Raquel Lyra cumpre agenda no Sertão com entrega da PE-560, Cozinha Comunitária, ônibus escolares e novas obras

Governadora Raquel Lyra cumpre agenda em três municípios do Sertão com entregas e anúncios de novos investimentos

A governadora Raquel Lyra realiza nesta quarta-feira (17) uma extensa agenda no Sertão pernambucano, com ações voltadas para abastecimento de água, infraestrutura, educação, segurança alimentar e regularização fundiária. A programação contempla os municípios de Cabrobó, Orocó e Bodocó.

A primeira agenda acontece às 9h30, em Cabrobó, no Sertão do São Francisco, onde a governadora visita as obras de implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) por Ultrafiltração. O empreendimento recebe investimento superior a R$ 16 milhões e tem como principal objetivo acabar com o sistema de rodízio no abastecimento de água da cidade, beneficiando cerca de 34 mil moradores.

LEIA MAIS

Prefeito Andrei recebe para Juazeiro mais de R$ 16 milhões em investimento

Evento realizado na 6ª Superintendência Regional da Codevasf na sexta-feira (12) reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, a deputada federal Lídice da Mata, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, a secretária de saúde Roberta Santana, o superintendente da 6ª Regional da Codevasf, Nino Rangel, representantes do Ministério da Integração e prefeitos de diversas cidades da Bahia para anunciar obras de pavimentação e entregar máquinas e equipamentos.

A agenda institucional desta sexta-feira (12) consolidou um importante pacote de investimentos para Juazeiro. Além da garantia de recursos para pavimentação asfáltica e da entrega de máquinas e equipamentos voltados ao fortalecimento da produção e do abastecimento de água na zona rural, o município recebeu a ordem de serviço para a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), um investimento superior a R$ 14,6 milhões, viabilizado por meio da parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia.

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, de parlamentares e lideranças regionais, o prefeito Andrei Gonçalves destacou que os novos investimentos representam uma mudança de realidade para Juazeiro e para toda a região Norte da Bahia. “Estamos vivendo um momento histórico, fruto do diálogo permanente e da união entre a Prefeitura de Juazeiro, o Governo da Bahia e o Governo Federal. São investimentos que chegam para transformar vidas, levando mais infraestrutura, mais saúde e mais oportunidades para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante o anúncio, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a interiorização dos serviços especializados é uma das prioridades da gestão estadual e destacou o impacto do novo equipamento para a população do Norte baiano. A secretária estadual de Saúde enfatizou que o Centro Especializado em Reabilitação será referência regional no atendimento às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade permitirá que milhares de famílias tenham acesso a atendimento especializado sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões do estado.

Somados aos R$ 1,5 milhão destinados à pavimentação asfáltica e às entregas de equipamentos para fortalecimento das ações produtivas e do abastecimento de água, os investimentos anunciados durante a programação ultrapassam R$ 16 milhões destinados diretamente a Juazeiro, reforçando o compromisso das parcerias institucionais com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ascom

Prefeitura entrega segunda etapa da duplicação da Avenida Transnordestina nesta quarta-feira

Nova etapa contempla cerca de dois quilômetros de extensão, ciclovia, iluminação em LED e duas pontes, reforçando a mobilidade urbana e o desenvolvimento da cidade

A Prefeitura de Petrolina realiza nesta quarta-feira (10), às 17h, a entrega oficial da segunda etapa da obra de duplicação da Avenida Transnordestina, um dos principais projetos de mobilidade urbana e infraestrutura do município.

O novo trecho entregue compreende o percurso entre o entroncamento da BR-407 e a rotatória do Posto Cacheado, totalizando aproximadamente dois quilômetros de extensão e ampliando a capacidade de tráfego em uma das vias mais importantes da cidade.

LEIA MAIS

Esgoto a céu aberto na Avenida dos Minérios revolta moradores do Dom Avelar em Petrolina

População denuncia riscos de acidentes e cobra providências urgentes para resolver o problema na principal via do bairro

Moradores e motoristas do bairro Dom Avelar, em Petrolina, voltaram a denunciar a presença de esgoto a céu aberto na Avenida dos Minérios. Segundo relatos enviados à redação, o problema tem provocado transtornos constantes e colocado em risco a segurança de quem circula pela região.

Em um vídeo encaminhado por uma motorista, é possível observar a grande quantidade de água e lama acumuladas na via. Ao registrar a situação, ela questiona: “Tá certo isso, gente? Tem um buraco ali, olha. Eita, Dom Avelar diferente”.

LEIA MAIS

Caminhão da coleta de lixo atola em rua do bairro São Gonçalo e moradores cobram providencias

Caminhão atolado reflete falta de infraestrutura no bairro

Na manhã desta sexta-feira (22), um caminhão da coleta de lixo ficou atolado na Rua 65, no bairro São Gonçalo, em Petrolina, causando transtornos e revolta entre os moradores da comunidade.

Segundo relatos da população, a situação da via é precária há bastante tempo e, mesmo com os constantes pedidos por melhorias, os problemas continuam sem solução.

“É aqui que vivemos”, desabafou um morador indignado com a falta de infraestrutura na localidade.

LEIA MAIS

Segunda etapa da duplicação da Avenida Transnordestina será entregue nas próximas semanas

Novo trecho conta com 1,8 km de via duplicada e iluminação 100% em LED

A Prefeitura de Petrolina deverá realizar nas próximas semanas a entrega oficial do segundo trecho da Avenida Transnordestina, uma das obras mais importantes de mobilidade urbana executadas pela atual gestão municipal.

A nova etapa do projeto contempla aproximadamente 1,8 quilômetro de via totalmente asfaltada e iluminada com tecnologia 100% LED. No momento, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade trabalham nos ajustes finais para a conclusão da obra.

Ainda nesta semana, está prevista a instalação da sinalização vertical e horizontal, além das defensas metálicas de proteção, equipamentos que vão reforçar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o corredor viário.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina prepara novas pavimentações e avanço da Orla 3, diz Rodrigo Jacobina

Rodrigo Jacobina participou do programa Espaço Aberto e detalhou novas obras para Petrolina

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Petrolina, Rodrigo Jacobina, participou nesta terça-feira (19) do programa Espaço Aberto, na Rural FM, e detalhou uma série de obras e investimentos previstos para diferentes bairros da cidade.

Durante a entrevista, o secretário respondeu inicialmente à reclamação de uma ouvinte sobre as condições da Avenida Maria Auxiliadora, no bairro Antônio Cassimiro. Segundo Jacobina, a via foi pavimentada há cerca de três anos, mas sofreu grande desgaste devido ao lançamento irregular de esgoto doméstico na rua.

LEIA MAIS

Assinatura da Transnordestina é adiada para cerimônia com presença do presidente Lula

Trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape é considerado estratégico para o desenvolvimento logístico do Nordeste

A assinatura do contrato que marcará a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Salgueiro e o Complexo Portuário de Suape, foi reagendada e deverá ocorrer em uma cerimônia com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente prevista para esta terça-feira (19), a assinatura foi adiada após articulação do ministro dos Transportes, George Santoro, em conjunto com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Segundo a governadora, o próprio presidente Lula manifestou o desejo de conduzir pessoalmente o ato oficial, considerado simbólico para o desenvolvimento do Nordeste.

LEIA MAIS

Raquel Lyra anuncia que contrato para retomada da Transnordestina será assinado nesta terça-feira

Governadora confirmou ontem, em Brasília, que o primeiro lote da obra em Pernambuco terá 73 quilômetros

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou ontem (segunda-feira, 18), em Brasília, que o contrato para a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco será assinado nesta terça-feira (19).

O anúncio foi feito após reunião com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior. Segundo a governadora, o primeiro lote da obra contemplará 73 quilômetros de ferrovia em território pernambucano.

LEIA MAIS

Buracos e falta de acostamento na PE-647 revoltam motoristas entre Petrolina e a divisa com a Bahia

População aguarda o início das intervenções prometidas para melhorar a segurança e a mobilidade na região

A situação precária da PE-647, importante rodovia que liga a BR-407 aos perímetros irrigados de Petrolina e segue até a divisa com a Bahia, em direção ao município de Casa Nova, tem sido motivo de constantes reclamações por parte de motoristas e moradores da região.

Leitores do Blog Waldiney Passos relatam que a estrada apresenta inúmeros buracos, trechos com o asfalto completamente deteriorado e ausência de acostamento, o que aumenta o risco de acidentes e dificulta o deslocamento diário de quem mora ou trabalha nos núcleos N-4 e N-5 do Projeto Senador Nilo Coelho.

A cobrança da população é por providências urgentes. No entanto, vale lembrar que, durante sua última visita a Petrolina, a governadora Raquel Lyra anunciou oficialmente a recuperação da PE-647, contemplando o trecho que vai da BR-407 até a divisa com a Bahia.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina entrega mais 11 pavimentações no Alto da Boa Vista nessa segunda-feira

O maior programa de pavimentação da história de Petrolina segue transformando os bairros periféricos da cidade. Nessa segunda-feira (18), a gestão municipal vai realizar mais uma solenidade de inauguração de 11 novas pavimentações no bairro Alto da Boa Vista. Com um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, a prefeitura ampliou em mais de 2.400 metros a malha asfáltica da comunidade.

O projeto de pavimentação das ruas do bairro Alto da Boa Vista foi viabilizado através de emendas do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba (CODEVASF).

A solenidade de entrega acontece nessa segunda-feira (18), a partir das 18h, na Rua 30. A presença da comunidade é fundamental.

Adailma Gomes – Assessora de imprensa da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade

Fotos: Deivid Menezes

Prefeitura reforça serviços de limpeza e patrolamento em área irrigada de Petrolina

O compromisso em atender as principais demandas da zona rural segue firme em Petrolina. Os serviços de mutirão de limpeza de vilas e drenos, instalação de tubulações de adutoras, e Operações de Patrolamento e Tapa-buracos, seguem constantemente na área rural da Califórnia Sertaneja.

As comunidades da área irrigada do município têm recebido uma atenção especial, e as equipes da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, estão trabalhando em diversas localidades ao longo desse semestre.

Nas semanas anteriores, houve a continuação de ampliação da Adutora do Angical, onde foram instalados 8 km de tubulação; limpeza dos drenos rasos da Vila Nova e entrada da Vila, patrolamento do acesso aos lotes e reforma na Pista de Motocross do N-7; limpeza da Área 21 do Projeto Maria Tereza; patrolamento do campo do N-4 e limpeza para realização da ‘Festa do Colono’; patrolamento das estradas vicinais dos Assentamentos Água Viva 1 e 2 e Tapa-buracos na estrada do Angical.

LEIA MAIS

Bairros de Petrolina ainda enfrentam problemas provocados pelas chuvas dos últimos dias

No São Joaquim, esgoto se misturou com água limpa e ficou empoçado em várias ruas

As chuvas dos últimas dias ainda provocam problemas em bairros de Petrolina. Nesta semana o Blog mostrou queixas de moradores do Dom Avelar e Vila Eulália e novamente nossa Redação foi procurada pelos leitores. Agora as queixas vêm do São Joaquim e da Vila Marcela.

LEIA TAMBÉM

Equipe da prefeitura irá ao Dom Avelar para solucionar problema com esgoto

No São Joaquim, a água das chuvas se misturou com a terra das ruas sem pavimentação e virou lama. Além disso, alguns esgotos extravasaram e provocaram mau cheiro. “A situação dos moradores do bairro São Joaquim está crítica, sem falar na muriçoca e insetos que estão aparecendo muito dentro de casa“, conta uma moradora.

LEIA MAIS

Josivaldo Barros pede mutirão de limpeza no Residencial Pomares

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Em mais uma sessão sem projetos de lei em pauta, os vereadores de Petrolina se reúnem na manhã desta quinta-feira (24) para discutir as proposições apresentadas através das Indicações e Requerimentos.

Depois de Capitão Alencar (Patriota) cobrar fiscalização para coibir a poluição sonaora no Residencial Monsenhor Bernardino, hoje, Josivaldo Barros (PSC) está solicitando melhorias na infraestrutura de outro conjunto habitacional.

O edil quer um mutirão de limpeza de todas as ruas, bem como da praça multiuso do Residencial Pomares e também o serviço de tapa buracos da via que dá acesso ao mesmo residencial. A reivindicação será analisada em Plenário da Casa a partir das 9h.

Em quase dois anos de investimentos, Prefeitura de Juazeiro muda realidade do município nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e social

Em quase dois anos de gestão, a Prefeitura de Juazeiro vem mudando a realidade da cidade. Educação, saúde, infraestrutura e social são algumas das áreas que tem recebido investimentos com o objetivo de levar e promover mais dignidade, cuidado, desenvolvimento urbano e social, além de avanços na qualidade de prestação de serviços na sede e interior.

Ao todo, já são 37 escolas totalmente reformadas. Na programação da prefeitura ainda estão a entrega de outras 22 unidades. Os espaços recebem modernização em sua estrutura para acolher de forma satisfatória alunos, professores e demais funcionários da educação.

Na saúde, nove Unidades Básicas foram requalificadas e a Policlínica foi totalmente reformada. Além disso, a gestão investiu mais de R$ 4 milhões na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que ainda contou com aquisição de usina de oxigênio e tomógrafo.

Nas áreas de lazer e entretenimento, se destacam as inaugurações de nove praças até o momento. Outras seis estão em obras e serão entregues à população em breve. Além disso, mais de 100 ruas foram pavimentadas na área urbana e rural.

A Casa da Mulher Rural chegou para mudar a realidade das pessoas que moram em comunidade distantes. O local oferece, gratuitamente, serviços para o suprimento das necessidades básicas das usuárias, mulheres que vivem no interior e precisam de acolhimento para realizar suas necessidades no centro da cidade, como realização de consultas, exames, atendimentos médicos, enquanto permanecem na sede do município.

A Prefeita Suzana Ramos destaca as ações e garante muito mais investimentos, ações e serviços. “Estamos trabalhando forte para transformar Juazeiro, já fizemos muito e vamos continuar seguindo no rumo do desenvolvimento. Monitoramos todas as demandas da sede e do interior e temos priorizado aquelas pessoas e comunidades que mais precisam. Novos investimentos serão feitos e a população vai ganhar muito mais”, frisou a gestora.

Texto e Fotos: Ascom- PMJ

123