Após autorização de Moraes, Flávio visita Bolsonaro em prisão domiciliar

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) visita na manhã deste sábado o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde março. O encontro foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A visita ocorre em meio às articulações da direita para as eleições presidenciais. Na última semana, pesquisa divulgada pela Quaest identificou uma queda nas intenções de voto do parlamentar nos cenários contra o presidente Lula.

Acompanhado da esposa e das filhas, o senador foi autorizado a permanecer com Bolsonaro durante o horário de almoço, entre 11h e 13h. Ele chegou ao local pouco antes das 12h na manhã deste sábado. Na decisão, Moraes considerou que o encontro é compatível com as condições impostas à prisão domiciliar. O magistrado também determinou que todos os visitantes passassem por vistoria prévia e deixassem celulares e outros aparelhos eletrônicos sob custódia dos agentes responsáveis pela segurança da residência.

Bolsonaro está em prisão domiciliar humanitária desde 27 de março, após ser condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A medida foi concedida em razão de seu quadro de saúde e tem duração inicial de 90 dias.

A visita acontece em um momento de crescente pressão sobre Flávio. Pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta semana apontou queda do senador em cenário de segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O senador Flávio Bolsonaro (PL) apareceu em segundo lugar em um dos cenários de primeiro turno, com 29% (eram 33% em maio). A Genial/Quaest também mostrou o presidente Lula na liderança no segundo turno. Contra Flávio, o petista tem 44% das intenções de voto contra 38% do bolsonarista. Em maio, os dois apareciam empatados tecnicamente: Lula marcava 42% e Flávio 41%.

Agência O Globo

Ministro de Portos e Aeroportos cumpre agenda em Araripina

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, cumpriu agenda no município de Araripina, Sertão de Pernambuco, neste sábado (18). Na ocasião, realizou uma visita técnica ao aeroporto da cidade, que agora integra o Programa AmpliAR, do Governo Federal.

Durante visita, anunciou que o aeroporto de Araripina passará a ser administrado pela GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos. A mudança na gestão visa alinhar a operação no Sertão do Araripe aos padrões nacionais de concessões aeroportuárias. Além da nova administração, foi confirmado um aporte de R$ 19 milhões para obras de modernização e infraestrutura.

As intervenções previstas incluem a ampliação do terminal de passageiros, do estacionamento e do pátio de aeronaves, além de melhorias na pista para permitir a operação de aviões de maior porte.O projeto também contempla avanços em segurança e tecnologia, com a implantação de áreas de segurança nas cabeceiras da pista (RESA) e a instalação do sistema PAPI, que auxilia nos procedimentos de pouso.

Segundo o ministro, o objetivo é fortalecer a aviação regional e melhorar a logística no interior de Pernambuco. A expectativa é que, após a reforma, o aeroporto impulsione novos negócios e a geração de empregos na região.

G1 Petrolina

Em missão comercial na Coreia do Sul, Guilherme Coelho anuncia redução de tarifas para exportação de manga e avanço na abertura de mercado para a uva

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, integra a comitiva oficial do Governo Federal em missão à Coreia do Sul, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais entre os dois países e ampliar as oportunidades para a fruticultura brasileira. Nesta segunda-feira (23), durante o Fórum Empresarial Brasil–Coreia, foram anunciadas medidas importantes para o setor.

Um dos principais avanços é a redução da tarifa de importação da manga brasileira de 30% para 5%. “Em 2023, abrimos o mercado para a manga brasileira e, em pouco mais de três anos, já conquistamos aproximadamente 18% do mercado de manga na Coreia do Sul. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, negociou a redução da tarifa para 5% no primeiro semestre, dentro de uma cota de 18 mil toneladas da fruta”, explicou Guilherme Coelho.

Os produtores de uva também têm motivos para comemorar. O processo de abertura do mercado coreano para a fruta avançou significativamente. “Ficou definida a realização da auditoria para o mês de setembro, e nossa expectativa é concluir todo o processo ainda este ano. Trata-se de um mercado rigoroso, com exigências fitossanitárias elevadas. No entanto, nossos produtores possuem experiência e capacidade técnica para atender plenamente a esses critérios”, ressaltou o presidente da Abrafrutas.

Fórum Empresarial Brasil–Coreia

O Fórum Empresarial Brasil–Coreia foi o principal compromisso da agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no país asiático. Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento reuniu autoridades políticas e empresários brasileiros e coreanos.

Guilherme Coelho participou como palestrante no painel “Agrobusiness e Segurança Alimentar”. “Durante minha apresentação, destaquei o patamar de excelência que nossos fruticultores alcançaram em qualidade de produção, com respeito às exigências ambientais, sociais e fitossanitárias. A Coreia do Sul é um mercado estratégico, com 51,7 milhões de habitantes e a 13ª maior economia do mundo. Precisamos ampliar cada vez mais a presença das frutas brasileiras nesse mercado”, afirmou.

Frutas brasileiras na Coreia

Em 2025, o Brasil exportou para a Coreia do Sul aproximadamente 3,3 mil toneladas de frutas, gerando uma receita de US$ 10,2 milhões. As principais frutas comercializadas foram manga e açaí. Além da uva, o Brasil também trabalha para viabilizar a exportação de melão e limão Tahiti para o mercado coreano.

Ascom

Nikolas Ferreira visita Bolsonaro e rebate Eduardo Prioridade é nos atacar

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) visitou, neste sábado (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, onde o ex-mandatário cumpre pena de 27 anos e 3 meses.

A visita, que deveria ser um gesto de solidariedade, acabou servindo de palco para o aprofundamento de uma rachadura interna no Partido Liberal.Na saída do complexo conhecido como “Papudinha”, Nikolas rebateu declarações recentes de Eduardo Bolsonaro. O ex-deputado, atualmente em “autoexílio” nos Estados Unidos, havia acusado Nikolas e Michelle Bolsonaro de “amnésia” por supostamente não priorizarem a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência.

Prioridades invertidas – Visivelmente incomodado, Nikolas defendeu Michelle e criticou o timing de Eduardo. “Nós temos o pai dele preso, sofrendo dificuldades de saúde, e a prioridade é nos atacar? Isso diz muito mais sobre eles do que sobre mim”, afirmou o parlamentar. Ele destacou o papel da ex-primeira-dama, que diariamente prepara refeições para o marido na prisão, e sugeriu que Eduardo “não está bem”.

Ultimato em Minas – A tensão não se restringe ao núcleo familiar. Nikolas aproveitou o momento para reforçar sua posição no PL mineiro. Em declaração ao Metrópoles, o deputado confirmou que vai buscar a reeleição para a Câmara, descartando a disputa pelo Governo de Minas, mas exigiu controle sobre a chapa estadual.

“Se eu não tiver o controle da chapa para evitar candidatos não alinhados aos nossos valores, entendo isso como um convite para deixar o partido”, alertou Nikolas. A fala é vista como um xeque-mate na cúpula do PL em Minas Gerais, no momento em que a sigla tenta se organizar para o próximo pleito sob a sombra da prisão de seu principal líder.

A Tarde

Bolsonaro recebe senadores do PL na Papudinha nesta quarta-feira (18)

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu, nesta quarta-feira de cinzas (18), a visita do presidente do PL no Rio de Janeiro, Bruno Bonetti, suplente do senador Romário (PL-RJ), e do partido no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ). Segundo Portinho, o tema discutido na Papudinha, prisão onde Bolsonaro cumpre a pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado, foi as eleições de 2026.

O senador afirmou para a imprensa, ao sair da visita, que Bolsonaro se mostrou “entusiasmado”, ao falar sobre a pré-candidatura do filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), à Presidência da República.

“Conversamos sobre o futuro do país, sobre a situação em diversos estados, sobre a candidatura do Flávio que se consolidou, trazendo novos apoios e vem mostrando isso nas pesquisas. Foi uma decisão acertada. Flávio representa Bolsonaro e todos nós. Essas articulações vão seguir. A gente está no momento de começar a avançar na definição [de apoios] para todos os estados e para o país”, disse Portinho.

A saúde do condenado por tentativa de golpe de Estado também foi tema comentado pelo parlamentar. De acordo com o líder do PL no Senado, o ex-presidente estava “desnorteado fisicamente no seu caminhar, cambaleando”, e “engasgou durante vários momentos da conversa”.

Correio Braziliense

Ministro da Saúde destaca investimentos na indústria durante visita de Lula em PE

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abordou planos e investimentos para o fortalecimento da indústria nacional da saúde durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco, nesta sexta-feira (13). Padilha ainda destacou a importância da presença do chefe do executivo no carnaval da capital pernambucana.

Padilha iniciou ressaltando a relevância do estímulo ao complexo econômico-industrial da saúde no estado. “Queremos ser cada vez mais um país independente na produção de medicamentos, terapias e insumos. Todos conhecem a dedicação do presidente Lula em transformar Pernambuco em um grande polo da indústria farmacêutica e tecnológica”, afirmou em entrevista coletiva ao final da visita presidencial na fábrica da Aché, no Cabo de Santo Agostinho.

Com foco na captação de investimentos e na formalização de acordos internacionais, o ministro também comentou a agenda do presidente na Índia e na Coreia do Sul, destacando que a viagem tem como objetivo “fortalecer a capacidade nacional de produção de medicamentos, com ênfase nas indústrias brasileiras e nas instituições públicas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”.

Ainda sobre investimentos, Padilha destacou o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como principal agência de desenvolvimento e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da inovação tecnológica na área. Segundo ele, o banco atua não apenas no fortalecimento da indústria farmacêutica, mas também no incentivo à pesquisa e à inovação. “Só nesta semana o presidente esteve em dois grandes empreendimentos que só são possíveis graças à liderança do SUS, do governo federal e ao financiamento do BNDES”, declarou.

Lula no Carnaval do Recife

Em outro momento da coletiva, Padilha falou sobre o simbolismo da participação de Lula no carnaval do Recife e ressaltou a importância de valorizar a cultura popular em Pernambuco e em todo o país. “Lula é um presidente que prestigia o carnaval. Já tivemos presidentes que disseram que o carnaval era algo ruim para o Brasil, que atrasava o país, um movimento contrário a uma manifestação cultural que gera emprego e renda”, afirmou.

O ministro também destacou o impacto da presença de Lula e do valor da festa para o estado. “Pernambuco ganha muito com o carnaval. A presença do presidente no Galo da Madrugada, um bloco popular, é um reconhecimento dessa identidade cultural tão importante”, concluiu.

Diario de Pernambuco

Lula deve visitar Recife e Salvador em maratona de carnaval

Mirando as eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai visitar as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife durante a semana de carnaval. Segundo informações do jornal O Globo confirmadas pelo Broadcast sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a intenção da maratona de viagens é mostrar vigor físico e fazer gestos de aproximação com aliados que vão concorrer aos governos estaduais. No Rio, no dia 15, Lula vai acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai disputar o Grupo Especial do carnaval carioca. O samba-enredo da agremiação faz uma homenagem ao presidente e também retrata a história da mãe dele, Dona Lindu.

Quando a escola estiver desfilando, o presidente estará no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), que é pré-candidato ao governo fluminense. Lula e Paes são aliados e Lula espera ter ele no palanque, além de obter apoio do PSD carioca. O partido conta com três presidenciáveis após a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nesta semanaNo Recife, Lula deve acompanhar o tradicional bloco do Galo da Madrugada no camarote do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que vai disputar o comando do Executivo pernambucano. No Estado, a situação eleitoral é complexa, já que o presidente quer ter tanto Campos quanto a governadora Raquel Lyra (PSD) no palanque. Os dois também querem contar com Lula nas campanhas deles.

Já em Salvador, é esperado que Lula esteja ao lado do governador e pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), durante as festividades na capital baiana. Há também a expectativa de que ele esteja acompanhado dos dois pré-candidatos ao Senado do PT, o líder do Governo na Casa, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O Globo

Escândalo do Banco Master estremece a República e acende alerta institucional

Ontem, terça-feira, 27 de janeiro, nós informamos sobre um episódio que vem gerando forte repercussão no Brasil: o encontro do presidente Lula com Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, ocorrido em 2024, fora da agenda oficial, no Palácio do Planalto, o que, por si só, já gera muitas interrogações.

De acordo com as informações divulgadas pela imprensa nacional, a reunião teria sido articulada pelo ex-ministro Guido Mantega. Na oportunidade, o próprio presidente Lula teria envidado esforços no sentido de agilizar ou interceder por uma possível colocação de Guido Mantega no Banco Master.

Além disso, ontem também informamos outro dado que amplia ainda mais o alcance do escândalo. Segundo a colunista Andreza Matais, do Portal Metrópoles, o escritório de advocacia do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, teria recebido cerca de R$ 5 milhões do Banco Master por serviços de consultoria, mesmo após Lewandowski já ter assumido o cargo de ministro da Justiça do governo Lula.

LEIA MAIS

Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, permitiu, de forma permanente, que o ex-presidente Jair Bolsonaro receba visitas na prisão da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, dos filhos dele que residem no Brasil: Flávio, Carlos, Jair Renan e Laura. A enteada Letícia Firmo também poderá visita-lo. Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 três meses, em regime inicial fechado, por coordenar a trama de tentativa de golpe de Estado,  na Superintendênciada PF.

O ministro Moraes ressaltou que permanece válida a autorização de visitação permanente, dada em dezembro, à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Fica de fora da decisão o filho Eduardo Bolsonaro, que reside no Estados Unidos desde março de 2025. Em dezembro, Eduardo perdeu o mandato de deputado federal por não comparecer às sessões deliberativas da Câmara Federal.

Data e hora- De acordo com o magistrado, as visitas ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 9 horas às 11 horas, com duração de 30 minutos, com limitação de dois familiares por dia. Cada familiar deverá  visitar o preso separadamente.

Alta hospitalar – As autorizações permanentes de visitação dos quatro filhos e da enteada foram concedidas um dia após o ex-presidente receber alta do Hospital DF Star, em Brasília, para a realização de exames e procedimentos cirúrgicos. Nesta quinta-feira (1°), o ministro Alexandre de Moraes negou o pedido da defesa do ex-presidente para mudança para prisão domiciliar.

Agência Brasil

Reaproximação de Lula e Raquel Lyra abre caminho para dois palanques em 2026

A vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco, nesta terça-feira, para cumprir duas agendas oficiais ao lado da governadora Raquel Lyra, reacendeu as articulações políticas no Estado com foco nas eleições de 2026.

A visita foi definida após encontro da governadora em Brasília com o ministro Rui Costa. Na agenda presidencial está a inauguração da Barragem de Panelas II, obra realizada em parceria entre os governos federal e estadual.

No mesmo período, outro movimento político ganhou destaque: o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, declarou apoio à pré-candidatura ao Senado do senador Humberto Costa, durante encontro no gabinete do parlamentar, em Brasília.

LEIA MAIS

Lula chega a Roma para encontro com o papa Leão XIV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo (12), a Roma, na Itália, para compromissos internacionais e um encontro com o papa Leão XIV, marcado para esta segunda-feira (13), no Vaticano.

A audiência com o papa Leão XIV foi confirmada neste sábado (11) pelo serviço de imprensa da Santa Sé e pelo governo federal. Será o primeiro encontro entre Lula e o novo pontífice desde a sua eleição para o comando da Igreja Católica.

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política. O presidente já havia sido recebido por João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diferentes momentos de governo.

Lula também cumpre agenda em dois eventos no país. Participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e encerra a segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a Cúpula de Líderes do G-20, sob a presidência brasileira.

Estadão Conteúdo

Vaticano confirma encontro entre Lula e papa Leão XIV na segunda-feira (13)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido na segunda-feira (13) pelo papa Leão XIV no Vaticano, durante passagem por Roma para compromissos internacionais. A audiência foi confirmada neste sábado (11) pelo serviço de imprensa da Santa Sé e pelo governo federal. Será o primeiro encontro entre Lula e o novo pontífice desde sua eleição para o comando da Igreja Católica.

A reunião ocorrerá enquanto o presidente brasileiro participa do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e de uma reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo G20 sob a presidência brasileira.

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política. O presidente já havia sido recebido por João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diferentes momentos de governo.

Lula embarca para a Itália no fim da tarde deste sábado e deve retornar ao Brasil ainda na noite de segunda-feira.

Estadão Conteúdo

Bolsonaro pede, e Moraes autoriza visita de oficial de cartório em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a receber uma oficial de cartório. Bolsonaro está em prisão domiciliar desde o início do mês e todas suas visitas precisam ser liberadas pelo STF. Ao solicitar a autorização para a oficial, a defesa de Bolsonaro alegou a “necessidade de trâmites atinentes àquele cartório, cuja realização demanda a presença física da referida servidora para colheita de assinaturas e conferência de documentos”. O pedido foi feito em 15 de agosto e autorizado nesta quinta-feira por Moraes. A visita deve ocorrer na sexta-feira, entre 9h e 18h, respeitando as regras impostas pelo STF.

A prisão domiciliar de Bolsonaro foi determinada por Moraes, após o ex-presidente descumprir medidas cautelares que tinham sido impostas, como a proibição de uso de redes sociais. Na semana passada, a Polícia Federal (PF) apontou ao STF o descumprimento de outras cautelares por Bolsonaro. A defesa do ex-presidente negou qualquer violação, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem até segunda-feira para se manifestar.

Agência O Globo

Prefeitura de Juazeiro e grupo de empresários realizam visita técnica ao Complexo Viário Urbano

Com o objetivo de pontuar as adequações e intervenções necessárias na obra do Complexo Viário Urbano de Juazeiro, o prefeito Andrei Gonçalves, acompanhado de equipes da Secretaria de Obras Estruturantes, SAAE, AMTT, Gabinete de Gestão de Crise, empresa responsável pela obra e grupo de empresários, realizaram nesta quarta-feira (20) uma visita técnica.

A visita atendeu solicitação da classe empresarial do entorno das obras da travessia urbana de Juazeiro, que apresentaram a necessidade de intervenções que garantam o acesso adequado aos empreendimentos e bairros situados ao longo do trecho da obra. “O prefeito tem acompanhado todas as obras do Complexo Viário Urbano, e após mais uma reunião com os empresários decidiu fazer essa visita técnica, onde pontuamos a necessidade de algumas intervenções que serão contempladas ainda nessa etapa da obra; outras terão que aguardar a nova licitação”, explicou Paulo Lima, Chefe do Gabinete de Gestão de Crise.

A Prefeitura de Juazeiro tem dialogando com os diversos segmentos da sociedade para que essa obra atenda os interesses da população, como afirma o prefeito Andrei Gonçalves. “Importante esse momento com o grupo de empresários e toda equipe da Prefeitura ‘in loco’, fazendo esse mapeamento e pontuando todas as intervenções necessárias, ouvindo as sugestões. Vamos levar todas as observações para o DNIT mostrando que é necessário realizar adequações que minimizem os impactos aos empreendimentos, assegurando o funcionamento do comércio na região do Complexo Viário”, frisou o prefeito de Juazeiro.

O empresário Murilo Bezerra destacou a importância dessa visita técnica para os empreendimentos que margeiam as obras. “Sensível à nossa solicitação, o prefeito veio hoje realizar essa visita. Oportunidade que nós tivemos de mostrar a preocupação dos empresários que estão na via marginal da obra. O projeto está sendo executado e a gente está percebendo a dificuldade de acesso aos comércios, sendo necessárias adequações. Importante observar o que a gente relatava na reunião, as intervenções que podem contemplar tanto a classe empresarial quanto os moradores dos bairros no entono da obra”.

Ascom

Lula recebe presidente do Equador em Brasília em meio a tarifa dos EUA

O presidente do Equador, Daniel Noboa, desembarca no Brasil nesta segunda-feira (18), para uma reunião com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. O encontro acontece em meio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos e à ofensiva do governo brasileiro pela abertura de novos mercados. O presidente Lula se reúne com Noboa na manhã desta segunda no Palácio do Planalto e, durante a tarde, os dois almoçam no Palácio do Itamaraty.

Ainda esta semana, o petista terá outro compromisso internacional: a viagem à Colômbia para participar da 5ª Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos, em Bogotá – um encontro preparatório para a COP30. Com as tentativas frustradas de negociação com os EUA, o governo do presidente Lula tem apostado na busca de novos mercados e fortalecimento das alianças comerciais do Brasil. A estratégia visa contornar a imposição pelos Estados Unidos de tarifa de 50% a produtos brasileiros.

Conforme apuração da CNN, Lula tem novos telefonemas previstos para o início desta semana. Um dos contatos esperados é com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Lula também citou a intenção de dialogar com França, Alemanha, Reino Unido e União Europeia. Todas as conversas estão em fase de agendamento.

A Tarde

123