Prefeitura de Juazeiro fará força tarefa para manter a cidade limpa durante paralisação nacional dos garis

Preocupada em manter a cidade limpa, a prefeitura de Juazeiro reforçou o trabalho das equipes nas ruas, com serviços de varrição, capina e coleta emergencial do lixo no centro e em bairros da cidade. O auxílio na limpeza é por conta da paralisação nacional dos garis, ocorrida na sexta-feira (15). A paralisação de 24 horas é realizada em diversas cidades brasileiras como reivindicação pela aprovação do Projeto de Lei 4146/2020 no Senado Federal, que institui um piso salarial nacional de R$ 3.036,00 e garante direitos como jornada de 40 horas semanais e adicional de insalubridade nacional dos garis e margaridas.

De acordo com Eunice Santana, diretora-regional do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA) “é uma luta justa, pois há mais de 10 anos nós estamos tentando destravar essa pauta. Lamentamos os transtornos que podem ser causados, pois sabemos da importância da coleta do lixo, mas a categoria merece esse reconhecimento”, argumenta.

O diretor da Empresa Limp City, Ícaro Amorim, garante que manterá equipes de plantão no sábado (16) e domingo (17) atuando emergencialmente no centro da cidade. “Vamos nos esforçar para que essa paralisação não afete o trabalho que estamos fazendo para manter a cidade limpa e na segunda-feira (18,) retornaremos com as equipes normais e ainda com um reforço para que possamos manter os serviços em dia”, assegurou.

Ascom

Limpeza Pública: zona rural de Petrolina ganha novas rotas e expansão na coleta de resíduos

A Prefeitura Municipal de Petrolina vai ampliar, a partir da semana que vem, as rotas de coleta de lixo na zona rural do município. O serviço vai reforçar a limpeza pública e garantir maior cobertura às comunidades do interior. A iniciativa tem como objetivo assegurar mais regularidade no recolhimento dos resíduos e contribuir para a melhoria das condições sanitárias nas localidades atendidas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina mantém rotina diária dos serviços de zeladoria em toda a cidade

A Prefeitura de Petrolina segue com uma ampla programação de serviços de zeladoria executados diariamente em diferentes regiões do município. A Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil atua de forma simultânea com frentes de trabalho, garantindo a manutenção e conservação dos espaços públicos em aproximadamente pontos distintos. O número de locais e agentes de públicos pode variar de acordo com a demanda, como ocorre em dias de chuvas ou eventos públicos.

As equipes desempenham suas atividades em horários variados, entre 7h e 21h, que levam em consideração o serviço prestado. Os profissionais desenvolvem atividades como limpeza manual com capina, poda e roçagem com máquinas; retirada de resíduos com pá mecânica e caçambas; utilização de retroescavadeiras e tratores de roço; além do trabalho da varredeira mecanizada. Também faz parte da programação a operação de drenagem com escavadeira hidráulica, patrolamento de vias não pavimentadas, conservação de pavimentações asfálticas, manutenção de equipamentos públicos como prédios municipais, praças e monumentos.

Paralelamente, seguem em andamento obras de requalificação urbana e implantação de luminárias, reforçando o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua da infraestrutura e da qualidade de vida da população.

A atuação permanente das equipes demonstra o empenho da administração municipal em manter a cidade organizada, segura e bem cuidada todos os dias. Em caso de necessidade de algum desses serviços, a população pode solicitar à Secretaria de Serviços Públicos por meio da Ouvidoria Municipal, no número 156, ou procurar atendimento presencial na sede da secretaria, localizada na Rua José Pessoa, nº 253, bairro Caminho do Sol. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h.

Ascom

Juazeiro Limpa avança com frentes diárias de limpeza e manutenção em diversos bairros de Juazeiro

O Programa Juazeiro Limpa segue avançando com ações contínuas de zeladoria urbana em diferentes regiões do município. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP), tem intensificado a limpeza diária da cidade com mutirões, retirada de entulhos, patrolamento, pintura de espaços públicos e reforço na varrição manual, ampliando o alcance dos serviços e garantindo mais organização, segurança e qualidade de vida para a população.

Entre as frentes de trabalho, equipes com retroescavadeira e caçamba atuam na retirada de entulhos em diversas ruas e bairros da cidade. Como exemplo, nesta sexta-feira (14), os serviços foram realizados na Rua Aroeira, no Cajueiro, e no fundo do bairro Paulo VII, além do patrolamento em frente ao Mairi e na BR-210, melhorando as condições de tráfego e mobilidade. As equipes de pintura também atuaram na Orla Nova, promovendo a manutenção e a conservação do espaço público.

O mutirão de limpeza também contou com equipes na Pedra do Lord e na Rua Equador, enquanto a varrição manual segue o cronograma semanal em outras áreas do município. Já a limpeza residencial beneficiou os residenciais São Francisco, Mairi, Brisa da Serra, Praia do Rodeadouro e Itaberaba 1, 2 e 3.

Equipes extras também foram direcionadas para pontos estratégicos, como a Avenida Santos Dumont, o Paço Municipal, a Orla Nova, o Mercado do Produtor, o Terminal Rodoviário, a Ilha do Rodeadouro, a Ilha do Fogo, a Orla na área da Marinha e a Avenida Papa João Paulo I, no Country Club.

De acordo com o secretário da SESP, Romário Varjão, a proposta é manter um trabalho permanente de cuidado com a cidade. “Estamos reforçando as equipes e ampliando as frentes de serviço para atender todas as regiões. A limpeza urbana é uma ação contínua, que impacta diretamente na saúde, na mobilidade e no bem-estar da população”, destacou.

Ascom

Prefeitura reforça serviços de limpeza e manutenção nos bairros de Petrolina

A Prefeitura continua intensificando os serviços nos bairros de Petrolina, diversas localidades estão sendo visitadas durante essa semana e recebendo as ações de mutirão de limpeza manual, com máquinas e de canais, patrolamento e tapa-buraco da Secretaria de Serviços Públicos (SESPU). Esse cronograma é montado semanalmente diante da demanda apresentada pela população através das centrais de atendimento, como a Ouvidoria, no 156.

Nesta semana, as equipes de limpeza manual estão no Residencial Vivendas e na Avenida 1, do Loteamento Recife. A limpeza com máquinas acontece nos bairros, Loteamento Recife, Mandacaru, José e Maria e Av. Filadélfia. O bairro Parque Massangano e as comunidades do N5 e N7 estão recebendo a limpeza de canais. O patrolamento está no Parque Massangano, Loteamento Recife II, Loteamento Vila Nova e Loteamento Bela Vista. Já as equipes do tapa-buraco estiveram na Avenida da Integração, Jardim Guararapes e Avenida Cardoso de Sá.

Na próxima semana, as equipes irão visitar novos bairros para realizar os reparos necessários.

Ascom

Prefeitura retira cerca de 2 mil quilos de lixo no primeiro final de semana do carnaval de Petrolina

Com programação diária, o “Bloco da Limpeza” tem garantido a organização e zeladoria dos três polos do carnaval oficial de Petrolina. Somente nos dois primeiros dias da folia de momo, cerca de 2 mil quilos de lixo foram recolhidos entre os circuitos. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, seguirá com o esquema especial de limpeza até a quarta-feira de Cinzas (5). Diariamente cerca de 50 profissionais vão às ruas realizando os serviços de catação, varrição e lavagem das vias e dos banheiros químicos. O trabalho é reforçado pelo caminhão varredeira e caçambas.

Os materiais recolhidos vão desde muita serpentina, até embalagens descartáveis. O destaque este ano vai para a redução de garrafas de vidro descartadas entre os polos. A proibição da entrada das embalagens cortantes reduziu consideravelmente o volume de lixo retirado das ruas durante o festejo. As atividades serão encerradas na manhã de quarta (5) com o tradicional Bloco da Limpeza. A programação conta com um café da manhã animado pela Frevuca.

Adailma Gomes/Ascom
Fotos: Ascom

Residenciais Juazeiro I, II e III receberão ‘Juazeiro da Gente’ nesta quinta-feira (08)

Mais uma edição do Programa ‘Juazeiro da Gente’ será realizada nesta quinta-feira (8), nos Residenciais Juazeiro I, II e III. A iniciativa da prefeitura de Juazeiro, coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), levará um mutirão de serviços para as comunidades.

O programa ‘Juazeiro da Gente’ reforça o compromisso de ouvir e atender as necessidades da população, promovendo ações eficazes que impactam positivamente na qualidade de vida dos juazeirenses. A cada edição, a iniciativa se consolida como um elo entre o poder público e a comunidade, fortalecendo os laços e construindo uma cidade mais acolhedora para todos.

Durante o mutirão, as equipes realizam a varrição das ruas, capinação de áreas verdes, reparos na iluminação pública, poda de árvores, recolhimento de resíduos sólidos e o serviço de cata-bagulho, garantindo uma intervenção completa e abrangente na comunidade.

Fabiana Diniz/Ascom Sesp

Bairro Fernando Idalino Bezerra recebe mutirão de limpeza para 2° edição do Bora Petrolina

Neste sábado (3), a Prefeitura de Petrolina realiza a segunda edição do programa de serviços ‘Bora Petrolina’. O bairro da vez será o Fernando Idalino Bezerra, na Zona Leste da cidade. Durante a preparação do evento, a gestão iniciou um grande mutirão de limpeza e zeladoria nas principais vias da comunidade, promovendo melhorias no bairro. Cerca de 40 profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade estão em campo atuando em diversos serviços.

Através dos programas Cidade Mais Limpa, Operação Drenagem, Operação Tapa-buracos e Mais Luz, a prefeitura está realizando uma força-tarefa no bairro. As equipes estão trabalhando na capina, recuperação de pavimento, limpeza de canais, varrição, roçagem mecanizada, poda, remoção. Parte dessas ações seguirão ao longo do sábado (3), em paralelo ao horário do evento.

‘Bora Petrolina’: A 2°edição do programa ‘Bora Petrolina’, acontece neste sábado (3) na Escola Municipal Nicolau Boscardim, das 8h às 13h.

Adailma Gomes – Ascom / Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade

Fotos: Prefeitura de Petrolina

AMA intensifica limpeza no Mercado do Produtor de Juazeiro

Atividades são rotineiras (Foto: Ascom PMJ)

A limpeza no Mercado do Produtor de Juazeiro (BA) tem sido reforçada pela Prefeitura, que intensificou o cronograma de ações na parte externa e interna do entreposto comercial. De segunda a sábado há equipes organizadas pela Gerência de Limpeza de Feiras e Mercados, que funciona de segunda a sábado.

As equipes realizam a limpeza nos turnos da manhã e da tarde. No balanço da Prefeitura, diariamente são recolhidos em torno de 25 toneladas de lixo produzido no local, que é um dos maiores Ceasas do país.

“O cuidado com a limpeza do Mercado do Produtor, sempre foi uma das prioridades da gestão Suzana Ramos, e hoje já é possível ver a diferença. Mas, sabemos que precisamos intensificar cada vez mais. Queremos pedir a colaboração dos permissionários para que façam o descarte do lixo nos lugares adequados“, destaca o gestor da Agência Municipal de Abastecimento (AMA), Britoaldo Bessa.

Mandacaru I recebe mutirão de limpeza e serviços públicos nesta sexta-feira


A comunidade do Mandacaru I vai receber o mutirão de limpeza e melhorias estruturantes do programa ‘Juazeiro da Gente’, nesta sexta-feira, 06 de maio. O trabalho intensificado visa melhorar além da limpeza, os espaços públicos com manutenção de vias, praças, parques infantis, campos de futebol de várzea, poda de árvores, pinturas, remoção de entulho e melhoramento na iluminação pública.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), vem realizando melhorias estruturantes nos bairros da cidade, através do novo programa idealizado pela prefeita Suzana Ramos, que atende uma comunidade por semana. A iniciativa, junto com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), reforça o trabalho rotineiro das equipes de limpeza e manutenção, para otimizar a prestação dos serviços de limpeza e manutenção das vias e equipamentos públicos do município.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro intensifica mutirões de limpeza no município

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de  Água e Saneamento Ambiental (SAAE), continua intensificando a operação de limpeza por toda a cidade. A operação visa manter a cidade sempre limpa. Na manhã desta sexta-feira (22), as equipes da Limp City, empresa prestadora de serviços do SAAE, se concentraram na limpeza do Campo 1º de Maio, no bairro Santo Antônio.

“Para manter a cidade limpa, realizamos retirada de entulhos, varrição, capina, poda, entre outros serviços diariamente, mas precisamos da colaboração da população, para que não jogue lixo nas ruas e não descarte entulhos em vias públicas”, destaca a coordenadora do setor de Resíduos Sólidos, Yana Maggie Caldas.

LEIA MAIS

Moradores do Residencial São Francisco aprovam os serviços do programa ‘Juazeiro da Gente’

A Prefeitura de Juazeiro prossegue realizando mais uma edição do programa ‘Juazeiro da Gente’. Nesta sexta-feira (4) a força-tarefa da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) deu início a diversos serviços de melhoria no Residencial São Francisco. As atividades contam com intervenções de diversos serviços de limpeza, manutenção, iluminação e embelezamento das ruas, avenidas e espaços públicos da comunidade.

Residente no bloco 55, a comerciante Rosangela Silva, agradeceu as atividades da prefeitura. “Moro aqui há mais de 8 anos, confesso que já realizaram alguns serviços de limpeza em nosso bairro, porém sem grandes transformações. Já com o programa Juazeiro da Gente, é muito mais que limpeza, é também mais iluminação, mais infraestrutura, manutenção no calçamento e nos equipamentos públicos. Agradeço à prefeitura e a todos os servidores do município, pela prestação dos serviços e que os moradores também façam a sua parte em não jogar lixo nas ruas da comunidade”, disse Rosangela.

LEIA MAIS

Juazeiro da Gente: prefeitura realiza serviços de limpeza e manutenção de equipamentos públicos no bairro Pedra do Lord

A Prefeitura de Juazeiro prossegue realizando mais uma edição do programa ‘Juazeiro da Gente’, nesta sexta-feira (11). Desta vez, a força-tarefa da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) está desenvolvendo as benfeitorias no bairro Pedra do Lord. As atividades contam com intervenções de diversos serviços de limpeza, manutenção, iluminação e embelezamento das ruas, avenidas, praças e espaços públicos da comunidade.

Residente na Avenida Sebastião Almeida Branco, a cabeleireira Valdeci Gomes de Oliveira, agradeceu as ações da prefeitura. “Moro aqui há mais de 30 anos, confesso que já realizaram alguns serviços de limpeza em nosso bairro, porém sem grandes transformações. Já com o programa Juazeiro da Gente, é muito mais que limpeza, é também mais iluminação, mais infraestrutura, mais arborização, manutenção no calçamento e nos equipamentos públicos. Agradeço à prefeitura e a todos os servidores do município, pela prestação dos serviços na Pedra do Lord”, disse Valdeci.

LEIA MAIS

‘Juazeiro da Gente’: Prefeitura muda identidade visual do bairro Piranga II 

A Prefeitura de Juazeiro realizou mais uma edição do programa ‘Juazeiro da Gente’, nesta sexta-feira (4). Desta vez, a força-tarefa da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) passou pelo bairro Piranga II. A ação conta com implementação de diversos serviços de limpeza, manutenção, iluminação e embelezamento de espaços públicos.

O vigilante, Devilson Alves dos Santos, agradeceu a atenção e intervenções da prefeitura. “O bairro estava muito sujo e agora a comunidade vai ficar limpa. Está tudo muito bem organizado aqui, estão limpando os canteiros, pintando os bancos. Agradecemos os serviços, essa gestão não fecha os olhos para esse tipo de situação”, destacou.

Já a dona de casa, Josélia Alves de Oliveira, diz que os serviços contribuem para melhorar o lazer da comunidade. “É bonito ver nosso bairro limpo, a gente tem que viver no limpo, não podemos jogar o lixo na rua e fora de hora. É bonito ver tudo organizado para as crianças brincarem. O bairro está mais bonito, as árvores podadas, é muito legal. Temos que colaborar também, e sempre manter a praça limpa”, disse.

LEIA MAIS

 ‘Juazeiro da Gente’ : Prefeita acompanha ações de limpeza e manutenção no Residencial Mairi

A prefeita Suzana Ramos acompanhou, nesta sexta-feira (14), o lançamento e início das atividades do programa ‘Juazeiro da Gente’, que através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), reforçará as ações de limpeza e manutenção em bairros da cidade. A primeira comunidade beneficiada foi o Residencial Mairi, do Minha Casa, Minha Vida. Esta é uma iniciativa que otimiza a realização dos serviços públicos, em um curto espaço de tempo, levando equipes de limpeza, capina, varrição, poda, pintura e iluminação, além de profissionais como pedreiros, serralheiros e operadores de máquinas pesadas.

Junto com o secretário Charles Leal, a prefeita Suzana Ramos acompanhou os trabalhos de melhorias na comunidade e conversou com os moradores, que aprovaram a iniciativa. “Esse contato direto com a população é de extrema importância para que os serviços possam ser executados da melhor maneira em cada comunidade que o projeto passar. Esse programa é uma união de esforços que vai promover ótimos resultados na cidade, mas é preciso também o empenho de toda população em nos ajudar a manter Juazeiro limpa e bem cuidada”, declarou a prefeita.

LEIA MAIS
123