Prefeitura leva novos investimentos para o bairro Alto do Cocar em Petrolina

 

O canteiro de obras em pleno funcionamento chama a atenção de quem circula pelo bairro Alto do Cocar, em Petrolina. O trabalho de cobertura da quadra poliesportiva do bairro é resultado das ações da gestão municipal voltadas para o incentivo ao esporte e lazer de crianças, jovens e adultos. Ainda em fase inicial da obra, a melhoria vai possibilitar mais conforto e qualidade de vida aos frequentadores do equipamento público.

Essa é a primeira quadra que receberá nova cobertura através de recursos federais conquistados pela força política de Petrolina, outras duas também serão beneficiadas. Somente no bairro Alto do Cocar serão investidos mais de R$ 620 mil reais. Na comunidade, ainda este mês, também será iniciada a obra de reforma da praça Givaldo Moreira Coelho. O espaço de lazer será completamente revitalizado possibilitando aos moradores um ambiente de convivência mais agradável e convidativo.

Animado com o ritmo das obras, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado, celebra mais essa conquista para o bairro. “A partir de agora, quando alguém questionar o que a gestão do prefeito Simão Durando fez de incentivo ao esporte e lazer em nossa cidade, os moradores do Alto do Cocar poderão dizer com muita tranquilidade que dentro da comunidade deles os investimentos chegaram e foram muito bem aplicados. Não podemos deixar de agradecer também, a sensibilidade dos nossos representantes, em especial, o deputado Federal Fernando Filho, que lutou por mais essa conquista lá em Brasília”, pontua.

 

Adailma Gomes – Assessora de imprensa da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade

Com cronograma intensificado, Operação emergencial de Tapa-buracos avança na zona rural

Seguindo um intenso cronograma atualizado constantemente pela Prefeitura de Petrolina, os trechos mais críticos de estradas vicinais do município estão sendo recuperados graças às frentes de serviço. A ação acontece por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri). A Operação emergencial de Tapa-buracos foi iniciada ainda na semana passada e já amenizou alguns transtornos ocasionados após as chuvas que ocorreram neste começo do mês de novembro.

Até o momento, as localidades de Pixote, Vira-Beiju (Uruás); Sítio Campo Limpo, (Rajada); e Sítio Grajaú (Caititu) já foram atendidas pela Operação nos trechos identificados tanto pela Seagri, quanto por comunitários que entram em contato com a secretaria. No momento as frentes de serviço garantem apenas o Tapa-buracos já que o patrolamento não é possível realizar em alguns locais onde a terra se encontra encharcada pelas precipitações pluviométricas, e teve de ser suspenso enquanto isso.

Segundo o secretário de Agricultura, Gilberto Melo, a prioridade é amenizar os pontos mais danificados em estradas vicinais que são os principais corredores de ônibus escolares ou rota de escoamento de produção da fruticultura.

“A população pode ter certeza que o prefeito está atento a todos esses problemas que surgiram na zona rural depois das chuvas. Nossas equipes estão dedicadas na recuperação dos trechos mais críticos, trabalhando até mesmo no final de semana para que as comunidades sejam atendidas o mais breve possível. Pedimos um pouco da compreensão das pessoas porque é humanamente impossível atender a todos os chamados ao mesmo tempo, mas que não ficarão de fora deste nosso cronograma da Operação emergencial”, garantiu o secretário.

 

Jaquelyne Costa-Assessora de Imprensa da Secretaria de Agricultura

Fotos: Arquivo/Seagri

Lamaçal toma conta de rua no IPSEP 1, em Petrolina


As chuvas que caíram em Petrolina nos últimos dias ainda seguem provocando transtornos em diversos bairros da cidade. No IPSEP 1, os moradores da Rua do Búfalo estão tendo que conviver com a lama na frente de suas casas.

Segundo a população, a rua foi a única que não recebeu os serviços de pavimentação da Prefeitura de Petrolina. “As outras ruas são asfaltadas e desde sexta-feira está impossível entrar ou sair de casa com os carros”, conta uma moradora.

Procurada pelo Blog, a Prefeitura de Petrolina informou que “está monitorando a situação dessa e de outras ruas” e que segue elaborando um “projeto para captar as águas pluviais” dentro do Plano Diretor de Macrodrenagem.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

“Transformamos Petrolina no maior canteiro de obras de Pernambuco”, afirma Simão Durando

O projeto de duplicação da Avenida Honorato Viana (BR-407) em Petrolina deu mais um passo para sair do papel. Na semana passada o prefeito Simão Durando (UB) se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para debater o serviço.

O projeto é tido como a maior intervenção viária da história de Petrolina, visando melhorar a mobilidade urbana de toda cidade. A duplicação terá início na descida do viaduto dos Barranqueiros, que dá acesso a ponte Presidente Dutra, seguindo até 2 km após a estátua do Burrinho.

LEIA MAIS

Cronograma de serviços públicos é reforçado durante semana de carnaval em Petrolina

Com a suspensão dos festejos de Carnaval, conforme decreto do governo do Estado, a presença de grande parte da população segue constante pelas ruas e principais avenidas de Petrolina. Sabendo disso, a gestão municipal preservou o cronograma de atividades de limpeza e zeladoria, além de intensificar os mutirões de limpeza do programa Cidade Mais Limpa em diversos pontos da cidade.

Entre os locais já visitados estão: Av. Clementino Coelho, Av. Ulisses Guimarães, Av. das Nações, Av. Cardoso de Sá, Av. da Integração, Av. Souza Filho, entre outros corredores de trânsito. A limpeza manual de canais e drenos também segue em andamento em bairros como o Henrique Leite, Dom Avelar, Jardim Petrópolis e Loteamento Eduardo.

LEIA MAIS

Ações de serviços públicos são reprogramadas após afastamento de equipes por Covid-19 em Petrolina

Mesmo com o elevado número de profissionais afastados em virtude de testagem positiva para a Covid-19 e/ou com sintomas gripais, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Petrolina (Seinfra) segue garantindo os serviços de limpeza e zeladoria no município. Atualmente, cerca de 30 trabalhadores ligados a secretaria executiva de Serviços Públicos está, temporariamente, fora dos seus postos de trabalho.

A solução encontrada pela pasta para não interromper nenhum serviço foi estender o prazo para conclusão dos serviços e fazer a reprogramação dos cronogramas de ações e visitas. Além de reforçar a conscientização para que todos redobrem os cuidados nesse período de aumento no número de casos da Covid-19 e das influenzas.

“Boa parte desses profissionais afastados trabalham diretamente nas ruas da cidade. E é inevitável não sentir o impacto da ausência dessas equipes. Felizmente, todos estão somente com sintomas leves ou até mesmo assintomáticos, e isso nos deixa mais tranquilos e confiantes do pronto restabelecimento 100% das atividades. Mas seguimos lembrando que a pandemia não acabou e que precisamos manter os cuidados”, ressalta o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

Ascom

‘Juazeiro da Gente’: Prefeitura muda identidade visual do bairro Piranga II 

A Prefeitura de Juazeiro realizou mais uma edição do programa ‘Juazeiro da Gente’, nesta sexta-feira (4). Desta vez, a força-tarefa da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) passou pelo bairro Piranga II. A ação conta com implementação de diversos serviços de limpeza, manutenção, iluminação e embelezamento de espaços públicos.

O vigilante, Devilson Alves dos Santos, agradeceu a atenção e intervenções da prefeitura. “O bairro estava muito sujo e agora a comunidade vai ficar limpa. Está tudo muito bem organizado aqui, estão limpando os canteiros, pintando os bancos. Agradecemos os serviços, essa gestão não fecha os olhos para esse tipo de situação”, destacou.

Já a dona de casa, Josélia Alves de Oliveira, diz que os serviços contribuem para melhorar o lazer da comunidade. “É bonito ver nosso bairro limpo, a gente tem que viver no limpo, não podemos jogar o lixo na rua e fora de hora. É bonito ver tudo organizado para as crianças brincarem. O bairro está mais bonito, as árvores podadas, é muito legal. Temos que colaborar também, e sempre manter a praça limpa”, disse.

LEIA MAIS

Operação Tapa-buraco é intensificada no bairro João de Deus

Os moradores do bairro João de Deus, em Petrolina, têm motivos para começar o mês de fevereiro animados. Após meses em diálogo constante com a empresa responsável pelo saneamento básico no município, a Prefeitura de Petrolina retomou os serviços de recuperação asfáltica da Operação Tapa-buraco na comunidade. O excesso de esgotos estourados em diversos pontos do bairro adiou o cronograma de ações.

Neste mês de fevereiro, estão sendo contempladas as Ruas 69 (Entre o IF Sertão e a Escola Eneide Coelho Paixão Cavalcanti), Rua Teresinha Campos, Rua 22 e Rua 18. As intervenções são executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

O secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, ressalta o compromisso da gestão com a comunidade do João de Deus. “Se dependesse apenas da gestão municipal, a recuperação asfáltica no bairro João de Deus já estaria 100% concluída. No entanto, além do período chuvoso que atingiu nossa cidade, tivemos uma série de problemas com as redes de esgoto estouradas. Nosso cronograma foi ajustado e nas próximas semanas o tráfego de veículos e pedestres fluirá bem melhor”, destaca.

LEIA MAIS

Bairro Terras do Sul é contemplado com novas pavimentações em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina segue investindo no desenvolvimento estrutural dos bairros da cidade. O Terras do Sul é uma das comunidades contempladas com obras de pavimentação. Através de um investimento de mais de R$ 950 mil, o bairro ganhará outras quatro ruas pavimentadas, totalizando um pacote de 10 vias beneficiadas através da parceria com o Governo Federal.

Até o final do mês de fevereiro, as Ruas 1, 2, 3 e 4 estarão de cara nova e possibilitando que a comunidade se desenvolva no ritmo pujante que já é característico do município que mais cresce em Pernambuco. O projeto desenvolvido pela Codevasf está garantindo a pavimentação de 37 ruas e avenidas em 16 bairros de Petrolina, o investimento é de R$ 10 milhões.

Segundo o secretário executivo de Infraestrutura, Rodrigo Jacobina, a pavimentação não será o único investimento na comunidade. “A chegada da nova pavimentação vem seguida dos investimentos com iluminação pública, melhorias na segurança e valorização da comunidade. O ano de 2022 reserva muito trabalho para o bairro Terras do Sul. Em breve, teremos novidades sobre o novo Complexo de Esporte e Lazer que será implantado na comunidade, além de uma nova praça. São mais de R$ 600 mil reais de investimento previstos”, destaca.

Ascom

Moradores do bairro Park Jatobá II, em Petrolina, cobram conclusão da bacia do Jatobá; Compesa silencia

 

Em contato com a redação do Blog Waldiney Passos, os moradores do bairro Park Jatobá II, em Petrolina, no Sertão de estado, cobraram mais infraestrutura na comunidade. Os moradores cobram da Compesa a conclusão das obras da bacia do Jatobá.

“Estamos a vários anos esperando pelo governo do estado a conclusão de uma tal bacia do Jatobá que nunca é concluída”, afirmou.

Nós estramos em contato com a Compesa, mas não tivemos nenhuma resposta. Nosso espaço segue aberta, caso a Companhia queira se pronunciar sobre o assunto.

Animais de grande porte soltos

Outra situação que tem tirado o sossego dos moradores são  os animais de grande porte. De acordo com os leitores, os animais ficam soltos pelo bairro e rasgam os lixos que são colocados nas calçadas para o carro da coleta recolher.

“Tem tantos cavalos que parece uma fazenda”, disse.

Em resposta ao Blog, o Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina informou que diariamente retira animais de médio e grande porte das vias públicas da cidade. No entanto, o CCZ solicita à compreensão da população para não deixar estes bichos soltos em via urbana. As denúncias podem ser realizadas através do 156, ouvidoria da Secretaria de Saúde de Petrolina.

Pavimentação

Os moradores moradores reclamaram também que não há, segundo eles, uma única rua pavimentada no bairro.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a gestão municipal que informou estar buscando recursos para ampliar o serviço de vias pavimentadas na comunidade.

Sistema de bombeamento da Barragem do São Geraldo é reforçado, informa SAAE Juazeiro

Com a elevação do nível do Rio São Francisco para 4.000 m³/s (metros cúbicos de água por segundo) esta semana, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro segue reforçando suas ações preventivas para impedir que a água do rio invada a cidade por meio da barragem do São Geraldo. Uma das ações foi o fechamento das comportas e a instalação de quatro bombas para transportar a água dos riachos para o outro lado do canal, desaguando no rio.

Com a chuva que caiu na cidade na noite desta terça-feira (25), os riachos acumularam mais água e o SAAE está providenciando mais equipamentos na barragem, para garantir uma eficiência maior no bombeamento. O SAAE instalou geradores de energia no local, garantindo que o trabalho não fosse interrompido. Paralelo a isso, nesta quarta-feira (26), a equipe segue no local, fazendo o possível para minimizar os transtornos.

Operação Tapa-buraco leva melhorias aos bairros da cidade em Petrolina

As equipes da Prefeitura de Petrolina estão trabalhando em ritmo acelerado para atender ao cronograma do mês de janeiro da operação ‘Tapa-Buraco’. Os serviços estão levando melhorias às comunidades e ao centro da cidade. Nesta quarta-feira (18), uma das frentes de serviços está em operação nas imediações do Parque Municipal Josepha Coelho. O corredor de ônibus é uma das principais vias de ligação do Centro com os bairros, como o Maria Auxiliadora, Areia Branca e Vila Mocó, entre outros.

Os trabalhos no trecho seguirão até essa quinta-feira (20). Na sequência, as equipes serão encaminhadas aos bairros Cidade Universitária, João de Deus, Alto do Cocar e Jardim Amazonas. A Operação Tapa-buraco é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, através da Secretaria Executiva de Serviços Públicos.

Em duplicação, Avenida Cardoso de Sá ganha nova sinalização horizontal

A Prefeitura de Petrolina iniciou, nesta semana, o serviço de sinalização horizontal definitiva do primeiro trecho da duplicação da Avenida Cardoso de Sá, que compreende a parte que vai da rotatória do Centenário até a rotatória do 5º BPM. A ação integra o projeto de modernização da via e reforçará a segurança de quem trafega pelo trecho recém-liberado.

O serviço coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), com o apoio da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), deve durar cerca de 10 dias. Nesse intervalo de tempo, a gestão orienta que os condutores redobrem a atenção ao circular no local, como explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro investe R$ 450 mil na construção de prédio para armazenamento da merenda escolar

Para garantir a segurança dos alimentos que compõem a merenda escolar, bem como sua qualidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), investiu R$ 450 mil na construção de um prédio para funcionamento do “Centro de Distribuição da Alimentação Escolar de Juazeiro”, melhorando a logística de distribuição dos alimentos para mais de 130 escolas localizadas entre sede e interior.

 

O local possui mais de 270 m² e é utilizado para armazenamento de alimentos perecíveis e não perecíveis, inclusive, conta com duas câmaras, fria e refrigerada, para manter as boas práticas de conservação e evitar o desperdício.

LEIA MAIS

DNIT anuncia início da licitação da Travessia Urbana de Juazeiro e prefeita Suzana Ramos comemora: “Vem mais desenvolvimento”

Em reunião na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Salvador, nesta sexta-feira (15), a prefeita Suzana Ramos comemorou mais um passo importante para a retomada da obra da Travessia Urbana de Juazeiro. Acompanhada do deputado federal Adolfo Viana, do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Freire, a gestora ouviu do superintendente regional do órgão federal, Amauri Souza Lima, a confirmação da abertura dos processos licitatórios no mês de novembro e a contratação da obra ainda em dezembro.

Segundo Amauri Lima, com o orçamento que foi aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, o processo licitatório será iniciado. “Estamos trabalhando nos atos preparatórios, no edital, para que no mês de novembro a gente consiga concluir e fazer o processo licitatório. E se tudo ocorrer bem, contratar ainda no mês de dezembro as obras de continuidade. A tendência é nós licitarmos, contratarmos e executarmos os viadutos, os aterros e melhorar a condição de trafegabilidade dentro da cidade”, enfatizou o superintendente do DNIT na Bahia.

LEIA MAIS
1234