Dia D de vacina contra a gripe mobiliza Petrolina e reforça importância da imunização

“Fui criada e criei meus filhos na base da prevenção e, graças a Deus, hoje todos estão com a caderneta atualizada e saudáveis”. Foi com essas palavras que a aposentada Francisca Assis destacou a importância da vacinação como principal forma de proteger a família de doenças, reforçando que o cuidado com a saúde deve ser contínuo e começa com atitudes simples, como manter a imunização em dia.

Em Petrolina, o Dia D Vacinação contra a influenza foi marcado por grande movimentação nas unidades de saúde, no Parque Municipal Josepha Coelho e no drive-thru, que registrou intensa procura ao longo de todo o sábado. Ao todo, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na sede e quatro na zona rural receberam o público.

Além disso, a população contou com um polo fixo montado no Parque Josepha Coelho e com o sistema de drive-thru, com parada no Portal do Rio, o que facilitou o atendimento de quem buscou mais agilidade. A logística da campanha foi pensada para alcançar moradores de todas as regiões da cidade, garantindo que pessoas dos quatro cantos do município pudessem se vacinar com comodidade e segurança.

A ação, realizada pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, foi destinada aos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros grupos mais vulneráveis. A campanha de vacinação contra a influenza para esses públicos n1segue até o dia 30 de maio nas Unidades Básicas. Vacinar é um gesto de proteção e segurança para toda a comunidade.

Ascom

Pernambuco supera marca de 181 mil doses no Dia D de vacinação contra influenza

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) contabilizou a aplicação de 181.507 doses da vacina contra a influenza durante o Dia D de mobilização, realizado neste sábado (28), em todos os municípios do Estado. O resultado representa um aumento em relação à ação realizada em 2025, quando foram registradas 98.074 doses aplicadas.

Os dados refletem um avanço importante, principalmente entre os públicos mais vulneráveis. Entre os idosos, foram 71.193 doses aplicadas neste ano, número superior ao registrado em 2025, que foi de 26.340. A vacinação também avançou entre as crianças, com 45.196 doses em 2026, frente a 22.366 no ano anterior. Outro destaque foi o aumento da procura entre gestantes, que passaram de 1.184 doses em 2025 para 5.877 neste ano. Já entre os demais grupos prioritários, foram 59.241 pessoas vacinadas, em relação a 48.184 no último Dia D.

Realizada simultaneamente em todos os municípios pernambucanos, a ação marcou o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026, que segue até o dia 30 de maio. O resultado expressivo está diretamente ligado à ampliação das estratégias adotadas pelas equipes de saúde, com ações fora das unidades e maior facilidade de acesso à vacina. A mobilização acontece em um momento estratégico para a saúde pública. Pernambuco já enfrenta o período de maior circulação de vírus respiratórios, quando cresce o número de casos e internações, especialmente entre crianças e idosos.

Para a superintendente de Imunizações do Estado, Magda Costa, o resultado do Dia D reforça o avanço da vacinação e a confiança da população. “Aplicamos mais de 180 mil doses em um único dia, o que representa um incremento superior a 85% em relação ao ano passado. Esse crescimento é fundamental, principalmente entre crianças e idosos, que são os grupos mais vulneráveis às formas graves da doença, sendo vacinação a principal forma de prevenção e proteção”, destacou.

Para a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, o papel das estratégias adotadas pelo Estado em parceria com os municípios e o governo federal foi fundamental para o dia de mobilização. “O trabalho conjunto entre o Estado, o Ministério e os municípios reforça os resultados positivos no primeiro dia da campanha e demonstra que a população está cada vez mais aderindo à vacinação, fruto de um esforço contínuo de mobilização e ampliação do acesso. O Governo do Estado, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem se mantido na vanguarda das estratégias de imunização, e a expectativa é continuar avançando ao longo de toda a campanha, que vai até 30 de maio, para alcançarmos as metas estabelecidas.”, explicou Zilda.

Por isso, a vacinação segue como a principal forma de prevenção, ajudando a evitar casos graves e reduzindo a pressão sobre os serviços de saúde. A meta é proteger 90% de pessoas pertencentes aos grupos prioritários em todo o Estado.

A vacinação continua disponível nas unidades de saúde para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, além de puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros. Para se vacinar, é importante apresentar documento de identificação, cartão do SUS e, se possível, a caderneta de vacinação. No caso de grupos específicos, como pessoas com comorbidades ou trabalhadores, pode ser solicitado também um comprovante da condição.

Ascom

Juazeiro celebra Dia D de Vacinação contra a Influenza com aumento de mais de 53% no número de doses aplicadas

Neste sábado (28), Juazeiro viveu um importante momento de cuidado coletivo com a saúde. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou o Dia D de Vacinação contra a Influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e do interior, e a mobilização apresentou um resultado expressivo: o município registrou aumento de mais de 53% no total de doses aplicadas em comparação com o Dia D realizado em 2025, o que representa cerca de 1.500 doses a mais neste ano.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção e com a ampliação da cobertura vacinal, levando proteção para quem mais precisa e fortalecendo a rede de atenção básica em saúde. A vacinação contra a influenza é uma das principais estratégias para prevenir complicações causadas pelo vírus, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A doença é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, possui alta transmissibilidade e pode evoluir para casos graves, internações e óbitos.

Presente durante a mobilização, o secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, acompanhou a programação e destacou a importância da adesão da população. “Estamos muito felizes com a participação da população neste Dia D. Esse aumento de mais de 53%, com cerca de 1.500 doses a mais em relação ao ano passado, mostra que as pessoas estão compreendendo a importância da vacina como um ato de cuidado e proteção. Nosso objetivo é seguir ampliando esse alcance e garantindo que todos os públicos prioritários sejam protegidos”, afirma o secretário.

A adesão da população também é percebida nas salas de vacinação. A aposentada Maria de Fátima, de 68 anos, aprovou a iniciativa e reforçou a importância de manter a caderneta em dia. “Eu venho todo ano porque sei que a vacina protege. É uma segurança para a gente, principalmente na minha idade. Fui muito bem atendida e saio daqui tranquila”, relata.

Quem também aproveitou o sábado para se vacinar foi a auxiliar administrativa Ana Paula Santos, que levou a filha Maria Clara, de 4 anos, para receber a dose. “É muito importante ter esse dia porque facilita para quem trabalha durante a semana. Trouxe minha filha para garantir essa proteção, porque saúde da criança precisa estar sempre em primeiro lugar”, destacou a mãe. A campanha de vacinação contra a influenza segue em Juazeiro até o dia 30 de maio, com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários da vacinação de rotina, entre eles crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Também fazem parte do público prioritário: puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Entre as condições clínicas específicas contempladas pela vacinação estão morbidades respiratórias, cardíacas, neurológicas, hepáticas e renais, além de pessoas transplantadas, imunossuprimidas, com trissomias, obesidade grave e diabetes. A Sesau orienta que as pessoas que integram os grupos prioritários procurem a UBS mais próxima, levando documento com CPF e, se possível, o cartão de vacina. Em alguns casos, também pode ser solicitado documento que comprove a condição prioritária. Com participação ativa da população e um resultado já superior ao registrado no ano passado, o Dia D reforça a força da vacinação como instrumento de proteção, cuidado e promoção da saúde em Juazeiro.

Ascom

Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país

Como parte da nova campanha de prevenção e controle das arboviroses intitulada Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya, o Ministério da Saúde promove neste sábado (8), em todo o país, o Dia D nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Participarão do mutirão gestores locais, profissionais de saúde, agentes de endemias, lideranças comunitárias e da população em geral. Serão realizadas ações de conscientização e mutirões de limpeza em locais públicos e residências.

Mais de 370 mil profissionais atuam diariamente na prevenção das arboviroses em todos os 5.570 municípios brasileiros. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) orientam as famílias durante visitas domiciliares, distribuem materiais informativos e estimulam a participação da população. Já os Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizam inspeções, aplicam larvicidas e registram dados que subsidiam o planejamento das ações de vigilância.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a ação ocorre antes mesmo do período de maior transmissão da dengue, que é no primeiro semestre do ano. “Este é o momento de conscientizar e engajar a população e os municípios para identificar os pontos críticos e eliminar os criadouros do mosquito”, afirmou Padilha. O ministro acredita que o uso de novas tecnologias, como a Wolbachia, é essencial para conter a transmissão do vetor.

Queda
Até o dia 30 de outubro deste ano, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, mostrando queda de 75% em relação a 2024. No mesmo período, foram confirmados cerca de 1,6 mil óbitos, redução de 72% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os estados com maior número de casos são: São Paulo (890 mil), Minas Gerais (159,3 mil), Paraná (107,1 mil), Goiás (96,4 mil) e Rio Grande do Sul (84,7 mil).

Apesar da redução dos casos, o Ministério da Saúde destaca a necessidade das ações de prevenção junto à população, tendo em vista que o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre agosto e outubro, mostra que 30% dos municípios brasileiros estão em estado de alerta para a dengue. Em 3,2 mil cidades, mais de 80% das larvas foram encontradas em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’água, calhas, ralos e até folhas de bromélias e cavidades de árvores.

Investimentos
Para o biênio 2025/2026, o Ministério da Saúde investirá R$ 183,5 milhões na ampliação do uso de novas tecnologias de controle vetorial, como a estratificação de risco, o método Wolbachia, as Estações Disseminadoras (EDLs) e os mosquitos estéreis irradiados.

Biofábrica de Wolbachia
O método Wolbachia, que reduz a capacidade de transmissão do mosquito, já foi aplicado em 11 municípios de oito estados. Em Niterói (RJ), houve redução de 89% nos casos de dengue, 60% de chikungunya e 37% de Zika. A previsão é expandir a tecnologia para 70 cidades até o final de 2026, incluindo 13 delas ainda em 2025.

Segundo informou o ministério, por meio de sua assessoria de imprensa, em julho deste ano, foi inaugurada, em Curitiba (PR), a maior biofábrica de Wolbachia do mundo, com capacidade para produzir 100 milhões de ovos por semana. A tecnologia consiste na produção de mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia, que bloqueia o desenvolvimento dos vírus dentro do Aedes aegypti, impedindo sua transmissão.

Também foram distribuídos 2,3 milhões de sais de reidratação oral, 1,3 milhão de testes laboratoriais para diagnóstico e 1,2 mil nebulizadores portáteis para bloqueio da transmissão, além do fornecimento contínuo de larvicidas e adulticidas. Somente em 2025, foram instaladas 77,9 mil EDLs em 26 municípios, ampliando a cobertura das ações de controle.

Pequenas ações
Pequenas atitudes podem salvar vidas, afirma a campanha do Ministério da Saúde. Entre essas recomendações destaque para guardar garrafas, potes e vasos de cabeça para baixo; fazer o descarte de garrafas PET e outras embalagens sem uso; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; guardar pneus em locais cobertos ou descartá-los em borracharias.

O ministério orienta ainda amarrar bem os sacos de lixo; manter a caixa d’água, os tonéis e outros reservatórios de água limpos e bem fechados; não acumular sucata e limpar e secar as bandejas de ar-condicionado e geladeira; eliminar a água acumulada nos reservatórios dos purificadores de água e das geladeiras; manter em dia a limpeza das piscinas; esticar ao máximo as lonas usadas para cobrir objetos e evitar a formação de poças d’água; e permitir a entrada dos agentes de saúde nas residências.

Sintomas
Em caso de febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dor nas articulações, náuseas ou manchas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde. O uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar o quadro clínico, alerta o ministério.

Agência Brasil

Marcado o Dia D para definição do horário de verão

O horário de verão poderá voltar depois de quase seis anos de interrupção. Após várias especulações e estudos sobre o assunto, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, contou, ontem, que suspendeu as férias para, finalmente, bater o martelo sobre o tema na próxima terça-feira. A declaração foi feita por ele no último painel do II Fórum Internacional Esfera, em Roma.

De acordo com o ministro, o fim do horário de verão, em 2019, pode ter sido um dos causadores do quase colapso energético em 2021 no Brasil. “O que os números demonstram é que podem ter sido um dos motivos da beira do colapso energético em 2021, que custou muito caro para o brasileiro”, disse. Silveira informou que os principais pontos a serem avaliados serão o impacto econômico para o consumidor e a segurança energética do país. “Só usaremos se for imprescindível para assegurar energia e diminuir custos e que não impactem mais negativamente e façam economia para o consumidor. Se houver risco energético, não resta outro recurso, que não o horário de verão”, garantiu.

Na avaliação do titular do MME, o horário de verão tem uma transversalidade em todas as políticas e há setores que são extremamente afetados com a mudança. “Não se pode abrir mão da previsibilidade. Quando esse horário tem maior importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. E vai diminuindo a curva da importância dele”, disse ele, referindo-se sobre maximizar os resultados da medida e os setores mais afetados terem tempo de se programar, como é o caso do setor aéreo.

Impacto econômico

A especialista em finanças e CEO da Double Check Consultoria, Daniela Pederneiras, disse ao Correio que a volta do horário de verão terá alguns impactos econômicos. “Pode ter impactos positivos em alguns setores como o Turismo, lazer e comércio, porque aumenta a movimentação em bares, restaurantes e shoppings. As pessoas tendem a ficar mais na rua e aproveitar mais o lazer à luz natural, esticando o dia”, explicou.

Entretanto, Pederneiras também ressaltou que a medida pode afetar negativamente o setor industrial. “Em alguns setores podem gerar custos em termos de produtividades, como o setor industrial onde a mudança de horário pode gerar desajustes nos turnos de trabalho e afetar a produtividade”, afirmou.

De acordo com a especialista, a expectativa para a adoção do horário de verão é da redução de “2,9% da demanda máxima de energia elétrica, e em uma economia próxima de R$ 400 milhões para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) apenas entre os meses de outubro e fevereiro”. E sobre baratear a conta de luz, Daniela disse que, devido a mudança de perfil de consumo do brasileiro, o horário de verão afeta muito pouco o valor final do custo da energia elétrica. “Podemos dizer que, alguns anos atrás, o horário de verão contribuiu muito para reduzir o consumo de energia elétrica. Contudo, com o passar dos anos e com a mudança do perfil de consumo (como eletrônicos), esse impacto diminuiu consideravelmente. Muitos acreditam que o horário de verão, atualmente, tem pouquíssimo efeito direto na redução das contas de luz dos consumidores”, informou.

Histórico

O horário de verão é a ação de adiantar o relógio em uma hora durante a primavera e o verão a fim de economizar energia elétrica. Como são os meses com maior tempo de luz solar, ao adiantar o horário, a população aproveita todo o potencial de luminosidade durante o dia e gasta menos energia com luzes artificiais, por exemplo. Os inventores do horário de verão foram o construtor inglês William Willett e o entomologista e astrônomo neozelandês, George Vernon Hudson.

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, determinado pelo Decreto 20.466 de 1931 e era a Presidência da República que determinava o tempo e abrangência da medida no território nacional. A prática durou até 2007 e, de 2008 a 2017, com o decreto n° 6.558/2008, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, funcionava no terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro. Em 2018, houve uma alteração para o início em novembro. E, em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro decretou o fim do horário de verão no país.

Correio Brasiliense

Mais de 3 mil doses foram aplicadas no Dia D de vacinação contra gripe e sarampo em Juazeiro neste sábado

Neste sábado (30), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo. Foram aplicadas mais de 3.000 doses. A vacinação aconteceu nas UBSs da zona urbana e contemplou os públicos prioritários da primeira e segunda etapa.

Puderam se vacinar contra a Influenza, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de salvamento e segurança, profissionais das forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens que estão sob medidas socioeducativas.

LEIA MAIS

Juazeiro: confira onde se vacinar no Dia D contra a gripe e sarampo

Neste sábado (30) os municípios brasileiros se organizam para o Dia D contra a gripe e sarampo. A vacinação, em Juazeiro (BA) ocorrerá das 8h às 13h. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)  da zona urbana, com exceção do Mairi, Centro e Alto do Cruzeiro.

A vacina da gripe contempla os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Já as doses contra o sarampo são indicadas para as crianças e trabalhadores da saúde.

LEIA MAIS

Dormentes realiza Dia D da vacinação contra influenza e sarampo neste sábado

Dormentes, no Sertão do São Francisco, é mais uma cidade a promover o Dia D contra influenza (gripe) e sarampo, neste sábado (30). A ação também terá o reforço da imunização contra a Covid-19. Por conta do Dia D, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão funcionando das 8h às 12h.

A Secretaria de Saúde também funcionará como polo de imunização. A vacinação será para trabalhadores de saúde e crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, para a imunização contra o sarampo. As doses da gripe estarão disponíveis para as crianças, trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais.

No que diz respeito à vacinação contra Covid-19, os dormentenses devem apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de vacinação.

Petrolina abre Unidades Básicas de Saúde para dia D de vacinação contra influenza e sarampo

No sábado (30), a Prefeitura de Petrolina irá realizar o dia D de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. Neste momento, serão contemplados três grupos: os trabalhadores da saúde com as duas vacinas; criança de 6 meses a menor de 5 anos, com os dois imunizantes; e os idosos com 60 anos ou mais, com a vacina da influenza.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas durante o sábado, das 8h às 13h. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizará um polo extra no Parque Municipal Josepha Coelho no sábado (30) e domingo (1), das 8h às 17h.

Para ser vacinado, basta comparecer ao local com documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e cartão de vacinação. Vale ressaltar que para os trabalhadores de saúde é necessário apresentar um documento que comprove vínculo empregatício.

Dia D de mobilização contra o Aedes é realizado neste domingo, em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina vem intensificando ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. No domingo (20), a Secretaria de Saúde está programando uma ação de mobilização social para eliminação dos possíveis focos do mosquito. Essa ação tem como objetivo conscientizar os moradores e, ao mesmo tempo, mobilizá-los para vistorias em seus quintais e espaços domiciliares que possam acumular água parada e servir de criadouro.

Os agentes de endemias estarão nos bairros São Gonçalo; Jardim Petrópolis; Vila Maria Chocolate; Gercino Coelho; Km2 e Palhinhas. De acordo com o 2º Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), esses bairros apresentaram maior índice de infestação e risco de proliferação do mosquito. Serão realizadas visitas de casa em casa, os agentes vão orientar os moradores sobre os cuidados para evitar água parada nas residências, uma vez que, estudos apontam que os maiores números de focos estão dentro dos domicílios.

LEIA MAIS

Unidades Básicas do N11 e N5 irão funcionar no dia D de vacinação contra a COVID-19 em Petrolina

A Secretaria de Saúde informa que no sábado (4) vai acontecer o Dia D de Vacinação contra a COVID-19. Além das 22 Unidades Básicas de Saúde que irão abrir neste dia, as UBSs do N11 e do N5 também participarão da ação.

Todos os moradores que residem nessas localidades podem procurar as UBSs no sábado (4), das 8h às 12h, para completar o esquema vacinal. Serão ofertadas a primeira, segunda e terceira dose dos imunizantes contra a o novo coronavírus para a população com 12 anos ou mais.

LEIA MAIS

Petrolina vai abrir 22 Unidades Básicas de Saúde neste sábado para dia D de vacinação contra Covid

Para intensificar a imunização contra Covid-19, Petrolina vai realizar neste sábado (5) um dia D de vacinação para o público de 12 anos e mais. Serão ofertadas a primeira, segunda e terceira dose dos imunizantes contra a Covid-19. Estarão disponíveis 22 Unidades Básicas de Saúde distribuídas na zona urbana e rural. O horário de atendimento será das 08h às 12h.

Será necessário apresentar os seguintes documentos: identificação com foto, CPF ou cartão SUS, comprovantes de residência. No caso dos menores de idades, eles precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Para segunda ou terceira dose é necessário um documento oficial com foto e o cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, o usuário deve procurar a secretaria de saúde para emissão da segunda via.

Zona Urbana:

·         UBS Álvaro Moreira Rocha – João de Deus;

·         UBS Amália Granja – Vila Mocó;

·         UBS Manoel Possídio- Areia Branca;

·         UBS Dra.Sinhá- Alto da Boa Vista;

·         UBS Jardim Petrópolis- Jardim Petrópolis;

·         UBS Josefá de Sousa- Pedra Linda;

·         UBS Júlio Andrade Moreira- Cacheado;

·         UBS Juvêncio Antônio Gama-Vila Marcela;

·         UBS Leonor Elisa-Dom Avelar;

·         UBS Lia Bezerra-José e Maria;

·         UBS Nova Petrolina-Nova Petrolina;

·         UBS Ricardo Soares- Cohab Massangano;

·         UBS Roza Maria- Gercino Coelho.

Zona Rural:

·         UBS Isaac Cordeiro – Izacolândia;

·         UBS KM 25- KM 25;

·         UBS N4 I- Vila Nova;

·         UBS N6 – N6;

·         UBS N7- N7;

·         UBS Osvaldo Coelho – Nova Descoberta;

·         UBS Plínio Amorim- Rajada;

·         UBS Simão Pedro Coelho – N3;

·         UBS da Tapera- Tapera.

Fonte: G1 Petrolina

Dia D:  Campanha de Multivacinação é realizada neste sábado em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar o ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação neste sábado (16). A campanha, que está sendo realizada desde o início de outubro e segue até o dia 29 deste mês, tem o objetivo de atualizar o esquema vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme a necessidade, de forma seletiva.

No ‘Dia D’, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural estarão abertas. Na zona urbana o horário é das 8h às 13h. Na zona rural funcionarão das 8h às 12h.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina atende mais de 4 mil pessoas em mutirão de segunda dose do imunizante contra a COVID-19

A Prefeitura de Petrolina realizou, neste sábado (25), uma força tarefa para a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19. A ação teve o objetivo de completar o esquema vacinal dos petrolinenses que, por algum motivo, ainda não tinham tomado a segunda dose. Ao todo, mais de 150 profissionais de saúde participaram da ação. Foram disponibilizados 18 polos para o atendimento ao público. Mais de 4 mil pessoas compareceram aos locais de vacinação.

Quem não perdeu a oportunidade de ficar imunizado foi Nivaldo Cardoso que fez o agendamento na plataforma e logo cedo foi atendido no drive da Porta do Rio, na orla da cidade. “É uma vacina muito importante. Vai me livrar dessa doença. E essa foi uma boa oportunidade para tomar a segunda dose. Mas, agora tem que continuar com os cuidados, não é porque tomou a segunda dose que vai deixar de se cuidar”, frisou.

LEIA MAIS
123