Trump anuncia acordo de paz com o Irã e determina fim de bloqueio naval no Estreito de Ormuz

O presidente Donald Trump disse neste domingo (14) que um acordo de paz com o Irã “já está concluído” e anunciou que o Estreito de Ormuz já está aberto e que os Estados Unidos suspenderam o bloqueio marítimo imposto a Teerã. “O acordo com a República Islâmica do Irã já está concluído. Parabéns a todos!”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social, pouco depois de o Paquistão, mediador do processo, afirmar que as duas partes haviam alcançado um acordo.

“Autorizo plenamente a abertura livre de pedágio do Estreito de Ormuz e, simultaneamente, autorizo o levantamento imediato do bloqueio naval dos Estados Unidos. Navios do mundo, liguem seus motores. Que o petróleo flua!”, declarou. Acordo também foi confirmado pelo primeiro-ministro do Paquistão.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, anunciou que Estados Unidos e Irã chegaram a um “acordo de paz” que interrompe imediatamente todas as operações militares no Oriente Médio, inclusive no Líbano, e cuja assinatura ocorrerá em Genebra, em 19 de junho. “Com o acordo já em vigor, os mediadores facilitarão uma série de reuniões nesta semana. Essas discussões prévias à implementação estabelecerão as bases para as conversas técnicas e para a cerimônia oficial de assinatura”, escreveu na rede X Sharif, mediador-chave na guerra do Oriente Médio.

AFP

Trump anuncia morte do chefe do Tren de Aragua, maior facção da Venezuela

O chefe do grupo criminoso de origem venezuelana Tren de Aragua, Niño Guerrero, foi morto em uma operação militar americana realizada em coordenação com autoridades da Venezuela, anunciaram Washington e Caracas na sexta-feira (12) à noite. “Sob minhas ordens, o Comando Sul dos Estados Unidos realizou um ataque rápido e letal para eliminar Niño Guerrero, do tristemente conhecido Tren de Aragua”, publicou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na rede Truth Social. “Essa ação foi coordenada de perto com nossos amigos na Venezuela, com quem estamos trabalhando muito bem”, acrescentou.

A Venezuela confirmou pouco depois que Héctor Rusthenford Guerrero Flores, conhecido como Niño Guerrero, havia sido “neutralizado” e que houve “confrontos” com integrantes de “estruturas do crime organizado”. El Niño Guerrero morreu em uma “operação coordenada” com os Estados Unidos, executada no estado de Bolívar, no sudeste do país, afirma um comunicado do Ministério das Comunicações venezuelano. “Teve apoio tecnológico especializado e aconteceu com mecanismos de cooperação e de troca de informações de inteligência”, acrescentou a pasta.

Os Estados Unidos realizaram em janeiro uma incursão militar em Caracas e capturaram o então presidente Nicolás Maduro, atualmente preso em Nova York, acusado de narcotráfico. Desde então, a ex-vice-presidente Delcy Rodríguez governa como presidente interina, sob as pressões de Washington. “Como resultado, os terroristas do Tren de Aragua não têm mais um refúgio seguro na Venezuela nem em qualquer outro lugar”, afirmou Trump na Truth Social.

A mensagem do republicano foi acompanhada por um vídeo de 10 segundos que mostra a vista aérea de um edifício rodeado de vegetação, quando ocorre uma explosão, que levanta uma nuvem de fumaça. Não é possível distinguir claramente ninguém nas imagens.

‘Organização terrorista’ – Os Estados Unidos classificaram o Tren de Aragua como uma organização terrorista em janeiro de 2025. O grupo, que atua em vários países da América Latina, surgiu em 2014, na prisão de Tocorón, no estado de Aragua, e se dedica à prática de extorsão, assassinatos encomendados, tráfico de drogas, prostituição, tráfico de pessoas e até garimpo ilegal, embora também tenha empreendido em alguns negócios legalizados.

O Departamento de Estado americano oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões (R$ 25 milhões) por informações que levassem à prisão ou condenação do líder do Tren de Aragua. Ele foi alvo de sanções dos Estados Unidos em julho de 2025, juntamente com outros cabeças da organização. Em dezembro, promotores federais de Nova York apresentaram acusações contra 70 membros da gangue, entre eles Guerrero, por associação criminosa e tráfico de drogas e armas de fogo.

Após ocupar militarmente a prisão de Tocorón em setembro de 2023, o governo Maduro anunciou que havia “desmantelado totalmente” a gangue. Naquela época, Niño Guerrero era um fugitivo da Justiça. Segundo o centro de análises Insight Crime, Guerrero, que teria 42 anos, tornou o grupo “o que ele é hoje durante sua prisão em Tocorón”. Sob sua liderança, o local “se tornou uma das prisões mais notórias do país, em grande parte devido à política não oficial do governo venezuelano de entregar o controle de algumas prisões a chefões do crime conhecidos como ‘pranes'”.

AFP

Simão Durando anuncia construção de parque de exposição e lazer na abertura da ExpoRajada

A noite de abertura da ExpoRajada, realizada nesta sexta-feira (17), no distrito de Rajada, foi marcada por grande participação popular e pelo anúncio de um novo parque de exposição e lazer que promete transformar a dinâmica econômica e social da região. Com o espaço completamente lotado, a programação reuniu moradores, visitantes e produtores rurais, abrindo oficialmente o ciclo junino de Petrolina.

O ponto alto da noite foi a apresentação do projeto do parque pelo prefeito Simão Durando, que destacou o impacto estruturante da obra para o desenvolvimento local e o fortalecimento da economia. “Esse empreendimento vai transformar o interior, vai fortalecer a nossa cadeia produtiva e colocar Rajada em outro patamar. É uma obra que nasce do compromisso com o povo e que vai movimentar a economia, gerar renda e valorizar quem vive e trabalha aqui”, afirmou.

Acompanhado do deputado Antonio Coelho, do vice-prefeito Ricardo Coelho e vereadores, Simão Durando apresentou ao público um vídeo com detalhes do futuro centro de exposições. Com área total de 15 mil metros quadrados e 3 mil metros quadrados de cobertura, o novo parque foi projetado para ampliar a infraestrutura de feiras, exposições e grandes eventos. O espaço contará com 200 baias para animais, dois restaurantes completos e um pátio externo de 1.500 metros quadrados com piso cimentado, além de equipamentos de lazer como campo de grama sintética, dois campos de areia, parque infantil e praça central arborizada, promovendo convivência e bem-estar.

A estrutura inclui ainda sanitários, fraldário, estacionamento amplo e embarcador de animais, garantindo suporte adequado para expositores e visitantes. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre, atendendo a uma demanda histórica dos produtores e consolidando Rajada como um polo estratégico da caprinovinocultura no Nordeste.

Além do anúncio, a noite foi embalada por shows de Jorge e Júnior, Anderson Macedo e Túlio Duarte, que animaram o público e reforçaram o clima festivo. A programação segue neste sábado (18), com leilão, desfile cívico em comemoração aos 95 anos do distrito e novas apresentações musicais, incluindo Mastruz com Leite, Willy Vaqueiro e Adãozinho de Rajada, mantendo a expectativa de grande público e fortalecendo ainda mais a tradição da ExpoRajada.

Ascom

Prefeito Simão Durando anuncia 2ª Corrida e Caminhada Movimenta Mulher

Dentro da programação do mês dedicado às mulheres, o prefeito Simão Durando anunciou a realização da “2ª Corrida e Caminhada Movimenta Mulher”, iniciativa que busca incentivar hábitos saudáveis, estimular a prática esportiva e reforçar a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A atividade será realizada no dia 21 de março, nas Orlas I, II e III da cidade, com percurso de 5 quilômetros, que poderá ser feito correndo ou caminhando. A expectativa é reunir cerca de 600 mulheres.

Segundo Simão Durando, a ação também reforça o compromisso do município com políticas públicas voltadas ao bem-estar e à valorização feminina. “Mais do que uma corrida, é um momento de união e incentivo ao autocuidado, mas também de reforçar uma mensagem importante: a de respeito às mulheres e de enfrentamento à violência”, destacou.

As inscrições são gratuitas e começaram nesta sexta-feira (14), seguindo abertas até o preenchimento das vagas. As interessadas podem se inscrever pelo site cronoschip.com.br.

O evento contará com estrutura de apoio, pontos de hidratação e uma série de serviços de bem-estar, como aferição de pressão arterial, massagem e outras ações de autocuidado, reforçando o caráter de promoção da saúde e valorização das mulheres durante toda a programação.

Ascom

Pernambuco anuncia contratação por seleção simplificada de 831 profissionais para área de saúde

Através do decreto nº. 60.366, o governo de Pernambuco anunciou a contratação temporária de 831 profissionais para atuar na área da saúde, por Seleção Pública Simplificada. A contratação é uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e terá o prazo de 24 meses, sendo prorrogável pelo mesmo período. Os detalhes da seleção serão conhecidos via edital a ser publicado em conjunto com a Secretaria de Administração.

Os cargos/regimes e quantitativos de vagas estão assim definidos:

Analista em Saúde/Diarista – 59 vagas

Analista em Saúde/Plantonista – 67 vagas

Assistente em Saúde/Diarista – 133 vagas

Assistente em Saúde/Plantonista – 116 vagas

Cirurgião Bucomaxilo/Plantonista – 6 vagas

Médico/Diarista – 136 vagas

Médico/Plantonista – 314 vagas

Total geral – 831 vagas

Diario de Pernambco

Compesa anuncia que concessão de serviços será assinada em março

A assinatura da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve ser assinada no próximo dia 27 de março. Em entrevista ao Diario nesta segunda (23), o presidente da corporação, Douglas Nóbrega, disse que a transição das operações de abastecimento hídrico e saneamento básico para as empresas vencedoras do leilão de concessão parcial da corporação, em dezembro de 2025, deve acontecer em seis meses.

As empresas estão divididas em dois lotes: um da região Região Metropolitana e um do Sertão. As corporações ficarão responsáveis pelos serviços de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário de dois blocos: MRAE Sertão, que reúne 24 cidades, e RMR Pajeú, com 150 municípios, além de Fernando de Noronha.

“São dois lotes, um da RMR e Pajeú e outro do Sertão. São 175 municípios, um lote é composto por 25 municípios, e foi vencido pelo grupo Patria, um grande investidor de infraestrutura do Brasil. O outro foi vencido por um consórcio entre a BRK e o grupo Acciona, que é um dos maiores investidores do mundo. BRK já tá em água e infraestrutura hoje na Região Metropolitana fazendo esgoto”, explicou Nóbrega. Os grupos vão investir, juntos, R$ 19 bilhões na distribuição de água e na coleta e tratamento de esgoto. Compesa continuará sendo responsável pela produção e tratamento de água.

“Essas empresas têm R$ 20 bilhões que devem ser investidos em água e saneamento na parte de distribuição. A grande expectativa é que as redes de distribuição nas cidades sejam ampliadas. Esse é o foco da concessão. E aí depende da demanda em cada cidade da rede. Redução de perda também é um trabalho gigante que as concessionárias vão fazer e a Compesa já está fazendo. Hoje a gente tem 48% de perda. Vamos ter que reduzir perda, porque é questão de sobrevivência. A meta hoje é de no máximo 25% (de perda). Só que pouquíssimas cidades no Brasil tem esse índice”, acrescentou o presidente da Compesa.

Nóbrega garantiu, ainda, manutenção de funcionários e servidores: “É um processo onde vai haver zero demissões. A empresa continua pública, todo quadro funcional preservado”.

Entregas – Douglas Nóbrega ainda destacou que a Compesa está trabalhando para entregar o abastecimento da Adutora do Agreste até Gravatá antes da Semana Santa, que tem início em 29 de março. Outras entregas estão previstas para os meses subsequentes.

“Se não for entregue antes da Semana Santa, vai ser logo após. Logo na sequência também, em abril, tem São Bento do Una que vai receber da Adutora do Agreste, Brejo da Madre de Deus, Toritama é provável que chegue em março também. Chegando lá, a gente vai andar para Casinhas, até Surubim com a água de Toritama, bombeando do sentido inverso. Têm cinco cidades para ser atendidas. Estamos testando essa inversão de Caruaru também, com Adutora do Agreste, que vai para Riacho das Almas, Ameixas, Cumaru e Passira. Também já está bombeando, não está chegando porque detectamos vários desvios de água”.

Só no Recife, são 27 obras em andamento, revela Nóbrega. Os investimentos, segundo ele, são de cerca de R$ 1 Bi. Para áreas de Morro, que ainda lidam com problemas no abastecimento, a Compesa diz ter dois grande projetos, um deles, com previsão de entrega para julho, que prometem melhorar o abastecimento hídrico.

“Em áreas de Morro, um projeto chamado de Alça Norte, que a gente tá fazendo, que pega ali o Detran, a parte da BR, já em execução. O “Morros da Zona Norte”, que contempla Casa Amarela, Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio, Nova Descoberta, Corrégo do Jenipapo, tudo. Tem um projeto ali de mais de 45 milhões em execução, como previsão de concluir até o meio do ano. A gente já vai fazendo entregas parciais, já deu uma melhorada, inclusive no Morro da Concessão”, explicou.

Para o Sertão, a o projeto da Adutora de Negreiros foi licitada, e teve ter ordem de início em breve. “Para o Sertão, licitamos há pouco a Adutra de Negreiros, vamos dar ordem de início agora em março também, que é uma Adutora de 82 quilômetros, que vai beneficiar a região ali de Arapiraca, com investimendo de R$ 300 milhões. É um investimento antigo que agora vai ser concretizado. A licitação foi concluída, o contato já foi assinado”, anunciou Douglas.

Investimentos e gestão – A meta financeira, segundo Nóbrega, é de investir cerca R$ 1,3 bi, R$ 1,5 bi neste ano. Sobre o ritmo de entregas, ele destacou o andamento dos serviços: “No início desta gestão, a gente tinha na Compesa 58 obras paradas. Hoje as obras têm um andamento e a gente tem hoje um pacote de 268 obras em andamento”.

Diario de Pernambuco

Elton John celebra retorno ao Brasil após anúncio no Rock in Rio 2026: Estou super empolgado

Nesta terça-feira, dia 25, Elton John foi anunciado como a atração principal do Rock in Rio 2026, para a alegria dos fãs brasileiros, já que este será o único show do cantor no país.

O músico subirá no palco Mundo no dia 7 de setembro.

A lenda da música está chegando na Cidade do Rock para um retorno épico e único no Brasil. Dia 7.SET, Elton John estará no Palco Mundo para a melhor segunda-feira da sua vida.

Após a repercussão do anúncio, Elton John gravou um vídeo para os fãs. Na mensagem, ele disse estar muito empolgado para a apresentação e garantiu que fará um show memorável, especialmente para compensar uma ocasião anterior em que sentiu ter decepcionado o público brasileiro.

Brasil, não vejo a hora para ver vocês em setembro, escreveu na legenda.

Castro e Lewandowski anunciam criação de escritório emergencial após megaoperação contra o CV

A medida foi anunciada em coletiva de imprensa realizada na noite desta quarta-feira (29/10), no Palácio Guanabara

Em coletiva de imprensa realizada na noite desta quarta-feira (29/19), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciaram a criação de um escritório emergencial para o combate do crime organizado. A medida é implemetada após o Rio de Janeiro (RJ) registrar a operação mais letal da história do estado. A ação policial terminou com 119 mortos, dos quais quatro eram policiais

O acordo foi feito durante uma reunião, realizada antes da coletiva, que contou com a participação do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antonio Fernando Oliveira.

“Independente de erros ou acertos, saímos daqui hoje com uma grande oportunidade”, declarou o governador Cláudio Castro.

O ministro da Justiça detalhou que o escritório funcionará como um fórum de diálogo, no qual decisões serão pensadas rapidamente. Lewandowski informou que o efetivo federal no estado também será ampliado.

Simão Durando anuncia Acácio Andrade como novo diretor-presidente da Agência de Vigilância Sanitária em Petrolina

Nesta sexta-feira (12), o prefeito Simão Durando anunciou mudanças no quadro de gestores municipais. A partir de agora, assume a direção da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) o mestre em Ciências da Saúde e Biológicas, Acácio Willian Faustino de Andrade. Até então, ele atuava como secretário executivo de Vigilância em Saúde na Secretaria de Saúde de Petrolina, cargo que ocupava desde janeiro de 2025.

O prefeito destacou a relevância da atuação de Helder Gomes, que esteve à frente da Agência por pouco mais de um ano. Ele agradeceu pelo trabalho desempenhado ao longo desse período e ressaltou que a Vigilância Sanitária é um órgão essencial para garantir saúde e qualidade de vida à população, atuando diretamente na fiscalização, na prevenção de riscos e na promoção de ambientes mais seguros.

“Quero expressar minha gratidão a Helder pelo empenho e seriedade com que conduziu a Vigilância Sanitária nesse período. A Vigilância Sanitária tem um papel estratégico na proteção da saúde da população, garantindo qualidade nos serviços, segurança nos alimentos e cuidados em cada detalhe que impacta diretamente na vida do nosso povo. Acácio chega para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e avançar ainda mais na construção de uma Petrolina com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Sobre Acácio

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (2013), Acácio possui uma ampla trajetória acadêmica e profissional. É pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (2015), em Saúde Pública pela Universidade Cândido Mendes (2019) e sanitarista titulado pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Vigilância em Saúde pela UNIVASF/SESAB (2019). Também é mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela UNIVASF, na área de concentração em Saúde, Sociedade e Ambiente (2021).

Atualmente, é servidor público municipal e estadual, com experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Gestão em Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Planejamento e Avaliação em Saúde, Educação em Saúde e Sistemas de Saúde. Desde janeiro de 2025, vinha ocupando o cargo de secretário executivo de Vigilância em Saúde, acumulando resultados expressivos na gestão pública da área.

Ascom

Simão Durando anuncia Fernanda Brum como atração do Festival Cristão nos 130 anos de Petrolina

Às margens do Velho Chico, a música e a fé vão se encontrar em um dos momentos mais esperados das comemorações dos 130 anos de Petrolina. No dia 18 de setembro, a cidade receberá, na Orla, a cantora Fernanda Brum, referência nacional da música gospel, que será uma das atrações do Festival Cristão, evento que promete marcar a programação de aniversário.

Com uma trajetória consolidada na música evangélica, Fernanda Brum se tornou uma das vozes mais respeitadas do cenário gospel brasileiro. Reconhecida por sucessos que atravessam gerações, a artista deve emocionar o público com canções que falam de fé, esperança e superação. A expectativa é que sua participação atraia caravanas de fiéis de diversas cidades da região, reunindo milhares de pessoas em uma noite de adoração, celebração e gratidão pela história de Petrolina.

“Petrolina chega aos 130 anos celebrando não só o seu crescimento, mas também a fé e a esperança que movem a nossa gente. Nós sabemos que o aniversário da cidade é um momento de alegria coletiva, de olhar para o que já conquistamos e também para os desafios do futuro. E nada representa melhor esse espírito do que reunir milhares de pessoas, em frente ao nosso Velho Chico, para juntos agradecermos a Deus por tudo que já foi construído. A presença de Fernanda Brum é um benção para Petrolina, porque ela traz uma mensagem de amor, paz e fé que vai tocar o coração de cada pessoa que estiver lá”, afirmou o gestor.

O Festival Cristão é uma das atrações da programação oficial do aniversário da terceira maior cidade de Pernambuco, que inclui inaugurações, anúncios importantes, shows musicais e manifestações culturais. “Esse momento é também reafirmar o papel de Petrolina como polo de desenvolvimento no Sertão do São Francisco. A cidade, reconhecida nacionalmente pela fruticultura irrigada, pela educação e pela infraestrutura, chega a essa data com o olhar voltado para o futuro, mas sem esquecer suas tradições”, concluiu.

Ascom

Prefeito Simão anuncia padre Antônio Maria no Festival Cristão de Petrolina

Em uma noite marcada pela fé, emoção e devoção, a Concha Acústica de Petrolina ficou lotada, nesta sexta-feira (15), durante a celebração dedicada à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira de Petrolina. Foi nesse cenário de celebração que o prefeito Simão Durando anunciou uma das atrações mais aguardadas do Festival Cristão, a presença do Padre Antônio Maria, que comandará a noite católica do evento no dia 19 de setembro. A expectativa é de que milhares de fiéis participem desse grande encontro de fé, louvor e adoração.

Além da confirmação da atração, o prefeito revelou outro gesto significativo que é a concessão da maior honraria do município, a Medalha de Honra Nilo Coelho, ao bispo diocesano Dom Antônio Carlos Cruz Santos. A homenagem, segundo Simão, é um reconhecimento à dedicação incansável do bispo em prol da evangelização e do cuidado pastoral com a comunidade católica, sobretudo com os mais humildes. Dom Antônio Carlos é visto como uma liderança espiritual que representa, com simplicidade e firmeza, a fé e a esperança do povo sertanejo.

Ao anunciar as novidades, o prefeito ressaltou a importância do evento para a cidade. “Petrolina é uma cidade de fé, e nada mais justo do que celebrar os 130 anos da nossa história reunindo o povo em uma grande festa de gratidão. Ter o Padre Antônio Maria conosco será um momento inesquecível, de espiritualidade e de comunhão. E é com muito orgulho que vamos homenagear Dom Antônio Carlos, que tanto faz pela nossa diocese e pelo povo sertanejo. Essa será uma noite para renovar a esperança, fortalecer nossa união e reafirmar os laços que nos unem como comunidade”, destacou Simão Durando.

Ascom

APA Petrolina anuncia a Livelo como patrocinadora máster do projeto Competir

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) anunciou que a Livelo, maior empresa de recompensas do Brasil, será a patrocinadora máster do projeto Competir – da Base aos Pódios. A parceria foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal.

O projeto Competir é uma nova iniciativa da APA voltada para viabilizar a participação dos atletas de base do clube em competições, cobrindo despesas com transporte, materiais esportivos, além de suporte técnico e logístico, garantindo melhores condições para o desenvolvimento dos jovens talentos.

O coordenador de projetos da APA, Natanael Barros, destacou que o patrocínio fortalecerá diretamente a estrutura oferecida aos atletas em formação. “Com a entrada da Livelo como patrocinadora máster do projeto Competir, poderemos oferecer ainda mais oportunidades para os jovens da nossa base, proporcionando uma melhor estrutura para que eles se desenvolvam dentro do ambiente de competição e possam representar nossa APA com ainda mais força”, afirmou.

A Livelo vem para reforçar sua atuação no incentivo ao esporte e apoiar ainda mais de perto o projeto Competir. A empresa já possui um histórico de parceria com a APA desde 2024, quando se tornou patrocinadora oficial do projeto Escolinhas de Atletismo Inclusivo, iniciativa que conta com quatro núcleos em Petrolina e um em Juazeiro (BA). Atualmente, o programa atende mais de 350 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e a formação de novos talentos no atletismo.

“Acreditamos no esporte como um forte agente de transformação social. Ao apoiar o projeto Competir, queremos ampliar as oportunidades para os jovens atletas e contribuir para o crescimento do atletismo brasileiro desde a base. A Livelo acredita que um Brasil melhor se constrói com investimento em pessoas e na valorização e estímulo a talentos como os atletas”, afirma Henrique Duda, Chief Marketing Officer da Livelo.

Ascom

Prefeito diplomado, Andrei Gonçalves anuncia outros nomes do secretariado de Juazeiro

O prefeito diplomado de Juazeiro, Andrei Gonçalves, divulgou nesta segunda-feira (30) mais uma lista de secretários que irão compor o governo municipal, a partir de janeiro de 2025. A equipe, formada majoritariamente por técnicos e profissionais com experiência prática na realidade e nos desafios do município, representa o compromisso da nova gestão com a eficiência e a inovação nas políticas públicas.

Com profissionais qualificados na sua equipe, o prefeito Andrei reforça o seu compromisso de construir um governo participativo, inclusivo e voltado para resultados,  que impactem diretamente a qualidade de vida da população juazeirense. Reforçando nosso compromisso de construir um governo participativo, inclusivo e voltado para resultados, apresento agora mais nomes que estão comprometidos a trabalhar pela Juazeiro do futuro certo.

Confira os novos nomes que vão compor   o secretariado:

Giovanne Santos Silva – é Gestor Público, com especialização em Gestão Pública Municipal pela UFBA. Possui ampla experiência na administração pública: foi coordenador no grupo Casa Rosada de São Paulo, atuou na Assembleia Legislativa de São Paulo, Prefeitura da capital paulistana e atualmente exerce o cargo de assessor na Secretaria de Saúde no Estado da Bahia.

Igor Luiz da Silva – Secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome  – é licenciado em Língua Portuguesa, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e servidor público municipal. Possui experiência em coordenação e supervisão de programas e projetos da Secretaria de Educação Municipal e do NTE 10 – Núcleo Territorial de Educação.

Celso Almeida Leal – Diretor-Presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento – é formado em gestão pública, foi chefe de divisão orçamentária do município, presidente da Liga Desportiva Juazeirense e ocupou o cargo de Secretário municipal de Serviços Públicos de Juazeiro.

Ascom Andrei Gonçalves

Prefeito diplomado de Juazeiro, Andrei Gonçalves, anuncia os primeiros nomes da equipe de governo; Confira nomes e perfis:

O prefeito diplomado de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), anunciou neste sábado (21) os primeiros nomes que irão compor o secretariado e as principais assessorias da administração municipal a partir de 2025.

Os nomes anunciados incluem profissionais de competência técnica e política, com experiência em suas áreas de atuação. “Estamos formando uma equipe comprometida com Juazeiro e preparada para enfrentar os desafios que nossa cidade apresenta. O objetivo é realizar uma gestão eficiente, responsável e próxima da população”, destacou Andrei.

Ele reforçou que a escolha dos secretários e assessores foi feita com base em critérios de competência, ética e alinhamento com os valores da nova gestão. “Cada nome foi escolhido com muita responsabilidade, pensando no melhor para Juazeiro. Esses profissionais serão fundamentais para transformar a nossa cidade, cuidar da população e garantir a governabilidade”, finalizou o prefeito diplomado.

Confira os primeiros nomes anunciados:

ADEMILSON DA ROCHA SANTOS (Tiziu) – Chefe de Gabinete:

É Pedagogo, pós-graduado em Comunicação Social pela UNEB. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento regional e articulação de políticas públicas, atuou em instituições, como IRPAA, CAR e FLEM. Ocupou também o cargo de Superintendente da Agricultura Familiar no Estado da Bahia e, atualmente, é Assessor do gabinete do Governador do Estado, em Salvador.

PLÍNIO JOSÉ DE AMORIM NETO: Secretário de Governo, Gestão e Inovação:

É professor do Instituto Federal de Educação e mestre pela Universidade do Porto, em Portugal. Já foi Secretário de Educação, de Saúde e de Finanças, em Juazeiro. Também foi Secretário de Educação, de Planejamento de Petrolina e atualmente ocupa a função de Gestor da Agência Municipal do Empreendedor, de Petrolina.

CARLOS EDUARDO SILVA LOPES – Procurador-Geral do Município:

É Advogado, pós-graduado em Ciências Jurídicas, pós-graduando em Advocacia Pública e em Direito e Processo Constitucional. É Ex-vereador de Juazeiro e atuou como Secretário de Serviços Públicos do município.

GISA OLIVEIRA RAMOS SAMPAIO – Assessora de Comunicação:

É Jornalista em Multimeios. Especialista em Comunicação Social pela UNEB. Por 12 anos atuou como Repórter, Produtora e Apresentadora da TV São Francisco (REDE BAHIA) e, como servidora do estado, ocupou o cargo de Secretária Executiva do DTCS/UNEB. É Especialista em Comportamento Humano e atua como Consultora Empresarial, nas áreas de Inteligência de Negócios e Cultura Organizacional.

EUGÊNIO DOS SANTOS MIRANDA – Controlador Interno:

É Contador, pós-graduado em Gestão Pública e Controle. Atuou como Contador e Controlador Interno na Prefeitura e Câmara de Vereadores do município de Afrânio e, atualmente exerce a função de Controlador Interno da Facape, em Petrolina.

LUANNA ALVES SIQUEIRA MUDO: Secretária da Fazenda e Finanças:

É formada em Direito e pós-graduanda em Gestão de Pessoas. É funcionária de Carreira da Caixa Econômica Federal, com mais de 20 anos de experiência nas funções de Gestão Financeira de contas jurídicas (pública e privada) e também de pessoa física, em agências dos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Casa Nova. Ocupou interinamente a posição de Superintendente Executiva de Varejo e, atualmente, é Gerente geral da Caixa, em Petrolina.

HELDER SILVEIRA COUTINHO – Secretário de Saúde:

É Enfermeiro, Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas, Auditor em Serviços e Sistemas de Saúde e Especialista em Saúde Coletiva. Atuou como Enfermeiro Sanitarista da Vigilância Epidemiológica no Estado da Bahia e no Hospital Universitário da UNIVASF, em Petrolina-PE. Possui experiência também como gestor hospitalar, coordenador da atenção básica, auditor em serviços públicos de saúde, gestor em saúde pública e docência.

WALTERSON GOMES RAMOS – Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda:

É Contador pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, ex-secretário de finanças no município de Chorrochó – BA, pós-graduado em Direito do Trabalho, concursado da Justiça Federal do Trabalho e possui também formação na área de captação de recursos e consultoria do mercado imobiliário.

LUIZA SENTO-SÉ GUERRA – Transparência Pública e Ouvidoria:
É Advogada, ocupou o cargo de Procuradora da Câmara do Município de Sento – Sé e possui ampla experiência em gestão empresarial.

ROMÁRIO FERNANDES VARJÃO – Secretário de Serviços Públicos:

É Técnico em Administração de Empresas. Possui experiência com liderança de equipes, nas áreas de elaboração de projetos e planos de desenvolvimento de mercado.

Ascom

Editorial: Um novo capítulo na gestão de Simão Durando em Petrolina

Na próxima segunda-feira (2), às 9h30, a Arena 2 do Parque Josepha Coelho será palco de um momento crucial para o futuro de Petrolina. O prefeito Simão Durando apresentará as mudanças planejadas para sua próxima gestão, em uma reforma administrativa que promete realinhar a estrutura organizacional da prefeitura e definir a composição do novo governo.

Essa reformulação sinaliza um compromisso renovador com o desenvolvimento de Petrolina, reforçando áreas estratégicas que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Entre os presentes, estarão o vice-prefeito eleito Ricardo Coelho, os novos secretários, vereadores e lideranças locais, todos alinhados com a visão de fortalecer as bases da administração pública.

A expectativa é que mudanças incluam ajustes estruturais que ampliem a eficiência dos serviços e otimizem recursos. Em um município que se destaca como polo regional, com demandas crescentes em infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento econômico, a nova gestão terá a responsabilidade de consolidar os avanços tecnológicos e enfrentar os desafios.

Mais do que um evento solene, a apresentação da reforma administrativa marca o início de uma nova fase para Petrolina, com uma liderança comprometida em alinhar a governança municipal aos anseios da população. Cabe agora ao novo governo demonstrar que as mudanças planejadas trarão resultados concretos.

O futuro é promissor, mas exigirá trabalho conjunto, transparência e eficiência. Que essa reforma seja um marco de renovação e fortalecimento, reafirmando Petrolina como referência de gestão e desenvolvimento.

Waldiney Passos

123