Gonzaga Patriota pode assumir mandato de deputado federal em meio a articulação do PSB

Uma articulação política em curso no Partido Socialista Brasileiro pode abrir caminho para que o ex-deputado Gonzaga Patriota retorne à Câmara dos Deputados nos próximos dias.

A movimentação ganhou força após declaração do presidente nacional do PSB, João Campos, indicando que Tadeu Alencar deverá reassumir um mandato na Casa. Nos bastidores de Brasília, a possibilidade envolve pedidos de licença dos deputados Pedro Campos e Felipe Carreras.

Caso se confirme a saída temporária dos parlamentares, a vaga seria ocupada por suplentes da legenda. Nesse cenário, além de Tadeu Alencar, Gonzaga Patriota — primeiro suplente do partido — também poderia ser beneficiado.

LEIA MAIS

Leonardo Bandeira coloca nome à disposição como pré-candidato a deputado federal e reforça compromisso com Juazeiro

Juazeiro vive um momento importante de discussão sobre representatividade política e fortalecimento de sua voz em Brasília. É nesse cenário que o ex-vice-prefeito do município, Leonardo Bandeira, coloca seu nome à disposição como pré-candidato a deputado federal.

Filho de Teresa Cristina e do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, Leonardo carrega uma trajetória marcada pelo serviço público e pela ligação direta com o desenvolvimento da cidade. Foi vereador entre 2009 e 2012, período em que atuou na defesa de pautas importantes para a população, e mais recentemente exerceu o cargo de vice-prefeito de Juazeiro, de 2021 a 2024.

Em 2022, também contribuiu com o fortalecimento do setor produtivo ao assumir a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, ampliando sua experiência na gestão pública e no diálogo com diferentes regiões. Agora, ao colocar seu nome como pré-candidato, Leonardo reforça o compromisso com Juazeiro e com o potencial que o município representa no cenário nacional e internacional.

“Juazeiro é uma cidade grande, de potencial. Uma cidade importante não só para a Bahia, mas para o Brasil e para o mundo. É daqui que saem frutas para o mundo inteiro. Uma cidade desse tamanho precisa ter um filho da terra como voz em Brasília”, destacou.

A pré-candidatura surge com o objetivo de ampliar a representatividade de Juazeiro no Congresso Nacional, fortalecendo pautas ligadas ao desenvolvimento econômico, à agricultura irrigada e à melhoria da qualidade de vida da população. Com experiência administrativa e raízes firmes no município, Leonardo Bandeira se apresenta como um nome que conhece a realidade local e que pretende defender os interesses da região em nível federal.

Ascom

Pastor Eurico assume PSDB em Pernambuco após migração de Álvaro Porto para o MDB

Deputado federal Pastor Eurico

O deputado federal Pastor Eurico anunciou sua saída do Partido Liberal e deverá assumir o comando do Partido da Social Democracia Brasileira em Pernambuco. A mudança ocorre após o atual dirigente da sigla no estado, Álvaro Porto, comunicar à direção nacional que deixará o partido para ingressar no Movimento Democrático Brasileiro.

Com a saída de Porto, a direção nacional tucana decidiu reorganizar a estrutura partidária em Pernambuco, abrindo espaço para a chegada de Pastor Eurico à liderança estadual da legenda.

Com quatro mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, o parlamentar é um dos nomes mais conhecidos do segmento evangélico no estado, mantendo forte ligação com a Igreja Assembleia de Deus.

A mudança partidária ocorre em meio a um momento de reorganização política no cenário pernambucano. Nos últimos meses, o PL no estado também registrou a saída de nomes importantes, como o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, além dos deputados Fernando Rodolfo e Renato Antunes.

Nos bastidores, interlocutores apontam que a saída de Pastor Eurico também estaria relacionada a insatisfações internas dentro do PL pernambucano. O deputado teria demonstrado desconforto com a condução do partido no estado, citando falta de diálogo e centralização das decisões no grupo político ligado aos Ferreira.

A expectativa agora é que, sob o comando de Pastor Eurico, o PSDB busque reorganizar sua base política em Pernambuco e ampliar sua presença no debate eleitoral dos próximos anos.

Gilson Machado: Senado só entra no radar se houver chance real de vitória “Não vou jogar meu capital político fora”

O ex-ministro do Turismo e pré-candidato em Pernambuco, Gilson Machado Neto, concedeu entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, na manhã desta quinta-feira (19) e falou sobre seu futuro político, a relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a saída do PL e a polêmica envolvendo o Carnaval do Rio de Janeiro.

Senado ou Câmara Federal?

Respondendo a questionamentos dos radialista: Waldiney Passos e Adriano Jaques, Gilson afirmou que ainda avalia se disputará uma vaga ao Senado ou à Câmara Federal em 2026. Segundo ele, a decisão será estratégica.

“Se eu perceber que não tenho chance real ao Senado, não vou jogar meu capital político fora. Posso disputar deputado federal, onde tenho uma eleição competitiva. Mas, por enquanto, a definição ainda está em aberto”, declarou.

O ex-ministro também comentou o cenário da direita em Pernambuco e destacou que o Estado, historicamente, não elege senador alinhado à direita há décadas, o que considera um desafio político.

LEIA MAIS

Morre aos 90 anos, em Tabira, o pai do deputado federal Carlos Veras

Faleceu neste domingo (16), aos 90 anos, Geraldo Veras, pai do deputado federal Carlos Veras (PT-PE). A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar. A causa do falecimento não foi divulgada.

Por meio de nota, a assessoria do deputado expressou agradecimento “pelo carinho, solidariedade e orações recebidas neste momento de dor”.

O velório acontece neste domingo, a partir das 20h.Não Sítio Poço Dantas, área rural de Tabira, no Sertão do Pajeú.

O sepultamento está previsto para esta segunda-feira (17), às 16h.Não Cemitério Recanto da Paz, localizado no bairro Espírito Santo, em Tabira.

Geraldo Veras era muito conhecido e respeitado na região pela trajetória de vida marcada pelo trabalho e dedicação à família. Amigos, familiares e lideranças políticas manifestaram pesar pela perda.

Sem as escrituras dos lotes, colonos do Pontal Sul pedem apoio a Guilherme Coelho

Cansados de esperar pela emissão das escrituras de seus lotes, os colonos do Projeto Pontal Sul pediram apoio ao pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, para intervir junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e agilizar o processo. Os produtores recorreram ao  pré-candidato, na tarde deste sábado (30), durante encontro promovido para eleição da nova diretoria da associação que representa a categoria.
Segundo o colono Ednaldo Ferreira, os produtores aguardam a regularização dos lotes há mais de três anos. Ele explica que não se trata apenas de uma formalidade burocrática, mas que a ausência do documento acarreta outros problemas. “Sem a escritura, não temos acesso a crédito bancário para poder plantar. Muitos já pensam em desistir”, lamentou.

LEIA MAIS

Confirmado: Lucas Ramos disputará eleições para deputado federal

(Foto: Ilustração)

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos (PSB) afirmou, durante entrevista a uma rádio local, que vai disputar as eleições de 2022 como deputado federal

Lucas disse que está só aguardando o período de registro de candidatura para poder oficializar sua decisão. Ainda de acordo com o secretário, seu desejo é representar o estado de Pernambuco no Congresso Nacional a partir de 2023.

Lucas Ramos afirma que será candidato a deputado federal nas eleições 2022 

“Nós estamos decididos a disputar o mandato de deputado federal em 2022”. Essa declaração foi dada pelo deputado estadual licenciado e secretário de ciência, tecnologia e inovação de Pernambuco, Lucas Ramos (PSB), durante entrevista no programa Super Manhã com Waldiney Passos nesta sexta-feira (9).

O secretário, que já venceu por duas vezes as eleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, destaca que deu sua contribuição como parlamentar estadual. ” Eu tenho o sentimento de dois mandatos como deputado estadual sendo correspondido nas nossas bases eleitorais, todo o território pernambucano. Da contribuição da produção de leis e principalmente da fiscalização das ações do executivo buscando melhorar a qualidade de vida de todos os pernambucanos”, refletiu Lucas.

LEIA TAMBÉM

“A gente espera que PT e PSB estejam juntos novamente em 2022”, afirma Lucas Ramos

E Gonzaga Patriota? 

Questionado sobre se já houve alguma conversa previa com o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) sobre a sua candidatura ao Congresso Nacional, Ramos salientou que nas últimas eleições só não candidato à Câmara Federal para que Petrolina não ficasse sem representação do PSB na Alepe. “Gonzaga desde de 2018 sabe da nossa intenção, da nossa movimentação. Nós iniciamos o movimento ainda na eleição passada”, destacou.

Governador Paulo Câmara recebe deputado Baleia Rossi, candidato a presidência da Câmara Federal

(Foto: Heudes Regis/SEI)

O encontro entre o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e o deputado federal Baleia Rossi (MDB), aconteceu na tarde desta terça-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas. Candidato à presidência da Câmara dos Deputados pelo bloco partidário do qual o PSB faz parte, Baleia esteve acompanhado do líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon (RJ). Durante a visita, o chefe do Executivo estadual voltou a defender o diálogo e a autonomia dos Três Poderes.

“Recebemos o deputado Baleia Rossi que, na sua jornada pela presidência da Câmara Federal, veio reforçar o diálogo sobre seus projetos para a Casa. Juntamente com a bancada federal pernambucana, e dentro do espírito democrático, ouvimos o que está sendo proposto por ele e reiteramos a importância de uma convivência respeitosa e autônoma entre os Poderes para consolidarmos o nosso projeto de país. Ao mesmo tempo, reafirmamos que iremos respeitar a decisão das nossas bancadas e lideranças, e que eles possam escolher o nome que represente melhor os anseios de nosso povo”, disse Paulo Câmara.

Também participaram do encontro os deputados federais Enrico Misasi (PV-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e os pernambucanos Carlos Veras (PT), Luciano Bivar (PSL), Milton Coelho (PSB), Raul Henry (MDB), Renildo Calheiros (PCdoB), Tadeu Alencar (PSB) e Wolney Queiroz (PDT).

Ex-deputado federal, Carlos Eduardo Cadoca, morre de Covid-19

Carlos Eduardo Cadoca, ex-deputado federal.

Morreu neste domingo (13) o ex-deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, aos 80 anos. Há mais de um mês ele estava internado no Hospital Português do Recife com Covid-19. A morte foi confirmada pela esposa dele, Berenice Andrade Lima, em uma rede social.

“Ele resistiu bravamente. Foi um forte guerreiro, tipico de alguém que ama a vida, mas essa doença e terrível, misteriosa e, infelizmente, foi mais forte”, escreveu ela.

O cerimonial de cremação de Cadoca estava marcado para às 11h da manhã desse domingo, somente para a família.

O político foi deputado federal por cinco mandatos e ocupou outros cargos públicos, além de ter sido vereador do Recife e deputado estadual.

Deputado Federal e pré-candidato à presidência da Câmara, Elmar Nascimento testa positivo para Covid-19

(Foto: Reprodução/Agência Câmara)

O deputado federal pela Bahia Elmar Nascimento (DEM) teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. O ex-líder do Democratas na Câmara e pré-candidato à presidência da Casa Legislativa apresenta sintomas leves e se mantém em isolamento em casa.

A informação foi confirmada pelo próprio deputado nesta sexta-feira (4). Elmar tem 50 anos de idade e é natural da cidade de Campo Formoso, próximo a Senhor do Bonfim, na Bahia. O deputado foi um dos grandes apoiadores da candidatura do Coronel Anselmo Bispo à prefeitura de Juazeiro.

Gonzaga Patriota comemora prorrogação do auxílio emergencial, mas lamenta redução do valor

Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB).

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) comemorou a prorrogação do auxílio emergencial, benefício concedido a trabalhadores informais e desempregados em virtude da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, o parlamentar lamentou a redução das futuras parcelas que serão de R$ 300, metade do valor pago atualmente, de R$ 600.

“Esse auxílio é tão importante, se não fosse ele o Brasil já havia parado, principalmente o Norte, o Nordeste e os municípios pequenos. É importante destacar que o auxílio emergencial já foi pago para mais de 65 milhões de brasileiros e trouxe retorno para a economia. Reduzir esse valor, com certeza, vai afetar a garantia de uma qualidade de vida básica para as pessoas. Muitos só tiveram o que comer porque estavam contando com os 600 reais, outros ainda estão desempregados e sem renda para pagar as contas e sustentar a família”, comentou.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (1º) que o Auxílio Emergencial será prorrogado por mais 4 meses. O valor do benefício, no entanto, será reduzido para R$ 300 para essas parcelas.Com isso, cada trabalhador aprovado no programa terá recebido, ao final dos pagamentos, R$ 4,2 mil: cinco parcelas de R$ 600, e quatro parcelas de R$ 300. O valor dobra no caso de mães que são chefes de família.

Até o momento, o governo já pagou as cinco parcelas de R$ 600 aos beneficiários que fazem parte do Bolsa Família. Com isso, as novas parcelas devem ser pagas até dezembro, seguindo o calendário do próprio bolsa. Os trabalhadores, nesse caso, recebem o benefício que for mais vantajoso entre os dois.

Para os demais trabalhadores, o pagamento da quinta parcela teve início em 28 de agosto, no caso dos aprovados no primeiro lote. Lotes posteriores de trabalhadores também aprovados têm previstos os pagamentos das 5 parcelas de R$ 600 até 30 de novembro na poupança social digital. Já os saques e transferências serão realizados entre 19 de setembro e 15 de dezembro. As datas de pagamento das novas parcelas ainda não foram anunciadas.

Alexandre Frota é obrigado a penhorar bens para indenizar Gilberto Gil por ofensas na internet

O deputado federal ex-bolsonarista, Alexandre Frota (PSDB), terá que apresentar bens para serem penhorados como garantia de indenização em uma ação movida contra ele pelo cantor e compositor baiano Gilberto Gil.

O parlamentar foi condenado por ofensas contra o artista em uma rede social. O valor devido pela ação, com valores corrigidos, já ultrapassa os R$ 90 mil.

Uma decisão anterior da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro chegou a determinar bloqueio de valores nas contas bancárias do deputado, no entanto, o valor encontrado nas reservas foi de apenas R$ 122,21.

A juíza Renta Gomes Casanova determinou que a apresentação de bens seja feita no prazo de até 10 dias. “Defiro o bloqueio online, porém o valor encontrado mostrou-se irrisório”, diz parte da decisão.

Gonzaga Patriota luta pela permanência da Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro

Gonzaga Patriota (Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) saiu em defesa da permanência da Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro. O parlamentar lembrou que o município já perdeu a agência da Receita Federal e afirmou que a manutenção da Polícia Federal no local é imprescindível para toda a região.

“No dia 30 de abril do ano passado, estive na Tribuna desta Casa para fazer um apelo ao senhor Ministro da Fazenda, Paulo Guedes, para que a agência da Receita Federal do município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, não fosse fechada. Detalhei uma série de motivos importantes para a necessidade da manutenção da Receita Federal em Salgueiro e como seu povo estava indignado com a possibilidade do fechamento. Pois bem, a Receita Federal de Salgueiro foi fechada, e agora o Governo Federal tenciona tirar do município a Delegacia da Polícia Federal, outro importante órgão para a região”, comentou.

O socialista fez um apelo ao ministro da Justiça, André Luiz de Almeida, para manter a Polícia Federal em Salgueiro. “Reiteramos agora, em nome do povo da querida Salgueiro, o nosso apelo ao Ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça, para manter a Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro, para o bem de toda imensa região do Sertão de Pernambuco”.

Para Patriota, a Delegacia da Polícia Federal atua num lugar estratégico dentro do Sertão de Pernambuco, principalmente no combate ao tráfico e ao cultivo de drogas na região.  “Não vamos aceitar essa decisão do governo de Jair Bolsonaro de acabar com a Delegacia da PF. Ela atua num lugar estratégico, especialmente na repressão ao plantio e tráfico de drogas que se intensificou na região nos últimos anos”, ressaltou.

Gonzaga Patriota ainda destacou as potencialidades do município de Salgueiro. “Salgueiro é um ponto estratégico no meio do sertão nordestino. Conhecido como a “Encruzilhada do Nordeste”, o município pernambucano é equidistante das principais capitais da região, gasta-se o mesmo tempo para chegar dali a Recife ou a Fortaleza, por exemplo. Por esse motivo, a cidade tem grande importância na economia do Nordeste. O ponto central das operações da ferrovia Transnordestina fica no município, agora cortado pelos canais da transposição do rio São Francisco”, lembrou.

Gonzaga Patriota critica Programa que substituiu o “Mais Médicos”

Deputado Gonzaga Patriota. (Foto: Arquivo)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) destacou algumas ressalvas ao programa Médicos pelo Brasil, que substituiu o Programa Mais Médicos, criado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o parlamentar, o novo programa não leva em consideração os “bolsões de pobreza” do país, que precisam ser considerados para “evitar perdas”.

“Segundo o Governo Federal, o Programa Médicos pelo Brasil atenderia plenamente a população brasileira. Mas essa não é a realidade. Com o fim do programa Mais Médicos, muitas regiões carentes deixaram de receber atendimento e isso, com certeza, colaborou para fragilidade do nosso sistema de saúde”, avalia Patriota.

LEIA MAIS
123