Prefeito Andrei apresenta PROJUA com pacote histórico de investimento bilionário e transformação urbana e social em Juazeiro

O prefeito Andrei apresentou oficialmente o Programa de Juazeiro Avança/PROJUA, um conjunto de ações estruturantes que consolida o maior ciclo de desenvolvimento para o município. Com investimentos que somam quase R$ 2 bilhões, o programa reúne obras inéditas, planejamento estratégico e políticas públicas integradas que vão transformar a realidade urbana, social e econômica da cidade. Estruturado em três grandes eixos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Economia, Infraestrutura e Cidade Sustentável; e Gestão Democrática e Políticas Públicas, o PROJUA foi concebido como um planejamento sólido e de longo prazo, capaz de organizar o crescimento de Juazeiro com responsabilidade, inovação e inclusão.

Durante a apresentação, Andrei destacou o caráter histórico do programa e o impacto direto na vida da população. “Estamos falando do maior pacote de investimento da história de Juazeiro. Não é apenas um conjunto de obras, é um projeto de cidade. Um planejamento sério que vai garantir desenvolvimento, qualidade de vida e oportunidades para a nossa população”, afirmou o prefeito. Entre as ações apresentadas estão a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, o Plano Diretor de Drenagem e o Plano de Resíduos Sólidos, além do recém-lançado Plano Municipal de Segurança Pública, que reforça o compromisso com uma cidade mais organizada, sustentável e segura.

O PROJUA também contempla grandes intervenções urbanas, como a requalificação completa das Orlas 1 e 2, com investimento de R$ 35 milhões; a construção do Mercado do Peixe do Angari, que fortalecerá a economia local; e a pavimentação de 400 ruas na sede e interior, como também a melhoria das estradas vicinais, reduzindo significativamente o déficit de infraestrutura.  Outro destaque é o conjunto de obras viárias, incluindo a conclusão do complexo viário, com investimento aproximado de R$ 250 milhões, além da segunda etapa do projeto, que prevê novos viadutos e melhorias na mobilidade urbana. Na área de drenagem e urbanização, o programa inclui obras de macrodrenagem e requalificação de riachos, com recursos de cerca de R$ 110 milhões, visando combater alagamentos e melhorar a qualidade ambiental da cidade.

Também fazem parte do pacote projetos estratégicos como a interligação Calu-Orla, a requalificação do Parque Lagoa de Calu e a revitalização da Praça das Carrancas, ampliando os espaços públicos e promovendo mais lazer e convivência para a população. Para o prefeito Andrei, o PROJUA representa uma mudança de paradigma na forma de planejar e executar políticas públicas. “Juazeiro está deixando de crescer de forma desordenada para avançar com planejamento, com visão de futuro. Estamos construindo uma cidade mais moderna, mais justa e preparada para as próximas gerações”, destacou.

O programa reúne investimentos provenientes de parcerias com os governos federal e estadual, além de recursos próprios do município, consolidando uma articulação institucional que viabiliza obras de grande porte e impacto duradouro. Com o PROJUA, Juazeiro inicia um novo ciclo de desenvolvimento, baseado em planejamento, sustentabilidade e inclusão social, reafirmando seu protagonismo no Vale do São Francisco e na Bahia.

A solenidade contou com as presenças dos deputados federais Daniel Almeida e Mário Negromonte Jr; dos deputados estaduais Zó do Sertão e Roberto Carlos; do diretor-presidente da CERB Jayme Vieira Lima, do coordenador estadual do Bahia Sem Fome Tiago Pereira, dos representantes da Câmara Municipal, do vice-prefeito de Juazeiro Tiano Félix, dos ex-prefeitos Paulo Bonfim (Juazeiro) e Juvenilson Passos (Sento-Sé), do coordenador Regional Norte de Saúde Pedro Alcântara, além de secretários e assessores da gestão, autoridades militares, empresários, servidores municipais e representantes da imprensa.

Ascom

Nas comemorações dos 201 anos da Policia Militar, prefeito Andrei parabeniza e destaca a redução de 50% nos índices de criminalidade em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou na sexta-feira (27) da solenidade em comemoração aos 201 anos da Polícia Militar da Bahia, realizada na área do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (3º BEIC), no município.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada entre município e forças de segurança para fortalecer as ações de combate à criminalidade e parabenizou a PM-BA pela redução dos índices de criminalidade em Juazeiro de 50%, no mesmo período do ano passado. “Celebramos os 201 anos da Polícia Militar da Bahia, uma instituição que carrega história, coragem e compromisso com o povo baiano. Os resultados que estamos vendo nas ruas são fruto do trabalho diário de homens e mulheres que estão sempre na linha de frente, enfrentando desafios e garantindo mais segurança para todos nós. Tenho orgulho de caminhar junto com essa corporação que honra sua missão todos os dias. Quero parabenizar o coronel Wildon pelo trabalho à frente do CPR-N”, ressaltou.

Em um momento marcado por reverência às tradições e aos valores da corporação, a região Norte celebrou os 201 anos de criação da PMBA, instituição bicentenária que ao longo de sua história tem desempenhado papel fundamental na proteção da população e na preservação da ordem pública. “Hoje é um dia de reafirmarmos o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a sociedade. São 201 anos de uma história construída com coragem, honra e disciplina. Cada policial que veste esta farda entende a responsabilidade que carrega: proteger vidas e preservar a ordem pública. Seguiremos firmes, trabalhando com profissionalismo e dedicação para garantir a segurança da população da região Norte”, disse o comandante Wildon Teixeira.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o deputado estadual Roberto Carlos, vereadores, secretários municipais, oficiais e representantes da sociedade civil. “Ao longo desses 201 anos, a Polícia Militar da Bahia construiu uma trajetória de serviços prestados que merece o reconhecimento de toda a sociedade. Como deputado estadual, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança pública e valorizem os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger o povo baiano”, finalizou.

Ascom

Juazeiro dá início ao “Natal da Família Juazeirense” com programação no Paço Municipal a partir desta segunda-feira (8)

O espírito natalino começa a tomar conta de Juazeiro com o lançamento do Natal da Família Juazeirense, uma celebração criada para aproximar as pessoas, fortalecer laços de família e lembrar o verdadeiro sentido dessa época: o nascimento de Jesus. A partir desta segunda-feira (8), o Paço Municipal se torna o primeiro palco de uma programação que segue até o dia 25, reunindo apresentações de crianças na nossa rede municipal de ensino, corais e momentos preparados com todo capricho para criar memórias e oferecer uma experiência que reúne música, luz e muita emoção.

Programação
Nesta primeira semana, o Paço Municipal recebe as apresentações de alunos de diversas escolas, que levam ao local música, canto, corais infantis e intervenções artísticas que iluminam o início da festa. Enquanto isso, a decoração natalina avança pelos principais pontos da cidade, Orla, Avenida Adolfo Viana, Praça do Vaporzinho, Paço Municipal e Praça da Catedral, criando cenários que acolhem as famílias e fazem Juazeiro respirar a atmosfera suave e afetiva do Natal.

A partir do dia 13, o clima festivo se espalha para a Praça do Vaporzinho, que recebe apresentações culturais, corais e atividades que simbolizam o encontro das famílias à beira do rio. Na semana seguinte, a Praça da Bandeira (Praça da Catedral) se torna palco dos tradicionais autos de Natal, que encerram a programação com encenações que relembram o nascimento de Jesus e propagam o sentimento de união, fé e amor.

Doce Caravana do Papai Noel
Um dos momentos mais aguardados chega no dia 20 de dezembro, quando o Papai Noel desembarca em Juazeiro em uma caravana iluminada, acompanhada por um mini trio, quatro caminhões decorados e atores e personagens que vão encantar as crianças ao longo do percurso.

A caravana sai do bairro Santo Antônio e passa por diversos bairros, incluindo residenciais e o João Paulo II, retornando à Orla, onde o bom velhinho dedicará um tempo para fazer fotos com as crianças. Nesse momento especial, haverá também a apresentação de fanfarra, além da distribuição de picolés por todo o percurso da caravana realizada voluntariamente pela empresa parceira, Quy Sorwetto, celebrando a chegada do Natal com alegria e afeto.

Ascom

Prefeito de Juazeiro entrega carta da FNP em conferência nos EUA para pressionar sobre tarifas que afetam produtores brasileiros

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, entregou pessoalmente, nesta sexta-feira (26), uma carta oficial da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) aos representantes americanos durante a United States Conference of Mayors – Fall Leadership Meeting, em Oklahoma City. O documento, assinado por prefeitos brasileiros, solicita atenção urgente aos problemas causados pelas tarifas adicionais impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos nacionais, que têm comprometido a competitividade do Brasil no mercado internacional.

Na carta, os gestores municipais defendem a abertura de diálogo com prefeitos dos Estados Unidos, reforçando a importância da cooperação internacional e da busca de soluções conjuntas que permitam condições mais justas de comércio.

Segundo Andrei, a mobilização junto a outras lideranças internacionais tem o objetivo de sensibilizar as autoridades americanas sobre o impacto econômico dessas tarifas, sobretudo para o setor agrícola e para cidades como Juazeiro, que são referência em produção e exportação. “Estamos levando a voz dos produtores brasileiros para além das nossas fronteiras, buscando apoio político e diplomático para que possamos negociar e encontrar caminhos que fortaleçam nossa economia e gerem mais desenvolvimento para nosso povo e região”, destacou o prefeito.

Impactos do tarifaço

As sobretaxas atingem diretamente setores estratégicos da economia: o aeronáutico, o calçadista e a fruticultura irrigada, motor da economia de Juazeiro. O prefeito Andrei alertou que o tarifaço pode provocar uma queda nas exportações, colocando em risco milhares de empregos diretos e indiretos.

Apesar das incertezas, a Prefeitura de Juazeiro vem articulando também com o Governo Federal e o Governo da Bahia estratégias para mitigar os impactos, incluindo incentivo à diversificação de mercados e apoio a cooperativas e associações locais. Parte da produção já vem sendo absorvida pelo mercado interno, enquanto novos destinos internacionais, como Europa, Ásia e Oriente Médio, começam a se consolidar.

A participação de Juazeiro no Fall Leadership Meeting da USCM, que encerra neste sábado (27), reforça o papel do município e do Vale do São Francisco na fruticultura irrigada e consolida sua presença no cenário internacional, em defesa dos trabalhadores e da economia da região.

Ascom

Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, é internado em uma unidade hospitalar de Petrolina

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, foi internado no Hospital Neurocárdio, em Petrolina, neste sábado (11), após sentir dores na coluna cervical.   Após a alta hospitalar, inicialmente prevista para esta segunda-feira, o prefeito foi ver de perto a situação da cidade diante das fortes chuvas.

Preocupado com as famílias juazeirenses, o prefeito acompanhou o trabalho das secretarias que atuam em conjunto, sob a coordenação do Gabinete de Gestão de Crises, e identificou que as ações preventivas conseguiram amenizar os transtornos e reduziram significativamente os pontos de alagamentos que sempre ocorreram no período chuvoso.

Ascom

 

 

Prefeito diplomado, Andrei Gonçalves anuncia outros nomes do secretariado de Juazeiro

O prefeito diplomado de Juazeiro, Andrei Gonçalves, divulgou nesta segunda-feira (30) mais uma lista de secretários que irão compor o governo municipal, a partir de janeiro de 2025. A equipe, formada majoritariamente por técnicos e profissionais com experiência prática na realidade e nos desafios do município, representa o compromisso da nova gestão com a eficiência e a inovação nas políticas públicas.

Com profissionais qualificados na sua equipe, o prefeito Andrei reforça o seu compromisso de construir um governo participativo, inclusivo e voltado para resultados,  que impactem diretamente a qualidade de vida da população juazeirense. Reforçando nosso compromisso de construir um governo participativo, inclusivo e voltado para resultados, apresento agora mais nomes que estão comprometidos a trabalhar pela Juazeiro do futuro certo.

Confira os novos nomes que vão compor   o secretariado:

Giovanne Santos Silva – é Gestor Público, com especialização em Gestão Pública Municipal pela UFBA. Possui ampla experiência na administração pública: foi coordenador no grupo Casa Rosada de São Paulo, atuou na Assembleia Legislativa de São Paulo, Prefeitura da capital paulistana e atualmente exerce o cargo de assessor na Secretaria de Saúde no Estado da Bahia.

Igor Luiz da Silva – Secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome  – é licenciado em Língua Portuguesa, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e servidor público municipal. Possui experiência em coordenação e supervisão de programas e projetos da Secretaria de Educação Municipal e do NTE 10 – Núcleo Territorial de Educação.

Celso Almeida Leal – Diretor-Presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento – é formado em gestão pública, foi chefe de divisão orçamentária do município, presidente da Liga Desportiva Juazeirense e ocupou o cargo de Secretário municipal de Serviços Públicos de Juazeiro.

Ascom Andrei Gonçalves

Prefeito diplomado de Juazeiro, Andrei Gonçalves, anuncia os primeiros nomes da equipe de governo; Confira nomes e perfis:

O prefeito diplomado de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), anunciou neste sábado (21) os primeiros nomes que irão compor o secretariado e as principais assessorias da administração municipal a partir de 2025.

Os nomes anunciados incluem profissionais de competência técnica e política, com experiência em suas áreas de atuação. “Estamos formando uma equipe comprometida com Juazeiro e preparada para enfrentar os desafios que nossa cidade apresenta. O objetivo é realizar uma gestão eficiente, responsável e próxima da população”, destacou Andrei.

Ele reforçou que a escolha dos secretários e assessores foi feita com base em critérios de competência, ética e alinhamento com os valores da nova gestão. “Cada nome foi escolhido com muita responsabilidade, pensando no melhor para Juazeiro. Esses profissionais serão fundamentais para transformar a nossa cidade, cuidar da população e garantir a governabilidade”, finalizou o prefeito diplomado.

Confira os primeiros nomes anunciados:

ADEMILSON DA ROCHA SANTOS (Tiziu) – Chefe de Gabinete:

É Pedagogo, pós-graduado em Comunicação Social pela UNEB. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento regional e articulação de políticas públicas, atuou em instituições, como IRPAA, CAR e FLEM. Ocupou também o cargo de Superintendente da Agricultura Familiar no Estado da Bahia e, atualmente, é Assessor do gabinete do Governador do Estado, em Salvador.

PLÍNIO JOSÉ DE AMORIM NETO: Secretário de Governo, Gestão e Inovação:

É professor do Instituto Federal de Educação e mestre pela Universidade do Porto, em Portugal. Já foi Secretário de Educação, de Saúde e de Finanças, em Juazeiro. Também foi Secretário de Educação, de Planejamento de Petrolina e atualmente ocupa a função de Gestor da Agência Municipal do Empreendedor, de Petrolina.

CARLOS EDUARDO SILVA LOPES – Procurador-Geral do Município:

É Advogado, pós-graduado em Ciências Jurídicas, pós-graduando em Advocacia Pública e em Direito e Processo Constitucional. É Ex-vereador de Juazeiro e atuou como Secretário de Serviços Públicos do município.

GISA OLIVEIRA RAMOS SAMPAIO – Assessora de Comunicação:

É Jornalista em Multimeios. Especialista em Comunicação Social pela UNEB. Por 12 anos atuou como Repórter, Produtora e Apresentadora da TV São Francisco (REDE BAHIA) e, como servidora do estado, ocupou o cargo de Secretária Executiva do DTCS/UNEB. É Especialista em Comportamento Humano e atua como Consultora Empresarial, nas áreas de Inteligência de Negócios e Cultura Organizacional.

EUGÊNIO DOS SANTOS MIRANDA – Controlador Interno:

É Contador, pós-graduado em Gestão Pública e Controle. Atuou como Contador e Controlador Interno na Prefeitura e Câmara de Vereadores do município de Afrânio e, atualmente exerce a função de Controlador Interno da Facape, em Petrolina.

LUANNA ALVES SIQUEIRA MUDO: Secretária da Fazenda e Finanças:

É formada em Direito e pós-graduanda em Gestão de Pessoas. É funcionária de Carreira da Caixa Econômica Federal, com mais de 20 anos de experiência nas funções de Gestão Financeira de contas jurídicas (pública e privada) e também de pessoa física, em agências dos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Casa Nova. Ocupou interinamente a posição de Superintendente Executiva de Varejo e, atualmente, é Gerente geral da Caixa, em Petrolina.

HELDER SILVEIRA COUTINHO – Secretário de Saúde:

É Enfermeiro, Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas, Auditor em Serviços e Sistemas de Saúde e Especialista em Saúde Coletiva. Atuou como Enfermeiro Sanitarista da Vigilância Epidemiológica no Estado da Bahia e no Hospital Universitário da UNIVASF, em Petrolina-PE. Possui experiência também como gestor hospitalar, coordenador da atenção básica, auditor em serviços públicos de saúde, gestor em saúde pública e docência.

WALTERSON GOMES RAMOS – Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda:

É Contador pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, ex-secretário de finanças no município de Chorrochó – BA, pós-graduado em Direito do Trabalho, concursado da Justiça Federal do Trabalho e possui também formação na área de captação de recursos e consultoria do mercado imobiliário.

LUIZA SENTO-SÉ GUERRA – Transparência Pública e Ouvidoria:
É Advogada, ocupou o cargo de Procuradora da Câmara do Município de Sento – Sé e possui ampla experiência em gestão empresarial.

ROMÁRIO FERNANDES VARJÃO – Secretário de Serviços Públicos:

É Técnico em Administração de Empresas. Possui experiência com liderança de equipes, nas áreas de elaboração de projetos e planos de desenvolvimento de mercado.

Ascom