Em missão comercial na Coreia do Sul, Guilherme Coelho anuncia redução de tarifas para exportação de manga e avanço na abertura de mercado para a uva

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, integra a comitiva oficial do Governo Federal em missão à Coreia do Sul, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais entre os dois países e ampliar as oportunidades para a fruticultura brasileira. Nesta segunda-feira (23), durante o Fórum Empresarial Brasil–Coreia, foram anunciadas medidas importantes para o setor.

Um dos principais avanços é a redução da tarifa de importação da manga brasileira de 30% para 5%. “Em 2023, abrimos o mercado para a manga brasileira e, em pouco mais de três anos, já conquistamos aproximadamente 18% do mercado de manga na Coreia do Sul. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, negociou a redução da tarifa para 5% no primeiro semestre, dentro de uma cota de 18 mil toneladas da fruta”, explicou Guilherme Coelho.

Os produtores de uva também têm motivos para comemorar. O processo de abertura do mercado coreano para a fruta avançou significativamente. “Ficou definida a realização da auditoria para o mês de setembro, e nossa expectativa é concluir todo o processo ainda este ano. Trata-se de um mercado rigoroso, com exigências fitossanitárias elevadas. No entanto, nossos produtores possuem experiência e capacidade técnica para atender plenamente a esses critérios”, ressaltou o presidente da Abrafrutas.

Fórum Empresarial Brasil–Coreia

O Fórum Empresarial Brasil–Coreia foi o principal compromisso da agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no país asiático. Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento reuniu autoridades políticas e empresários brasileiros e coreanos.

Guilherme Coelho participou como palestrante no painel “Agrobusiness e Segurança Alimentar”. “Durante minha apresentação, destaquei o patamar de excelência que nossos fruticultores alcançaram em qualidade de produção, com respeito às exigências ambientais, sociais e fitossanitárias. A Coreia do Sul é um mercado estratégico, com 51,7 milhões de habitantes e a 13ª maior economia do mundo. Precisamos ampliar cada vez mais a presença das frutas brasileiras nesse mercado”, afirmou.

Frutas brasileiras na Coreia

Em 2025, o Brasil exportou para a Coreia do Sul aproximadamente 3,3 mil toneladas de frutas, gerando uma receita de US$ 10,2 milhões. As principais frutas comercializadas foram manga e açaí. Além da uva, o Brasil também trabalha para viabilizar a exportação de melão e limão Tahiti para o mercado coreano.

Ascom

Ronaldo Silva e Guilherme Coelho reforçam parceria em confraternização

O clima de confraternização e diálogo marcou o encontro promovido pelo presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, ao lado do vereador Ronaldo Silva, na noite desta terça-feira (2), em Petrolina. Amigos, familiares, lideranças políticas e representantes da imprensa se reuniram em um restaurante da Orla II para celebrar mais um ano de parceria e convivência.

Durante o evento, Ronaldo fez questão de destacar a trajetória e a atuação de Guilherme à frente da Abrafrutas, especialmente em um ano considerado desafiador para o setor da fruticultura regional. O vereador lembrou as dificuldades enfrentadas com as barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos às frutas exportadas da região e reconheceu o esforço da entidade em defender os interesses dos produtores.

LEIA MAIS

Café político de Guilherme Coelho marca rearticulação da oposição e apoio à governadora Raquel Lyra

Na manhã desta quarta-feira (29), o ex-prefeito e ex-deputado federal Guilherme Coelho promoveu um encontro em sua residência com lideranças políticas ligadas à oposição em Petrolina. A reunião teve como principal objetivo reorganizar o grupo oposicionista e reforçar o apoio à reeleição da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).

Conhecido por abrir sua casa para conversas políticas, Guilherme destacou que o momento é de união e diálogo. “Foi um encontro muito produtivo. O grupo está entusiasmado e o objetivo é ampliar esse movimento, acolher novas lideranças e fortalecer o debate político”, afirmou.

LEIA MAIS

Ministros Participam de Evento de Fruticultura e Assinatura do Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural em Petrolina; Guilherme Coelho representará a região

Guilherme Coelho – Presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas). FOTO – ARQUIVO BLOG

Nesta quarta-feira (13), Petrolina, no Sertão de Pernambuco, será palco de um evento que reúne autoridades e representantes do setor da fruticultura para a assinatura do Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural. Entre os participantes, estão confirmados os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O evento acontecerá na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), às 9h30.

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, destaca que o Pacto, instituído pelo Decreto nº 12.064, de 17 de junho de 2024, visa promover a inclusão social e a segurança trabalhista para beneficiários do Bolsa Família. Segundo Coelho, o Pacto será fundamental para aliviar a escassez de mão de obra no setor da fruticultura, oferecendo a possibilidade de que beneficiários do programa sejam contratados como safristas sem perder a renda oferecida pelo programa.

“O pacto será importante para que os beneficiários, cumprindo alguns requisitos, possam trabalhar como safristas na produção de frutas sem perder a renda oferecida pelo programa. Poderemos, assim, amenizar os impactos causados ​​pela falta de mão de obra no setor”, explicou

Guilherme Coelho discutirá avanços para a fruticultura em encontro com o presidente Lula nesta quinta-feira

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, terá um importante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima quinta-feira (21), na Granja do Torto, em Brasília.

A reunião, realizada a convite do Palácio do Planalto, será uma oportunidade para destacar a importância da fruticultura brasileira na geração de empregos e consolidação de uma agricultura sustentável no país.

LEIA MAIS

Abrafrutas e secretário de Agricultura da Bahia discutem exportação de uva do Vale para a China

Uma reunião no sábado (8) colocou frente à frente a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), o secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Tum e o representante de uma empresa de investimentos chinesa e produtores de frutas do Vale do São Francisco.

LEIA MAIS

Representantes da FIEPE visitam Petrolina para conhecer modelo de negócio do Vale do São Francisco

O assessor especial do Governo de Pernambuco, Guilherme Coelho (PSDB) se reuniu, em Petrolina, com representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). O grupo veio conhecer o processo de comercialização dos produtores de frutas do Vale do São Francisco com o mercado internacional.

LEIA MAIS

Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho será presidente de grupo que vai trabalhar para desenvolver tecnologias ao agronegócio

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho (PSDB) foi nomeado presidente de um Cluster de Inovações para o Agronegócio de Pernambuco. O grupo reúne instituições que vão trabalhar para desenvolver inovações tecnológicas para o setor.

LEIA MAIS

Guilherme Coelho é reeleito presidente da Abrafrutas para o triênio 2023-2026

Os fruticultores associados à Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (ABRAFRUTAS) decidiram, por unanimidade, reconduzir Guilherme Coelho para o cargo de presidente para o triênio de 2023-2026. A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária realizada, de maneira virtual, na última quinta-feira (30).

Guilherme Coelho agradeceu aos associados o apoio recebido ao longo dos últimos anos e da confiança depositada em poder liderar, em mais um mandato, essa instituição que tem ocupado grandes espaços no cenário nacional e internacional.

Nos últimos anos, tivemos importantes conquistas que resultaram em oportunidades de crescimento para o setor. Nossa associação vem cumprido com excelência a missão de promover a fruticultura brasileira“, afirmou.

LEIA MAIS

Presidente da Abrafrutas discute acordos bilaterais entre Brasil e Reuno Unido

Guilherme Coelho está em Londres, Reino Unido e nesta quarta-feira (22) participou de uma reunião com o embaixador brasileiro, para discutir as relações comerciais bilaterais entre Brasil e os europeus.

O petrolinense é presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e Assessor Especial do Governo de Pernambuco e aproveitou o encontro para abordar estratégias para fortalecer  a comercialização dos produtos brasileiros no mercado  britânico.

LEIA MAIS

Na Alemanha, Guilherme Coelho participa de feira mundial de fruticultura

De 8 a 10 de fevereiro a fruticultura mundial foi discutida em um evento realizado em Berlim, capital da Alemanha. E o Sertão esteve representado por lá. A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) marcou presença através do presidente Guilherme Coelho.

Durante esses dias de conversas e rodadas de negócio, Guilherme observou o desenvolvimento de inovações tecnológicas capazes de tornar as plantações mais rentáveis. “Vivemos a era do ESG e o mundo exige que todas as empresas desenvolvam boas práticas ambientais, sociais e de governança. A fruticultura brasileira já produz atenta às certificações internacionais e continuará se adaptando e a tecnologia é uma grande parceira nesse processo“, disse.

A Abrafrutas e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), montaram um grande stand, com mais de 60 expositores nacionais para destacar a qualidade das frutas e atrair novos parceiros comerciais para o Brasil.

Em Brasília, Guilherme Coelho reforça demanda de produtores prejudicados pelas chuvas no Sertão

Presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, está cumprindo agenda em Brasília (DF) e tem procurado fortalecer as demandas dos fruticultores do Vale do São Francisco, após as chuvas de novembro, que causaram prejuízos para os produtores.

Na quarta-feira (14), Guilherme foi ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e iniciou tratativas com os Bancos do Nordeste e Brasil, para amenizar os prejuízos dos agricultores.

“As chuvas atrapalharam muito os produtores que trabalham com irrigação. A estimativa é que os prejuízos giram em torno de 50% e 30% nas safras de uva e manga, respectivamente. Os impactos repercutem em toda economia regional, não apenas no setor agrícola”, disse.

Guilherme pediu apoio dos prefeitos de Petrolina, Juazeiro (BA) e Casa Nova (BA), para que os gestores decretem estado de calamidade ou de emergência pública. “O nosso principal objetivo é conseguir a prorrogação das parcelas dos empréstimos dos produtores para que eles possam se organizar e passar por essa fase difícil”, explicou Guilherme Coelho.

“Vai olhar pelo nosso Sertão com o respeito que ele merece”, destaca Guilherme Coelho sobre Raquel Lyra

Nesta semana, Guilherme e Ronaldo Silva realizaram tradicional Coquetel Imprensa

Guilherme Coelho e Ronaldo Silva realizaram na quinta-feira (8) o tradicional Coquetel Imprensa, reunindo os comunicadores de Petrolina e Juazeiro (BA). Além de avaliarem a política em 2022, os anfitriões debateram o cenário para o ano que se aproxima.

Presidente do PSDB em Petrolina, Guilherme reiterou seu apoio a Raquel Lyra (PSDB) na campanha de 2022 e disse o que espera da nova gestão estadual.

Percorri Pernambuco inteiro ao lado de Raquel e em nenhum momento deixei de falar a ela sobre os nossos sonhos e desejos. Sei que será uma gestão dedicada a cuidar de gente e que vai olhar pelo nosso Sertão com o respeito que ele merece“, afirmou.

Já Ronaldo Silva, que é vereador da cidade, destacou a importância da imprensa. “São vocês que divulgam o nosso trabalho que levam a notícia até as pessoas. É uma alegria ver tantos profissionais importantes da mídia regional confraternizando conosco, mostra que temos amigos“, comemorou.

123