Dia D de vacina contra a gripe mobiliza Petrolina e reforça importância da imunização

“Fui criada e criei meus filhos na base da prevenção e, graças a Deus, hoje todos estão com a caderneta atualizada e saudáveis”. Foi com essas palavras que a aposentada Francisca Assis destacou a importância da vacinação como principal forma de proteger a família de doenças, reforçando que o cuidado com a saúde deve ser contínuo e começa com atitudes simples, como manter a imunização em dia.

Em Petrolina, o Dia D Vacinação contra a influenza foi marcado por grande movimentação nas unidades de saúde, no Parque Municipal Josepha Coelho e no drive-thru, que registrou intensa procura ao longo de todo o sábado. Ao todo, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na sede e quatro na zona rural receberam o público.

Além disso, a população contou com um polo fixo montado no Parque Josepha Coelho e com o sistema de drive-thru, com parada no Portal do Rio, o que facilitou o atendimento de quem buscou mais agilidade. A logística da campanha foi pensada para alcançar moradores de todas as regiões da cidade, garantindo que pessoas dos quatro cantos do município pudessem se vacinar com comodidade e segurança.

A ação, realizada pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, foi destinada aos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros grupos mais vulneráveis. A campanha de vacinação contra a influenza para esses públicos n1segue até o dia 30 de maio nas Unidades Básicas. Vacinar é um gesto de proteção e segurança para toda a comunidade.

Ascom

Pernambuco supera marca de 181 mil doses no Dia D de vacinação contra influenza

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) contabilizou a aplicação de 181.507 doses da vacina contra a influenza durante o Dia D de mobilização, realizado neste sábado (28), em todos os municípios do Estado. O resultado representa um aumento em relação à ação realizada em 2025, quando foram registradas 98.074 doses aplicadas.

Os dados refletem um avanço importante, principalmente entre os públicos mais vulneráveis. Entre os idosos, foram 71.193 doses aplicadas neste ano, número superior ao registrado em 2025, que foi de 26.340. A vacinação também avançou entre as crianças, com 45.196 doses em 2026, frente a 22.366 no ano anterior. Outro destaque foi o aumento da procura entre gestantes, que passaram de 1.184 doses em 2025 para 5.877 neste ano. Já entre os demais grupos prioritários, foram 59.241 pessoas vacinadas, em relação a 48.184 no último Dia D.

Realizada simultaneamente em todos os municípios pernambucanos, a ação marcou o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026, que segue até o dia 30 de maio. O resultado expressivo está diretamente ligado à ampliação das estratégias adotadas pelas equipes de saúde, com ações fora das unidades e maior facilidade de acesso à vacina. A mobilização acontece em um momento estratégico para a saúde pública. Pernambuco já enfrenta o período de maior circulação de vírus respiratórios, quando cresce o número de casos e internações, especialmente entre crianças e idosos.

Para a superintendente de Imunizações do Estado, Magda Costa, o resultado do Dia D reforça o avanço da vacinação e a confiança da população. “Aplicamos mais de 180 mil doses em um único dia, o que representa um incremento superior a 85% em relação ao ano passado. Esse crescimento é fundamental, principalmente entre crianças e idosos, que são os grupos mais vulneráveis às formas graves da doença, sendo vacinação a principal forma de prevenção e proteção”, destacou.

Para a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, o papel das estratégias adotadas pelo Estado em parceria com os municípios e o governo federal foi fundamental para o dia de mobilização. “O trabalho conjunto entre o Estado, o Ministério e os municípios reforça os resultados positivos no primeiro dia da campanha e demonstra que a população está cada vez mais aderindo à vacinação, fruto de um esforço contínuo de mobilização e ampliação do acesso. O Governo do Estado, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem se mantido na vanguarda das estratégias de imunização, e a expectativa é continuar avançando ao longo de toda a campanha, que vai até 30 de maio, para alcançarmos as metas estabelecidas.”, explicou Zilda.

Por isso, a vacinação segue como a principal forma de prevenção, ajudando a evitar casos graves e reduzindo a pressão sobre os serviços de saúde. A meta é proteger 90% de pessoas pertencentes aos grupos prioritários em todo o Estado.

A vacinação continua disponível nas unidades de saúde para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, além de puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros. Para se vacinar, é importante apresentar documento de identificação, cartão do SUS e, se possível, a caderneta de vacinação. No caso de grupos específicos, como pessoas com comorbidades ou trabalhadores, pode ser solicitado também um comprovante da condição.

Ascom

Juazeiro celebra Dia D de Vacinação contra a Influenza com aumento de mais de 53% no número de doses aplicadas

Neste sábado (28), Juazeiro viveu um importante momento de cuidado coletivo com a saúde. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou o Dia D de Vacinação contra a Influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e do interior, e a mobilização apresentou um resultado expressivo: o município registrou aumento de mais de 53% no total de doses aplicadas em comparação com o Dia D realizado em 2025, o que representa cerca de 1.500 doses a mais neste ano.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção e com a ampliação da cobertura vacinal, levando proteção para quem mais precisa e fortalecendo a rede de atenção básica em saúde. A vacinação contra a influenza é uma das principais estratégias para prevenir complicações causadas pelo vírus, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A doença é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, possui alta transmissibilidade e pode evoluir para casos graves, internações e óbitos.

Presente durante a mobilização, o secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, acompanhou a programação e destacou a importância da adesão da população. “Estamos muito felizes com a participação da população neste Dia D. Esse aumento de mais de 53%, com cerca de 1.500 doses a mais em relação ao ano passado, mostra que as pessoas estão compreendendo a importância da vacina como um ato de cuidado e proteção. Nosso objetivo é seguir ampliando esse alcance e garantindo que todos os públicos prioritários sejam protegidos”, afirma o secretário.

A adesão da população também é percebida nas salas de vacinação. A aposentada Maria de Fátima, de 68 anos, aprovou a iniciativa e reforçou a importância de manter a caderneta em dia. “Eu venho todo ano porque sei que a vacina protege. É uma segurança para a gente, principalmente na minha idade. Fui muito bem atendida e saio daqui tranquila”, relata.

Quem também aproveitou o sábado para se vacinar foi a auxiliar administrativa Ana Paula Santos, que levou a filha Maria Clara, de 4 anos, para receber a dose. “É muito importante ter esse dia porque facilita para quem trabalha durante a semana. Trouxe minha filha para garantir essa proteção, porque saúde da criança precisa estar sempre em primeiro lugar”, destacou a mãe. A campanha de vacinação contra a influenza segue em Juazeiro até o dia 30 de maio, com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários da vacinação de rotina, entre eles crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Também fazem parte do público prioritário: puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Entre as condições clínicas específicas contempladas pela vacinação estão morbidades respiratórias, cardíacas, neurológicas, hepáticas e renais, além de pessoas transplantadas, imunossuprimidas, com trissomias, obesidade grave e diabetes. A Sesau orienta que as pessoas que integram os grupos prioritários procurem a UBS mais próxima, levando documento com CPF e, se possível, o cartão de vacina. Em alguns casos, também pode ser solicitado documento que comprove a condição prioritária. Com participação ativa da população e um resultado já superior ao registrado no ano passado, o Dia D reforça a força da vacinação como instrumento de proteção, cuidado e promoção da saúde em Juazeiro.

Ascom

Petrolina vacinou mais de 2500 pessoas no Dia D Contra a Influenza

O final de semana foi marcado por diversas estratégias aplicadas durante o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Para atender os públicos prioritários, a Prefeitura de Petrolina, da Secretaria de Saúde, abriu 21 salas de vacinas e montou três polos volantes, sendo dois nos residenciais Monsenhor Bernardino e Vivendas e um Drive Thru, na Avenida da Integração.

Tudo isso para a realizar do dia de mobilização e vacinar as pessoas com o imuno que previne contra três tipos de vírus, a Influenza B, H1N1 e H3N2. Com mais de 20 pontos de vacinação, um total de 2581 pessoas, pertencentes aos grupos prioritários, foram imunizadas.

LEIA MAIS