PSDB, Cidadania e Solidariedade articulam candidatura de Aécio Neves ao Planalto

Aécio Neves admitiu a aliados a possibilidade de disputar a Presidência em 2026.

O deputado federal e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, admitiu a aliados que existe um movimento político para lançá-lo como candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.

Segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, a articulação reúne lideranças do PSDB, do Cidadania, do Solidariedade e representantes do setor empresarial. O objetivo seria construir uma alternativa de centro para a disputa ao Palácio do Planalto, em oposição tanto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto ao senador Flávio Bolsonaro.

Em conversas reservadas, Aécio teria afirmado que está “com o pé no chão” e usado uma frase atribuída ao seu avô, o ex-presidente eleito Tancredo Neves: “Vamos deixar a onda bater na praia para ver como vai ficar a espuma”.

LEIA MAIS

Ciro Gomes confirma pré-candidatura ao governo do Ceará e descarta corrida ao Planalto

Ex-governador do Ceará informou a Aécio Neves que lançará sua pré-candidatura ao governo estadual no próximo sábado

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, comunicou nesta segunda-feira (11) ao presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, que não aceitará o convite do partido para disputar a Presidência da República nas eleições de 2026.

Durante a conversa por telefone, Ciro agradeceu o convite feito pela cúpula tucana, mas afirmou que seu projeto político para este ano será a disputa pelo governo do Ceará. Segundo ele, a pré-candidatura será lançada oficialmente no próximo sábado (16).

Mesmo recusando a possibilidade de concorrer ao Palácio do Planalto, Ciro se colocou à disposição para ajudar o PSDB na definição da estratégia nacional da legenda para as eleições presidenciais.

LEIA MAIS

Pastor Eurico assume PSDB em Pernambuco após migração de Álvaro Porto para o MDB

Deputado federal Pastor Eurico

O deputado federal Pastor Eurico anunciou sua saída do Partido Liberal e deverá assumir o comando do Partido da Social Democracia Brasileira em Pernambuco. A mudança ocorre após o atual dirigente da sigla no estado, Álvaro Porto, comunicar à direção nacional que deixará o partido para ingressar no Movimento Democrático Brasileiro.

Com a saída de Porto, a direção nacional tucana decidiu reorganizar a estrutura partidária em Pernambuco, abrindo espaço para a chegada de Pastor Eurico à liderança estadual da legenda.

Com quatro mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, o parlamentar é um dos nomes mais conhecidos do segmento evangélico no estado, mantendo forte ligação com a Igreja Assembleia de Deus.

A mudança partidária ocorre em meio a um momento de reorganização política no cenário pernambucano. Nos últimos meses, o PL no estado também registrou a saída de nomes importantes, como o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, além dos deputados Fernando Rodolfo e Renato Antunes.

Nos bastidores, interlocutores apontam que a saída de Pastor Eurico também estaria relacionada a insatisfações internas dentro do PL pernambucano. O deputado teria demonstrado desconforto com a condução do partido no estado, citando falta de diálogo e centralização das decisões no grupo político ligado aos Ferreira.

A expectativa agora é que, sob o comando de Pastor Eurico, o PSDB busque reorganizar sua base política em Pernambuco e ampliar sua presença no debate eleitoral dos próximos anos.

Disputada por PSD e MDB, Raquel Lyra se filiará ao partido de Kassab no dia 10 de março e tentará apoio de Lula em 2026

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, bateu o martelo sobre sua saída do PSDB. Ela irá para o PSD e sua filiação ao partido está marcada para 10 de março.

O evento de filiação deve reunir nomes fortes do PSD, inclusive o presidente do partido, Gilberto Kassab.

Lyra era disputada entre PSD e MDB, já que sua permanência no PSDB era vista como impeditiva para uma tentativa de reeleição em 2026, em que deve enfrentar forte competição do atual prefeito de Recife, João Campos (PSB).

Com a ida para o PSD, fica em aberto se Lyra conseguirá construir um palanque com apoio do presidente Lula, que é forte cabo eleitoral em Pernambuco, e de quem a governadora se aproximou a partir de 2023.

Há poucos dias, o PSDB rejeitou a ideia de fusão e incorporação com o MDB e ainda tentava manter os seus três governadores: além de Lyra, os do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Mato Grosso do Sul, e Eduardo Riedel.

Comando do PSDB anula eleição do partido em SP e agrava crise interna

A executiva nacional do PSDB anulou a eleição que havia determinado o nome de Marco Vinholi como novo presidente da executiva estadual do partido em São Paulo. Membros do partido ligados ao atual presidente nacional, Marconi Perilo, acusam Vinholi de ter infringido as regras da legenda ao convocar eleições virtuais e sem o chamamento oficial, por ata, de todos os integrantes do diretório estadual.

A reunião que escolheu o nome de Vinholi ocorreu no último dia 6 de março, de maneira virtual. O ex-deputado estadual nega as irregularidades e afirma que o próprio diretório estadual convocou a eleição virtualmente. Ele é aliado do ex-governador João Doria, que deixou o PSDB.

“Na data prevista foi então realizada a reunião que elegeu a executiva estadual do partido com 97 votantes de um diretório com 105 membros, mais de 92%. O resultado fala por si só, representa a vontade da imensa maioria do partido em SP”, disse Vinholi, em nota. A derrubada de Vinholi foi decida em uma reunião da executiva nacional, na noite de sexta-feira, com 30 votos favoráveis. “Ele fez a eleição virtual, não convocou uma série de pessoas e fez voto aberto. Ele fez um movimento agressivo, neste momento que o partido tenta se unir”, disse o atual presidente do diretório municipal de São Paulo, José Anibal.

A divergência ocorre em relação à forma de escolha da executiva. Mensagens de uma lista de transmissão do WhatApp do partido, obtidas pelo GLOBO, apontam que o diretório estadual, recentemente eleito, havia divulgado no dia 3 um encontro virtual, para o mesmo dia, para escolher a executiva, incluindo o novo presidente. Em seguida, no entanto, uma mensagem de adiamento para o dia 6 foi enviada.

Depois, no dia 6, uma nova mensagem comunicando mais um adiamento é enviada, sem estimativa de nova data. Dessa vez, porém, com a assinatura da executiva estadual provisória do partido, comandada por Paulo Serra, aliado do presidente nacional, Marconi Perillo. Isso significaria, na visão de aliados de Perillo, que a eleição de Vinholi não poderia ter ocorrido naquele dia.

Entretanto, o ex-deputado justifica que o adiamento não teria efeito prático, já que caberia ao diretório, e não à executiva provisória, convocar ou adiar reuniões. O entendimento de Anibal e aliados de Perillo é de que uma nova executiva estadual provisória deve ser convocada, até que novas eleições sejam feitas.

Agência O Globo

PSDB tenta comparar Doria a Aécio Neves para inviabilizar pré-candidatura em 2022

A pré-candidatura de João Doria (PSB) a presidente da República está cada vez mais distante de se concretizar. Os tucanos querem indicar Simone Tebet (MDB) como nome da terceira via e tentam inviabilizar o nome de Doria, argumentando que ele está enfraquecido como Aécio Neves (PSDB) esteve em outros momentos.

O Metrópoles afirma que lideranças tucanas Doria terá o mesmo desgaste que Aécio teve em 2014, quando perdeu para Dilma Rousseff (PT), inclusive em Minas Gerais, onde Aécio tinha o domínio do eleitorado.

LEIA MAIS

Raquel Lyra ganha novos apoios na Mata Norte

Raquel Lyra (PSDB) ganhou o apoio de lideranças municipais da Zona Norte de Pernambuco. Pré-candidata ao Governo do Estado, a tucana firmou aliança com o vereador de Itambé, Edvaldo de Caricé. Durante o encontro, Raquel defendeu mais investimento do governo na região e melhorias no abastecimento de água.

Ela também ganhou apoios na cidade de Itaquitinga, com a chegada de Iran Martins e Levi da Silva Cavalcanti. Na cidade, Raquel debateu a necessidade de melhorias na infraestrutura e a geração de emprego no município.

União, MDB, PSDB e Cidadania prometem anunciar candidato de consenso

Após reunião na tarde de hoje (06), os partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania informaram que anunciarão em 18 de maio o nome de um “candidato de consenso” para a disputa da Presidência da República.

A informação foi dada em nota assinada pelos presidentes dos quatro partidos – Luciano Bivar (União Brasil), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania).

LEIA MAIS

Tesoureiro do PSDB afirma que João Dória é o único presidenciável do partido

Após uma semana conturbada e repleta de reviravoltas, o tesoureiro nacional do PSDB, Cesar Gontijo afirmou que o ex-governador de São Paulo, João Doria, é o único candidato à Presidência da República do partido. Assim, fica descartada a possibilidade de o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite estar na disputa.

Em nota oficial, Gontijo afirmou que a cúpula nacional não “qualquer outra liderança do PSDB que não componha esse núcleo ou outro cargo indicado pela Executiva não tem nenhuma legitimidade para falar em nome do partido a respeito do processo eleitoral. Fora isso será opinião pessoal e isolada”.

O posicionamento do tesoureiro veio para esclarecer “equívocos” que estão sendo divulgados pelo um suposto apoio da cúpula do PSDB a Leite. “O processo de escolha do candidato do PSDB que irá disputar a presidência da República começou muito antes das prévias eleitorais, conduzido por lideranças do partido que validaram esse processo encerrado em novembro do ano passado com a participação de mais de 30 mil eleitores de todo o Brasil. Isso jamais deverá ser desconsiderado, pois seria um insulto à democracia e a cada um desses militantes”, diz na nota.
.

Guilherme Coelho confirma candidatura a deputado federal pelo PSDB e anuncia parceria com Lucinha Mota

O pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho confirmou a sua permanência no PSDB para a disputa eleitoral deste ano. O anúncio foi feito na manhã de hoje (01).

Graças a sua trajetória política, com dois mandatos de prefeito e um de deputado no currículo, o candidato recebeu convites de diversos partidos, mas optou por atender aos apelos dos tucanos. “Foi uma decisão natural, estou no PSDB há mais de 10  anos e sempre fui adepto à fidelidade partidária. Além do mais, vejo no meu partido viabilidade eleitoral para chegar à Câmara de Deputados”, falou Guilherme Coelho.

Apesar de permanecer no PSDB, Guilherme Coelho afirma que não existem conflitos ou indisposições com o candidato ao governo do estado Miguel Coelho. “Quero deixar claro que a família permanece unida. Afinal, o PSDB faz parte da base do governo municipal e o ajudou a ser eleito duas vezes. Tenho profundo respeito por Miguel e acredito que é justo que Petrolina em peso vote nele”, destacou.

Dobradinha com Lucinha Mota

A pré-candidata a deputada estadual, Lucinha Mota, comentou sobre a parceria com Guilherme Coelho iniciada a partir da sua filiação ao PSDB, no último dia 21 de março. “Estou animada. Guilherme é um parceiro que eu posso contar não apenas em Petrolina como em todo o estado. Nossas bandeiras estão sim próximas e podemos colaborar com o trabalho um do outro. Nossas lutas se convergem. Tenho certeza que juntos vamos contribuir muito para o Vale do São Francisco e Pernambuco”, disse.

Eleições: Guilherme Coelho e Lucinha Mota farão dobradinha sertaneja pelo PSDB


Lucinha Mota, que recentemente se filiou ao PSDB, fará uma dobradinha com Guilherme Coelho nas eleições de 2022. Ela é pré-candidata a deputada estadual e o ex-prefeito de Petrolina buscará uma vaga na Câmara dos Deputados.

A informação foi confirmada pelos políticos nesta sexta-feira (1°), durante entrevista a uma rádio local. A mãe de Beatriz Angélica Mota, morta em 2015 em Petrolina, busca uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela segunda vez.

Nas eleições de 2018 ela somou mais de 16 mil votos, quando estava filiada ao PSOL. Contudo, não conseguiu assumir uma cadeira na Alepe. “As nossas propostas, elas precisam ser ampliadas a nível federal“, afirmou Lucinha.

Lucinha Mota se filia ao PSDB e confirma pré-candidatura a deputada estadual

Depois de anunciar sua saída do PSOL, Lucinha Mota confirmou sua filiação ao PSDB de Raquel Lyra, que é pré-candidata ao Governo de Pernambuco. E na noite de segunda-feira (21), a mãe de Beatriz Angélica Mota confirmou sua pré-candidatura a deputada estadual.

“Junto com o Grupo “Somos Todos Beatriz” decidimos ocupar também esses espaços onde poderemos diretamente contribuir com uma gestão pública comprometida com a justiça, com a verdade, proporcionando verdadeiramente MELHORIAS PARA SEGURANÇA PÚBLICA de nosso estado“, afirmou a pré-candidata.

Esta é a segunda vez que Lucinha busca uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Anteriormente ela havia concorrido com o PSOL, pelo qual também se candidatou à Câmara de Petrolina. Contudo, por conta do coeficiente partidário não chegou a assumir uma cadeira.

Alckmin se desfilia do PSDB após mais de 33 anos no partido

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) se desfiliou do PSDB nesta quarta-feira (15) após mais de 33 anos no partido. Ele entregou a carta de desfiliação ao diretório municipal do partido que ajudou a fundar.

Em sua conta no Twitter, Alckmin anunciou a despedida e o “novo tempo”.

“É um novo tempo! É tempo de mudança! Nesses mais de 33 anos e meio de trajetória no PSDB procurei dar o melhor de mim. Um soldado sempre pronto para combater o bom combate com entusiasmo e lealdade. Agora, chegou a hora da despedida. Hora de traçar um novo caminho”, afirmou.

LEIA MAIS

PSDB terá especial online em homenagem aos 90 anos de Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso chega aos 90 anos no próximo dia 18. Para celebrar a data e a vida do ex-presidente, mesmo em tempos de pandemia, o PSDB preparou uma série de ações digitais que começam a ser veiculadas nas redes sociais do partido a partir deste domingo (13).

Fazem parte do especial #FHC90 curtas que vão lembrar a história de Fernando Henrique em três atos: a militância política, a estruturação e implantação do Plano Real e os oito anos de sua passagem pela Presidência da República. Outras peças com momentos marcantes do ex-presidente também serão veiculadas ao longo de toda a semana.

O grande encontro com o aniversariante será no próprio dia 18. O partido fará uma live com a participação de FHC, a partir do meio-dia. Chamada de “FHC: o estadista e seus 90 anos”, a homenagem online terá ainda a exibição de depoimentos de amigos do ex-presidente, líderes políticos, artistas e intelectuais.

LEIA MAIS

“Nós estamos economizando mais de R$ 2 milhões na folha de pagamento”, diz prefeita de Juazeiro

Suzana Ramos, prefeita de Juazeiro (BA). (Foto: Ascom)

Depois de publicações em redes sociais de que a atual gestão de Juazeiro, cidade da região norte da Bahia, já contratou mais de mil pessoas em cargos comissionados, enquanto a gestão anterior tinha pouco mais que 800 comissionados, a prefeita Suzana Ramos, recebeu o Blog Waldiney Passos para uma conversa e disse:

“Nós estamos economizando mais de R$ 2 milhões na folha de pagamento em relação a gestão anterior,” garantiu a prefeita da cidade baiana.

Suzana não entrou em detalhes e nem negou que tenha contratado tanta gente, mas disse que contra números não há argumentos. A prefeita disse ainda que a população pode esperar empenho total da sua parte para fazer uma Juazeiro melhor para todos.

“Esperem de mim o meu empenho, minha dedicação total em busca de obras para Juazeiro, para vermos o juazeirense com autoestima lá em cima. Ver nossa cidade mais bonita, com mais emprego… não é pelo fato de eu ser a primeira mulher prefeita dessa cidade, mas quero ver ela crescer e não tenho horário, não tenho dia de estar em busca de melhorias para essa cidade,” finalizou Suzana Ramos.

12345