Oposição de São Joaquim do Monte sela união histórica e declara apoio à pré-candidatura de Maria Arraes

Maria Arraes participou de caminhada em São Joaquim do Monte ao lado de lideranças políticas que anunciaram a união da oposição visando as eleições de 2026

A deputada federal Maria Arraes (PSB) foi recebida, nesta quinta-feira (11), em São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, em um ato político que marcou a união histórica das principais lideranças de oposição do município. Após 16 anos de atuação em grupos distintos, a oposição anunciou uma coalizão de olho nas eleições de 2026.

A articulação é liderada por Dedé Pernambuco e pelo ex-prefeito Zé Birro, que administrou o município por dois mandatos e também exerceu quatro mandatos como vereador.

LEIA MAIS

Fim da “taxa das blusinhas” preocupa Polo Têxtil do Agreste e acende alerta para empregos em Pernambuco

Setor de confecções do Agreste teme perda de competitividade com a suspensão da taxação sobre compras internacionais de até US$ 50

A decisão do governo federal de zerar o imposto sobre compras internacionais de até US$ 50, medida conhecida como fim da “taxa das blusinhas”, acendeu um sinal de alerta no Polo Têxtil do Agreste de Pernambuco.

Representantes do setor avaliam que a medida pode prejudicar a indústria regional, que reúne milhares de empresas e é responsável por uma das principais cadeias de geração de emprego e renda do estado.

O CEO do Rota do Mar, Arnaldo Xavier, classificou a concorrência com plataformas asiáticas como desleal. Segundo ele, enquanto produtos importados chegam ao consumidor com menor carga tributária, a indústria nacional enfrenta uma estrutura de custos muito mais elevada.

O Polo Têxtil do Agreste, formado por cerca de 17 municípios, com destaque para Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, movimentou R$ 18,6 bilhões em 2025, crescimento de 19,2% em relação ao ano anterior.

LEIA MAIS

Ônibus escolar pega fogo em município do Agreste Pernambucano

Por sorte, ninguém se feriu

Um ônibus escolar pegou fogo na tarde de terça-feira (28), na zona rural de Pedra, município do Agreste pernambucano. O veículo levava estudantes do distrito Poço do Boi e Sitio Caju sentido sede, quando pegou fogo nas proximidades de um bar, situado às margens da BR-424.

Por sorte, ninguém que estava no veículo se feriu. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas, que destruíram o ônibus. A gestão municipal não se manifestou sobre o caso.

Corpos de mãe e filha são encontrados em estado de decomposição no Agreste de Pernambuco

Mãe e filha foram encontradas mortas dentro da residência onde moravam, no bairro do Salgadão, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco.

As vítimas foram identificadas como Maria Helena da Silva, de 40 anos, e a filha Aldenize Maria de Lima, de 10 anos.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), os corpos foram encontrados em estado de decomposição, na Rua São Gerônimo, no sábado (5).

O caso foi registrado pela Delegacia Seccional de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, como homicídio por violência doméstica/familiar.

Segundo a PCPE, o principal suspeito do crime é o companheiro de Maria Helena, que não teve nome e idade divulgados. Ninguém foi preso até o momento.

LEIA MAIS

Menina de 9 anos morre em hospital e médicos suspeitam de estupro no agreste de Pernambuco

A Polícia Civil está investigando a morte de uma menina de nove anos em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

Por meio de nota ao G1 Caruaru, o Hospital Geral Severino Pereira da Silva informou que, Camila Mayara deu entrada sendo trazida pela avó. A mesma chegou relatando que a criança estava engasgada. O médico plantonista a encaminhou para sala vermelha, onde, junto com toda equipe tentou de todas as formas reanimar a paciente, mas ela não resistiu.

A nota diz ainda que, foram acionados o Conselho Tutelar e a Polícia Militar, que realizaram os procedimentos e encaminharam a avó e a mãe, que chegou em seguida ao hospital, até a delegacia para prestar depoimento.

LEIA MAIS

Professor morre em acidente de trânsito no Agreste de Pernambuco

O professor Eliakim George morreu vítima de um acidente na PE-180, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O carro que ele conduzia bateu em um caminhão de granja nesta quarta-feira (22).

Segundo o G1 Pernambuco, com o impacto da batida, o professor ficou preso nas ferragens. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda realizou o socorro no local, mas Eliakim não resistiu aos ferimentos.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru (IML).

Paulo Câmara anuncia mais investimentos para o Agreste Setentrional

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) visita o Agreste Setentrional neste sábado (4). A agenda começa logo mais às 9h, em Frei Miguelinho, onde o gestor  anuncia ações de desenvolvimento, infraestrutura, abastecimento de água e assistência social.

Na agenda também constam iniciativas para geração de emprego e a entrega de CRLVs de motos. Depois, às 11h, Câmara estará em Santa Maria do Cambucá. No município serão anunciados também investimentos na educação.

Ex-prefeito de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, morre em acidente de carro 

O ex-prefeito de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, morreu em um acidente na PE-218, na tarde desta segunda-feira (1º).

Segundo a Polícia Militar ao G1 Caruaru, Audálio Ferreira de Araújo, de 80 anos, conduzia um veículo quando perdeu o controle e capotou.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o ex-prefeito já estava sem vida. O local do acidente vai passar por uma perícia.

Paulo Câmara vistoria e autoriza obras para melhoria do abastecimento de água no Agreste

Concluindo as agendas do dia, o governador Paulo Câmara vistoriou, na tarde desta sexta-feira (10), a perfuração e os testes das baterias de poços do Sistema Adutor de Tupanatinga. Com investimento de R$ 54 milhões, a iniciativa integra o Sistema Adutor do Agreste e levará água para mais de 215 mil pessoas dos municípios de Buíque, Pedra, Venturosa, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati.

Já no município de Buíque, durante evento na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Duque de Caxias, o governador inaugurou a quadra coberta e a reforma e ampliação da unidade. A obra representa um investimento de R$ 2,6 milhões. Também dentro do Programa Quadra Viva, o gestor autorizou o início do processo de licitação para contratação de empresa que atuará na construção da quadra coberta da EREM São Félix de Cantalice e construção de cobertura da quadra da Escola Vigário João Inácio.

LEIA MAIS

Carga com 120 mil latas de cerveja sem nota fiscal é retida no Agreste pernambucano

Uma carga com 120 mil latas de cerveja sem nota fiscal foi retida nesta terça-feira (24), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante ocorreu no Km 126 da BR 423, no município de Iati, no Agreste pernambucano.

Durante fiscalização de trânsito, os policiais deram ordem de parada a um caminhão bitrem e, ao solicitarem a documentação, o motorista informou que transportava as bebidas sem nenhuma documentação fiscal. O condutor disse ainda que havia carregado o caminhão na cidade de Itabaiana, em Sergipe, e teria como destino a cidade de Cupira, também no Agreste.

LEIA MAIS

Homem é detido com 90 pássaros silvestres em Belo Jardim

Um homem que transportava 90 pássaros silvestres da espécie graúna foi detido nesta quarta-feira (14), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. As aves teriam saído de Pesqueira e seriam comercializadas em uma feira popular de Caruaru, ambas na mesma região.

Policiais realizavam uma fiscalização no Km 185 da rodovia, quando abordaram um carro com placas de Caruaru. Ao verificar o porta-malas do veículo, foram encontradas 12 gaiolas apertadas, onde os pássaros eram transportados.

LEIA MAIS

Aumenta demanda por oxigênio no Agreste de Pernambuco, afirma reportagem

Municípios do interior de Pernambuco estão com dificuldade de abastecimento de oxigênio para pacientes com covid-19. Segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (28) pelo Marco Zero, não há caminhões suficientes para transporte dos cilindros. 

Segundo o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), José Edson de Souza, secretário de Gravatá, a demora na entrega de oxigênio para os municípios que dependem de cilindros tem sido de dois a três dias. 

Na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 27 de maio, o secretário estadual de Saúde, André Longo, reafirmou que os números voltaram a subir de forma muito preocupante e, por isso, a situação requer “muita atenção” em algumas regiões e é de “alerta máximo” no Agreste.

LEIA MAIS

Pernambuco dá mais um aporte ao Garantia-Safra 2020/2021

(Foto: Ascom)

O Governo do Estado deu, nessa semana, o aporte de R$ 4.865.828,40 à continuidade do Fundo do Garantia Safra 2020-2021. Esse Fundo é responsável pela captação de recursos, que irão beneficiar os agricultores familiares em situação de risco nutricional e alimentar por conta da perda das lavouras na estiagem ou seca.

Em dias com cidades inscritas

A ação é gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Segundo a pasta, agora estão em dia todas as parcelas para a Safra 2020-2021, sendo três parcelas (março, abril e maio) dos municípios do Sertão (R$ 4.215.211,20) e a parcela inicial (maio) dos municípios do Agreste (R$ 650.617,20).

LEIA MAIS

Municípios do Agreste e Sertão registram forte chuva

(Foto: Reprodução)

Diversos municípios do Agreste e do Sertão pernambucano registraram forte chuva desde o feriado de Tiradentes (21) e na manhã desta quinta-feira (22). Em Garanhuns, uma mulher desapareceu após um buraco se abrir e ela ser carregada pela correnteza.

O fato aconteceu na Rua Antônio Paulo de Miranda, no Centro. De acordo com a Prefeitura, as buscas pela vítima se estenderam ao longo da madrugada, mas ainda não há informações sobre sua localização.

“A Secretaria informa ainda que há relatos de outros buracos, afundamentos, galerias obstruídas, alagamentos e ruas com problemas em outros locais no município, e está multiplicando as equipes para atender os chamados. As últimas chuvas já haviam causado diversos estragos, principalmente em ruas calçadas ou asfaltadas fora do padrão de qualidade ou que há muito tempo não passam por manutenção”, diz a nota da Prefeitura.

Aqui no Sertão, chove forte nas cidades de Moreilândia e Cabrobó. Na primeira cidade foi registrado mais de 60 mm apenas nas duas últimas horas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Suspeito de matar delegado em Pernambuco é morto a tiros dentro de ambulância do Samu

O delegado Anderson Liberato, de 32 anos, foi baleado em Jataúba (Foto: Reprodução)

Um homem suspeito de matar, na manhã deste sábado (17), o delegado Anderson Liberato, de 32 anos, em Jataúba, no Agreste de Pernambuco, foi morto a tiros na noite deste sábado (17) dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Caruaru, também no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito havia sido baleado em Jataúba após atirar contra o delegado. Como ficou ferido, ele foi socorrido ao Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.

LEIA MAIS
123