
Governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Governadora de Pernambuco Raquel Lyra
A dona de casa Marizete Brito Santos, moradora do município de Pilão Arcado, foi a primeira paciente a ser atendida no mutirão de cirurgias eletivas promovido pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com os Governos Estadual e Federal. A ansiedade, segundo ela, foi superada pelo acolhimento que recebeu de toda equipe da Maternidade Municipal. “Cheguei muito nervosa para fazer uma cirurgia de hérnia, mas a forma como fui recebida me tranquilizou. Quero agradecer a Deus por essa oportunidade e a todos deste hospital que atende a gente com tanto carinho”, destacou a paciente.
O mutirão faz parte do Programa Agora tem Especialistas e as cirurgias foram agendadas durante a Feira Saúde Mais Perto, ação conjunta das Secretarias de Saúde de Juazeiro, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal. De acordo com o secretário municipal Helder Coutinho, a meta é de atender 300 pacientes em seis finais de semana com cirurgias de histerectomia, colecistectomia e hernioplastia, além de ultrassonografias na Policlínica Municipal, para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.
“O objetivo é desafogar a demanda destes procedimentos reduzindo a fila de espera. O Hospital materno infantil está equipado e preparado para oferecer a todos um atendimento humanizado. Estamos no segundo final de semana dessa ação pioneira, atendendo mulheres de Juazeiro e de outros municípios da região”, reforçou Coutinho.
Para Luan Silva, instrumentador que acompanha as cirurgias, a estrutura oferecida pelo hospital aos pacientes e equipe médica é de qualidade e atende as necessidades de todos. “Uma estrutura adequada e equipe preparada para atender a todos. Fomos muito bem recebidos e auxiliados com muito profissionalismo e dedicação”, expôs.
O prefeito Andei Gonçalves foi dar as boas-vindas aos pacientes e destacou o trabalho das equipes em prol de uma saúde cada vez mais forte. “Estes atendimentos são essenciais para baixar a sobrecarga e possamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde no município”, pontuou
Ascom
A Secretaria de Saúde de Juazeiro conseguiu a aprovação no Conselho de Saúde do município da proposta do repasse da administração da Maternidade de Juazeiro para a responsabilidade do Governo do Estado da Bahia.
A proposta foi apresentada aos conselheiros durante a reunião ordinária do órgão deliberativo nesta terça-feira (13) pelo secretário de Saúde, Fernando Costa. A intenção se dá devido à incompatibilidade dos recursos que são destinados à unidade de saúde, a qual atende, além de Juazeiro, mais 52 municípios.
De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Costa, a Maternidade de Juazeiro, atualmente, absorve uma demanda muito grande de outros municípios, mas não recebe um valor compatível a estes atendimentos.

O Hospital Dom Malan, em Petrolina, continua sendo a maternidade que mais realiza partos em Pernambuco, com a marca de 3.454 registrados apenas no primeiro semestre de 2021. O número corresponde a uma média de quase 600 partos por mês, um recorde no estado.
A unidade materno-infantil, localizada no sertão de Pernambuco, é referência em alto risco para 2 milhões de pessoas dos mais de 50 municípios da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA).
Outro dado que merece destaque é referente à pesquisa de satisfação do usuário, feita pela Ouvidoria do serviço com pacientes e acompanhantes. Neste mesmo período, 97,07% dos entrevistados consideraram o serviço bom/excelente.
A sexta-feira (22) foi dia de vacinação para os profissionais que trabalham no Hospital Materno Infantil ou Maternidade de Juazeiro, como é mais conhecida a unidade. Médicos, enfermeiras e técnicas em enfermagem receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“É uma alegria enorme a gente ter essa oportunidade de ser vacinado. Considero um momento extremamente importante pra todo mundo que tá na linha de frente”, declarou o médico anestesista Alberto Irmão, um dos mais de 90 profissionais que serão vacinados na unidade.

Protesto pacífico em frente à prefeitura.
Na manhã desta sexta-feira (18), um grupo de mulheres se uniu em frente ao Paço Municipal de Juazeiro (BA) para realizar um protesto pacífico. Na manifestação, as mães pediram mais investimentos na saúde pública, especialmente no Hospital Materno Infantil.
O objetivo é evitar que novas gestantes percam seus filhos na unidade, como aconteceu com algumas delas. No caso mais recente, Géssica Ferreira deu à luz no chão do hospital e sua bebê faleceu três dias depois por falta de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.
O Ministério Público (MP-BA) determinou, nesta semana, que a Prefeitura realizasse reformas e aquisição de novos equipamentos para a maternidade.

Local não tinha cadeiras de rodas para acomodar a gestante, segundo denúncia.
Na tarde dessa sexta-feira (28), por volta das 13h27, uma mulher deu à luz no chão do Hospital Materno Infantil de Juazeiro (BA). Segundo informações de uma acompanhante que estava na unidade, ela chegou em trabalho de parto e foi informada de que não havia cadeiras de rodas para acomodá-la.
“Mesmo sentindo muitas dores e pedindo ajuda, deixaram ela sentada nas cadeiras da recepção, aguardando atendimento. Não veio ninguém. Quando ela não aguentou mais, pediu que a irmã a deitasse no chão e teve o bebê ali mesmo”, disse a acompanhante.
A gestante só recebeu assistência de profissionais após o nascimento da criança, de acordo com o relato da acompanhante. “Quando a irmã da gestante percebeu que o bebê dela já estava nascendo, saiu correndo para pedir ajuda. Nós que estávamos presenciando a situação é que socorremos ela. Só depois que ela já tinha dado à luz, o médico apareceu”, disse.

Funcionário acionou a Justiça para buscar direitos (Foto: Blog Waldiney Passos)
No dia 6 de janeiro, Petrolina registrou uma forte chuva durante a noite. Um funcionário do Hospital Dom Malan/IMIP fez um vídeo para mostrar a situação da unidade, que registrou alagamentos em algumas áreas. Dois dias depois das imagens circularem em grupos de WhatsApp, ele e uma colega de trabalho foram demitidos por justa causa.
LEIA TAMBÉM
Em conversa com o Blog Waldiney Passos, o funcionário – que será mantido em sigilo – desmentiu a nota encaminhada pela assessoria do hospital que alegava não ter havido corte de profissionais. “Minha demissão e de minha amiga foi no dia 8 de janeiro. Fomos informados que agimos com improbidade ao fazer o uso do celular dentro do hospital e por causa do vídeo fomos demitidos por justa causa“, relatou à nossa equipe.
Ele e sua colega eram terceirizados pela Solunni Serviços Especializados, prestadora de serviços no HDM cuja sede é no Recife. O conceito de improbidade é “falta de honradez, de integridade, de lisura”. Ou seja, a empresa entendeu que os profissionais erraram ao mostrar a realidade do hospital.
Como se não bastasse ter que encarar a falta de estrutura, atraso em alguns procedimentos e deficiências na execução de serviços, a população de Juazeiro (BA) tem que enfrentar a arrogância, prepotência e descaso de alguns profissionais que atuam em unidades de saúde do município.
Hoje (13), a vez foi da gestante Vanessa Lopes Pereira, de 24 anos. Ela contou ao Blog Waldiney Passos, que após sentir fortes dores na barriga, procurou o posto de saúde do bairro Perda do Lorde, onde mora. No entanto, ao chegar na unidade, foi informada que não havia médico para atendê-la, e que ela deveria procurar atendimento no Hospital Materno Infantil de Juazeiro.
Na maternidade de Juazeiro, através da triagem, a jovem foi encaminhada para o Médico Alexandre Mariano. Durante o atendimento, o médico destratou a paciente, e afirmou que a mesma deveria procurar o posto e não a maternidade, ainda segundo a paciente, o médico criticou a gestão municipal.
“Eu vou ficar atendendo aqui, corrimento vaginal, você é a terceira pessoa seguida que eu atendo com corrimento. Eu não sou obrigado a ficar atendendo isso não. Aqui é um hospital, não é um posto de saúde. Se não tem médico no posto de saúde, procura em outro posto de saúde”, diz o médico em gravação feita pela própria paciente, durante o atendimento.

(Foto: Ascom/PMJ)
Por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), a Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA) entregou, na última quinta-feira (5), novos equipamentos de média e alta complexidade, fardamentos e outros materiais para melhorar as ações desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e Hospital Materno Infantil de Juazeiro. A entrega aconteceu no auditório do SAMU.
A Superintendente de Atenção Especializada, Cilene Duarte, destacou com satisfação a aquisição dos equipamentos e materiais destinados ao socorro da população. “É uma grande vitória, hoje, a entrega desses equipamentos para somar e fortalecer ainda mais a saúde do nosso município. A prefeitura está trabalhando a todo vapor para que as coisas aconteçam da melhor forma possível e beneficie o maior número de pessoas”, ressaltou.
Ao SAMU, foram entregues 12 macas para as ambulâncias do serviço e fardamento para os socorristas, sendo 28 macacões e 56 camisas. A Maternidade recebeu uma mesa cirúrgica elétrica para parto. Já a atenção básica foi contemplada com uma ambulância social, que será encaminhada para a UBS do distrito de Mandacaru.

(Foto: Internet)
O Ministério Público da Bahia ajuizou na última sexta-feira (14), uma ação civil pública solicitando que a Justiça determine, de forma liminar, à prefeitura de Juazeiro (BA), a realização de imediatas reformas, adaptações e aquisição de equipamentos exigidos pela Vigilância Sanitária para sanar as irregularidades identificadas no Hospital Materno-Infantil municipal. Segundo a ação, movida pela promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues, a maternidade ainda não possui alvará sanitário.
Na ação, a promotora explica que, embora medidas tenham sido adotadas para melhorar as condições do hospital, a unidade possui setores “que continuam apresentando problemas sérios e estruturais, notadamente a Lavanderia e o Centro de Material de Esterilização (CME)”. Conforme a ação, devido aos riscos de infecção, a Vigilância Sanitária emitiu parecer favorável à interdição dos dois setores.

(Foto: Reprodução/WhatsApp)
Fotografias que circulam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp da região, desde a manhã desta quarta-feira (12) mostram gestantes dormindo em bancos e cadeiras na Maternidade de Juazeiro (BA), localizada no bairro Santo Antônio. As imagens disseminadas na internet, mostram o descaso e desrespeito da gestão municipal com as pacientes.
A mensagem descritiva que acompanha as fotos, afirma que as mulheres grávidas resolveram dormir de forma improvisada por que no Hospital não tem leitos disponíveis para abrigar todas as pacientes.

Hospital Materno Infantil de Juazeiro.
A Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro informou o Hospital Materno Infantil do município está com seus 62 leitos ocupados, em estado de superlotação e com pacientes de alto risco na unidade necessitando de transferência para Unidade de Alta Complexidade. A unidade de saúde está inclusa na pactuação da rede PEBA que, além de Juazeiro e Petrolina, atende ainda mais 53 municípios de Pernambuco e Bahia.
O grande número de gestantes que chega até o hospital é crescente e contínuo e, por isso, a gestão municipal informou à rede PEBA e ao Estado da Bahia que necessita de ajuda para o momento e para reforçar a importância em reordenar a rede PEBA.
A Secretaria da Saúde solicitou aos municípios restrição aos encaminhamentos para a unidade hospitalar. O funcionamento para casos de urgência e emergência continuarão de forma restrita. De acordo com a pasta, essa medida é necessária para assegurar a assistência aos pacientes que já se encontram no hospital.

(Foto: Internet)
A Prefeitura de Juazeiro irá entregar nesta sexta-feira (17), às 9h, novos equipamentos e mobílias à Maternidade Municipal e ao Hospital da Criança. O material é fruto de convênio oficializado essa semana com o governo do Estado no valor de R$ 633 mil e faz parte do programa “Toda Sexta tem Obra”.
A inauguração da Unidade Básica de Saúde de Maniçoba, que estava prevista para essa sexta-feira, foi transferida para o próximo dia 24. No entanto, a unidade passa a atender aos usuários já a partir da próxima segunda-feira (20).

(Foto: Divulgação)
Na manhã desta quinta-feira (09), uma equipe multiprofissional da Maternidade de Juazeiro recebeu no local, gestantes acompanhadas na Unidade Básica de Saúde de Palmares. A iniciativa faz parte do projeto ‘Boas Vindas’.
A secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, realizou a abertura da atividade, acompanhada pela equipe de superintendentes da Secretaria de Saúde de Juazeiro. O projeto ‘Boas Vindas’ foi criando com o intuito de preparar mulheres para o momento do parto.
“É uma estratégia para levar mais informação para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal na nossa Atenção Básica e que irão parir na nossa Maternidade. Durante esses encontros, elas vão conhecer todo o trabalho que é desenvolvido aqui, além de tirar suas dúvidas sobre como se preparar para o trabalho de parto”, explica a secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro.
As atividades do projeto são divididas em dois momentos. Um deles será realizado todas as quintas-feiras, a partir das 10h, na Maternidade. Durante este encontro, as gestantes vão conhecer o trabalho desenvolvido no local, e como será seu acompanhamento, desde o momento da triagem até o trabalho de parto.
O outro momento será por meio de visitas da equipe da Maternidade nas Unidades Básicas de Saúde, com a promoção de uma roda de conversa que visa tirar dúvidas das gestantes sobre a gestação, amamentação e outros temas.