Pernambuco supera marca de 181 mil doses no Dia D de vacinação contra influenza

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) contabilizou a aplicação de 181.507 doses da vacina contra a influenza durante o Dia D de mobilização, realizado neste sábado (28), em todos os municípios do Estado. O resultado representa um aumento em relação à ação realizada em 2025, quando foram registradas 98.074 doses aplicadas.

Os dados refletem um avanço importante, principalmente entre os públicos mais vulneráveis. Entre os idosos, foram 71.193 doses aplicadas neste ano, número superior ao registrado em 2025, que foi de 26.340. A vacinação também avançou entre as crianças, com 45.196 doses em 2026, frente a 22.366 no ano anterior. Outro destaque foi o aumento da procura entre gestantes, que passaram de 1.184 doses em 2025 para 5.877 neste ano. Já entre os demais grupos prioritários, foram 59.241 pessoas vacinadas, em relação a 48.184 no último Dia D.

Realizada simultaneamente em todos os municípios pernambucanos, a ação marcou o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026, que segue até o dia 30 de maio. O resultado expressivo está diretamente ligado à ampliação das estratégias adotadas pelas equipes de saúde, com ações fora das unidades e maior facilidade de acesso à vacina. A mobilização acontece em um momento estratégico para a saúde pública. Pernambuco já enfrenta o período de maior circulação de vírus respiratórios, quando cresce o número de casos e internações, especialmente entre crianças e idosos.

Para a superintendente de Imunizações do Estado, Magda Costa, o resultado do Dia D reforça o avanço da vacinação e a confiança da população. “Aplicamos mais de 180 mil doses em um único dia, o que representa um incremento superior a 85% em relação ao ano passado. Esse crescimento é fundamental, principalmente entre crianças e idosos, que são os grupos mais vulneráveis às formas graves da doença, sendo vacinação a principal forma de prevenção e proteção”, destacou.

Para a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, o papel das estratégias adotadas pelo Estado em parceria com os municípios e o governo federal foi fundamental para o dia de mobilização. “O trabalho conjunto entre o Estado, o Ministério e os municípios reforça os resultados positivos no primeiro dia da campanha e demonstra que a população está cada vez mais aderindo à vacinação, fruto de um esforço contínuo de mobilização e ampliação do acesso. O Governo do Estado, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem se mantido na vanguarda das estratégias de imunização, e a expectativa é continuar avançando ao longo de toda a campanha, que vai até 30 de maio, para alcançarmos as metas estabelecidas.”, explicou Zilda.

Por isso, a vacinação segue como a principal forma de prevenção, ajudando a evitar casos graves e reduzindo a pressão sobre os serviços de saúde. A meta é proteger 90% de pessoas pertencentes aos grupos prioritários em todo o Estado.

A vacinação continua disponível nas unidades de saúde para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, além de puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros. Para se vacinar, é importante apresentar documento de identificação, cartão do SUS e, se possível, a caderneta de vacinação. No caso de grupos específicos, como pessoas com comorbidades ou trabalhadores, pode ser solicitado também um comprovante da condição.

Ascom

Paratleta Pedro Alves conquista 141 medalhas em cinco anos e é destaque na Corrida do Vinho

Pedro Alves, conhecido como Pedro ‘Superação’, paratleta de Uauá (BA), alcançou a marca impressionante de 141 medalhas ao longo de cinco anos de competições.

A conquista mais recente ocorreu no dia 8 de setembro, durante a tradicional Corrida do Vinho em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, onde Pedro recebeu sua quarta medalha no evento.

Desde 2019, Pedro tem se destacado no atletismo, liderando o nome de Uauá em diversas competições e representando o município com grande orgulho e dedicação. Sua trajetória é um exemplo inspirador de perseverança e sucesso no esporte.

Sobreviventes melhoram, mas ainda correm risco; Volta ao BR deve demorar

Para Pagura, médico da CBF (foto), retorno ao Brasil nos próximos dias 'descartado'. (Foto: Internet)

Para Pagura, médico da CBF (foto), retorno ao Brasil nos próximos dias ‘descartado’. (Foto: Internet)

O presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF) da CBF, Jorge Roberto Pagura, fez uma avaliação positiva dos sobreviventes do desastre aéreo do voo da Chapecoense na madrugada de terça-feira, na Colômbia. Nesta sexta-feira, em Medellín, Pagura afirmou que os brasileiros que resistiram à queda passaram para um segundo estágio de recuperação, embora ainda com riscos.

Deles, de acordo com o médico, o pior caso é o do jornalista Rafael Henzel. Embora fosse o melhor caso até quinta-feira, acabou sofrendo um agravamento de sua condição física. Neste momento, sofre com uma pneumonia e com a instabilidade torácica; por isso, tem que ser mantido sedado.

“Ontem, (Henzel) teve uma pequena descompensação da parte pulmonar e por isso foi o primeiro a ser transferido para a Fundação San Vicente. A instabilidade ocorre porque tem sete costelas fraturadas. Quando respira, mexe a caixa torácica e perde o balanço, por isso está sedado”, explicou Pagura.

LEIA MAIS

Baiano que tem cabeça virada para trás lança biografia e faz palestras

Cláudio Vieira em encontro com João Paulo II, em 2000/Foto: divulgação

Cláudio Vieira em encontro com João Paulo II, em 2000/Foto: divulgação

O baiano Claudio Vieira de Oliveira, 40 anos, lançou a obra ‘Mundo está ao Contrário’, que conta a sua história de vida. Ele sofre de uma anomalia rara e, por isso, tem o pescoço virado para trás.

Natural de Monte Santo, no interior baiano, ele nasceu com a cabeça para trás e os braços e pernas atrofiados. Os médicos chegaram a aconselhar que os pais nem o alimentasse, pois ele não sobreviveria por muito tempo. Porém, o rapaz não só sobreviveu, como se formou em contabilidade e hoje atua como palestrante motivacional.

Em 2013, Claudio teve a história contata em um documentário da rede de televisão inglesa Discovery Science e no ano seguinte se apresentou nas cidades americanas de Elizabethtown e Chicago. “De uma hora para outra, me virei e passei a me arrastar de joelhos. Ganhei autonomia impensável para a minha família”, conta ele em entrevista à Folha de S. Paulo.

LEIA MAIS