Eliana Sicsú recebe Medalha Dom Malan e Título de Cidadã Petrolinense em sessão solene da Câmara de Vereadores

Eliana Sicsú emociona público ao compartilhar história de vida durante homenagem

A Câmara Municipal de Petrolina realizou, na noite desta terça-feira (16), uma Sessão Solene para conceder a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan e o Título de Cidadã Petrolinense à psicanalista, palestrante e escritora Eliana Sicsú. A homenagem reconhece a trajetória profissional e o trabalho social desenvolvido pela homenageada em Petrolina e em toda a região do Vale do São Francisco, especialmente na promoção da saúde mental e do desenvolvimento humano.

A solenidade foi presidida pelo vereador Ronaldo Cancao e contou com a presença dos vereadores Aero Cruz, Rogério Passos, Gilmar Santos, Cláudia Ferreira, Marquinhos Amorim, Maria Elena de Alencar, Rosarinho Coelho, Manoel da Acosap, Dhiego Serra e Wenderson Batista, além de familiares, amigos, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil.

LEIA MAIS

Lucinha Mota revela que ligação telefônica no dia do crime de Beatriz, pode apontar mais uma pessoa envolvida no crime

Em postagem nas suas redes sociais, neste sábado (20), Lucinha Mota, mãe da menina Beatriz Angélica, assassinada em 2015, durante festa de formatura nas dependências de uma escola em Petrolina, revelou que mais uma ponta em relação ao crime poderá ser revelada em breve. A revelação que voltou a mobilizar a opinião pública, diz respeito a uma possível ligação telefônica do criminoso para uma segunda pessoa, que, de acordo com a postagem, poderá ser revelada durante o julgamento que está próximo de acontecer.

As informações foram divulgadas também na imprensa local e, segundo informações do portal RedeGN,  Lucinha Mota afirma que a família sempre levantou questionamentos sobre esse momento específico mostrado nas imagens, em que um homem, à época considerado suspeito, realizava uma ligação telefônica. De acordo com a publicação, a família de Beatriz sempre cobrou uma investigação mais apurada sobre esse detalhe: “Quando as imagens das Câmeras de segurança foram recuperadas, eu e Sandro sempre questionamos aquela imagem que mostra ele fazendo uma ligação”, declarou Lucinha.

Lucinha disse que passou anos solicitando que a polícia realizasse essa perícia, ela finalmente foi feita e confirmou que o assassino falou com outra pessoa, afirmou, destacando ainda que no dia do juri todos vão saber quem é essa pessoa e ficarão estarrecidos com sua identidade. A expectativa dos familiares é que a nova informação ajude a esclarecer pontos fundamentais da investigação e represente mais um passo no processo por justiça em um dos crimes que mais marcaram a história recente da cidade e do país.

 

Simão Durando nomeia Lucinha Mota para assessoria especial na Prefeitura de Petrolina

A ex-vereadora e ativista social Lucinha Mota passará a integrar o núcleo de assessoria especial da Prefeitura de Petrolina. Nesta sexta-feira (29), ela aceitou o convite do prefeito Simão Durando para atuar na articulação social e política do governo. A nomeação de Lucinha Mota deve ser publicada na próxima semana.

Reconhecida por sua trajetória em defesa de causas sociais, Lucinha é professora e graduanda em Direito. Foi secretária estadual de Justiça e Direitos, em seguida assumiu o mandato de vereadora de Petrolina entre os anos de 2022 e 2023. Lucinha Mota atualmente é suplente de deputada estadual e milita em projetos em defesa de direitos humanos.

Após a reunião, que contou também com a presença do ex-prefeito Miguel Coelho, Simão Durando destacou a importância da chegada de Lucinha para os quadros técnicos da Prefeitura. “É uma mulher de coragem, de luta, e que conquistou o respeito dos petrolinenses. Estou muito feliz com a chegada de Lucinha Mota ao nosso governo porque ela vai agregar muito a projetos sociais e no diálogo com a comunidade, em especial, os segmentos ligados a direitos humanos”, destacou o prefeito de Petrolina.

A ex-vereadora destacou que a decisão de aceitar o convite de Simão se deu pela confiança no trabalho que vem sendo realizado na cidade. “Petrolina tem avançado em várias áreas, mas principalmente no cuidado com as pessoas. Decidi apoiar o prefeito Simão Durando e o grupo Coelho porque acredito que, juntos, podemos fortalecer ainda mais as políticas públicas e garantir novas conquistas para o povo de Petrolina. Meu compromisso sempre foi com a população, e vejo em Simão e nesse grupo a disposição de ouvir e trabalhar pela cidade”, afirmou Lucinha.

Ascom

Ao lado de Lucinha Mota, Raquel visita Maranhão para conhecer ações desenvolvidas em penitenciárias

Raquel Lyra (PSDB) cumpriu agenda no Maranhã na sexta-feira (26), para conhecer as políticas penitenciárias desenvolvidas no estado. A governadora de Pernambuco foi recepcionada pelo gestor estadual, Carlos Brandão e conheceu a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM) e o Complexo Penitenciário São Luís.

LEIA MAIS

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco lança WhatsApp para fortalecer Ouvidoria

Denúncias de vários tipos podem ser feitas no novo canal (Foto: Google Street/Reprodução)

A Ouvidoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH-PE) conta, a partir deste mês de março, com um canal de denúncias através WhatsApp, no qual será possível registrar denúncias, enviar fotos e vídeos para fortalecer as demandas da população.

O serviço pode ser acionado pelo número (81) 98494-1749. “Essa ferramenta é para aproximar a população da secretaria, para que possamos receber essas denúncias de maneira mais consistente, o que nos ajudará a agir com mais celeridade e eficiência”, afirma a secretária da pasta, Lucinha Mota.

LEIA MAIS

Lucinha Mota se diz honrada com convite para ser secretária estadual

O primeiro escalão do governo de Raquel Lyra (PSDB) toma posse às 10h desta segunda-feira (2). Entre os nomes anunciados pela governadora está o de Lucinha Mota (PSDB), secretária da Justiça e dos Direitos Humanos. A cerimônia acontece no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

LEIA TAMBÉM

Lucinha Mota é indicada para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Antes da solenidade, Lucinha conversou por telefone com Waldiney Passos no programa Super Manhã da Rádio Jornal Petrolina. E falou sobre a nova missão que assume a partir de hoje. “Pra mim é uma honra esse convite, ele está legitimando de fato a nossa luta de sete anos de justiça. Raquel Lyra é uma mulher sensível e ela mostra, quando ela faz esse convite, que o governo dela terá espaço para todos“, afirmou a nova secretária.

LEIA MAIS

Lucinha Mota é indicada para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Lucinha Mota, mãe de Betariz Angélica Mota. (Foto: Arquivo da família)

Entre os nomes anunciados para o secretariado do governo de Raquel Lyra, em Pernambuco, está o de Lucinha Mota. Ela irá ocupar a pasta de Justiça e Direitos Humanos.

Lucinha é reconhecida por sua luta por justiça após o assassinato da filha Beatriz em 2015, que tinha sete anos de idade, no colégio em que estudava no município de Petrolina.

Após uma incansável busca por respostas – que resultou em uma caminhada de 23 dias e mais de 700 quilômetros de Petrolina ao Recife -, hoje ela aguarda o julgamento de Marcelo da Silva, identificado como o assassino da menina.

Ativista social e humanitária, Lucinha Mota é graduanda em Direito e suplente de deputada estadual por Pernambuco.

Caso Beatriz – Resumo da audiência de instrução nesta terça-feira

Durou cerca de dez horas o primeiro dia de audiência da instrução e julgamento do homem acusado de assassinar a menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Seis testemunhas de acusação foram ouvidas, incluindo a mãe da menina, Lucinha Mota, nesta terça-feira (22).

Na saída do fórum, a mãe de Beatriz reforçou não ter dúvidas de que Marcelo da Silva, de 40 anos, é o culpado pelo crime, que aconteceu em dezembro de 2015.

“Ele é o assassino. Eu jamais permitiria que um inocente pagasse pelo crime. A confissão dele foi espontânea, ele não foi forçado a nada. Ele é um covarde, tirou a vida da minha princesa. Há muitas provas, não temos dúvidas. A defesa não tem como contestar nada”, afirmou Lucinha à imprensa.

A mãe de Beatriz teve acesso à íntegra do inquérito policial, que contou com 5.831 páginas.

A defesa do réu confesso alegou, pela manhã, que Marcelo não estava no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora no momento do crime. Ao ser questionado por repórteres onde o acusado estaria, o advogado Rafael Nunes se negou a falar. “Isso será alvo do interrogatório.”

Assim como ocorreu na entrada do fórum, Marcelo contou com reforço policial, na saída, para levá-lo até a viatura da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres),

Nesta quarta-feira (23), estão previstos mais dois depoimentos de testemunhas de acusação e mais oito de testemunhas de defesa. Ao final, será o interrogatório do réu, que tem direito a permanecer em silêncio.

As sessões está sendo presidida pela juíza de Direito, Elane Brandão. Após a fase de depoimentos, o representante do Ministério Público e o advogado de defesa do réu terão que apresentar as alegações finais. Só então, a magistrada irá decidir se Marcelo irá a júri popular.

“O que nos fortalece é a certeza de que ele será punido”, diz mãe de Beatriz antes da audiência do acusado de assassinar a menina

(Foto: Arquivo)

Está em andamento, nesta terça-feira (22), a audiência de instrução e julgamento de Marcelo da Silva, réu confesso do assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos. O crime ocorreu em 10 de dezembro de 2015, em um colégio particular de Petrolina, Sertão de Pernambuco.

De acordo com a previsão, 16 testemunhas de acusação e defesa, além do réu, serão ouvidas no Fórum de Petrolina. A audiência também conta com os depoimentos dos pais de Beatriz, Lucinha Mota e Sandro Romilton.

Emocionada, Lucinha falou sobre o caso em entrevista à equipe da TV Jornal. A mãe de Beatriz destacou a dificuldade de esperar uma resolução desde 2015.

LEIA MAIS

“Deus ama a justiça”, afirma Lucinha Mota

(Foto: Jean Brito)

Após quase sete anos de luta, Lucinha Mota e Sandro Romilton estão mais próximos de verem a justiça ser feita. Desde 2015 os pais de Beatriz Angélica Mota cobram punição aos envolvidos na morte da garota e hoje (22), Marcelo da Silva vai ao banco dos réus pela primeira vez.

LEIA TAMBÉM

Audiência de instrução do Caso Beatriz acontece nesta terça-feira em Petrolina

“Após longos dias, muita luta, quase sete anos depois de termos perdido a vida de Beatriz, chegamos a um importante momento […] Muitos estiveram comigo, alguns que eu nem conheço, mas agradeço por nos ajudarem a chegar até aqui”, escreveu Lucinha nas redes sociais.

Ela acredita que a juíza Elane Brandão decidirá pelo caso ir a júri popular e mantém fé no rito processual. “Deus ama a justiça”, se manifestou pelo Instagram. A audiência acontece no Fórum de Petrolina e deve seguir até quarta-feira (23).

Caso Beatriz: programa de TV apresenta novo laudo; Lucinha Mota critica postura de advogado

A defesa de Marcelo da Silva, acusado de matar Beatriz Angélica Mota dentro do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora em 2015, na cidade de Petrolina (PE), foi à TV Guararapes na segunda-feira (10) para contestar a perícia do caso.

Segundo o advogado Rafael Nunes, o laudo é uma confrontação ao trabalho da Polícia Civil de Pernambuco. “A Polícia Federal esteve lá e fez uma perícia refinadíssima“, disse o defensor. O suposto laudo não teria apontado digitais de Marcelo em uma maçaneta que teria sido periciada.

Mãe de Beatriz Angélica, Lucinha Mota fez uma live ainda na noite de ontem e criticou a postura do advogado. “É de uma irresponsabilidade muito grande o que foi dito na imprensa. Não existe nenhuma digital no inquérito de Beatriz. Não tem maçaneta na porta, você precisa estudar o inquérito para defender seu cliente“, afirmou.

LEIA MAIS

Lucinha Mota é confirmada candidata em convenção PSDB/Cidadania

Em convenção, neste sábado (30) em Recife, o PSDB e o Cidadania oficializaram a relação de candidatos ao Governo de Pernambuco, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado.

A federação partidária, que reúne PSDB e Cidadania,  homologou Raquel Lyra como candidata a governadora, Priscila Krause, vice-governadora, o ex-deputado Federal Guilherme Coelho para o senado, 16 candidatos a deputado federal e 36 candidatos a uma vaga na ALEPE, incluindo o nome de Lucinha Mota, ativista humanitária e mãe da garota Beatriz Angélica, assassinada covardemente numa escola particular em Petrolina, em 2015.

Lucinha Mota reafirmou o apoio à chapa majoritária, que inclui o petrolinense Guilherme Coelho, candidato ao senado, falando do gesto sensível de Raquel Lyra indo a Petrolina para convidá-la para caminhar justas. “Raquel foi lá em Petrolina me convidar e disse: Lucinha venha, você é mais uma mulher que deve representar  as mulheres de Pernambuco. Foi a única que mostrou sensibilidade e é por isso que estou com Raquel  para enfrentar as injustiças em Pernambuco“, disse.

LEIA MAIS

Cotada para o senado e pré-candidata a deputada estadual, Lucinha Mota participa de convenção do PSDB/Cidadania neste sábado

Pré-candidata a deputada estadual e cotada como um dos nomes a ocupar a vaga para o senado na chapa de Raquel Lyra (PSDB), Lucinha Mota participa da convenção estadual da Federação PSDB/Cidadania, que acontece em Recife, neste sábado (30).

Lucinha Mota disse que recebeu com gratidão a lembrança do seu nome para ocupar um cargo na chapa majoritária, mas segue com o planejamento visando ocupar uma cadeira na ALEPE. “Sou muito grata pela lembrança, vou para a convenção com o compromisso de avaliar todas as possibilidades, focada ainda na minha candidatura a deputada estadual, entendendo que no nosso grupo tem nomes importantes para ocupar o posto de candidato ao senado, a exemplo de Guilherme Coelho, mas disposta a ouvir, debater a melhor solução. Coragem não me falta e o que a coligação entender que é melhor para a eleição de Raquel e para Pernambuco, estarei pronta, como sempre!“, disse.

Na convenção do PSDB/Cidadania será homologado o nome de Raquel Lyra para o governo de Pernambuco, definindo ainda nome do candidato e suplentes para o senado, além dos nomes que disputarão vagas para a Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Federal.

LEIA MAIS

Lucinha Mota conclui formação em Políticas Públicas e se diz pronta para exercer mandato

Lucinha Mota, mãe da garota Ana Beatriz, assassinada covardemente dentro de uma escola particular em Petrolina, em 2015, ganhou o reconhecimento da sociedade pela sua coragem e determinação na busca por justiça, e vem atuando para transformar sua luta em uma causa ainda maior.

Depois de uma intensa caminhada como mãe ferida, buscando justiça para o caso da sua filha e de muitas famílias que vivem o mesmo drama, Lucinha Mota foi para o banco da faculdade buscar a formação em advocacia, mas quer mais: conhecimento em políticas públicas para expandir sua luta para outras causas da sociedade, a exemplo das políticas públicas e o fortalecimento das instituições, incluindo as próprias polícias.

Nessa caminhada vi o quanto as instituições policiais e seus colaboradores são tratados e o quanto a falta de estrutura e apoio do governo prejudica o trabalho da justiça“, lembrou.

LEIA MAIS

Caso Beatriz: mais de seis anos após crime, inquérito policial é concluído pela polícia

Marcelo Silva foi indicado por homicídio qualificado

Foram mais de seis anos, mas na quarta-feira (6), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) confirmou que o inquérito policial do Caso Beatriz foi remetido pela Polícia Civil do Estado ao órgão. Marcelo da Silva, acusado de matar a menina Beatriz Angélica Mota durante uma festa no Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, em Petrolina, foi indiciado por homicídio qualificado.

De acordo com o MPPE, o inquérito foi remetido de forma virtual na segunda-feira (4). Agora o órgão “irá analisar com a maior brevidade possível, devido à quantidade de material produzido na investigação, observando a necessidade de apreciar com cautela e responsabilidade todo o inquérito, para as providências legais”.

LEIA MAIS
123