Petrolina: Prefeitura retoma obras em escola da comunidade do KM 25, no projeto Maria Tereza

(Foto: ASCOM)

Após mais de dez meses parada, as obras da escola na comunidade do KM 25, no projeto Maria Tereza, área irrigada na zona rural do município de Petrolina, foram retomadas. Nesta quarta-feira (05), a secretária de Educação, Maéve Melo, junto com a equipe de infraestrutura da pasta, conferiu o andamento das obras. A previsão é que ela fique pronta até dezembro.

Os operários recomeçaram os trabalhos no último dia 21. “Essa é mais uma das obras destravadas quando assumimos a gestão da Secretaria. Ela estava parada, com sérios problemas, mas com muito empenho e dedicação da nossa equipe e do prefeito Miguel Coelho, conseguimos reiniciar esse importante equipamento público”, ressaltou Maéve Melo.

A escola terá seis salas de aula, laboratórios, pátio, copa, biblioteca e salas para os setores pedagógico e administrativo.  A unidade terá capacidade de acolher até 300 alunos, em 12 turmas, nos dois períodos. No próximo ano, já em funcionamento, será responsável pela extinção do turno intermediário da Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, a maior do município, localizada também na comunidade.

“A consolidação dessa obra é muito importante para o posicionamento da nova política educacional do município, tirando da nossa Rede o turno intermediário, que não é o mais adequado aos alunos. Essa é uma das metas do plano estratégico da Secretaria de Educação que estamos seguindo”, pontuou a secretária.

Obras destravadas

Além da Escola do KM 25, a Secretaria de Educação conseguiu reiniciar as obras da Quadra Poliesportiva da Agrovila Massangano; a Escola da comunidade do C3 e o Museu e Biblioteca – todas paradas desde a gestão anterior – e mais duas obras, uma escola na COHAB VI e a quadra da Escola Nicolau Boscardin, recomeçam até o final o deste mês.

Moradores da Cohab Massangano reclamam de material para construção em calçada

(Foto: WhatsApp)

Os moradores da Cohab Massangano estão reclamando de algumas residências do bairro que estão com material para construção em suas calçadas. Areias e parte de entulhos atrapalham as pessoas que transitam pela rua 21 do bairro.

De acordo com alguns moradores, o problema prejudica, principalmente, os idosos do bairro, que precisam descer a calçada para poder seguir o caminho. “Isso acontece em várias casas. Os moradores se acham os donos da rua e fazem isso. Minha avó precisa de ajuda sempre que passa por aqui. Já tem mais de um mês essa situação”.

Prefeitura de Juazeiro inaugura nova sede da Casa do Bolsa Família

Em parceria com o governo federal, o município também adquiriu um novo veículo que irá auxiliar nas atividades do programa. (Foto: ASCOM)

Dentro da agenda do ‘Toda Sexta tem Obra’ o Prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (9), na Praça da Misericórdia, a nova sede do Centro Integrado de Desenvolvimento Social, mais conhecido como Casa do Bolsa Família, e contou com a presença do vice-prefeito, Francisco Oliveira, secretários municipais, vereadores, assessores, membros da sociedade civil e da vice-prefeita eleita, Dulce Ribeiro. O equipamento é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social.

Jussara Rego é a Gestora do programa em Juazeiro e relatou sobre a necessidade da nova sede. “O espaço onde antes funcionava a Casa não oferecia conforto algum aos funcionários e nem aos beneficiários. Agora não, agora as pessoas terão melhores condições de trabalho e a produção será maior. Estamos aqui para contribuir e foi o prefeito Isaac quem nos ensinou que temos que dar uma condição melhor aos nossos trabalhadores e atender melhor a população de Juazeiro”, disse Jussara.

O Presidente da Confederação das Associações de Moradores, Chico Bito, também estava presente na inauguração. “Agradecemos pela inauguração de mais um local que vai ajudar as pessoas que mais precisam. Presencio essa inauguração como um grande passo em benefício dos que mais precisam, parabenizo o prefeito por isso”, reconheceu.

LEIA MAIS

SAAE firma parceria para construção de nova estação de tratamento de água

(Foto: ASCOM)

Para o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, a construção dessa nova ETA marca a história do crescimento da autarquia e principalmente do município. (Foto: ASCOM)

Com parceria da iniciativa privada, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) está construindo uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na BA-210 sentido Rodeadouro. Serão construídos dois reservatórios: um apoiado e outro elevado de 150 metros cúbicos cada, laboratório químico, um espaço para funcionar administração e a instalação de seis filtros de PVC.

De acordo com a engenheira civil do SAAE, Adriana Tanuri, a nova Estação de Tratamento de Água vai beneficiar em torno de 30 mil habitantes. E distribuirá 125 litros de água por segundo, com qualidade e eficiência. A água captada no Rio São Francisco seguirá para a ETA de onde será distribuída para a população.

LEIA MAIS

Miguel Coelho anuncia ‘sinal verde’ do ministro da saúde para construção de maternidade em Petrolina

Miguel Coelho 02

Segundo Miguel, o projeto da construção da maternidade foi aprovado. (Foto: Arquivo)

O prefeito eleito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, anunciou nas suas redes sociais que o projeto da construção da maternidade na cidade de Petrolina recebeu “sinal verde” do ministro da saúde, Ricardo Barros. Segundo Miguel, o projeto, que garantirá, com cinco leitos, a realização de 150 partos normais por mês, já foi aprovado.

“É com uma felicidade sem tamanho que trago uma importante notícia pra vocês: o ministro da Saúde, Ricardo Barros, deu sinal verde para um dos projetos que apresentamos em nossa campanha: a construção da nova maternidade de Petrolina. Já tivemos aprovado o projeto com 5 leitos, que garantirá a realização de 150 partos normais por mês, mas pretendemos ampliar este número para 10 leitos, ou seja, 300 novos partos normais na maternidade.”

Miguel aproveitou para afirmar que sabia da possibilidade de que todos os projetos anunciados durante a campanha sairiam do papel.” Tínhamos certeza de que os projetos que apresentamos eram possíveis ser feitos, mas ter a confirmação de que todo o nosso trabalho sairá do papel é extremamente gratificante.”

Gonzaga Patriota participa de lançamento da Pedra Fundamental da nova Catedral da Diocese de Salgueiro

O evento religioso contou com uma celebração eucarística presidida pelo Núncio apostólico Dom Giovanni d'Aniello, embaixador do Papa Francisco no Brasil./ Foto: divulgação

O evento religioso contou com uma celebração eucarística presidida pelo Núncio apostólico Dom Giovanni d’Aniello, embaixador do Papa Francisco no Brasil./ Foto: divulgação

O dia 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira oficial do Brasil, foi marcado com muita emoção, alegria e fé pela população de Salgueiro.  A Diocese do município celebrou a Santa Missa de lançamento da pedra fundamental da Catedral Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no terreno onde futuramente a mesma será erguida.

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) fez questão de marcar presença nesse momento histórico de Salgueiro e acompanhou toda a solenidade. Fieis das 21 paróquias e quatro áreas pastorais que compõem a Diocese de Salgueiro, além de autoridades eclesiásticas de municípios vizinhos, também estiveram na solenidade.

LEIA MAIS

Obras do HDT estão em ritmo acelerado e hospital diz que ainda dá tempo de contribuir com a construção   

Hospital Dom Tómas

A primeira etapa da construção no Hospital Dom Tomás em Petrolina (HDT-PE), segue com mais de 80% de obra concluída onde funcionará enfermaria adulto/pediátrica e cuidados paliativos, bloco cirúrgico, emergência e unidade semi-intensiva. As demais alas de acordo com a direção da unidade de saúde, serão inauguradas gradativamente.

O Diretor Médico do Centro de Oncologia, Gray Portela destaca que a colaboração das pessoas é fundamental para a conclusão da obra no HDT. “Estamos muito felizes em ver o andamento desta obra que a cada dia vemos se tornar mais realidade. Com o hospital, iremos aumentar nosso atendimento, dando ainda mais conforto as pessoas que necessitam de cuidados e atenção durante o tratamento do câncer. Nossa meta é fazer ainda mais para que nossos pacientes tenham ainda mais tratamento qualificado e humanizado”, afirmou o diretor.

Após a conclusão de todas as etapas do HDT, a Unidade de Alta Complexidade vai oferecer serviços de prevenção com exames laboratoriais e tratamentos complexos como quimioterapia, hormonioterapia, cirurgia de pequeno, médio e grande porte e pediátrica; além de radioterapia, mastologia, urologia, hematologia, ginecologia, patologia, clínica geral, cuidados paliativos; serviços de enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia.

A obra do HDT é realizada através do empenho da diretoria e profissionais que fazem a Apami, além de doações da sociedade civil e entes públicos e privados. Para quem desejar realizar doação e contribuir com a construção do HDT, o procedimento pode ser feito através de depósito direto na conta da Apami: Conta Corrente: 1010-3, Agência: 0963-6, Banco do Brasil.

1234