Prefeitura intensifica treinamento da Guarda Municipal com equipamentos de tecnologia não letal

Treinamento reforça atuação segura e eficiente dos agentes em ocorrências do dia a dia

Dando continuidade ao calendário de treinamento da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura de Petrolina, por meio do Centro  Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, realizou nesta terça-feira (28) uma capacitação sobre o uso responsável de materiais de tecnologia não letal, ou seja, equipamentos com menor potencial de causar lesões. A iniciativa busca atualizar o conhecimento dos guardas civis municipais e contou com a participação de Agente de Trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

A capacitação foi dividida em duas etapas, uma teórica e outra prática buscando ampliar a capacidade operacional e garantir que as técnicas sejam aplicadas com ainda mais eficiência nas ocorrências do dia a dia. Entre os equipamentos e materiais não letais apresentados na formação estavam sprays incapacitantes, dispositivos pirotécnicos, munições de impacto controlado do tipo elastômero (borracha) calibre 12, entre outros equipamentos.

LEIA MAIS

Guarda Municipal de Petrolina conduz menor por porte ilegal de arma de fogo

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Segurança Pública, intensificou o policiamento ostensivo e preventivo nas comunidades com atuação da Guarda Civil Municipal (GCM). Durante patrulhamento noturno realizado nesta semana, uma equipe abordou um adolescente em atitude suspeita nas proximidades de um supermercado atacadista, no bairro Cohab Massangano.

Durante a abordagem, os agentes encontraram com o menor uma arma de fabricação caseira, semelhante a uma pistola, além de um aparelho celular modelo iPhone 8 Plus, na cor rosa.

O adolescente foi encaminhado, junto com o material apreendido, à delegacia do bairro Ouro Preto, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

LEIA MAIS

Raquel Lyra anuncia construção do Hospital Municipal com maternidade durante agenda em Petrolina

Governadora de Pernambuco Raquel Lyra

Durante agenda oficial em Petrolina, a governadora Raquel Lyra anunciou a construção do Hospital Municipal da cidade, que será implantado junto a uma nova maternidade, ampliando a rede de atendimento de saúde no Sertão do São Francisco.
A iniciativa, segundo a governadora, faz parte de um conjunto de investimentos estruturantes voltados à requalificação da saúde pública em Pernambuco. O projeto será executado em parceria com a gestão municipal e contará com recursos garantidos pelo Governo do Estado.
LEIA MAIS

Vereador Diogo Hoffmann propõe homenagem ao Hospital Municipal no aniversário de 1 ano

A Câmara Municipal de Petrolina votará, nesta terça-feira (19), uma Moção de Congratulações ao Hospital Municipal Doutor Alírio Brandão, proposta pelo vereador Diogo Hoffmann. A homenagem também se estende à Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo secretário João Luís Barreto.

A iniciativa destaca o primeiro ano de funcionamento do hospital, considerado um marco para a rede pública municipal, com milhares de atendimentos realizados e serviços que têm sido reconhecidos pela população pela qualidade e eficiência.

LEIA MAIS

Inscrições para a 13ª Conferência Municipal de Saúde em Petrolina abrem nessa quinta-feira

Com o objetivo de elencar propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos, a Prefeitura de Petrolina e o Conselho Municipal de Saúde abrem, nessa quinta-feira (10), as inscrições para a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado na próxima sexta-feira (18), das 7h30 às 17h30, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).
A Secretaria de Saúde informa que trabalhadores da área e usuários do SUS podem se inscrever gratuitamente pelo link https://www.even3.com.br/13cmspetrolina-597014/ ou presencialmente na sede do Conselho Municipal de Saúde, localizada na Avenida Fernando Góes, das 8h às 12h, até o dia 16. No dia da Conferência as inscrições podem ser feitas até às 9h para quem, por algum motivo, não conseguir pelo link ou pessoalmente na sede do Conselho Municipal de Saúde.
Com o tema central “Humanização das práticas em saúde: cuidar das pessoas, defender a vida e fortalecer o SUS”, a Conferência espera reunir cerca de 200 participantes, entre representantes de usuários do SUS, profissionais de saúde, prestadores de serviços, gestores e membros do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina.

Paralização: Médicos de Petrolina param por 24h nesta quinta-feira em Petrolina, atendimento fica suspenso na zona rural

Em virtude da realização da Assembleia Geral com os profissionais da rede municipal de saúde em Petrolina (PE), convocada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), com programação para esta quinta-feira (19), às 10h, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGPREV), os médicos vinculados a rede municipal devem deflagrar paralisação de 24h, mantendo apenas os serviços essenciais (Urgências e Emergências).

Da pauta de reivindicações constam: reajuste do salário base, insalubridade, condições de trabalho, segurança e transporte para as áreas da Zona Rural.

Unidades Básicas de Saúde de Petrolina vão ter atendimento diferenciado nos próximos dias

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido a participação dos médicos durante assembleia da categoria e no Congresso de Cardiologia do Vale do São Francisco, nessa quinta (19) e sexta-feira (20), o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina vai sofrer alteração.

Na zona rural, nos dois dias não haverá atendimento, os procedimentos serão normalizados na segunda-feira (23). Já na zona urbana, os pacientes serão atendidos na sexta-feira (20) das 14h às 17h.

Após reforma e ampliação, serviços da Policlínica Municipal de Petrolina retornam para o prédio próprio

 

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A Prefeitura de Petrolina informa que os serviços da Policlínica Municipal, já retornaram para o prédio localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, s/nº, próximo a Câmara de Vereadores. O horário de funcionamento é das 7h às 21h.

Após a reforma, o local agora conta com um espaço mais amplo e confortável para atendimento da população. Durante o período de reforma, a unidade estava funcionando na Rua Dr. José Maria, Nº 48, no Centro.

A partir de agora, o equipamento conta com 22 novos espaços ofertando atendimentos médicos em ortopedia, pneumologia, cardiologia, neurologia, entre outros, com mais conforto e comodidade aos petrolinenses. Na policlínica, são realizados mais de 9 mil atendimentos por mês, entre exames e consultas com especialistas.

Diretórios estadual e municipal do PT cedem e declaram apoio à candidatura de Marília Arraes no Recife

Depois de trabalharem intensamente para rifar a pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife em prol da manutenção da aliança com o PSB em Pernambuco, os diretórios estadual e municipal do PT decidiram apoiar o nome da neta do ex-governador Miguel Arraes na eleição deste ano. Presidente do PT-Recife, Cirilo Mota ressaltou, no entanto, que a sigla não pretende fazer oposição aos socialistas no Estado, mas sim reforçar o campo de esquerda no pleito.

Desde o início do ano, o Diretório Nacional do PT lançou o nome de Marília como candidata no Recife, mas as instâncias locais da agremiação, lideradas pelo senador Humberto Costa (PT), resistiam em romper com o PSB. No fim de junho, 37 dos 44 delegados do PT no Recife decidiram que o partido não lançaria candidatura própria na cidade. No dia 26 de julho, o Diretório Estadual petista optou por seguir a decisão da municipal. Na última sexta-feira (31), porém, a Nacional voltou a confirmar a presença da parlamentar na disputa recifense, fato que levou os presidentes estadual e municipal da legenda a se reunirem com a pré-candidata na última segunda-feira (3).

“Esse diálogo é fundamental para fortalecer a unidade no partido e também para avançarmos nas propostas que serão apresentadas aos recifenses com maior intensidade a partir de agora”, afirmou Marília, através de nota, após o encontro com os dirigentes partidários.

Ao Jornal do Commercio, Cirilo Mota disse acreditar que houve uma “intervenção” do Diretório Nacional do PT nos órgãos locais da sigla, mas que a decisão partidária será respeitada. “Seremos um projeto alternativo no campo de esquerda. A gente não sabe se a direita vai ter mais de uma candidatura, então vamos trabalhar para derrotar esse campo político, não faremos oposição ao PSB. A gente acreditava que a melhor tática era a aliança, mas respeita a decisão nacional. Agora vamos nos concentrar em derrotar o projeto da direita”, afirmou.

Ainda de acordo com o presidente, o Diretório Municipal do PT se reunirá no próximo sábado com Marília Arraes para elaborar a tática da campanha da deputada. “Como até então nenhum partido declarou apoio ao projeto do PT, temos que discutir estratégias, possíveis coligações. Por isso marcamos esse novo encontro”, pontuou.

O presidente estadual do PT, deputado estadual Doriel Barros, foi procurado para comentar o caso, mas não quis se pronunciar. O senador Humberto Costa não atendeu às chamadas feitas pela reportagem até a publicação desta matéria.

A segunda-feira também foi marcada por um encontro entre os presidentes nacionais do PT, Gleisi Hoffman, e do PSB, Carlos Siqueira. O teor da reunião não foi divulgado, mas cogita-se que o Recife seria um dos temas principais, uma vez que a candidatura do deputado federal João Campos (PSB) é prioridade no seio socialista. Presente na reunião, o deputado federal José Guimarães (PT) limitou-se a dizer: “Recife já está definido desde a última sexta-feira. Nossa candidata é Marília Arraes”. Siqueira preferiu não falar sobre o encontro.

Secretaria de Educação de Petrolina esclarece vídeo de jovens se agredindo em escola municipal

Alunos chegaram às vias de fato.

Durante a manhã desta quinta-feira (01), um vídeo que mostrava jovens se agredindo em uma escola municipal de Petrolina (PE) circulou por grupos de WhatsApp. Nas imagens, dois adolescentes começam a brigar, depois, a confusão generaliza e outros jovens entram no tumulto.

A desordem aconteceu na Escola Municipal Professora Anete Rolim de Albuquerque Gomes, que fica no Pedra Linda, na zona norte da cidade. Segundo a secretária de Educação do município, “a gestão da unidade de ensino reuniu-se com os pais e responsáveis pelos alunos envolvidos e tomou as medidas cabíveis”.

LEIA MAIS

Fotos da prova da Guarda Municipal nas redes sociais e prisões põem em xeque lisura do certame

provas foram aplicadas nesse domingo (30).

Neste domingo (30), mais de 15 mil candidatos prestaram concurso público em busca de uma vaga na Guarda Civil Municipal de Petrolina. No entanto, a comprovação da ocorrência de tentativa de fraude no certame, com a prisão de cinco pessoas em flagrante, e o vazamento de fotos das provas em redes sociais colocam em xeque a lisura do exame.

As fotos começaram a circular em grupos de WhatsApp ainda neste domingo, mesmo antes de ser liberada no site da banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB).

LEIA TAMBÉM

Cinco pessoas são presas após fraude no concurso da Guarda Municipal de Petrolina

Segundo o item 10.25 do edital do concurso, “o caderno de prova será disponibilizado para os candidatos no site do IDIB, no dia seguinte ao da aplicação das provas”. Ou seja, somente nesta segunda-feira (1º) os candidatos poderiam ter acesso às provas do concurso, já que não era possível sair de sala com o caderno.

Alunos de escola pública vão lançar jornal em Juazeiro

Depois de algumas reuniões de pauta os alunos definiram o conteúdo editorial. (Foto: ASCOM)

Os alunos do 1º ao 5º ano da escola Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro, BA, com idades entre 6 e 12 anos, surpreenderam os pais e professores com uma iniciativa inusitada.

Reunidos em pequenos grupos e assumindo as posições estratégicas de jornalistas, diagramadores, ilustradores e editores dos jornais de gente grande, eles estão concluindo a primeira edição e lançam em breve a publicação oficial da escola com o sugestivo nome, ‘Notícias Escolares’.

O jornal, com quatro páginas em tamanho ofício, terá uma tiragem inicial de 5 mil exemplares e será distribuído com a comunidade escolar e os vizinhos do bairro Alagadiço. Para viabilizar o projeto, permitindo principalmente a distribuição gratuita do jornal, a diretoria da escola recebeu o apoio da Agrovale.

LEIA MAIS

PEC do Simples Municipal é aprovada em primeiro turno

Por unanimidade, com 64 votos, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (16), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/2015, que prevê prestação de contas simplificada para municípios de pequeno porte. A proposta ainda precisa passar por três sessões de discussão antes da votação em segundo turno. Em seguida, será votada na Câmara dos Deputados.

Autor da proposta, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) disse que a nova norma constitucional, a ser regulamentada em lei, favorece a adoção de regras mais simples para a celebração de convênios e transferências de créditos da União e estados. Atualmente, observou, os pequenos e grandes municípios seguem os mesmos critérios de prestação de contas, o que acaba prejudicando as administrações municipais de menor porte, que sofrem com a elevada burocracia.

Relator da proposta, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) destacou que a PEC simplifica o funcionamento de mais de 60% dos municípios brasileiros, assim considerados aqueles com até 15 mil habitantes. Na prática, a definição das novas regras de prestação de contas ainda deverá ser feita pelos parlamentares por meio de projeto de lei complementar depois que a PEC for aprovada na Câmara dos Deputados.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/2015, que vem sendo chamada de “Simples municipal”, busca garantir um tratamento diferenciado para os pequenos municípios, facilitando o acesso a mais recursos e tornando a prestação de contas mais condizente com a realidade que experimentam, de escassez de estrutura e de mão de obra com a necessária qualificação técnica para lidar, por exemplo, com as complexidades que envolvem a celebração de acordos entre municípios, estados e a União.

Prefeitura de Petrolina acelera processo de liberação de alvarás para construção e reforma de casas

(Foto: Internet/Ilustração)

A Prefeitura de Petrolina (PE) está realizando um mutirão, desde a última quarta-feira (18), para desengavetar processos que se encontravam arquivados há mais de cinco anos. Agora os procedimentos para obter alvarás para construção, reformas e funcionamento das empresas ficou mais fácil e rápido.

De acordo com a Secretaria da Fazenda Municipal, as taxas chegavam a demorar até 90 dias para serem emitidas e agora são liberadas imediatamente. Os cidadão que desejam passar pelo processo devem procurar o setor responsável na Prefeitura, munido da documentação exigida para cada procedimento.

“Trabalhar para deixar os serviços da Prefeitura mais ágeis é uma determinação do prefeito Miguel Coelho. Entendemos que a demora no licenciamento, por exemplo, muitas vezes acaba por incentivar as irregularidades. Com menos burocracia, o contribuinte pode terminar sua obra mais rápido, conseguir o alvará com maior facilidade e o município garante importantes recursos para aplicar na melhoria da cidade”, disse Rodrigo Amaro, secretário da Fazenda.

Equipe de transição de Júlio Lossio entrega novos documentos à equipe de Miguel Coelho

(Foto: ASCOM)

(Foto: ASCOM)

Nesta quarta-feira (30), a equipe de transição do atual prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lossio, deu andamento a mais uma etapa do processo de transição de governo municipal. Novos documentos que tratam sobre pessoal e folhas de pagamento foram entregues ao grupo do prefeito eleito, Miguel Coelho.

De acordo com a presidente da comissão do governo de Julio, Lúcia Giesta, documentos que tratam do funcionamento das creches do programa “Nova Semente” também foram oferecidos ao grupo de transição de Miguel. Segundo Lúcia, a prefeitura tem cumprido todos os prazos estabelecidos para entrega de informações e documentos.

A presidente da comissão afirmou que o prefeito Júlio Lossio quer que o processo de transição aconteça da melhor forma possível, com transparência e eficiência.

Alunos da rede municipal de ensino de Petrolina se submeteram a prova de Avaliação Nacional de Alfabetização

(Foto: ASCOM)

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) produz indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. (Foto: ASCOM)

Com a finalidade de avaliar o nível de alfabetização dos educandos do 3º ano do ensino fundamental, estudantes da rede municipal de ensino de Petrolina (PE) foram submetidos à prova de Avaliação Nacional da Alfabetização.

O exame busca ainda produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino e concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Avaliação Nacional da Alfabetização

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) produz indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. A secretaria adjunta de Educação, em Petrolina, Lindamária Amorim explica que além  aplicação do teste de desempenho ao estudante, a Seduc também  desenvolve uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.

“A estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, explica Lindamária.

12