Receitas da merenda escolar de Petrolina já podem ser votadas em concurso nacional

Foi aberta na sexta-feira (15), a votação popular do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar (2026), promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Petrolina está entre os municípios participantes da etapa nacional com duas receitas criadas por profissionais da rede municipal de ensino, levando sabor, criatividade e identidade para todo o Brasil.

Representam o município as receitas “Charque Cremoso na Moranga à Moda Nordestina”, desenvolvida pela Escola Municipal Félix Manoel, na Tapera, e “Formas Geométricas que Alimentam”, da unidade Nossa Infância Rita Luiza, localizada no bairro Vila Marcela. Os pratos foram selecionados por valorizarem ingredientes regionais, alimentação saudável e estratégias criativas no ambiente escolar.

Mais do que receitas, os pratos simbolizam o compromisso da educação municipal com o cuidado, a nutrição e a valorização da cultura local dentro das escolas. A competição destaca o trabalho desenvolvido diariamente pelas equipes da alimentação escolar, que transformam refeições em acolhimento e aprendizado.

A votação acontece de forma online, através do link: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/campanhas/concurso-melhores-receitas/receitas/pe  e a mobilização da população será fundamental para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho realizado nas escolas municipais.

Ascom

Uso do FGTS para pagar dívidas no Desenrola começa no dia 25

Os trabalhadores poderão consultar, a partir de 25 de maio, o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) disponível para renegociação de dívidas no Novo Desenrola Brasil, informou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A nova modalidade permitirá o uso de até 20% do saldo do fundo ou até R$ 1 mil, prevalecendo o maior valor, para amortização ou quitação de débitos em atraso. A expectativa do governo é movimentar até R$ 8,2 bilhões em recursos do FGTS por meio do programa.

Segundo o governo federal, a adesão será feita diretamente pelas instituições financeiras após autorização do trabalhador no aplicativo do FGTS. Depois da renegociação da dívida, a Caixa Econômica Federal fará a transferência dos valores diretamente aos bancos responsáveis pelos contratos. O prazo estimado para formalização das operações é de até 30 dias após a consulta do saldo disponível.

LEIA MAIS

Cafeína pode reverter prejuízos na memória causados pela falta de sono

A cafeína pode ajudar a restaurar a memória afetada pela privação de sono, segundo um estudo da Escola de Medicina Yong Loo Lin, da Universidade Nacional de Singapura (NUS Medicine). A ação da substância ocorreu de maneira direcionada. Ela restaurou seletivamente o circuito cerebral afetado pela falta de sono, sem provocar hiperestimulação em outras áreas.

De acordo com os pesquisadores, a privação de sono interfere diretamente no funcionamento do hipocampo, região essencial para memória e aprendizagem. Dentro dele, a área conhecida como CA2 desempenha papel importante na formação da memória social e também recebe sinais relacionados ao ciclo sono-vigília.

LEIA MAIS

Senado aprova renovação automática da CNH para bons condutores; texto segue para sanção

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (12), a Medida Provisória (MP) 1327/25, que estabelece a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). A proposta, que já havia passado pela Câmara dos Deputados, segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O RNPC, conhecido como o “cadastro dos bons condutores”, reúne motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses. Além da isenção de custos na renovação, o programa oferece benefícios como descontos em pedágios, seguros, estacionamentos e tributos.

LEIA MAIS

Estudo aponta que Tarifa Zero nos transportes das capitais pode injetar R$ 60 bilhões na economia e reduzir desigualdades

A implementação da gratuidade no transporte público nas 27 capitais brasileiras tem o potencial de injetar R$ 60,3 bilhões anuais na economia do país, gerando um impacto social comparável ao do Programa Bolsa Família. Esta é a conclusão central do estudo “A Tarifa Zero no Transporte Público como Política de Distribuição de Renda”, divulgado nesta terça-feira (5) por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Coordenado pelo professor Thiago Trindade, do Instituto de Ciência Política da UnB, o levantamento defende a medida como um instrumento estratégico para o combate às desigualdades raciais e sociais no Brasil.

LEIA MAIS

Projetos na Câmara propõem piso salarial nacional para médicos, dentistas e farmacêuticos

Tramita na Câmara dos Deputados um pacote de projetos de lei que institui pisos salariais nacionais para médicos, cirurgiões-dentistas e farmacêuticos. As propostas foram apresentadas pelo deputado federal Vanderlan Alves (Solidariedade-CE) e visam valorizar essas categorias essenciais para a saúde pública no Brasil.

Os projetos — PL 1.547/2026 (médicos), PL 1.546/2026 (dentistas) e PL 1.545/2026 (farmacêuticos) — estabelecem remuneração mínima, reajuste anual e mecanismos de complementação financeira da União para auxiliar estados e municípios na implementação das medidas.

LEIA MAIS

Vinhos do Vale do São Francisco conquistam 14 notas acima de 90 pontos em competição nacional

Vale do São Francisco confirma excelência e se destaca entre os melhores vinhos do país

Os vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no Vale do São Francisco conquistaram destaque nacional ao obter 14 notas acima de 90 pontos na Grande Prova de Vinhos do Brasil, realizada pelo Grupo Baco. A competição avaliou, entre os dias 9 e 12 de março, 1.291 amostras provenientes de 10 estados brasileiros.

Os rótulos nordestinos foram premiados com medalhas de ouro e distinções regionais e nacionais, reforçando a qualidade e a competitividade da vitivinicultura do Sertão.

O principal destaque veio da Bahia. O Terranova Brut Rosé foi eleito o Melhor Brut Rosé Charmat do Brasil, alcançando 92 pontos e Medalha de Ouro. Pernambuco também se destacou com dois rótulos que obtiveram 91 pontos e lideraram o ranking estadual: o Espumante Extra Brut Branco Garziera 2023 e o Frisante Natural Moscatel Branco Rio Valley NV, ambos premiados com Medalha de Ouro.

LEIA MAIS

Petrolina recebe ações da Semana “Registre-se!” com emissão de documentos gratuitos

Começa na próxima segunda-feira (13) a 4ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, iniciativa que vai garantir a emissão gratuita de documentos básicos em mais de 100 polos descentralizados espalhados por Pernambuco. A ação segue até o dia 17 de abril e contará ainda com a participação de cartórios em todo o estado.

Coordenada em Pernambuco pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-PE), a mobilização faz parte de um programa nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltado à erradicação do sub-registro civil de nascimento e à ampliação do acesso à cidadania, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

LEIA MAIS

Campanha de vacinação contra gripe começa neste sábado (28) em grande parte do país

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) começa neste sábado (28) nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A mobilização terá início com o “Dia D”, que contará com horários ampliados de atendimento nas unidades de saúde. A imunização segue até o dia 30 de maio. Na região Norte, a campanha será realizada no segundo semestre, período de maior circulação do vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a influenza já representa 28% dos casos de infecções respiratórias graves no país em 2026. Até meados de março, foram registrados cerca de 14 mil casos de síndrome respiratória aguda grave e 840 mortes.

A vacinação é considerada essencial porque o vírus sofre constantes mutações e a proteção da vacina tem duração limitada, geralmente de até seis meses, o que exige a atualização anual da dose.

LEIA MAIS

]Estudante da rede municipal de Juazeiro recebe premiação da etapa nacional do MPT Na Escola

Em uma manhã de muita emoção, a aluna Yasmim Alves Ventura da Escola Municipal Eliseu Santos, em Itamotinga, recebeu na sexta-feira (20) a premiação pelo terceiro lugar na etapa nacional do concurso MPT Na Escola. A estudante já havia sido anunciada como vencedora do prêmio em dezembro de 2025, quando concorreu com estudantes de todo o Brasil com o conto “A menina que não teve infância”.

O evento de comemoração, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, entregou à estudante um tablet, uma garrafa térmica e itens de papelaria, e à instituição e a alguns integrantes da equipe escolar envolvidos no programa foram entregues o troféu, medalhas e uma assistente virtual (Alexa).

Bastante comovida, a aluna premiada Yasmim Alves Ventura destacou que o recebimento do prêmio simboliza o início de uma busca pela realização de seus sonhos. “Com o conto, eu aprendi que lugar de criança não é trabalhando e que não posso abandonar a escola para trabalhar. Que preciso focar nos meus estudos para poder realizar os meus sonhos e que, se você tem um sonho, nunca desiste dele”.

O MPT Na Escola é uma ação do Ministério Público do Trabalho voltada à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil, por meio da abordagem do tema no ambiente escolar. O projeto consiste em um concurso nacional que premia produções artístico-culturais de estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, nas categorias desenho, música, poesia e conto.

Ascom

Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país

Como parte da nova campanha de prevenção e controle das arboviroses intitulada Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya, o Ministério da Saúde promove neste sábado (8), em todo o país, o Dia D nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Participarão do mutirão gestores locais, profissionais de saúde, agentes de endemias, lideranças comunitárias e da população em geral. Serão realizadas ações de conscientização e mutirões de limpeza em locais públicos e residências.

Mais de 370 mil profissionais atuam diariamente na prevenção das arboviroses em todos os 5.570 municípios brasileiros. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) orientam as famílias durante visitas domiciliares, distribuem materiais informativos e estimulam a participação da população. Já os Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizam inspeções, aplicam larvicidas e registram dados que subsidiam o planejamento das ações de vigilância.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a ação ocorre antes mesmo do período de maior transmissão da dengue, que é no primeiro semestre do ano. “Este é o momento de conscientizar e engajar a população e os municípios para identificar os pontos críticos e eliminar os criadouros do mosquito”, afirmou Padilha. O ministro acredita que o uso de novas tecnologias, como a Wolbachia, é essencial para conter a transmissão do vetor.

Queda
Até o dia 30 de outubro deste ano, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, mostrando queda de 75% em relação a 2024. No mesmo período, foram confirmados cerca de 1,6 mil óbitos, redução de 72% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os estados com maior número de casos são: São Paulo (890 mil), Minas Gerais (159,3 mil), Paraná (107,1 mil), Goiás (96,4 mil) e Rio Grande do Sul (84,7 mil).

Apesar da redução dos casos, o Ministério da Saúde destaca a necessidade das ações de prevenção junto à população, tendo em vista que o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre agosto e outubro, mostra que 30% dos municípios brasileiros estão em estado de alerta para a dengue. Em 3,2 mil cidades, mais de 80% das larvas foram encontradas em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’água, calhas, ralos e até folhas de bromélias e cavidades de árvores.

Investimentos
Para o biênio 2025/2026, o Ministério da Saúde investirá R$ 183,5 milhões na ampliação do uso de novas tecnologias de controle vetorial, como a estratificação de risco, o método Wolbachia, as Estações Disseminadoras (EDLs) e os mosquitos estéreis irradiados.

Biofábrica de Wolbachia
O método Wolbachia, que reduz a capacidade de transmissão do mosquito, já foi aplicado em 11 municípios de oito estados. Em Niterói (RJ), houve redução de 89% nos casos de dengue, 60% de chikungunya e 37% de Zika. A previsão é expandir a tecnologia para 70 cidades até o final de 2026, incluindo 13 delas ainda em 2025.

Segundo informou o ministério, por meio de sua assessoria de imprensa, em julho deste ano, foi inaugurada, em Curitiba (PR), a maior biofábrica de Wolbachia do mundo, com capacidade para produzir 100 milhões de ovos por semana. A tecnologia consiste na produção de mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia, que bloqueia o desenvolvimento dos vírus dentro do Aedes aegypti, impedindo sua transmissão.

Também foram distribuídos 2,3 milhões de sais de reidratação oral, 1,3 milhão de testes laboratoriais para diagnóstico e 1,2 mil nebulizadores portáteis para bloqueio da transmissão, além do fornecimento contínuo de larvicidas e adulticidas. Somente em 2025, foram instaladas 77,9 mil EDLs em 26 municípios, ampliando a cobertura das ações de controle.

Pequenas ações
Pequenas atitudes podem salvar vidas, afirma a campanha do Ministério da Saúde. Entre essas recomendações destaque para guardar garrafas, potes e vasos de cabeça para baixo; fazer o descarte de garrafas PET e outras embalagens sem uso; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; guardar pneus em locais cobertos ou descartá-los em borracharias.

O ministério orienta ainda amarrar bem os sacos de lixo; manter a caixa d’água, os tonéis e outros reservatórios de água limpos e bem fechados; não acumular sucata e limpar e secar as bandejas de ar-condicionado e geladeira; eliminar a água acumulada nos reservatórios dos purificadores de água e das geladeiras; manter em dia a limpeza das piscinas; esticar ao máximo as lonas usadas para cobrir objetos e evitar a formação de poças d’água; e permitir a entrada dos agentes de saúde nas residências.

Sintomas
Em caso de febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dor nas articulações, náuseas ou manchas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde. O uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar o quadro clínico, alerta o ministério.

Agência Brasil

EDITORIAL: A Armadilha da Centralização: Por que a PEC da Segurança encontra tanta resistência no Congresso?

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca reformular o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) levanta um debate crucial e urgente para o futuro do Brasil: a delicada balança do federalismo na gestão de um tema tão sensível quanto a segurança. Embora a necessidade de integrar e aprimorar a atuação das forças policiais seja inegável diante do avanço do crime organizado, o texto original da PEC, ao propor conceder à União competência exclusiva para elaborar o Plano Nacional de Segurança Pública, acendeu um alerta para juristas, advogados e políticos.

O receio principal reside na excessiva centralização em Brasília de decisões que impactam diretamente a realidade dos estados e municípios, que, na prática, arcam com a maior parte dos custos e da execução da segurança pública.

Estados e municípios gerenciam suas polícias militares e civis, além das guardas municipais e possuem o conhecimento mais apurado das nuances regionais da criminalidade. A atribuição exclusiva à União para elaborar o Plano Nacional de Segurança Pública, embora possa buscar uma uniformidade necessária, arrisca impor uma visão “de cima para baixo” que desconsidera as peculiaridades locais, podendo levar à ineficácia das políticas.

As críticas a essa centralização ecoam no Congresso Nacional. O próprio relator da PEC na Comissão Especial, o deputado Mendonça Filho, reconheceu publicamente a fragilidade do texto original nesse ponto.

Em entrevista, ele ressaltou a desproporção e a necessidade de cooperação, e não de centralização: “Os estados respondem por cerca de 80% dos investimentos em segurança pública, enquanto a União participa com 12%. O caminho é a cooperação, não a centralização”. Essa fala resume a principal crítica: não se pode exigir que a maioria da execução se submeta a um planejamento que ignora a expertise e a capacidade de investimento dos entes federados.

De fato, o relator agiu para mitigar o problema, sugerindo alterações que buscam afastar a ideia de uma competência privativa da União para legislar sobre normas gerais de segurança, um ponto que gerou forte resistência, especialmente entre governadores.

A resistência no Congresso à PEC não é, portanto, uma mera “politicagem”, como alguns tentam rotular, mas sim um reflexo legítimo do debate sobre o modelo federativo brasileiro. Parlamentares da oposição e até mesmo da base aliada têm manifestado preocupação com o risco de esvaziar a autonomia dos estados, levando a um sistema mais burocrático e menos ágil.

Juristas e advogados especializados em direito constitucional e segurança pública alertam que, ao tentar solucionar a falta de coordenação nacional, o texto original criava um novo problema: o conflito de competências e a potencial judicialização das políticas de segurança. O modelo de sucesso em outras áreas, como o Sistema Único de Saúde (SUS), é a legislação concorrente ou o estabelecimento de diretrizes gerais pela União com competência suplementar aos estados, e não a exclusividade.

O desafio do relator Mendonça Filho e da Comissão Especial é justamente encontrar um ponto de equilíbrio que promova a tão necessária integração e coordenação nacional, essenciais para o combate ao crime organizado, que é interestadual e transnacional, sem ferir a autonomia dos estados, que estão na linha de frente do policiamento e da investigação criminal.

A segurança pública é uma pauta de Estado, não de governo. O Brasil clama por um sistema mais articulado e eficiente, mas essa eficiência deve ser construída sobre as bases sólidas da cooperação federativa, e não da centralização autoritária. O sucesso da PEC dependerá de sua capacidade de ouvir as vozes dos estados e garantir que o Plano Nacional seja um instrumento de articulação, e não de intervenção.

Waldiney Passos

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas atenderão a população no Dia de Combate ao Câncer de Pele, neste sábado (7), em mais de 100 postos espalhados pelo país. Os atendimentos começaram 9h e seguem até às 15h, e contam com a presença de mais de 2.000 dermatologistas voluntários. O mutirão acontece de forma gratuita e funciona exclusivamente com o objetivo de avaliar lesões suspeitas de câncer de pele. Acesse e busque o ponto de atendimento mais próximo no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Desde o início dessa ação, em 1999, já foram realizados mais de 600 mil atendimentos, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia disse estar comprometida em reduzir a incidência da doença e sua mortalidade, pois acredita que um país com menos diagnósticos de câncer da pele é meta alcançável. A conscientização pública é uma das formas de reduzir sua incidência, defende a SBD.

A campanha deste ano pede ao público para refletir sobre o autocuidado. O lema é Proteger a pele é proteger a saúde. A SBD reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades individuais. “Sua pele é a página de um futuro inesquecível”, diz a campanha, que convida cada brasileiro a cuidar de si.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.

Neste ano, a SBD busca ampliar o alcance das suas mensagens, utilizando uma abordagem educativa e acessível para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de pele. O movimento abordará a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar, e incentivará a população a realizar acompanhamento médico regular.

“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, disse Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD.

A sociedade recomenda que atentar para o horário de exposição ao sol é importante, além do uso de outros acessórios.  “Uma das causas do câncer de pele é o acúmulo de sol que a pessoa pega ao longo da vida. Portanto é preciso começar desde a infância com as medidas de fotoproteção, que incluem não se expor ao sol entre 10h e 16h, período mais crítico de incidência de raios ultravioletas (UV), reaplicar o filtro solar a cada 3 horas e utilizar as malhas UV, biquínis, maiôs e camisas”, alerta a coordenadora da campanha, Regina Schechtman, que, em janeiro, assume a presidência da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ).

Agência Brasil

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 70 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.517 da Mega-Sena realizado nesta quinta-feira, 8. O prêmio estimado para a próxima aposta, que terá o sorteio realizado no sábado (10), é de R$ 70 milhões. Confira os números sorteados: 01 – 05 – 06 – 16 – 22 – 39.

A quina teve 116 apostas vencedoras e cada uma receberá R$ 38.906,31. Já a quadra teve 8.240 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 782,44.

Sorteios

Os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. Em semanas especiais, ocorrem três sorteios, às terças, às quintas e aos sábados.

LEIA MAIS

Mega-Sena acumula novamente e prêmio chega a R$ 60 milhões

Nenhuma aposta acertou os seis números sorteados da Mega-Sena no sábado (03). Com isso, o concurso acumula novamente e o prêmio chegará ao valor de R$ 60 milhões. Os números sorteados foram: 081749515253. O próximo concurso acontecerá na quinta (04).

Os jogadores que acertaram cinco números ganharam R$ 49.051,86. E os que acertaram 4 dos 6 números sorteados ganharam prêmio no valor de R$ 988,29.

Saiba como jogar

A Mega-Sena paga o prêmio em milhões para a aposta vencedora dos seis números sorteados. Ainda é possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas.

LEIA MAIS
123