Construção do Plano de Prevenção à Violência e Criminalidade em Petrolina avança com apoio técnico da ONU

De forma estratégica e por meio de um trabalho conjunto, a prefeitura da terceira maior cidade de Pernambuco tem priorizado a construção e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à segurança e à prevenção da violência em Petrolina. Nesta semana, representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), agência da ONU, estão na cidade ministrando uma oficina participativa com a presença de representantes de secretarias municipais, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e sociedade civil.

A assessoria técnica da UNODC acontece alinhada ao Programa de Prevenção à Criminalidade do Governo do Estado, por meio da aplicação de ferramentas de mapeamento de dados. Em Petrolina, os participantes estão sendo orientados sobre o preenchimento de planilhas com informações que irão contribuir para a construção do plano de enfrentamento a violência e criminalidade, parte integrante da meta final do Plano Municipal de Segurança Pública.

Antes mesmo da conclusão do documento, a iniciativa já representa um importante avanço para o município ao reunir diferentes instituições em torno de um planejamento integrado e baseado em evidências. A elaboração do plano permitirá que Petrolina estabeleça diretrizes, metas e ações voltadas à prevenção da violência, ao fortalecimento da segurança da população e a promoção de políticas públicas cada vez mais eficientes.

Ascom

Simão Durando anuncia construção de parque de exposição e lazer na abertura da ExpoRajada

A noite de abertura da ExpoRajada, realizada nesta sexta-feira (17), no distrito de Rajada, foi marcada por grande participação popular e pelo anúncio de um novo parque de exposição e lazer que promete transformar a dinâmica econômica e social da região. Com o espaço completamente lotado, a programação reuniu moradores, visitantes e produtores rurais, abrindo oficialmente o ciclo junino de Petrolina.

O ponto alto da noite foi a apresentação do projeto do parque pelo prefeito Simão Durando, que destacou o impacto estruturante da obra para o desenvolvimento local e o fortalecimento da economia. “Esse empreendimento vai transformar o interior, vai fortalecer a nossa cadeia produtiva e colocar Rajada em outro patamar. É uma obra que nasce do compromisso com o povo e que vai movimentar a economia, gerar renda e valorizar quem vive e trabalha aqui”, afirmou.

Acompanhado do deputado Antonio Coelho, do vice-prefeito Ricardo Coelho e vereadores, Simão Durando apresentou ao público um vídeo com detalhes do futuro centro de exposições. Com área total de 15 mil metros quadrados e 3 mil metros quadrados de cobertura, o novo parque foi projetado para ampliar a infraestrutura de feiras, exposições e grandes eventos. O espaço contará com 200 baias para animais, dois restaurantes completos e um pátio externo de 1.500 metros quadrados com piso cimentado, além de equipamentos de lazer como campo de grama sintética, dois campos de areia, parque infantil e praça central arborizada, promovendo convivência e bem-estar.

A estrutura inclui ainda sanitários, fraldário, estacionamento amplo e embarcador de animais, garantindo suporte adequado para expositores e visitantes. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre, atendendo a uma demanda histórica dos produtores e consolidando Rajada como um polo estratégico da caprinovinocultura no Nordeste.

Além do anúncio, a noite foi embalada por shows de Jorge e Júnior, Anderson Macedo e Túlio Duarte, que animaram o público e reforçaram o clima festivo. A programação segue neste sábado (18), com leilão, desfile cívico em comemoração aos 95 anos do distrito e novas apresentações musicais, incluindo Mastruz com Leite, Willy Vaqueiro e Adãozinho de Rajada, mantendo a expectativa de grande público e fortalecendo ainda mais a tradição da ExpoRajada.

Ascom

Simão Durando e Fundação Altino Ventura autorizam início da construção do primeiro hospital público de olhos do São Francisco

Compromisso de campanha do prefeito Simão Durando e sonho desejado há décadas pelo povo petrolinense, o Hospital de Olhos Altino Ventura deu o primeiro passo para virar realidade. Nesta sexta (30), foi realizada a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da unidade de saúde oftalmológica que atenderá milhares de pessoas nos próximos anos. O anúncio foi celebrado em parceria da Prefeitura de Petrolina, Fundação Altino Ventura e Governo do Estado. As obras já começam na próxima segunda-feira (02), marcando um novo avanço na ampliação da rede de saúde especializada do município.

O hospital será construído no Cosme e Damião, bairro periférico da cidade, no antigo pátio Ana das Carrancas. A estrutura médica será a maior e mais moderna da Fundação Altino Ventura, fora da capital, com capacidade para realizar até 16.500 consultas mensais. O hospital vai ampliar significativamente a oferta de consultas, exames e procedimentos oftalmológicos, reduzindo a demanda reprimida e garantindo atendimento mais próximo da população.

A expectativa é de que as obras sejam concluídas em maio do próximo ano. “Em 2024, quando anunciei esse hospital, disseram que era mentira. Eu não prometo, eu cumpro. Estarei presente do primeiro ao último tijolo, porque esse hospital é um sonho construído para Petrolina”, afirmou o prefeito Simão.

O presidente da Fundação Altino Ventura, Marcelo Ventura, destacou o compromisso da instituição com o interior do estado e a importância da nova unidade para a região. Segundo ele, Petrolina receberá uma estrutura moderna, preparada para oferecer atendimento humanizado e de alta qualidade. “A Fundação Altino Ventura tem um compromisso histórico com quem mais precisa, e essa unidade vai gerar impacto social para toda a região”, afirmou.

Simão destacou ainda que o hospital integra um conjunto de ações estruturantes na área da saúde, voltadas principalmente para quem mais precisa. Segundo ele, além do hospital oftalmológico, o município executa um pacote de investimentos que inclui a implantação e requalificação de 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fortalecendo a atenção básica e ampliando o acesso da população aos serviços públicos de saúde.

A solenidade contou com a presença do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, do presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho, do deputado estadual Antonio Coelho, do deputado federal Fernando Filho, além de representantes do Governo do Estado, secretários municipais e vereadores.

Ascom

Prefeito de Juazeiro assina hoje contrato de construção de 250 unidades habitacionais, em parceria com a Caixa Econômica Federal

O prefeito Andrei Gonçalves, convida a imprensa, nesta quinta-feira (09), para participar do ato de assinatura do contrato de construção de 250 unidades habitacionais, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Após a assinatura, a Prefeitura vai receber a doação de 2.000 mil cestas básicas, totalizando 34 toneladas de alimentos, enviadas pelo Governo do Estado, e vai beneficiar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social de Juazeiro.

Os atos acontecem no gabinete do prefeito, às 15h, no Paço Municipal.

Júlio Lóssio destaca construção de nova ponte para melhorar travessia entre Juazeiro e Petrolina e governadora diz que projeto é possível

Durante lançamento da campanha no último sábado (17), no Centro Dom Bosco, Júlio Lóssio, candidato a prefeito de Petrolina, falou sobre o sonho da construção da nova ponte, que ligará a cidade à Juazeiro. Inaugurada em 1954, a Ponte Presidente Dutra tem um fluxo diário de 40 mil veículos e serve como trecho da BR-407. Devido ao fluxo intenso e crescente, moradores das duas cidades acreditam que já é necessária a construção de uma nova ponte.

Em seu discurso, a governadora disse que para ela, a construção de um novo equipamento de mobilidade entre os estados também é uma perspectiva e que pode ser tornar realidade com a parceria na gestão de Júlio Lóssio. “Ele me falava da construção de novas pontes que podem ligar Juazeiro. E esse sonho, a gente é capaz de sonhar junto. E quando a gente sonha junto, ninguém segura!”, enfatizou.

Para Júlio Lóssio, sua candidatura carrega o peso do sentimento de mudança que permeia a população de Petrolina. “Em 2009, quando eu assumi a prefeitura, eu não tinha governador, deputado, nada. E mesmo assim conseguimos trazer muita mudança para o nosso povo. Fico pensando no que poderei fazer, em 2025, com esse time todo que está aqui, com uma governadora correta e trabalhadora como Raquel Lyra, um senador, todo esse time de deputados. Se fosse por força política, estaria resolvido, mas além disso, também temos uma coisa muito importante: a vontade do nosso povo de trazer os bons tempos de volta a Petrolina”, destacou.

Além da governadora, também marcaram presença no evento o ex-prefeito de Petrolina e presidente municipal do PSDB, Guilherme Coelho, o senador Fernando Dueire (MDB), os deputados federais Túlio Gadêlha (REDE) e Lucas Ramos (PSB), o deputado estadual Jarbas Filho (MDB), o ex-prefeito e presidente do PSDB em Petrolina, Júlio Lóssio Filho e os prefeito de Afrânio e Lagoa Grande, Rafael Cavalcante e Vilmar Cappellaro, respectivamente.

Ascom Júlio Lóssio

Prefeitura de Lagoa Grande e Governo do Estado firmam parceria e assinam termo para construção de uma moderna creche

A prefeitura de Lagoa Grande realizou durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, evento realizado em Olinda, a assinatura do termo de adesão do convênio para construção de uma moderna creche no município.

A unidade proinfância que será construída na sede de Lagoa Grande vai atender crianças de 0 a 3 anos. O ato contou com a presença do prefeito Vilmar Cappellaro, da secretária de educação, professora Sandra Amaral, e Natanael José da Silva, Secretário Executivo de Articulação Municipal.

“O que a governadora Raquel Lyra está fazendo é fortalecer o regime de colaboração firmado entre o estado e o município. Parabéns à gestão que tem cuidado da cidade de Lagoa Grande e tem priorizado a Educação”, disse Natanael Silva.

A secretária de educação esteve presente na assinatura do convênio e ressaltou que “a educação infantil do município de Lagoa Grande ganhará um novo espaço seguro e confortável. Estamos muito felizes com essa conquista, por isso, agradecemos o empenho do nosso prefeito em firmar essa importante parceria com o governo do estado”, celebra Sandra Amaral.

Ascom

Prefeitura de Araripina anuncia construção de escola nucleada no distrito de Nascente

A prefeitura de Araripina anunciou neste domingo, 07, a construção de uma escola nucleada no distrito de Nascente. O ato de assinatura da ordem de serviço foi realizado em frente à escola Virgílio Coelho com a presença do prefeito Raimundo Pimentel acompanhado da deputada estadual Socorro Pimentel que anunciaram o investimento de R$ 6,6 milhões.

A nova escola nucleada terá 12 salas de aula e vai receber alunos da sede e da zona rural do distrito de Nascente seguindo um padrão de excelência na educação municipal. Esta é a 21ª escola anunciada na gestão do prefeito Raimundo Pimentel que marca sua administração como a que mais construiu escolas na história da cidade.

Para Raimundo Pimentel, o investimento em educação é a grande oportunidade para que as crianças e jovens araripinenses sonhem com o futuro que eles desejam. “Aqui em Nascente estamos anunciando a construção da 21ª escola no oitavo ano do nosso mandato. É importante que a população nunca esqueça o abandono que as nossas crianças foram submetidas em gestões anteriores, pois agora elas estudam em escolas modernas, com salas de aula amplas e com ar-condicionado, têm transporte e merenda escola de qualidade. É desta maneira que elas podem sonhar com o futuro que desejam”, destacou Pimentel.

O prefeito também antecipou que nos próximos dias será dada a ordem de serviço da construção da escola nucleada do distrito de Lagoa do Barro, completando assim, os seis distritos de Araripina (Morais, Gergelim, Bom Jardim do Araripe, Serrânia, Nascente e Lagoa do Barro) com escolas em um novo padrão educacional.

O ato teve a presença da deputada estadual Socorro Pimentel, do vice-prefeito Evilásio Mateus, do presidente da Câmara de Vereadores, Roseilton Oliveira e do vereador representante do distrito de Nascente, Aurismar Pinho, da secretária de Educação, Ana Paula Ramos, do chefe de gabinete Edson Jacó, da liderança comunitária Leonardo Pereira e outros secretários e da comunidade.

Ascom

Educação como prioridade: Simão Durando autoriza construção de mais uma escola em Petrolina

De 2017 até agora já foram autorizadas 79 intervenções em escolas. Destas, 22 foram reformadas; 2 construídas; 24 ampliadas, 8 criadas e 20 estão em obras. E, agora, foi a vez da população do bairro Jardim Guararapes comemorar o início das obras do equipamento que, após pronto, terá capacidade para receber 360 alunos, em dois turnos, ou 180 em tempo integral.

O evento, que aconteceu nesta terça-feira (9) contou com a presença da comunidade, vereadores e lideranças comunitárias. Com um investimento de mais de R$ 3.000.000.00, serão construídas: 6 salas de aula climatizadas; 1 biblioteca/ laboratório; cozinha completa com gás encanado; área de serviço e banheiro para funcionários; bloco administrativo; banheiros acessíveis; pátio coberto; quadra coberta; estacionamento interno e bicicletário.

Em seu discurso, o prefeito Simão Durando destacou que vai continuar muito forte com os investimentos nas escolas do município. “A construção desse equipamento representa o cuidado e o comprometimento da nossa gestão com os anos iniciais da formação de um indivíduo. É mais uma unidade que vem para somar a todas as outras que já inauguramos ou que estão em construção. Já estamos na 79º intervenção, fora as manutenções que acontecem de forma periódica. Além disso, anunciamos essa semana a chegada de aparelhos de ar condicionado para continuar a climatização das escolas e também das Unidades do Nova Semente, então nosso trabalho segue com muita força ”, destacou o prefeito.

R$ 1,8 milhão é investido em construção de sede da Deam em Juazeiro

Moradoras de Juazeiro, a partir do segundo semestre, vão contar com nova sede da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam). A unidade, que passará a atender em um novo espaço situado na Rua Eliete Costa, bairro Novo Encontro, está com 25% das obras executadas e tem o investimento de cerca de R$ 1,8 milhão do Governo do Estado.
A iniciativa faz parte do pacote de modernização das estruturas da Secretaria da Segurança Pública, que só na primeira etapa prevê o investimento de mais de R$ 80 milhões na contrução de novas unidades, reformas e manutenções.
Além de mais ampla, construída em um terreno com cerca de 1,5 m2, a sede da Deam contará com sala para atendimento psicológico e espaço de acolhimento infantil para filhos das vítimas. Também haverá locais reservados para assistência social e reconhecimento de suspeitos, entre outras áreas.
LEIA MAIS

Governo da Bahia finaliza primeira etapa do aeroporto de Senhor do Bonfim

A primeira etapa da obra do novo Aeroporto de Senhor do Bonfim foi finalizada na última semana. Nesta fase foram feitas a pista de pouso e decolagem, o taxiway e o pátio de estacionamento de aeronaves na área do equipamento aeroviário.

Segundo o Blog Bonfim Notícias, os processos de licitação para a construção do Terminal de Passageiros e a instalação de equipamentos de auxílio à navegação aérea e da execução dos serviços complementares, que corresponde à segunda etapa dos serviços, e para a implantação de 3 km do acesso ao local estão em andamento.

Prefeitura de Petrolina avança na construção do Laboratório Municipal

Em quase cinco anos, a Prefeitura tem tido como um dos pilares o investido na saúde de Petrolina. Entre as conquistas do município, estão o Centro de Parto Normal, o Centro de Referência em Saúde da Mulher, CAPS 3 e quatro novas UBS’s entregues. O próximo passo na melhoria do setor será a construção do Laboratório Municipal.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro constrói escada para facilitar acesso entre os bairros Jardim Vitória e Alto da Maravilha

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), está construindo uma escada ao lado do semáforo que fica próximo à garagem da São Luiz, no bairro Jardim Vitória.

A passagem, de difícil acesso, ganhará na atual gestão uma nova cara, facilitando o acesso para quem precisa se deslocar a pé, do Jardim Vitória para o bairro Alto da Maravilha e área central da cidade, ou fazer o percurso contrário.

De acordo com a SESP, a escada trará mais segurança para os transeuntes que circulam pelo local, principalmente em dias chuvosos, além de melhor interligar as duas localidades.

Sete de Setembro tem trânsito alterado devido às obras dos viadutos

Construção de viadutos na Avenida 7 de Setembro em Petrolina. (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Os motoristas que transitam pela avenida Sete de Setembro precisam estar atentos às mudanças no trânsito devido às obras dos viadutos que estão sendo construídos em Petrolina.

Um deles fica próximo ao bairro Areia Branca. O outro entre a Avenida das Nações e a Estrada da Banana. A nova obra começou em março deste ano e, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deve ficar pronta em outubro.

LEIA MAIS

Afrânio: Marlene Peron esclarece não ter autorizado retirada de material pertencente ao município

Ontem nós noticiamos a prisão de três pessoas na cidade de Afrânio, acusadas de estarem praticando o crime de depredação de patrimônio público ao tentarem retirar as madeiras da cobertura de uma escola em construção no município. De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia da 216ª Circunscrição, os autores declararam que “iriam pegar linhas de madeira”, com autorização de Marlene Peron (MDB), vereadora da cidade.

Em nota, enviada a nossa redação, Marlene esclarece não ter autorizado tal retirada e que se coloca a disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos.

Confira a íntegra da nota:

Nota de Esclarecimento

Marlene de Peron, vereadora pelo quarto mandato no Município de Afrânio, vem a público restabelecer a verdade sobre uma matéria divulgado nesse blog.

Inicialmente, é importante esclarecer que essa vereadora não autorizou qualquer pessoa a retirar qualquer material pertencente ao Município de Afrânio. Isso porque, se é patrimônio público municipal, nenhum Vereador tem poderes para autorizar/negar sua remoção.

Toda a população afraniense sabe que aquele local é onde deveria ter sido construída uma escola municipal, mas por incompetência de gestões anteriores, a obra nunca foi concluída e os recursos tiveram que ser devolvidos.

Minha vida pública, ao longo de 04 mandatos de Vereadora, é pautada em honestidade, seriedade e transparência, sem qualquer fato ou processo criminal. A população de Afrânio, conhecedora da verdade e de minha conduta, me elegeu como vereadora mais votada nas últimas eleições.

Tenho um compromisso com o povo da nossa cidade e me coloco a inteira disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos que entendam necessário para restabelecer a verdade.

Em breve teremos novas eleições e sabemos que a oposição, que não consegue crescer por méritos próprios, irá tentar denegrir de todas as formas a imagem de boas pessoas. Não nos calaremos e combateremos esse jogo baixo com muito trabalho, e como sempre, cuidando do nosso amado povo afraniense.

Marlene de Peron – Vereadora Municipal

Em nota, prefeitura diz que eventuais complicações que surgirem durante instalação do pátio no KM 2 serão suavizadas com o devido planejamento

(Foto: Arquivo)

Após a publicação de reportagem sobre a rejeição de moradores do bairro KM à construção do novo Pátio de Eventos no terreno do antigo Ceape, a Prefeitura de Petrolina enviou uma nota de esclarecimento ao Blog Waldiney Passos.

LEIA TAMBÉM

Contra construção do Pátio de Eventos no antigo Ceape, moradores do bairro KM2 farão reunião nesta quarta

Em nota, a gestão municipal ressalta a relevância do São João de Petrolina para o desenvolvimento do município, atrelado principalmente ao setores da economia, turismo e geração de empregos. Ainda segundo a prefeitura, “eventuais complicações que surgirem em decorrência da instalação do novo pátio no KM 2 serão suavizadas com o devido planejamento”. Confira a íntegra da nota:

LEIA MAIS
1234