para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país. A unidade de investigação é o domicílio, e os dados geram indicadores trimestrais sobre o mercado de trabalho, além de informações anuais sobre temas suplementares permanentes.

Ascom

Argentina aprova redução da maioridade penal para 14 anos

Medida, que agora vai para o Senado, estabelece critérios para que menores de idade respondam criminalmente por delitos graves, como homicídio

A Câmara dos Deputados da Argentina deu sinal verde à Reforma Penal Juvenil e aprovou a proposta que reduz a idade de responsabilidade criminal de 16 para 14 anos. A medida atende a uma pauta defendida pelo governo do presidente Javier Milei.

O projeto foi aprovado por 149 votos favoráveis e 100 contrários. Após a votação em geral, o texto seguiu para análise detalhada dos artigos e outros pontos da agenda legislativa.

LEIA MAIS

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos

Um comitê estratégico foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fim de reduzir uma fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios, como aposentadoria, pensão e salário-maternidade. A proposta para o novo comitê, segundo o governo, é monitorar, avaliar e propor soluções para o aumento de 23% no volume de novos pedidos recebidos pela autarquia.

O INSS argumenta que, apesar do crescimento no número de pedidos da fila, o tempo médio para a concessão de benefícios tem apresentado queda. Atualmente, esse período é de 35 dias.

Pendências
Dados do INSS mostram que há 920 mil processos que podem ser resolvidos diretamente pelo instituto. Além desses casos, o novo comitê vai buscar “soluções e melhorias” para 1,9 milhão de pedidos que apresentam pendências externas, como aqueles casos com ausência de documentos e biometria.

O prazo final para os trabalhos do comitê é 30 de junho de 2026. Conforme o INSS, o presidente do órgão, Gilberto Waller, destacou que apenas um terço da fila está sob a governabilidade do INSS. Ele reconheceu o trabalho dos mutirões para diminuir a fila.

Agência Brasil

Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras

Novo valor será de R$ 3,27 por litro a partir desta terça-feira (6)

A Petrobras anunciou hoje (5), no Rio de Janeiro, que reduzirá os preços de venda do diesel A para as distribuidoras em R$ 0,16 por litro. O novo valor será de R$ 3,27 por litro a partir desta terça-feira (6).
Segundo a estatal, o preço do diesel para o consumidor passará a ser, em média, de R$ 2,81 por litro. Isso porque há uma mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos.
A Petrobras disse que, desde dezembro de 2022, os preços de diesel para as distribuidoras foram reduzidos em R$ 1,22/litro, uma redução de 27,2%.
Considerando a inflação do período, essa redução é de R$ 1,75/ litro ou 34,9%.

Redução de voos diretos entre Petrolina e Recife entra em vigor nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (10), passageiros que precisem voar entre Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e a capital Recife, vão ter apenas uma opção de voo direto, em virtude da redução anunciada pela empresa Azul, responsável pela rota, em janeiro. Na época, em nota enviada ao g1 Petrolina, a Azul informou que, após a redução, o voo sairá de Recife às 13h20 e chega em Petrolina às 14h50. O retorno acontece às 15h20, com o pouso na capital pernambucana às 16h50. Anteriormente, a rota era feita em dois horários.

A Azul justificou a redução de dois para apenas um voo diário entre as duas cidades informando que “como empresa competitiva, reavalia constantemente suas operações, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda”. Ainda segundo a companhia, “os clientes impactados serão reacomodados e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”. “Em breve nós retornaremos aqui com a governadora e traremos uma resposta que funcione para todo mundo. A gente passa por um momento de ajuste de malha, mas com certeza o pedido da governadora será avaliado com muito carinho por nós da Azul”, completou.

Por sua vez, o prefeito de Petrolina informou que havia entrado em contato com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no dai 30 de janeiro, solicitando a manutenção dos dois voos diários entre Petrolina e o Recife. O prefeito teria alertado o ministro para o impacto econômico da mudança anunciada pela Azul Linhas Aéreas.

“Petrolina é uma cidade exportadora que a cada ano tem ampliado fortemente suas vendas de frutas e outros produtos. É gente indo e voltando todo dia. Essa mudança da Azul seria muito ruim para Petrolina. É perda financeira, é redução do turismo e outros problemas para a logística de uma cidade que teve a população que mais cresceu em todo o Nordeste. Portanto, não faz sentido a cidade estar bombando de negócios, serviços, de obras, de exportações e a Azul cortar pela metade os voos”, explicou Simão.

Até o momento, a Companhia Aérea não informou nenhuma media revogando a redução dos voos diretos entre Petrolina e Recife. No site da empresa, aparece apenas uma opção ligando as duas cidades, a partir desta segunda-feira.

G1 Petrolina

A preocupação de Lula com o pacote de corte de gastos do governo

O presidente Lula demonstrou preocupação com a repercussão do novo pacote de corte de gastos do governo ao apresentar a proposta a líderes partidários do Congresso, na quarta-feira (27/11).

Segundo parlamentares que participaram da reunião com Lula, o petista demonstrou preocupação especial ao falar sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o abono salarial, alvos do pacote.

O presidente da República, de acordo com relatos, disse ser necessário deixar claro para a população que os dois benefícios não serão cortados, mas, sim, passarão por uma revisão.

Como antecipou a coluna, o pacote do governo prevê uma restrição maior para os trabalhadores que terão direito ao abono salarial, espécie de 14º salário pago a uma faixa da população.

Hoje, o benefício é garantido para quem ganha até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.824. A proposta do governo é limitar o abono para quem ganha até R$ 2.640.

Já para o BPC o governo federal planeja restringir o acesso ao benefício, passando a exigir, por exemplo, atualização de dados e biometria para recebimento dos valores.

O governo também quer contabilizar renda de cônjuges, companheiros não coabitante e renda de irmãos, filhos e enteados para avaliar quem pode receber o BPC.

Lula destaca isenção do IR

Além da preocupação com o BPC e o abono, Lula fez questão de ressaltar aos líderes do Congresso a proposta do governo de elevar a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Como noticiou a coluna, embora tenha anunciado a medida agora, o governo prevê que a nova faixa de isenção só deve valer a partir de 2026. Isso porque o Congresso só votará a proposta em 2025.

Lideranças da Câmara viram as falas de Lula como um temor de que o eleitorado de baixa renda, historicamente mais próximo do PT, se sinta mais atingido pelo pacote de corte de gastos.

População do Brasil vai diminuir a partir de 2042, segundo o IBGE

A população brasileira começará a diminuir a partir de 2042, segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, em 2041, o Brasil deverá atingir seu número máximo de habitantes, estimado em 220,43 milhões de pessoas.

De acordo com o IBGE, a previsão é de que a taxa de aumento populacional, que em 2024 deverá ser de cerca de 0,4%, diminua gradativamente até 2041. A partir de 2042, o índice de queda da população também deve cair de forma gradual e se aproximar de 0,7% ao ano em 2070, quando o total de habitantes do país deverá alcançar 199,23 milhões.

“No início dos anos 2000, a gente tinha uma taxa de crescimento acima de 1%. Estamos nos aproximando de zero. Em se tratando de Brasil, isso se dá principalmente pelo saldo de nascimentos e mortes. Nesse ponto [em 2042], o número de óbitos superaria os nascimentos”, afirma o pesquisador do IBGE Marcio Minamiguchi.

Três estados já devem começar a perder população ainda nesta década: Alagoas e Rio Grande do Sul (em 2027) e Rio de Janeiro (em 2028). Dois estados ainda devem manter crescimento populacional até a década de 2060: Roraima e Santa Catarina (até 2063). A população de Mato Grosso deverá continuar crescendo pelo menos até 2070 (o IBGE não projeta além desta data).

A previsão anterior, de 2020, era de que a população brasileira só começasse a cair em 2048, depois de atingir o pico de 233,23 milhões de pessoas em 2047 – ou seja, quase 13 milhões a mais e seis anos mais tarde do que a nova projeção).

As projeções divulgadas nesta quinta-feira se baseiam nas novas estimativas populacionais feitas pelo IBGE, com base nos dados do Censo 2000, 2010 e 2022, na Pesquisa de Pós-Enumeração do Censo (PPE, que corrigiu inconsistências do levantamento demográfico de 2022) e nos registros de nascimento, mortes e migração no pós-pandemia. Estima-se, por exemplo, que a população do Brasil era de 210.862.983, em 1º de julho de 2022, acima dos 203 milhões calculados inicialmente pelo Censo 2022, um ajuste de 3,9%.

Reposição

De acordo com Minamiguchi, a queda de população tem relação com a redução da taxa de fecundidade da mulher brasileira. Em 2023, a taxa chegou a 1,57 filho por mulher, bem abaixo da taxa considerada adequada para a reposição populacional (2,1 filhos por mulher).

Em 2000, o Brasil superava essa taxa, com 2,32 filhos por mulher, o que indicava a perspectiva de crescimento populacional para as décadas seguintes. Cinco anos depois, a taxa já havia caído para 1,95 filho, passando para 1,75 em 2010, 1,82 em 2015 e 1,66 em 2020.

Em 2000, apenas a região Sudeste estava ligeiramente abaixo da taxa de reposição, com 2,06 filhos por mulher. Em 2015, apenas a região Norte mantinha-se acima dessa taxa, com 2,16 filhos por mulher. Em 2020, já não havia nenhuma região com taxa acima de 2,1. “Essa queda da fecundidade tem um histórico mais longo. Ela ganhou força na metade da década de 1960. Para a gente ter uma ideia, essa taxa, em 1960, era de 6,28 filhos por mulher”, disse a pesquisadora do IBGE Marla França.

Entre as unidades da federação, apenas Roraima ainda mantém taxa de fecundidade acima do nível de reposição em 2023, com 2,26 filhos por mulher. A menor taxa estava no Rio de Janeiro (1,39). A projeção é de que a taxa de fecundidade no país continue a cair até 2041, quando deverá atingir a 1,44 filho por mulher, apresentando, depois disso, ligeiro aumento até 2070, quando chegará a 1,5. O número de nascimentos, por ano, que era de 3,6 milhões em 2000, passou para 2,6 milhões em 2022 e deve chegar a 1,5 milhão em 2070.

Maternidade

As novas projeções do IBGE também indicam aumento da idade média da maternidade. Em 2000, as mulheres tinham filhos com 25,3 anos, em média. Vinte anos depois, essa idade média passou para 27,7 anos. A previsão é de que, em 2070, chegue a 31,3 anos.

“Ao longo do tempo, a gente percebe que a fecundidade está envelhecendo. Hoje a gente tem a maior parte das mulheres tendo filhos de 25 a 29 anos. Isso se deve ao adiamento da maternidade que essas mulheres têm feito”, ressalta a pesquisadora do IBGE Luciene Longo.

Agência Brasil

Eleições 2024 congresso reduz cota de recursos para candidatos negros no Brasil

O Congresso promulga nesta quinta-feita (22) a nova proposta de emenda à Constituição (PEC) que, dentre elas, reduz os recursos destinados para impulsionar as candidaturas de pessoas negras no Brasil.

O que diz a PEC da Anistia
De acordo com o Congresso Nacional, a proposta zera as multas dos partidos que descumpriram os repasses mínimos paras as candidaturas de pessoas negras. Além disso, a PEC isenta outras irregularidades das siglas. A proposta reduz de 50% para 30% os recursos eleitorais destinados para partidos com intuito de incentivar a candidatura de pessoas negras.

Na última eleição, por exemplo, em 2022 (50,27%) e este ano (52,73%) os candidatos foram maioria em candidatura nas eleições.

JC Online

Número de candidaturas diminui, mas concorrência entre vereadores é acirrada

No primeiro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), existem 281 postulantes, o que representa 18,73 para cada uma das 15 vagas. Em Jaboatão, há mais candidatos (492), mas também é maior o número de vagas (27). A média é quase a mesma: 18,22 nomes para cada cadeira.

No Cabo, o clima é um pouco menos acirrado. São 374 concorrentes para 21 vagas, uma média de 17,81. O Recife aparece em 10º lugar entre as cidades onde os candidatos vão precisar trabalhar mais para se reeleger ou conquistar um mandato.

Com o agravante de que, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE, houve redução do número de habitantes. Como o número de representantes no Legislativo varia de acordo com a população, a capital perdeu duas vagas, caindo de 39 para 37 cadeiras.

O cientista político Isaac Luna lembra que a situação poderia ser ainda mais difícil. Mas nos últimos anos dois fatores ajudaram a reduzir o número de candidaturas. O primeiro foi a Lei nº 14.211/21,  que limitou em 100% mais um o número de vagas por partidos. Antes era de 150%.

“Essa mudança impactou bastante na quantidade de candidaturas.”  Outro fator, destaca Luna, é a formação das federações. “Elas  atuam como um partido. Como as três federações existentes congregam sete legendas, temos quatro partidos a menos”, contabiliza. .As federações reúnem: PT, PV e PCdoB; PSOL e Rede; Cidadania e PSDB.

O professor avalia como positiva essa redução, acrescentando que com ela são menores as chances de candidaturas meramente ilustrativas. Em 2020, por exemplo, Recife registrou mais de 900 nomes para a Casa de José Mariano. Este ano são 515.

Folha PE

123