Prefeitura leva mutirão de combate à dengue para bairros de Petrolina no final de semana

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Petrolina realizou nesse sábado (30) mais um mutirão de enfrentamento às arboviroses. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, ocorreu das 7h30 às 12h nos bairros Jardim Guanabara, Jardim Guararapes, José e Maria, Novo Tempo, Dom Avelar e Jardim Maravilha, e contou com aproximadamente 40 Agentes de Combate às Endemias.

A mobilização foi programada para o fim de semana justamente para alcançar residências que, durante os dias úteis, costumam estar fechadas. Durante as visitas, os agentes realizaram vistorias completas para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Morador do bairro Jardim Guanabara, José Carlos destacou a importância da iniciativa. “Esse trabalho dos agentes de endemias é fundamental para a nossa comunidade. Além de orientar os moradores, eles ajudam a prevenir doenças e a manter os bairros mais seguros. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos”, afirmou.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti. Medidas simples, como manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados, armazenar garrafas com a boca para baixo, eliminar recipientes que possam acumular água, cobrir pneus e trocar regularmente a água de vasos de plantas, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

Ascom

INSS faz mutirão em Pernambuco com mais de 4 mil vagas para acelerar análises e perícias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social fazem, neste fim de semana (30 e 31), um grande mutirão de atendimentos extras. Em Pernambuco, são 4.459 vagas, distribuídas entre as cidades do Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada.

Em todo o Brasil, o INSS disponibiliza mais de 59 mil vagas para avaliações sociais e perícias médicas, que estão sendo oferecidas em quase todas as unidades federativas do país, à exceção de Roraima e Tocantins. A iniciativa busca acelerar a análise de benefícios e antecipar perícias pré-agendadas, reduzindo a fila de espera pela obtenção de benefícios previdenciários e assistenciais.

Os segurados interessados devem agendar o atendimento pela central telefônica do INSS, ligando para o número 135, ou pelo portal Meu INSS. Entre as mais de quatro mil vagas em Pernambuco, o INSS fez a seguinte distribuição: Recife – Encruzilhada (2.288); Recife – Corredor do Bispo (168); Caruaru (1.405); Garanhuns (90); Petrolina (362); e Serra Talhada (146).

Agência Brasil

INSS inicia mutirão de dois dias com 2.651 mil vagas de atendimento em Pernambuco

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social iniciaram neste sábado (16) um mutirão de dois dias que oferece quase 26 mil vagas de atendimentos relacionados à concessão de benefícios previdenciários e assistenciais. Neste sábado (16) e no domingo (17) serão oferecidas exatamente 25.852 vagas aos segurados em 18 estados, incluindo Pernambuco, e no Distrito Federal. Nesses atendimentos serão antecipadas perícias médicas e avaliações sociais, etapas que fazem parte do processo de concessão de benefícios.

Em Pernambuco estão sendo disponibilizadas 2.651 vagas. No Recife, haverá atendimento no bairro da Encruzilhada (1.184) e na Corredor do Bispo (140); No interior do estado, têm vagas em Caruaru (694), Petrolina (310), Serra Talhada (173) e Garanhuns (150). A Região Nordeste recebe 15.698 mil vagas, na sequência aparecem Sudeste (5.466), Norte (3.928) e Centro-Oeste (760). A ação faz parte de um conjunto de medidas do órgão para reduzir a chamada “fila no INSS”.

Para informações sobre antecipação de perícia e agendamento nos mutirões, os segurados podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o serviço Meu INSS, no site ou aplicativo para celular. No fim de abril, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, informou que o país tinha 2,6 milhões de pedidos na fila. O número representa uma diminuição de 16% na comparação com fevereiro, quando eram 3,1milhões.

Acelera INSS – Para manter o ritmo de queda dos números da fila do INSS, a presidente do instituto, Ana Cristina Silveira, anunciou o programa Acelera INSS, que implementa medidas operacionais para acelerar o atendimento aos segurados. O objetivo final do governo é normalizar o tempo de espera para que o segurado receba a resposta de pedidos dentro do prazo constitucional de 45 dias.

Veja as ações do Acelera INSS – mutirões: previsão de quatro ações nacionais até o fim de junho, focadas em perícia médica e análise de benefícios complexos; reforço de pessoal: nomeação imediata de 300 assistentes sociais; pedido para mais 300 servidores (do cadastro de reserva); anúncio de concurso para contratação de mais 2 mil servidores;  revisão tecnológica dos fluxos de trabalho e melhorias nos sistemas que cruzam dados governamentais para automatizar e acelerar as análises.

No Nordeste:

Alagoas (2.278): Arapiraca (732) e Maceió – Tabuleiro do Martins (1.546)

Bahia (1.363): Euclides da Cunha (270), Ribeira do Pombal (294), Vitória da Conquista (130), Itabuna (127), Paripiranga (122), Juazeiro (75), Brumado (35), Santa Maria da Vitória (20), Feira de Santana (54), Feira de Santana Getúlio Vargas (24), Salvador (200) e Santo Antônio de Jesus (12)

Ceará (5.353): Fortaleza – Centro-Oeste (1.170), Fortaleza – Sul (986), Iguatu (806), Crato (546), Fortaleza – Parquelândia (500), Juazeiro do Norte (463), Tianguá (290), Maracanaú (218), Sobral (154), Crateús (100), Itapipoca (100) e Acaraú (20)

Maranhão (632): Timon (524), São Luís – Cohab (48), São Luís – Deodoro (28), São Luís – Nazaré (14) e Açailândia (18)

Paraíba (605): Campina Grande – Dinamérica (326), Agência Conectada Santa Luzia – Teleavaliação (210), Itaporanga (48) e Tambauzinho (21)

Pernambuco (2.651): Recife – Encruzilhada (1.184), Caruaru (694), Petrolina (310), Serra Talhada (173), Garanhuns (150) e Recife – Corredor do Bispo (140)

Piauí (2.816): Teresina – Leste (1.120), Picos (546), Parnaíba (479), Teresina – Centro (320), São João do Piauí (271) e Floriano (80)

Diario de Pernambuco

Juazeiro avança na saúde especializada com o 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias

Maria de Lourdes chegou cedo, com a serenidade de quem carregava a expectativa de resolver um procedimento aguardado há algum tempo. Ao ser atendida no 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, encontrou organização, agilidade e, sobretudo, acolhimento. “Foi muito organizado e rápido. A gente se sente cuidado e esperançoso sabendo que o procedimento já tem previsão para acontecer”, contou.

Denise Ferreira, que aguardava encaminhamento para tratamento de cravo plantar, também destacou a importância da iniciativa. “Essas ações ajudam muito quem precisa. Nem sempre conseguimos resolver com facilidade, então é uma oportunidade valiosa para a população. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Histórias como as delas marcaram a ação realizada neste sábado (21), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na Policlínica Municipal, na Orla I. O mutirão ultrapassou a marca de 300 atendimentos, consolidando mais um avanço da gestão municipal na ampliação do acesso à saúde especializada.

Procedimentos que contemplam demandas como cisto sebáceo, lipoma, retirada de sinais, lobuloplastia de orelha, hérnias inguinal e umbilical, além de cravo plantar já começam a ser realizados a partir do dia 6 de março. O secretário de Saúde, Helder Coutinho, acompanhou de perto a ação e destacou a relevância da iniciativa para o município.

“Essa ação integra o Programa Agora Tem Especialista, que tem transformado o acesso da nossa população à saúde especializada. Em 2025, já realizamos mais de 3.600 cirurgias em Juazeiro e seguiremos ampliando essas estratégias, com novas ações previstas. Nosso objetivo é claro: reduzir o tempo de espera e garantir mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o secretário.

Com iniciativas como o mutirão, a Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com uma saúde pública cada vez mais resolutiva, humanizada e acessível, aproximando os serviços especializados da comunidade e promovendo mais dignidade no atendimento.

Ascom

Mutirão de serviços públicos prepara o bairro Mandacaru para o Bora Petrolina

As equipes de limpeza urbana da Prefeitura de Petrolina já estão nas ruas do bairro Mandacaru intensificando as atividades. O mutirão de serviços públicos faz parte das ações da 18ª edição do Programa Bora Petrolina, que acontece nesse sábado (27), na Escola Municipal Professor Walter Gil, com diversas ações gratuitas. A Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu) é a responsável por coordenar a operação de limpeza com aproximadamente 25 profissionais, distribuídos pelas principais vias da comunidade.

As equipes estão realizando os serviços de varrição, capina, roçagem, pintura de meio-fio, poda de árvores e remoção, além de limpeza com máquinas. O mutirão conta com o reforço de retroescavadeiras e caçambas.

18ª edição do Programa Bora Petrolina nesse sábado (27), na Escola Municipal Professor Walter Gil, na Travessa do Vaqueiro, nº 30, bairro Mandacaru. Serão contemplados os cidadãos das comunidades do São Jorge, Terra do Sul, Antônio Cassimiro, Santa Luzia e José e Maria, que juntas somam pouco mais de 50 mil pessoas.

Ascom

Mutirão “Velho Chico + Limpo” integra a programação da Travessia do Nego D’Água

Neste domingo, 14 de setembro, a partir das 8h30, Juazeiro será palco do mutirão de limpeza “Velho Chico + Limpo”, que faz parte da programação oficial da Travessia do Nego D’Água. A concentração dos voluntários será na Kaiakeria Arca Sport, e a ação abrangerá o trecho do rio entre a Croa e a Ponte Presidente Dutra.

O mutirão é uma realização do grupo Sereias do Rio, com apoio do Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana, dos Guarda Vidas Anjos do Rio e da Prefeitura de Juazeiro, além da Marinha do Brasil, nadadores, mergulhadores e frequentadores do rio. A iniciativa vai além da limpeza: busca sensibilizar a população, promover a educação ambiental e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade com o Velho Chico.

A idealizadora do projeto, Alice Rocha, reforça o convite: “Nosso objetivo é unir esforços para cuidar do Velho Chico e inspirar toda a população a se engajar na preservação do rio. Cada garrafa recolhida, cada pedaço de lixo retirado é uma pequena grande vitória para o meio ambiente e para nossas futuras gerações.”

Convite aos voluntários: Todos podem participar! A recomendação é que os voluntários tragam roupas leves, protetor solar, chapéu e, se possível, luvas. É a oportunidade de unir forças em um mutirão que alia esporte, cidadania e consciência ambiental.

Serviço do evento:

• O que: Mutirão de limpeza do Rio São Francisco – “Velho Chico + Limpo”
• Quando: 14 de setembro, às 8h30
• Onde: Concentração na Kaiakeria Arca Sport
• Contato para informações: WhatsApp 79 99822-2717

1ª Travessia do Nego D’água

A Travessia do Nego D’água é uma prova de natação em águas abertas realizada no Rio São Francisco, em Juazeiro (BA), que une esporte, cultura e tradição ribeirinha. Inspirada na lenda do Nego D’água, personagem mítico descrito como um ser híbrido, meio homem e meio anfíbio, conhecido por assustar pescadores e proteger o Velho Chico, a travessia celebra o rio como fonte de vida e identidade cultural. Mais do que uma competição, o evento homenageia o guardião das águas, reforçando o respeito e a conexão da comunidade com a riqueza natural e simbólica do São Francisco.

Inscrições abertas

  • 1ª Travessia do Nego D’água
  • Data: 16 de novembro de 2025
  • Local: Orla de Juazeiro/BA – percurso da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) até a estátua do Nego D’água
  • Distância: 2 km
  • Público-alvo: Homens e mulheres, sem limite de idade
  • Valor da inscrição: R$ 100,00
  • Inscrições: Até 10 de novembro pelo link https://forms.gle/suww3HDmcuvYS5aL8

Ascom

Mutirão de cirurgias na Maternidade Municipal atende cerca de 90 pacientes de toda a região neste final de semana

A dona de casa Marizete Brito Santos, moradora do município de Pilão Arcado, foi a primeira paciente a ser atendida no mutirão de cirurgias eletivas promovido pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com os Governos Estadual e Federal.  A ansiedade, segundo ela, foi superada pelo acolhimento que recebeu de toda equipe da Maternidade Municipal. “Cheguei muito nervosa para fazer uma cirurgia de hérnia, mas a forma como fui recebida me tranquilizou. Quero agradecer a Deus por essa oportunidade e a todos deste hospital que atende a gente com tanto carinho”, destacou a paciente.

O mutirão faz parte do Programa Agora tem Especialistas e as cirurgias foram agendadas durante a Feira Saúde Mais Perto, ação conjunta das Secretarias de Saúde de Juazeiro, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal. De acordo com o secretário municipal Helder Coutinho, a meta é de atender 300 pacientes em seis finais de semana com cirurgias de histerectomia, colecistectomia e hernioplastia, além de ultrassonografias na Policlínica Municipal, para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

“O objetivo é desafogar a demanda destes procedimentos reduzindo a fila de espera. O Hospital materno infantil está equipado e preparado para oferecer a todos um atendimento humanizado. Estamos no segundo final de semana dessa ação pioneira, atendendo mulheres de Juazeiro e de outros municípios da região”, reforçou Coutinho.

Para Luan Silva, instrumentador que acompanha as cirurgias, a estrutura oferecida pelo hospital aos pacientes e equipe médica é de qualidade e atende as necessidades de todos. “Uma estrutura adequada e equipe preparada para atender a todos. Fomos muito bem recebidos e auxiliados com muito profissionalismo e dedicação”, expôs.

O prefeito Andei Gonçalves foi dar as boas-vindas aos pacientes e destacou o trabalho das equipes em prol de uma saúde cada vez mais forte. “Estes atendimentos são essenciais para baixar a sobrecarga e possamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde no município”, pontuou

Ascom

Mais de 800 famílias foram atendidas nos mutirões do Cadastro Único oferecidos pela Prefeitura de Petrolina em junho

A Prefeitura de Petrolina finalizou o mês de junho com mais de 800 atendimentos realizados nos mutirões do Cadastro Único. Em seis dias de mobilização intensa, a ação percorreu bairros da zona urbana e localidades da zona rural, levando acolhimento, escuta qualificada e orientação social. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, reafirma o compromisso do município com a garantia de direitos e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão.

Os mutirões foram organizados de forma estratégica em locais como os CRAS Agrovila Massangano, Colina Imperial, José e Maria, Rio Corrente, Izacolândia, Rajada, Uruás, Dom Avelar, N7, João de Deus, além da Casa da Cidadania (KM-25), e da Central do Cadastro Único. Nesses espaços, as equipes acolheram famílias que buscavam atualizar seus dados ou realizar novos cadastros, assegurando o acesso contínuo a benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia e outros programas de assistência.

Mais do que números, cada atendimento representou a chance de recomeçar com mais dignidade e segurança. Para muitas famílias, o Cadastro Único é a porta de entrada para uma série de direitos básicos que fazem diferença no dia a dia, como alimentação, saúde e educação. Por isso, além da estrutura e da logística, o diferencial da ação esteve na forma como os profissionais acolheram cada demanda com escuta, paciência e empatia.

Durante todo o mês, os serviços de cadastramento também seguiram funcionando normalmente nas unidades fixas, com agendamento disponível para evitar filas e garantir maior conforto à população.

Ascom

Prefeitura de Petrolina oferece mutirão de combate à dengue neste sábado

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Petrolina realiza neste sábado (28) mais um mutirão de enfrentamento às arboviroses. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, começou às 7h e segue até às 13h em diversos bairros e contará com a participação de aproximadamente 40 Agentes de Combate às Endemias.

A mobilização foi programada para o fim de semana justamente com para alcançar residências que, durante os dias úteis, costumam estar fechadas. Nesta etapa, os agentes percorrerão os bairros José e Maria, Dom Avelar, Km 2, Ouro Preto, Areia Branca, Vila Eduardo, Henrique Leite, Portal da Cidade e Cohab Massangano. Na zona rural, o Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 9 também será contemplado com as ações preventivas.

Durante as visitas, os agentes realizarão a vistoria completa para identificar possíveis focos do mosquito. A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti. Medidas simples, como manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados, armazenar garrafas com a boca para baixo, eliminar recipientes que possam acumular água, cobrir pneus e trocar regularmente a água de vasos de plantas, são fundamentais para evitar a proliferação mosquito.

Ascom

Mais de 40 pessoas são atendidas em Mutirão de Combate ao Câncer de Pele promovido pela Secretaria de Saúde de Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau, em parceria com o Instituto de Educação Médica/Idomed, realizou neste sábado (31), um Mutirão de Combate ao Câncer de Pele na Policlínica Municipal, localizada na Orla I da cidade. A ação teve como objetivo reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer/INCA.

Ao todo, mais de 40 pessoas foram atendidas por dermatologistas durante o mutirão, que contou com atendimento por demanda espontânea e por encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde do município. Além das consultas, também foram realizadas coletas de material para biópsias em casos com suspeita clínica.

A iniciativa atendeu tanto pacientes que aguardavam encaminhamentos nas unidades de saúde quanto pessoas que procuraram o serviço por iniciativa própria. “Esse foi um mutirão dermatológico dedicado aos pacientes que estão de uma demanda reprimida, que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde e também os pacientes que, por vezes, percebem uma mancha ou outra na pele e vêm procurar atendimento de forma espontânea”, explicou a enfermeira da Policlínica Municipal, Jamille Angélica de Sá Mota.

O aposentado Edilson Alves, de 67 anos, foi um dos beneficiados. “O atendimento para mim foi ótimo, desde o pessoal da recepção até as médicas, que são de primeira qualidade”, elogiou. Ele ficou sabendo da ação ao procurar atendimento no posto de saúde do bairro Piranga.

Já o comerciante Jailson Ferreira, de 51 anos, que veio encaminhado da UBS de Campos, destacou a importância da oportunidade. “Nem todo dia a gente tem essa oportunidade e, como eu já estava com uma suspeita de câncer de pele por causa de umas manchinhas, vim aqui para aproveitar esse momento. O atendimento é nota mil. Espero que tenha outras vezes e com outros tipos de especialidades”, afirmou o morador da zona rural.

A coordenadora do curso de Medicina do Idomed, Alana Moreira, reforçou que o objetivo da ação foi o rastreio de lesões suspeitas. “Essa foi uma demanda para rastreio de câncer de pele, com o objetivo de avaliar lesões suspeitas em pacientes que foram atendidos, verificando o que é não câncer de pele e dando os devidos encaminhamentos. E, o que foi câncer ou suspeita, nós já estamos pegando os contatos para um segundo mutirão que vai focar na retirada de lesões”, destacou.

Ascom

Mutirão de Combate às Arboviroses chega ao João Paulo II neste final de semana

As ações contra o Aedes Aegypti seguem com rotina de cuidados para eliminar os focos do mosquito. Neste sábado (31) de maio e domingo (1°) de junho, a partir das 8h, as equipes de combate às endemias realizarão um mutirão no bairro João Paulo II para sensibilizar os moradores sobre o cuidado diário com as residências.

Além dos mutirões, o trabalho rotineiro de visita aos imóveis continua a ser feito. As equipes de pontos estratégicos também atuam diariamente com ações de bloqueio e borrifação em diversas áreas da cidade, onde foram identificados números maiores de notificações e altos índices de infestação.

A Sesau reforça que os cidadãos podem fazer denúncias e colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito por meio do serviço “Dengue Zap”, disponível no número (74) 9 8106-8912. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, permitindo que moradores da cidade enviem informações sobre possíveis focos do mosquito de maneira rápida e prática.

Ao relatar situações suspeitas, a população contribui para que os Agentes de Combate às Endemias/ACEs realizem vistorias e eliminem focos, ajudando a proteger a saúde e o bem-estar de todos.

Ascom

Prefeitura de Senhor do Bonfim promove Mutirão de Mamografias para mulheres entre 45 e 69 anos

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os dias 08 e 24 de maio um importante Mutirão de Mamografias, voltado para mulheres com idades entre 45 e 69 anos. A ação acontece na Praça Duque de Caxias, em frente ao Hospital Regional.

Para participar, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. As interessadas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas, onde receberão o encaminhamento necessário para o atendimento.

A secretária de Saúde, Renata Mercês, destacou a importância da iniciativa. “Esse mutirão é uma oportunidade fundamental para promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nosso compromisso é cuidar da saúde da mulher bonfinense com acesso, acolhimento e dignidade”, disse.

Ascom

Mutirão de cirurgias leva saúde e alívio para centenas de mulheres em Juazeiro

“Foi muito sofrimento, muita dor… e hoje, com fé em Deus, estou muito feliz e agradecida porque minha cirurgia saiu.” O relato emocionado de Maria do Carmo, paciente atendida no mutirão de cirurgias realizado neste sábado (05) em Juazeiro, resume o sentimento de centenas de mulheres que finalmente estão tendo acesso a procedimentos que aguardavam há meses — e até anos. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado da Bahia.

O mutirão prevê aproximadamente 50 cirurgias eletivas por fim de semana e contempla cirurgias eletivas como histerectomia, hernioplastia e colecistectomia, realizadas no Hospital Promatre. “Estamos com a equipe completa, estrutura organizada e muito empenho para atender bem todas essas pacientes”, destacou o cirurgião André Sampaio.

A iniciativa também atendeu dezenas de mulheres vindas de municípios vizinhos, como Remanso e Sobradinho, que foram acolhidas com agilidade e atenção ao chegarem a Juazeiro para realizar seus procedimentos. Além das cirurgias eletivas este fim de semana prevê mais 300 cirurgias cirurgias de catarata e limpeza de lentes com yag laser, todas voltadas ao público feminino, realizadas na Policlínica Regional. cirurgia de cataratas em um final de semana só.

Guiomar Rodrigues, participou da Feira da Saúde há 15 dias, onde descobriu a necessidade de realizar uma cirurgia de catarata. Neste sábado (05), ela voltou para fazer o procedimento. “Acompanhei minha mãe, que também fez a cirurgia de catarata, e agora estou na espera da minha. Está sendo tudo muito rápido e ágil. Agradeço demais a toda equipe por estar cuidando da saúde das mulheres”, comentou.

A ação integra a programação da Feira da Saúde – Março de Todas as Mulheres, que já realizou mais de 3.500 atendimentos, entre exames, consultas e outros serviços voltados ao público feminino. A programação segue com novos mutirões nos finais de semana dos dias 12 e 13 de abril, 26 e 27 de abril e 3 e 4 de maio, na Promatre. A exceção será no feriado da Sexta-feira Santa.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, comemorou os resultados. “Temos trabalhado para ampliar o acesso à saúde com qualidade, principalmente para as mulheres que tanto esperaram por esses procedimentos. É gratificante ver a alegria delas ao sair daqui com seus problemas de saúde resolvidos”, celebrou. Para ele, o mutirão é mais uma resposta concreta aos desafios da fila de cirurgias, que começa a ser superada com planejamento, união de esforços e sensibilidade com a população.

Ascom

Prefeitura reforça serviços de limpeza e manutenção nos bairros de Petrolina

A Prefeitura continua intensificando os serviços nos bairros de Petrolina, diversas localidades estão sendo visitadas durante essa semana e recebendo as ações de mutirão de limpeza manual, com máquinas e de canais, patrolamento e tapa-buraco da Secretaria de Serviços Públicos (SESPU). Esse cronograma é montado semanalmente diante da demanda apresentada pela população através das centrais de atendimento, como a Ouvidoria, no 156.

Nesta semana, as equipes de limpeza manual estão no Residencial Vivendas e na Avenida 1, do Loteamento Recife. A limpeza com máquinas acontece nos bairros, Loteamento Recife, Mandacaru, José e Maria e Av. Filadélfia. O bairro Parque Massangano e as comunidades do N5 e N7 estão recebendo a limpeza de canais. O patrolamento está no Parque Massangano, Loteamento Recife II, Loteamento Vila Nova e Loteamento Bela Vista. Já as equipes do tapa-buraco estiveram na Avenida da Integração, Jardim Guararapes e Avenida Cardoso de Sá.

Na próxima semana, as equipes irão visitar novos bairros para realizar os reparos necessários.

Ascom

Mutirão de Combate às Arboviroses chega ao Quidé no final de semana

As ações contra o aedes aegypti seguem com programação de cuidados para eliminar os focos do mosquito. No próximo final de semana, sábado (15) e domingo (16), a partir das 8h, as equipes de combate às endemias irão realizar um mutirão no bairro Quidé para sensibilizar os moradores em relação ao cuidado diário com as residências.

Desde o início deste ano, cerca de 10 mutirões já foram realizados e aproximadamente 6 mil imóveis visitados pelos agentes de combate às endemias, na zona urbana e rural. Além dos mutirões, o trabalho rotineiro de visita dos imóveis continua a ser feito.

As equipes de pontos estratégicos também estão atuando diariamente com as ações de bloqueio e borrifação em diversas áreas da cidade, onde foram identificados números maiores de notificações e altos índices de infestação.

No último final de semana, nos dias 8 e 9 deste mês, a ação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) esteve presente no bairro Castelo Branco, onde visitou e inspecionou 847 imóveis, com a participação de 44 agentes, alcançando 100% de conclusão da inspeção.

A Sesau reforça que os cidadãos podem realizar denúncias e colaborar nas ações de prevenção e combate ao mosquito através do número de contato do serviço Dengue Zap: (74) 9 8106-8912. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e permite que moradores da cidade enviem informações sobre possíveis focos do mosquito de maneira rápida e prática. Ao relatar situações suspeitas, a população ajuda os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) a realizarem vistorias e eliminar focos, atuando diretamente na saúde e bem-estar de todos.

Ascom

123