Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país

Como parte da nova campanha de prevenção e controle das arboviroses intitulada Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya, o Ministério da Saúde promove neste sábado (8), em todo o país, o Dia D nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Participarão do mutirão gestores locais, profissionais de saúde, agentes de endemias, lideranças comunitárias e da população em geral. Serão realizadas ações de conscientização e mutirões de limpeza em locais públicos e residências.

Mais de 370 mil profissionais atuam diariamente na prevenção das arboviroses em todos os 5.570 municípios brasileiros. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) orientam as famílias durante visitas domiciliares, distribuem materiais informativos e estimulam a participação da população. Já os Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizam inspeções, aplicam larvicidas e registram dados que subsidiam o planejamento das ações de vigilância.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a ação ocorre antes mesmo do período de maior transmissão da dengue, que é no primeiro semestre do ano. “Este é o momento de conscientizar e engajar a população e os municípios para identificar os pontos críticos e eliminar os criadouros do mosquito”, afirmou Padilha. O ministro acredita que o uso de novas tecnologias, como a Wolbachia, é essencial para conter a transmissão do vetor.

Queda
Até o dia 30 de outubro deste ano, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, mostrando queda de 75% em relação a 2024. No mesmo período, foram confirmados cerca de 1,6 mil óbitos, redução de 72% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os estados com maior número de casos são: São Paulo (890 mil), Minas Gerais (159,3 mil), Paraná (107,1 mil), Goiás (96,4 mil) e Rio Grande do Sul (84,7 mil).

Apesar da redução dos casos, o Ministério da Saúde destaca a necessidade das ações de prevenção junto à população, tendo em vista que o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre agosto e outubro, mostra que 30% dos municípios brasileiros estão em estado de alerta para a dengue. Em 3,2 mil cidades, mais de 80% das larvas foram encontradas em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’água, calhas, ralos e até folhas de bromélias e cavidades de árvores.

Investimentos
Para o biênio 2025/2026, o Ministério da Saúde investirá R$ 183,5 milhões na ampliação do uso de novas tecnologias de controle vetorial, como a estratificação de risco, o método Wolbachia, as Estações Disseminadoras (EDLs) e os mosquitos estéreis irradiados.

Biofábrica de Wolbachia
O método Wolbachia, que reduz a capacidade de transmissão do mosquito, já foi aplicado em 11 municípios de oito estados. Em Niterói (RJ), houve redução de 89% nos casos de dengue, 60% de chikungunya e 37% de Zika. A previsão é expandir a tecnologia para 70 cidades até o final de 2026, incluindo 13 delas ainda em 2025.

Segundo informou o ministério, por meio de sua assessoria de imprensa, em julho deste ano, foi inaugurada, em Curitiba (PR), a maior biofábrica de Wolbachia do mundo, com capacidade para produzir 100 milhões de ovos por semana. A tecnologia consiste na produção de mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia, que bloqueia o desenvolvimento dos vírus dentro do Aedes aegypti, impedindo sua transmissão.

Também foram distribuídos 2,3 milhões de sais de reidratação oral, 1,3 milhão de testes laboratoriais para diagnóstico e 1,2 mil nebulizadores portáteis para bloqueio da transmissão, além do fornecimento contínuo de larvicidas e adulticidas. Somente em 2025, foram instaladas 77,9 mil EDLs em 26 municípios, ampliando a cobertura das ações de controle.

Pequenas ações
Pequenas atitudes podem salvar vidas, afirma a campanha do Ministério da Saúde. Entre essas recomendações destaque para guardar garrafas, potes e vasos de cabeça para baixo; fazer o descarte de garrafas PET e outras embalagens sem uso; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; guardar pneus em locais cobertos ou descartá-los em borracharias.

O ministério orienta ainda amarrar bem os sacos de lixo; manter a caixa d’água, os tonéis e outros reservatórios de água limpos e bem fechados; não acumular sucata e limpar e secar as bandejas de ar-condicionado e geladeira; eliminar a água acumulada nos reservatórios dos purificadores de água e das geladeiras; manter em dia a limpeza das piscinas; esticar ao máximo as lonas usadas para cobrir objetos e evitar a formação de poças d’água; e permitir a entrada dos agentes de saúde nas residências.

Sintomas
Em caso de febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dor nas articulações, náuseas ou manchas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde. O uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar o quadro clínico, alerta o ministério.

Agência Brasil

Prefeitura de Petrolina oferece mutirão de combate à dengue neste sábado

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Petrolina realiza neste sábado (28) mais um mutirão de enfrentamento às arboviroses. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, começou às 7h e segue até às 13h em diversos bairros e contará com a participação de aproximadamente 40 Agentes de Combate às Endemias.

A mobilização foi programada para o fim de semana justamente com para alcançar residências que, durante os dias úteis, costumam estar fechadas. Nesta etapa, os agentes percorrerão os bairros José e Maria, Dom Avelar, Km 2, Ouro Preto, Areia Branca, Vila Eduardo, Henrique Leite, Portal da Cidade e Cohab Massangano. Na zona rural, o Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 9 também será contemplado com as ações preventivas.

Durante as visitas, os agentes realizarão a vistoria completa para identificar possíveis focos do mosquito. A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti. Medidas simples, como manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados, armazenar garrafas com a boca para baixo, eliminar recipientes que possam acumular água, cobrir pneus e trocar regularmente a água de vasos de plantas, são fundamentais para evitar a proliferação mosquito.

Ascom

Ações de combate ao Aedes aegypti são intensificadas em Petrolina

Uma reunião com representantes de setores públicos e privados foi realizada em Petrolina para apresentar o Plano Municipal de Arboviroses pela Secretaria de Saúde do município. Ficou firmado que os encontros vão acontecer de forma trimestral entre diversos órgãos e entidades, como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade de Pernambuco (UPE), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Gerência Regional de Educação (GRE), VIII Gerência Regional de Saúde (GERES), além dos agentes de endemias do município.

O principal objetivo do Plano é combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. A reunião foi marcada por um alinhamento de estratégias e responsabilidades para fortalecer as ações de prevenção e controle dessas doenças na cidade. Dentro do plano incluídos a identificação e eliminação dos focos, uso de inseticidas e larvicidas, educação e conscientização da população, mutirões de combate ao mosquito, monitoramento e vigilância, parcerias e coordenação interinstitucional, além de tratamento e monitoramento de casos.

Durante o primeiro encontro foi feito um alinhamento de trabalho, com a parceria de todos os envolvidos para o desenvolvimento de ações concretas, como mutirões de combate à dengue, a promoção de informações à população e visitas domiciliares. Essas ações têm o objetivo de intensificar a prevenção e garantir uma resposta rápida e eficiente no combate a essas doenças transmitidas pelo mosquito, protegendo a saúde da população de Petrolina.

Casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Petrolina tem registrado oito casos confirmados de dengue, um caso confirmado de Chikungunya e nenhum caso de Zika. As ações que estão sendo desenvolvidas como: visitas domiciliares com eliminação de foco e tratamento; mutirões aos finais de semana; reativação do comitê intersetorial; bloqueio de transmissão com aplicação de inseticidas e divulgação semanal do informe epidemiológico, têm como iniciativa conscientizar a população sobre o acúmulo de água parada e o risco da proliferação do Aedes aegypti.

Débora Sousa/Ascom Secretaria de Saúde

Petrolina promove mutirão contra o Aedes aegypti neste sábado

Será realizado hoje (22) em Petrolina o primeiro mutirão do ano em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. O objetivo da prefeitura é atender um maior número de imóveis, visitar os domicílios que durante a semana estão fechados.

Os agentes de combate às endemias visitarão 20 localidades, entre zona urbana e rural da cidade. Os bairros e distritos que receberão os Agentes de Endemias são: José e Maria, Vila Eduardo, Dom Avelar, Ouro Preto, Areia Branca, KM 2, Henrique Leite, N9, João de Deus, São José, Centro, São Gonçalo, C2, Cohab Massangano, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas, Quati, Jardim São Paulo e Jardim Petrópolis. Os profissionais atuarão das 7h às 13h.

Além das vistorias, será realizado o bloqueio de transmissão em áreas com casos suspeitos das doenças. A Secretaria de Saúde ressalta que as medidas para o controle do mosquito transmissor das doenças precisam ser permanentes e que os moradores podem ajudar mantendo os recipientes fechados com tampas; pneus e caixas d’água devem continuar sempre cobertos; as garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo para evitar o acúmulo de lixo; e é necessário trocar a água dos vasos de planta.

Ascom

Juazeiro: Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue no Residencial Juazeiro ll neste final de semana

Os agentes de endemias chegaram cedo ao Residencial Juazeiro ll neste sábado (20) para realizarem a inspeção dos imóveis residenciais e comerciais em busca de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vem desenvolvendo ações de prevenção e combate à dengue.

“Estamos com mais de 55 agentes atuando no bairro neste final de semana das 8h às 12h. Os agentes inspecionam os imóveis e orientam a população quanto aos cuidados para prevenir a contaminação da doença. A previsão é visitar 1.135 casas nesse final de semana. Pedimos o apoio da população que recebam nossos agentes” , disse a coordenadora do Núcleo de Endemias, Núbia Almeida Barbosa.

Prevenção

A população precisa estar atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água. É necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Dengue Zap

O Núcleo de Endemias disponibiliza o Dengue Zap para que a população possa colaborar com identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. O ‘Dengue Zap’ está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do número: (74) 99945 – 5371.

Marcela Cavalcanti/Ascom Sesau
Fotos: Luan Medrado/Ascom

Secretaria de Saúde alerta para cuidados com água parada e reprodução do Aedes Aegypti em Petrolina

O ano novo começou com chuva em Petrolina. O período é aguardado pelo sertanejo que vibra e se satisfaz com o verde da caatinga e com períodos de temperaturas mais amenas, mas é preciso cuidado com a água parada. Por isso, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, alerta para os cuidados com recipientes que possam acumular água e servir de local para a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outros.

A Secretaria reforça que os cuidados devem ser diários, já que quando os ovos dos mosquitos são depositados, podem resistir durante um ano até eclodirem. Os moradores devem observar dentro das próprias residências se existem recipientes com água parada como: vasos de plantas, caixas d’água, piscinas ou qualquer outro meio que possa acumular qualquer quantidade de água por menor que seja.

Entre as dicas de cuidado, estão ainda o descarte correto de água, do lixo e higienização dos vasilhames de plantas, de alimento dos animais e a limpeza dos quintais. O cuidado individual reflete no bem-estar da coletividade.

Débora Sousa – Ascom da Secretaria de Saúde

Domingo é o Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

Neste domingo (19) é marcado como Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, data símbolo para enfrentamento ao mosquito que, desde 2000, é responsável por cerca de 20 milhões de diagnósticos de três doenças muito presentes no Brasil: a dengue, a chikungunya e o Zika vírus. Esse poderoso vetor de doenças – o Aedes aegypti – pode ser combatido. Mas, precisa da conscientização e da colaboração de todos.

Segundo o Ministério da Saúde, as ações adotadas em parcerias com secretarias estaduais e municipais de Saúde resultaram na “expressiva queda” de 97% do número de casos notificados de dengue no Brasil, entre abril e setembro. “Na 15ª semana do ano, de 9 a 15 de abril, foram registrados 114.255 casos suspeitos da doença. Na 35ª semana, de 27 de agosto e 2 de setembro, houve 3.254 casos de dengue”, informou o ministério à Agência Brasil. Acrescentou que é no período de março a junho que se costuma registrar maior incidência de arboviroses no país.

Em 2023, o total de “casos prováveis” da doença registrados até final de agosto estava em pouco mais de 1,5 milhão – número ligeiramente maior do que o anotado durante todo o ano de 2022, quando houve quase 1,4 milhão de registros. Em 2021, foram pouco menos de 532 mil ocorrências.

Ações
O clima quente colabora para a reprodução do mosquito e para um maior número de pessoas contaminadas no país. A fim de evitar uma situação ainda pior, o governo tem adotado iniciativas como a mobilização do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE) que, além de ter implementado 11 ações de apoio aos estados com maior número de casos e óbitos por dengue e chikungunya, distribuiu até hoje cerca de 345 mil reações de sorologia e viabilizou 131 mil exames.

Ainda segundo o ministério, foram investidos R$ 84 milhões na compra de adulticida e larvicida para as ações de combate ao mosquito no país. Um processo de estratificação de risco intramunicipal foi iniciado em áreas consideradas prioritárias para a implementação de novas tecnologias, como borrifação residual intradomiciliar, armadilhas disseminadoras de larvicidas e a adoção do método Wolbachia, que consiste na liberação de mosquitos contendo uma bactéria que impede o desenvolvimento das doenças nos próprios insetos.

Outras medidas destacadas pelo governo foram o lançamento do painel público de dados de arboviroses; a antecipação da campanha nacional de mobilização da população; a capacitação de mais de 9,5 mil profissionais de saúde via Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS) e de 2.196 profissionais de saúde para manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses com treinamento presencial.

O Ministério da Saúde argumenta que essas medidas podem ser insuficientes sem que haja estímulo à participação comunitária para eliminação de focos dos mosquitos. “Atualmente, o combate ao vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle das arboviroses”, informou.

Sintomas
Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes: febre de início abrupto, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele e manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação é a de, apresentando esses sintomas, procurar a unidade ou serviço de saúde mais perto da residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

Algumas medidas preventivas ajudam no combate à doença: evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do mosquito. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os ovos.

Agência Brasil