PSDB, Cidadania e Solidariedade articulam candidatura de Aécio Neves ao Planalto

Aécio Neves admitiu a aliados a possibilidade de disputar a Presidência em 2026.

O deputado federal e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, admitiu a aliados que existe um movimento político para lançá-lo como candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.

Segundo informações divulgadas pela imprensa nacional, a articulação reúne lideranças do PSDB, do Cidadania, do Solidariedade e representantes do setor empresarial. O objetivo seria construir uma alternativa de centro para a disputa ao Palácio do Planalto, em oposição tanto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto ao senador Flávio Bolsonaro.

Em conversas reservadas, Aécio teria afirmado que está “com o pé no chão” e usado uma frase atribuída ao seu avô, o ex-presidente eleito Tancredo Neves: “Vamos deixar a onda bater na praia para ver como vai ficar a espuma”.

LEIA MAIS

DC confirma pré-candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência

Anúncio provocou reação de Aldo Rebelo, que criticou a decisão do partido

O partido Democracia Cristã (DC) confirmou neste sábado (16) a pré-candidatura do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, à Presidência da República nas eleições de 2026.

O anúncio foi feito por meio de nota assinada pelo presidente nacional da legenda, João Caldas. Com a decisão, Joaquim Barbosa passa a ser o nome do partido no lugar de Aldo Rebelo, que vinha sendo apresentado como pré-candidato da sigla.

Na nota, João Caldas afirmou que o momento político exige “união, propósito e desprendimento” e destacou que “o Brasil está acima de projetos pessoais”.

LEIA MAIS

Luciano Huck volta a ser citado nos bastidores como possível nome para a disputa presidencial de 2026

Desgaste de Flávio Bolsonaro após caso envolvendo Daniel Vorcaro reacende especulações sobre candidatura do apresentador

O nome do apresentador Luciano Huck voltou a circular nos bastidores políticos e empresariais como uma possível alternativa para a eleição presidencial de 2026.

As especulações ganharam força após o desgaste enfrentado pelo senador Flávio Bolsonaro com a divulgação de áudios e mensagens relacionados ao empresário Daniel Vorcaro, em tratativas para captar recursos destinados ao filme Dark Horse, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS

Quaest: rejeição a Lula recua pela primeira vez em 2026

Pesquisa mostra que 55% dos eleitores não querem a continuidade de Lula no Planalto

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (13) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou o primeiro recuo numérico em sua taxa de rejeição desde janeiro deste ano.

O percentual de eleitores que afirmam conhecer Lula e não votariam nele de jeito nenhum caiu de 55% para 53%, uma oscilação de dois pontos percentuais para baixo em relação ao levantamento anterior.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em todo o país, de forma presencial. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03598/2026.

LEIA MAIS

Quaest: Lula e Flávio Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados em eventual segundo turno de 2026

Presidente aparece numericamente à frente, mas vantagem está dentro da margem de erro

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (13) mostra um cenário de equilíbrio entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa de segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.

De acordo com o levantamento, Lula aparece com 42% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 41%. Considerando a margem de erro da pesquisa, os dois estão tecnicamente empatados.

Na rodada anterior, divulgada em abril, Flávio Bolsonaro tinha 42% e Lula 40%. Já em março, ambos apareciam com 41%.

LEIA MAIS

Ciro Gomes confirma pré-candidatura ao governo do Ceará e descarta corrida ao Planalto

Ex-governador do Ceará informou a Aécio Neves que lançará sua pré-candidatura ao governo estadual no próximo sábado

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, comunicou nesta segunda-feira (11) ao presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, que não aceitará o convite do partido para disputar a Presidência da República nas eleições de 2026.

Durante a conversa por telefone, Ciro agradeceu o convite feito pela cúpula tucana, mas afirmou que seu projeto político para este ano será a disputa pelo governo do Ceará. Segundo ele, a pré-candidatura será lançada oficialmente no próximo sábado (16).

Mesmo recusando a possibilidade de concorrer ao Palácio do Planalto, Ciro se colocou à disposição para ajudar o PSDB na definição da estratégia nacional da legenda para as eleições presidenciais.

LEIA MAIS

“Os governadores têm que ter acesso a recursos para fazer as obras prioritárias”, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recepcionou os governadores em Brasília (DF) na manhã desta sexta-feira (27) e reforçou que o diálogo com os gestores estaduais será aberto, mesmo que os políticos estejam em partidos de oposição.

Lula reconheceu que todos os governadores têm suas demandas, mas que o orçamento de 2023 está aquém do esperado, já que foi elaborado pelo governo anterior. E lembrou que o BNDES e as instiuições financeiras federais devem atuar para que as obras ocorrão.

LEIA MAIS

Com viagem de Lula à Argentina, Alckmin assume Presidência pela 1ª vez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, no domingo (22), sua primeira viagem internacional após assumir o mandato. Ele já está na Argentina, para encontros bilaterais que visam fortalecer a presença do Brasil no Mercosul.

Com a ausência de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) assume a Presidência da República pela primeira vez. O presidente em exercício seguirá no cargo até quarta-feira (25), já que depois da Argentina, Lula irá ao Uruguai. Antes de deixar o país, o presidente visitou os Yanomami e decretou estado de Emergência em Saúde de Importância Nacional (Espin) no território indígena.

Três Poderes se unem em nota pela defesa da democracia

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Os presidentes dos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – se uniram nesta segunda-feira (9) e emitiram uma nota conjunta em defesa da democracia. O documento é assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (República), Veneziano do Rêgo (presidente em exercício do Senado), Arthur Lira (Câmara Federal) e Rosa Weber (STF).

“Estamos unidos para que as providências sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras“, diz a nota publicada nesta manhã. O texto classifica a invasão de domingo (8) como atos terroristas. Confira a seguir:

FSB/BTG: Lula aparece com 43% contra 36% de Bolsonaro

A FSB Comunicação divulgou uma nova pesquisa encomenadada pelo banco BTG Pactual, nesta segunda-feira (29). E o resultado indica Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais.

Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 36%. Na última pesquisa (divulgada na semana passada) o petista aparecia com 45%, contra os mesmos 36% do atual presidente.

A pesquisa entrevistou duas mil pessoas, entre 26 e 28 de agosto e tem 95% de nível de confiança. A margem de erro é de 2% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado da FSB/BTG foi o seguinte:

LEIA MAIS

FSB/BTG Pactual: Lula tem 45% das intenções contra 36% de Bolsonaro

A pesquisa realizada pela FSB Comunicação, a pedido do banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (22) indica, que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais. Ele é seguido por Jair Bolsonaro (PL), que tem 36%.

O resultado aponta um crescimento de Bolsonaro, que em 15 de agosto somava 34%. Já Lula, permanece com os mesmo 45% do levantamento anterior. A nova pesquisa foi realizada entre 19 e 21 de agosto e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

LEIA MAIS

“Nós temos que estourar essa bolha da polarização”, afirma Luciano Bivar durante agenda em Petrolina

O pré-candidato à presidência pelo União Brasil, Luciano Bivar visitou Petrolina na terça-feira (21) acompanhado do pré-candidato ao Governo do Estado, Miguel Coelho (UB). Durante a noite. Em entrevista à imprensa local, ele destacou suas propostas.

De pronto, ele comentou sobre a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que a polarização não mostra o real sentimento de insatisfação dos brasileiros. “50% dos brasileiros não estão satisfeitos, eu estou incluso. Como presido o maior partido desse país, tenho por obrigação apresentar um candidato que modifique o que está aí, nós temos que estourar essa bolha da polarização“, afirmou.

Para fortalecer a opção do UB, Bivar afirmou que segue conversando com outros partidos. E em Pernambuco, o pré-candidato reafirmou confiança em Miguel para comandar Pernambuco, tratando o colega de partido como “futuro governador”.

Bolsonaro volta ao Nordeste e cumpre agenda em PE e CE nesta quarta-feira

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) volta ao Nordeste nesta quarta-feira (23). Bolsonaro deve desembarcar no Recife (PE) antes de 10h. Na sequência, ele participa do lançamento da Pedra Fundamental da Nova Escola de Sargentos do Exército, na capital pernambucana.

No começo da tarde, Bolsonaro viaja para Quixadá (CE), onde participará do lançamento da Força Tarefa das Águas, programa que visa levar água do Nordeste ao norte de Minas Gerais. O evento está marcado para 15h. O presidente retorna a Brasília no final do dia.

 

Bolsonaro destaca esforços do Governo Federal no enfrentamento da pandemia

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) fez o tradicional pronunciamento de Natal na noite de quinta-feira (24). Bolsonaro agradeceu aos profissionais da saúde pelo trabalho prestado durante a pandemia do novo coronavírus.

Bolsonaro esteve acompanhando da primeira-dama, Michelle. “2020 foi um ano de grandes desafios para o nosso Brasil e para o mundo“, disse o presidente. Ele também afirmou que o Governo Federal fez todos os esforços necessários e que saúde e economia andam juntas.

O presidente não mencionou a vacina contra a covid-19, esperada pela população brasileira e apontada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes como a melhor opção para fortalecimento do país. Confira a seguir o pronunciamento do presidente:

Bolsonaro deve cumprir agenda em Arcoverde na próxima semana

Bolsonaro foi recebido com festa na última vez que esteve no Nordeste (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) retornará ao Nordeste na próxima semana. De acordo com o blogueiro Edymar Lira, a parada será em Arcoverde, Sertão de Pernambuco. A visita está prevista para o dia 30, próxima quarta-feira. O objetivo da vinda é a inauguração das obras do Ramal Agreste.

Segundo Lyra, a agenda foi confirmada pelo líder do governo no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB). O Ramal do Agreste é uma obra que levará água do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região de maior escassez hídrica em Pernambuco. A comitiva possivelmente venha da Paraíba e chegue a Arcoverde de helicóptero. Bolsonaro poderá cumprir agenda oficial em São José do Egito.

Há poucos meses, Bolsonaro esteve no Piauí, onde foi recebido com festa pelos moradores de São Raimundo Nonato. Em seguida, voou para Campo Alegre de Lourdes, onde cumpriu agenda oficial. O Palácio do Planalto ainda não confirmou a agenda. Os detalhes da visita devem ser divulgados no começo da semana.

12345