João Campos entra na reta final como prefeito do Recife e intensifica agenda antes de disputar o Governo de Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos, entrou nesta segunda-feira (30) em sua última semana à frente da gestão municipal, iniciando a contagem regressiva para deixar o cargo e se dedicar integralmente à disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A saída ocorre dentro do prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral e faz parte da estratégia política já anunciada pelo gestor, que oficializou sua pré-candidatura no último dia 20.

Com uma agenda intensa prevista até os últimos dias de mandato, João Campos tem buscado manter o ritmo de entregas e compromissos, reforçando sua presença nas ruas e a imagem de gestor ativo. Neste domingo (29), em seu último fim de semana como prefeito, ele utilizou as redes sociais para compartilhar uma visita ao Parque da Tamarineira, onde realizou uma corrida e aproveitou para vistoriar o equipamento público, cuja segunda etapa foi entregue recentemente. Em tom de despedida, destacou que, apesar do sentimento de saída, ainda há muito trabalho a ser feito.

A movimentação acontece em paralelo ao avanço das articulações políticas que sustentam sua candidatura ao Governo do Estado. João Campos se consolida como o principal nome do PSB em Pernambuco e tem ampliado sua base de apoio com alianças estratégicas. A chapa apresentada dentro da Frente Popular inclui a ex-deputada federal Marília Arraes como candidata ao Senado, além da construção de um arco de alianças que envolve diferentes partidos.

Um dos movimentos mais relevantes ocorreu no último sábado (28), quando o Partido dos Trabalhadores oficializou apoio à candidatura do pessebista. A decisão foi tomada durante reunião do diretório estadual, em Olinda, e aprovada por ampla maioria, com 59 votos favoráveis e 12 contrários. O apoio fortalece significativamente o projeto político de João Campos, ampliando sua base eleitoral e consolidando uma aliança com o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, o senador Humberto Costa confirmou posteriormente o alinhamento com a candidatura, reforçando o bloco político que se forma para a disputa estadual. Com isso, João Campos entra na reta final de sua gestão municipal buscando equilibrar a conclusão do mandato com a construção de sua candidatura, em um cenário que já começa a ganhar forma e promete ser um dos mais disputados da política pernambucana nos próximos anos.

Leonardo Bandeira coloca nome à disposição como pré-candidato a deputado federal e reforça compromisso com Juazeiro

Juazeiro vive um momento importante de discussão sobre representatividade política e fortalecimento de sua voz em Brasília. É nesse cenário que o ex-vice-prefeito do município, Leonardo Bandeira, coloca seu nome à disposição como pré-candidato a deputado federal.

Filho de Teresa Cristina e do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, Leonardo carrega uma trajetória marcada pelo serviço público e pela ligação direta com o desenvolvimento da cidade. Foi vereador entre 2009 e 2012, período em que atuou na defesa de pautas importantes para a população, e mais recentemente exerceu o cargo de vice-prefeito de Juazeiro, de 2021 a 2024.

Em 2022, também contribuiu com o fortalecimento do setor produtivo ao assumir a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, ampliando sua experiência na gestão pública e no diálogo com diferentes regiões. Agora, ao colocar seu nome como pré-candidato, Leonardo reforça o compromisso com Juazeiro e com o potencial que o município representa no cenário nacional e internacional.

“Juazeiro é uma cidade grande, de potencial. Uma cidade importante não só para a Bahia, mas para o Brasil e para o mundo. É daqui que saem frutas para o mundo inteiro. Uma cidade desse tamanho precisa ter um filho da terra como voz em Brasília”, destacou.

A pré-candidatura surge com o objetivo de ampliar a representatividade de Juazeiro no Congresso Nacional, fortalecendo pautas ligadas ao desenvolvimento econômico, à agricultura irrigada e à melhoria da qualidade de vida da população. Com experiência administrativa e raízes firmes no município, Leonardo Bandeira se apresenta como um nome que conhece a realidade local e que pretende defender os interesses da região em nível federal.

Ascom

Carlos Britto assume presidência do PL em Petrolina e lança oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal

Um novo capítulo começa no Sertão: coragem, propósito e compromisso ganham voz rumo a Brasília. O Partido Liberal realizou nesta sexta-feira (20), em Petrolina, o ato oficial de filiação do jornalista Carlos Britto ao partido e o lançamento da “Dobradinha do Sertão”, com Britto como pré-candidato a deputado federal e Lara Cavalcanti como pré-candidata a deputada estadual.

O evento reuniu a imprensa, lideranças estaduais e municipais, entre elas o presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, o deputado federal André Ferreira, o deputado estadual Abimael Santos e a presidente do PL Mulher Pernambuco, Izabel Urquiza. A cerimônia marcou um novo momento de fortalecimento do partido no Sertão.

Durante a solenidade, Anderson Ferreira destacou que a chegada de Carlos Britto amplia a representatividade da legenda na região. “O PL cresce em Pernambuco com organização e estratégia. A filiação e presidência de Britto fortalece o partido no Sertão e consolida um projeto que olha para o interior como prioridade”, afirmou.

Em discurso firme e carregado de emoção, Carlos Britto ressaltou sua trajetória e assumiu o compromisso de representar o Sertão em Brasília. “Hoje eu não falo apenas como jornalista. Falo como sobrevivente, como filho da periferia de Petrolina que venceu obstáculos para estar aqui. Sei o que é a escassez, sei o que é a dor de quem não é ouvido. Mas também sei o que é levantar todos os dias e correr atrás”, declarou.

Britto afirmou que a decisão de se filiar ao PL representa um passo além na sua atuação pública. “Chegou a hora de transformar experiência em ação direta. Estou pronto para ser parte das soluções, lutar pelos jovens que precisam de oportunidade, defender os empreendedores, fortalecer o agronegócio e dar voz firme ao Sertão na Câmara Federal. Esse não é um projeto pessoal, é um projeto pelas pessoas.” O ato também oficializou a presidência de Carlos Britto no PL local.

Ascom

Wanderley Alves sinaliza pré-candidatura com apoio do grupo, mas reforça compromisso com Carlos Britto

O vereador Wanderley Alves (PDT) foi o convidado do programa Espaço Aberto, da Rádio Rural FM, nesta Quarta-feira de Cinzas, e falou sobre a possibilidade de disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2026.

Durante a entrevista, Wanderley confirmou que tem sido incentivado por parte da população a colocar seu nome como pré-candidato. Segundo ele, a provocação popular tem aumentado nos últimos dias, principalmente após a repercussão de sua expressiva votação nas eleições municipais de 2024, quando ficou entre os mais votados da história de Petrolina.

Apesar de admitir a possibilidade, o vereador deixou claro que a decisão não será isolada.

“Não é uma decisão que vai ser tomada apenas por mim. Precisa ser discutida com o grupo. Vou conversar com Miguel, com Simão e com as lideranças para avaliar essa viabilidade”, afirmou.

LEIA MAIS

Vereador Wanderley Alves não descarta pré-candidatura a deputado estadual em 2026

 

Vereador de Petrolina Wanderley Alves (PDT)

O vereador Wanderley Alves afirmou, em conversa com a imprensa, que segue totalmente focado no mandato na Câmara Municipal de Petrolina, mas não descarta a possibilidade de disputar uma vaga como deputado estadual nas eleições de 2026.

Segundo ele, o momento é de trabalho e compromisso com a população. “A população me elegeu para ser o vereador do povo e quero fazer apenas isso: ser a voz e o representante daqueles que mais precisam”, destacou.

O parlamentar vem se destacando pela atuação próxima das comunidades, realizando visitas frequentes aos bairros, ouvindo demandas e buscando soluções junto à prefeitura, o que tem fortalecido o trabalho do gabinete e ampliado o reconhecimento popular.

LEIA MAIS

Oficialização da pré-candidatura de Andrei Gonçalves (MDB) à prefeitura de Juazeiro-BA será realizada nesta sexta-feira (14)

Está chegando o grande dia da oficialização da pré-candidatura de Andrei Gonçalves (MDB) a prefeito de Juazeiro–BA. O evento será realizado nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, no antigo restaurante Anita, localizado no bairro Angari.
Com o apoio do MDB, Andrei participa pela primeira vez como pré-candidato nas eleições de Juazeiro e vem se destacando como um nome novo, que será responsável pela renovação do município.
“O lançamento da minha pré-candidatura vai representar um novo momento não só para MDB, mas também para a política de Juazeiro. Eu me coloco como um nome novo, como uma primeira opção, pois desde que aceitei esse desafio, venho pensando e discutindo projetos que vão resultar em uma verdadeira renovação na forma de gerir o nosso município”, destaca Andrei.
Durante o ato de lançamento da pré-candidatura de Andrei, também será realizada a oficialização das pré-candidaturas a vereador e vereadora pelo MDB.
“Convido a todos para participar desse momento com todo o nosso time, que segue forte e unido em prol de um projeto de renovação para Juazeiro. Nosso município pede por mudanças e tenho certeza de que juntos construiremos um futuro melhor para nossa cidade”, reforça Andrei.

Federação REDE/PSOL alinha entendimento com Isaac e PT para construção da majoritária

A Federação partidária, formada pelos partidos Rede Sustentabilidade e PSOL, chegou a um consenso sobre a pré-candidatura de Isaac Carvalho (PT) para prefeito de Juazeiro. A declaração foi feita pelos presidentes municipais, Gustavo Amorim (REDE) e Breno Rainan (PSOL).

A crescente onda de apoio a Isaac Carvalho para prefeito de Juazeiro tem sido notável nos últimos dias. Diversos partidos e lideranças políticas importantes da cidade têm declarado publicamente seu apoio a Isaac, a exemplo do PSB e PSD. Fato que demonstra um movimento significativo em favor do ex-prefeito.

“Isaac é muito bem avaliado pela população e já fez muito pelo Município, por isso que nos juntamos ao time e decidimos fechar o alinhamento com a majoritária e sua pré-candidatura”, decretou o presidente da REDE, em Juazeiro, Gustavo Amorim.

Para a Federação REDE/PSOL, o nome de Isaac Carvalho atende à vontade popular de mudança no governo municipal. “Os juazeirenses não aguentam mais tantos desmandos da atual gestão. O povo quer mudança e Isaac já mostrou que é capaz de colocar Juazeiro nos trilhos do desenvolvimento social e econômico”, acrescentou Gustavo.

Para interlocutores do ex-prefeito, esse alinhamento gera um impacto significativo nas eleições, e é interessante observar como as alianças políticas estão se formando em torno da sua pré-candidatura. Já Isaac fez questão de ressaltar que os partidos da federação também são da base do Presidente Lula e agradeceu pelo apoio.

“Fico feliz por poder observar que a nossa caminhada está cada vez mais fortalecida. A REDE e o PSOL estão alinhados com o Governo Lula e juntos vamos construir um novo caminho para que Juazeiro saia desse atraso e desse caos em que se encontra. Vamos trabalhar juntos para que a nossa cidade volte a ser uma referência positiva na região”, disse o pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho.

Ascom Isaac Carvalho

Denise Lima 2022: confirmada a pré -candidatura a deputada estadual pelo PC d B

A pré-candidata a deputada estadual Denise Lima (PC do B) esteve reunida nos últimos dias com a direção estadual do Partido Comunista do Brasil – PC do B e com a Vice-governadora Luciana Santos, Deputado Federal Renildo Calheiros, Marcelino Granja, Presidente Estadual do PC do B e Robério Granja Presidente Municipal da sigla e finalmente sacramentou sua disposição em ser postulante a uma vaga na Assembleia legislativa de Pernambuco – ALEPE.

Denise Lima vinha nos últimos 12 meses construindo uma série de pontes políticas em Petrolina e região e havia sido intensificada suas articulações nos últimos 06 meses. Porém, nesse percurso sofreu uma baixa no seu staff com o falecimento do esposo o advogado e recém-eleito conselheiro da OAB Sauro Morenno, o que fez a mesma precisar reavaliar o cenário e as novas condições tendo em vista que havia sido paralisado sua pré-campanha em 04 meses.

LEIA MAIS

Prefeito de Cupira e ex-prefeito de Primavera ampliam palanque de Miguel Coelho

A pré-candidatura de Miguel Coelho ao Governo do Estado se consolida como a que atrai o maior volume de lideranças políticas na oposição. Nesta sexta-feira (08), o ex-prefeito de Petrolina recebeu, no Recife, visitas de vários políticos pernambucanos. Dentro dessa agenda, Miguel teve a confirmação de mais dois importantes aliados, o prefeito de Cupira, Zé Maria, e o ex-prefeito de Primavera, Rômulo “Pão com Ovo”.

Com a chegada dos dois políticos do Agreste e da Mata Sul, o pré-candidato a governador amplia seu palanque para mais de 80 prefeitos e ex-prefeitos. São lideranças de diversos partidos, como União Brasil, Podemos, PSD, PP, MDB, Avante, até integrantes do PSB.

O pré-candidato a governador também recebeu a visita, no Recife, do prefeito de Condado, Antônio Cassiano, e do ex-prefeito de Amaraji, Rildo Reis. Ambos já tinham se pronunciado sobre a necessidade de mudança em Pernambuco através de Miguel Coelho. O pré-candidato ao governo ainda conversou com o ex-ministro Mendonça Filho, que será candidato a deputado federal pelo União Brasil.

LEIA MAIS

Miguel Coelho afirma que polêmica sobre foto de oposicionistas ao lado de Bivar, não passa de “fofoca e fuxico de quem quer atrapalhar o Estado”

Encontro entre Raul Henry (MDB), Bivar (UB) e Paulo Câmara (PSB), nesta terça-feira

Uma foto de um encontro nesta terça-feira (15), em Brasília, reunindo Luciano Bivar, Paulo Câmara e Raul Henry, chamou a atenção de alguns setores da imprensa pernambucana, já que Bivar é o presidente nacional do União Brasil, partido gerado da fusão entre o DEM e o PSL.

E não era para menos, pois é do conhecimento de todos que o deputado federal do MDB Raul Henry, que é antagonista junto com Jarbas Vasconcelos do senador de oposição Fernando Bezerra Coelho no MDB, pai de Miguel Coelho, lançado pelo Democratas candidato ao governo do Estado, desde o ano passado, poderia estar articulando para tirar o União Brasil da esfera do prefeito de Petrolina.

Em várias declarações à imprensa, o deputado Luciano Bivar (PE), tem afirmado que a sigla está em tratativas “avançadas” com o MDB para formar uma federação. Segundo ele, as cúpulas dos partidos já decidiram pelo acordo e as bases regionais estão sendo consultadas, neste cenário os comentários são que Henry poderia estar servindo de ponte entre Bivar e Câmara.

Sobre o assunto, até o presente momento, Bivar não pronunciou sequer uma palavra, mas, para dirimir os boatos, o União Brasil reafirmou nas redes sociais que a prioridade do presidente da legenda é ter o maior número de candidatos aos governos estaduais nas eleições de 2022, inclusive no estado de Pernambuco, onde o pré-candidato é Miguel Coelho.

 

O Próprio prefeito de Petrolina também fez questão de jogar um balde de água fria nos ânimos dos adversários, em suas redes sociais ele postou uma foto ao lado de Luciano Bivar informando que sua pré-candidatura segue firme e forte.

“Excelente conversa com o presidente Luciano Bivar aqui em Brasília! Nossa pré-candidatura pelo União Brasil segue firme e forte para fortalecer o partido e mudar Pernambuco! O resto é fofoca e fuxico de quem quer atrapalhar o Estado”, escreveu Miguel.

Oficializada pré-candidatura de Miguel Coelho a governador de Pernambuco

Os presidentes nacional e estadual do Democratas (DEM): ACM Neto e Mendonça Filho respectivamente, abonaram a filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao partido, em ato realizado na tarde do último sábado (25), no Recife. Na oportunidade também foi oficializada a pré-candidatura de Miguel ao governo de Pernambuco. Com isso, o partido se consolida para liderar um novo ciclo político no Estado, a partir das eleições de 2022. Confira comentário de Waldiney Passos desta segunda-feira (27), no programa Super Manhã da Rádio Jornal Petrolina

PTB e PL fecham apoio a Miguel e base aliada já contabiliza 13 partidos

(Foto: Ascom Miguel Coelho)

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Liberal (PL) são mais duas agremiações a integrar a base da pré-candidatura de Miguel Coelho (MDB) à reeleição em Petrolina. Com os dois apoios, o atual prefeito petrolinense soma 13 legendas na composição rumo às eleições de 15 de novembro.

Já estão com Miguel o MDB, DEM, PTB, PL, PV, PP, PSDB, PSC, Republicanos, Avante, PRTB, PROS e Cidadania. O grupo representa a maior aliança em torno de uma futura candidatura em Petrolina, agregando também o maior número de postulantes a Câmara de Vereadores e tempo no guia eleitoral de rádio e TV.

Miguel ainda negocia com outros partidos com a meta de atingir 15 siglas para fortalecer sua pré-candidatura. “Intensificamos as articulações nessa fase antes da convenção. Já temos a maior aliança e um grande time lideranças e pré-candidatos a vereador. Com essa força política, temos convicção que ofereceremos o melhor programa de governo ao povo de Petrolina”, destaca Miguel Coelho.

(Fonte: Ascom Miguel Coelho)

DEM confirma pré-candidatura do Coronel Anselmo Bispo para majoritária em Juazeiro

Anselmo Bispo vai disputar eleições para prefeitura de Juazeiro.

O Diretório Municipal do Partido Democratas de Juazeiro (BA) indicou, na manhã desta sexta-feira (28), a escolha do nome do Coronel Anselmo Bispo para disputa majoritária na cidade baiana. Segundo o diretório, a decisão teve o respaldo nas definições da Executiva Estadual do Partido e no acordo estabelecido entre os três pré-candidatos Jonh Khoury, Anselmo Bispo e Kalber Fernandes.

Anteriormente, em nota, o partido havia informado que o critério utilizado para “definição do postulante do Partido ao cargo de prefeito para as próximas Eleições Municipais, se daria com base na melhor pontuação em pesquisas eleitorais“. Com isso, “o pré-candidato oficial do partido Democratas em Juazeiro para concorrer ao cargo de prefeito nas Eleições de 2020 será o Coronel Anselmo Bispo“.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota não será candidato em Petrolina. E o PSB deve apoiar Julio Lossio Filho

(Foto: ASCOM)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) não vai ser candidato a prefeito em Petrolina, apesar de algumas pessoas terem lançado o nome dele esta semana. O motivo é simples e definitivo: ele não quer.

Em entrevista, na manhã desta quinta-feira (27), à Rádio Jornal Petrolina, Patriota falou sobre o assunto e deixou transparecer que não está disposta a enfrentar uma campanha eleitoral.

Ele já havia dito que apoiaria o pré-candidato do PT, Odacy Amorim.

Apesar de reconhecer que quanto mais candidatos, mais fácil será para levar a disputa ao segundo turno, diz que direta ou indiretamente apoia Odacy.

O PSB, em Petrolina, ainda encaminha o apoio a Julio Lossio Filho (PSD). Falta oficializar.

Com informações de Igor Maciel, NE10

Julio Lossio pode ser o segundo pré-candidato a desistir de enfrentar Miguel Coelho em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Pré-candidato com maior índice de rejeição na cidade (22.2%) de acordo com a última pesquisa do instituto Opinião, divulgada em outubro do ano passado, o ex-prefeito Julio Lossio (PSD) tem dando sinais que realmente poderá desistir de disputar o próximo pleito em Petrolina. Essa possibilidade vem sendo cogitada deste o dia 24 de julho, quando o governador Paulo Câmara (PSB) esteve na cidade inaugurando o Hospital de Campanha. No dia anterior, o chefe do Executivo Estadual já tinha tomado uma decisão que mudou o jogo político por aqui, convidou o deputado Lucas Ramos (PSB) para assumir uma secretaria no Estado, tirando-o do páreo na disputa pela Prefeitura.

Com a desistência de Lucas e a confirmação da pré-candidatura a prefeita de Marília Arraes (PT) no Recife, caiu então no colo de Lossio a possibilidade de apoio do Palácio do Campo das Princesas, tanto que uma reunião foi marcada e realizada no Recife. Mas, segundo fontes próximas ao governador, uma declaração do ex-prefeito, naquele mesmo dia, teria desagradado Câmara. Ao falar a imprensa ele disse que, caso sua esposa e candidata a deputada estadual em 2018, Andrea Lóssio estivesse disposta a concorrer à Prefeitura, ele abriria mão de sua candidatura. “É um nome que se a gente conseguisse convencê-la, eu abriria mão dessa minha possibilidade para que ela pudesse disputar essa eleição. Se ela quisesse, eu não teria nenhuma dificuldade de abrir mão e apoiá-la de corpo e alma“, afirmou.

Ontem, por coincidência ou não, diversos blogs da cidade e até mesmo do Recife, chegaram afirmar que Lossio estaria mesmo disposto a abrir mão da disputa e que o candidato do PSD poderia ser seu filho Julinho ou sua esposa Andrea Lossio.

De acordo com as informações especuladas, médicos de São Paulo que acompanharam Júlio Lóssio na sua ultima intervenção cirúrgica, desaconselharam a sua participação em campanha de rua, pelo risco de exposição ao coronavírus.

Questionado sobre o assunto pela Rádio Jornal, Julio Lossio informou apenas que só vai comunicar sua decisão de fato no dia do seu aniversário, 22 de agosto (próximo sábado).

“Até o dia 22 de agosto eu tomarei uma decisão interna consultando os amigos, mas, sobretudo, conversando com duas pessoas que me ajudaram muito nas últimas eleições que é Julinho, Julio Filho e Andrea, sempre tiveram participação ativa e vão me ajudar nesta decisão“, ratificou.

Ao programa Repercutindo, apresentado por Daniel Campos e Marco Aurélio, ele disse que vai participar da eleição seja “como técnico, como jogador, como ponta, como centravante”.

“Nós vamos estar participando do processo eleitoral porque essa é nossa obrigação, nós temos hoje pré-candidatos a vereador PSD, nós temos hoje o PDT que está aliado com a gente, estamos conversando com outras legendas, estamos conversando também com outros pré-candidatos”, comentou.

123