Juazeiro Limpa avança com frentes diárias de limpeza e manutenção em diversos bairros de Juazeiro

O Programa Juazeiro Limpa segue avançando com ações contínuas de zeladoria urbana em diferentes regiões do município. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP), tem intensificado a limpeza diária da cidade com mutirões, retirada de entulhos, patrolamento, pintura de espaços públicos e reforço na varrição manual, ampliando o alcance dos serviços e garantindo mais organização, segurança e qualidade de vida para a população.

Entre as frentes de trabalho, equipes com retroescavadeira e caçamba atuam na retirada de entulhos em diversas ruas e bairros da cidade. Como exemplo, nesta sexta-feira (14), os serviços foram realizados na Rua Aroeira, no Cajueiro, e no fundo do bairro Paulo VII, além do patrolamento em frente ao Mairi e na BR-210, melhorando as condições de tráfego e mobilidade. As equipes de pintura também atuaram na Orla Nova, promovendo a manutenção e a conservação do espaço público.

O mutirão de limpeza também contou com equipes na Pedra do Lord e na Rua Equador, enquanto a varrição manual segue o cronograma semanal em outras áreas do município. Já a limpeza residencial beneficiou os residenciais São Francisco, Mairi, Brisa da Serra, Praia do Rodeadouro e Itaberaba 1, 2 e 3.

Equipes extras também foram direcionadas para pontos estratégicos, como a Avenida Santos Dumont, o Paço Municipal, a Orla Nova, o Mercado do Produtor, o Terminal Rodoviário, a Ilha do Rodeadouro, a Ilha do Fogo, a Orla na área da Marinha e a Avenida Papa João Paulo I, no Country Club.

De acordo com o secretário da SESP, Romário Varjão, a proposta é manter um trabalho permanente de cuidado com a cidade. “Estamos reforçando as equipes e ampliando as frentes de serviço para atender todas as regiões. A limpeza urbana é uma ação contínua, que impacta diretamente na saúde, na mobilidade e no bem-estar da população”, destacou.

Ascom

TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

A ministra Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou nesta sexta-feira (19) que os trabalhadores dos Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante a greve da categoria, iniciada na última terça-feira (16). A medida liminar foi concedida a pedido da estatal contra os sindicatos que representam os funcionários. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 100 mil por sindicato.

A greve está concentrada em nove estados (Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).  No entendimento da ministra, o serviço postal tem caráter essencial e não pode ser paralisado totalmente. Além disso, Katia Arruda ressaltou que a greve foi deflagrada em meio ao dissídio coletivo que tramita no TST.

Os funcionários reivindicam a aprovação de um novo acordo coletivo de trabalho, reajuste salarial e soluções para a crise financeira da estatal, que vai precisar de um empréstimo de R$ 12 bilhões, garantidos pelo Tesouro, para cobrir os recentes prejuízos.  Os Correios informaram que todas as agências estão abertas e que a empresa adotou medidas de contingência para minimizar os impactos para a população.

Agência Brasil

Coleta de lixo será mantida no feriado de Carnaval em Petrolina

Durante o período oficial de carnaval de Petrolina, entre os dias 1 e 4 de março, a coleta de lixo nas comunidades será mantida, seguindo o cronograma normal de cada localidade. A Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos horários de passagem das equipes de coleta previsto para contribuir com a organização da cidade.

É comum a presença de animais rasgando sacos e espalhando sujeira próximo das lixeiras residenciais. Por isso, a Secretaria recomenda que o material seja descartado próximo do horário previsto para a passagem dos caminhões. Outra orientação diz respeito ao descarte de objetos pontiagudos e cortantes. A recomendação é que esses tipos de materiais não sejam descartados soltos, a fim de evitarmos acidentes com os colaboradores que fazem a coleta.

Ao longo do ano, em Petrolina, as atividades são suspensas somente em três datas: feriado da Confraternização Universal (1º de janeiro), Sexta Feira da Paixão e São João.

 

Adailma Gomes/Ascom Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil

Aplicativo do FGTS está funcionando parcialmente por causa da manuntenção

A Caixa Econômica Federal informou que alguns sistemas do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que tratam de antecipação do saque-aniversário, recepção de novas solicitações de saque do FGTS, uso do FGTS na moradia própria, estão em manutenção, e que, portanto, não estão acessíveis.  Segundo o banco, a situação deve se normalizar a partir do dia 4 de março.

Ainda de Acordo com a  Caixa, o app FGTS está disponível para outros serviços, como consulta ao extrato do FGTS, consulta a valores de FGTS já liberados para crédito em conta bancária, consulta a valores liberados para saque nos diversos canais de atendimento do banco, além da geração do CRF.

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro realiza manutenção nos brinquedos da Praça da Mônica

Sempre atenta à manutenção dos equipamentos públicos, a prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), removeu os brinquedos da Praça da Mônica, para realizar a manutenção. A remoção dos brinquedos foi realizada em consenso com a comunidade que reside no entorno da praça, os quais foram instalados fora dos padrões de segurança em gestões anteriores.

A gestão da prefeita Suzana Ramos está fazendo os reparos necessários nos brinquedos para garantir o lazer das crianças com segurança, qualidade e bem-estar. “A convite da comunidade estivemos na Praça da Mônica para verificar de perto a estrutura e avaliar a segurança dos brinquedos. Prontamente as nossas equipes de manutenção fizeram a retirada do que estava danificado para realizar os consertos necessários. Assim que ficarem prontos iremos recolocá-los de maneira segura”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Charles Leal.

Texto e Fotos: André Calixto – Ascom SESP