Receitas da merenda escolar de Petrolina já podem ser votadas em concurso nacional

Foi aberta na sexta-feira (15), a votação popular do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar (2026), promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Petrolina está entre os municípios participantes da etapa nacional com duas receitas criadas por profissionais da rede municipal de ensino, levando sabor, criatividade e identidade para todo o Brasil.

Representam o município as receitas “Charque Cremoso na Moranga à Moda Nordestina”, desenvolvida pela Escola Municipal Félix Manoel, na Tapera, e “Formas Geométricas que Alimentam”, da unidade Nossa Infância Rita Luiza, localizada no bairro Vila Marcela. Os pratos foram selecionados por valorizarem ingredientes regionais, alimentação saudável e estratégias criativas no ambiente escolar.

Mais do que receitas, os pratos simbolizam o compromisso da educação municipal com o cuidado, a nutrição e a valorização da cultura local dentro das escolas. A competição destaca o trabalho desenvolvido diariamente pelas equipes da alimentação escolar, que transformam refeições em acolhimento e aprendizado.

A votação acontece de forma online, através do link: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/campanhas/concurso-melhores-receitas/receitas/pe  e a mobilização da população será fundamental para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho realizado nas escolas municipais.

Ascom

Professores poderão ter direito à merenda escolar nas escolas públicas

Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco o Projeto de Lei Ordinária nº 003533/2025 que assegura aos professores e demais profissionais da educação, em efetivo exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, o direito à alimentação oferecida aos estudantes durante o período letivo.

De acordo com a proposta, o consumo dos alimentos deverá respeitar a prioridade dos alunos, não gerar custos adicionais para os profissionais e não reduzir direitos como vale-alimentação ou benefícios equivalentes. O texto também determina que o alimento seja consumido no mesmo local e junto aos estudantes, sem distinção de cardápio.

Na justificativa, o autor da proposta, deputado João Paulo (PT), explica que o objetivo é reconhecer o papel essencial dos trabalhadores da educação no processo pedagógico, inclusive durante as refeições, consideradas parte importante da convivência escolar. O documento cita ainda que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já reconheceu o consumo da alimentação escolar pelos profissionais da educação como prática educativa e de integração comunitária.

O projeto deverá ser regulamentado pelo Poder Executivo e entra em vigor na data de sua publicação, caso seja aprovado pelo Legislativo. A proposição foi encaminhada às 1ª, 2ª, 3ª e 5ª comissões da Alepe.

Diario de Pernambuco

Alimentos afetados por tarifaço de Trump poderão ir para merenda escolar no Brasil

O governo Lula autorizou a compra direta de produtos afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos. Os alimentos incluídos nessa lista, segundo planejado pela gestão petista, poderão ser destinados para reforçar a merenda escolar na rede pública de ensino de Estados e municípios que se interessarem pela aquisição.

Os alimentos podem ser destinados também a hospitais e para as Forças Armadas. Nesta segunda-feira, 25, o Ministério de Desenvolvimento Agrário deve anunciar novos detalhes sobre como o sistema de compra especial poderá funcionar. A regulamentação foi publicada em portaria interministerial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Ministério da Agricultura, em edição extra no Diário Oficial da União, na sexta-feira (22).

A portaria prevê que poderão ser adquiridos via compras governamentais flexibilizadas: açaí (fruta, purês e preparações), água de coco, castanha de caju (frutas de casca rija ou sem casca, sucos e extratos vegetais), castanha do Brasil (castanha-do-pará, fresca ou seca, sem casca), manga (fresca ou seca), mel, pescados (como corvina, pargo, tilápia e outros) e uva fresca.

A flexibilização das compras governamentais foi autorizada no âmbito da Medida Provisória nº 1.309/2025, que estabelece um plano de contingência para setores afetados pelo tarifaço. A MP autoriza excepcionalmente que poderão ser adquiridos pela União, Estados e municípios gêneros alimentícios que deixaram de ser exportados em virtude da imposição de tarifas adicionais dos Estados Unidos.

A aquisição excepcional dos gêneros alimentícios, prevê a MP, permitirá a contratação direta com dispensa de licitação, admitirá a apresentação simplificada de termo de referência e dispensará a elaboração de estudos técnicos preliminares. A portaria dispõe que os procedimentos são excepcionais e de caráter emergencial referentes às compras públicas de alimentos em atendimento exclusivo a produtores e pessoas jurídicas exportadoras afetadas pelas sobretaxa de importação aplicada pelos EUA.

Para habilitação à venda dos produtos para as compras governamentais flexibilizadas, os exportadores deverão apresentar declaração de perda na exportação do produto e pelo menos uma declaração única de exportação para os Estados Unidos do produto alvo de aquisição excepcional, a partir de janeiro de 2023.

Estadão Conteúdo

Salgueiro: PRF flagra quilos de frango que seriam utilizados na merenda escolar sendo transportados sem refrigeração; produto foi descartado

Cerca de 890 kg de frango estragaram pela falta de refrigeração (Foto: PRF/Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 840 quilos de frango, na manhã desta sexta-feira (28), sendo transportados de maneira irregular, na BR-116, em Salgueiro, Sertão de Pernambuco. O alimento seria entregue em escolas municipais da cidade, para produção da merenda escolar.

Contudo, os quilos de frango estavam amontoados na carroceria de uma pick-up, sem qualquer tipo de refrigeração. A carga saiu de Brejo Santo (CE), cidade localizada a mais de 70 km de Salgueiro. O motorista disse aos policiais que parte da carga comprada – um total de 2.933 kg de frango – havia sido entregue no dia anterior, em caminhão frigorífico da empresa fornecedora.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro realiza entrega de alimentos da merenda escolar nas escolas da rede municipal

A entrega dos alimentos que compõem a merenda nas escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro, já iniciou. O procedimento começou nesta sexta-feira (11) e visa abastecer as 138 unidades escolares com alimentos até o final da próxima semana, atendendo mais de 36 mil estudantes.

Estão sendo entregues cereais, ovos e frutas que compõem o cardápio escolar, construído a partir da análise de um corpo técnico de nutricionistas da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), visando uma alimentação mais saudável para os estudantes.

“A Seduc conta com uma equipe de colaboradores específica para lidar com a merenda. Desde o processo de análise e escolha dos alimentos à logística de distribuição. As nossas unidades de ensino já estão recebendo os alimentos, conferindo e se preparando para a volta às aulas”, destacou a superintendente Administrativo e Financeiro, Marileide Jericó.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro investe R$ 450 mil na construção de prédio para armazenamento da merenda escolar

Para garantir a segurança dos alimentos que compõem a merenda escolar, bem como sua qualidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), investiu R$ 450 mil na construção de um prédio para funcionamento do “Centro de Distribuição da Alimentação Escolar de Juazeiro”, melhorando a logística de distribuição dos alimentos para mais de 130 escolas localizadas entre sede e interior.

 

O local possui mais de 270 m² e é utilizado para armazenamento de alimentos perecíveis e não perecíveis, inclusive, conta com duas câmaras, fria e refrigerada, para manter as boas práticas de conservação e evitar o desperdício.

LEIA MAIS

Juazeiro: sancionada lei que cria o Vale Alimentação Escolar na pandemia

(Foto: Internet)

Após aprovação da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Juazeiro (BA) sancionou na quarta-feira (23) a Lei n° 3.017/2021 que institui o Vale Alimentação Estudantil Municipal, a ser pago aos alunos durante a pandemia da covid-19.

LEIA TAMBÉM

Vereadores de Juazeiro aprovam quatro PL nesta quarta (23); Criação do Programa Vale Alimentação Estudantil foi um dos votados

O benefício será pago mensalmente a alunos regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino. Desta forma, o valor do Vale será de R$ 50,00 por estudante. A ajuda será custeada com recurso público municipal, segundo a lei.

A lei também determina que o “benefício mensal de que trata este artigo ficará automaticamente descontinuado, no caso de cessação da suspensão das aulas presenciais ou distribuição de kits de cestas básicas para os estudantes”.

Petrolina: 3ª carga do Vale Alimentação Estudantil estará disponível nesta sexta-feira

(Foto: Emerson Leite/PMP)

A terceira carga do Vale Alimentação Estudantil de Petrolina será liberada nesta sexta-feira (30). Ou seja, a partir de amanhã os alunos matriculados na rede municipal – escolas e creches – serão contemplados com os R$ 50,00 destinados à merenda.

A ajuda foi criada durante a pandemia da covid-19, já que os estudantes estão em ensino remoto. “Não deixamos os nossos alunos desamparados. Já vamos na terceira carga do Vale Alimentação Escolar, que é referente a merenda. Ela entra automaticamente para todos amanhã. O valor é de R$ 50,00″, destaca a secretária Executiva de Alimentação Escolar, Geórgia Mourão, em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos.

LEIA MAIS

Estudantes de escolas municipais de Petrolina receberão mais uma parcela do Vale Alimentação 2021

(Foto: Ascom)

O anúncio realizado pela Secretaria Municipal de Educação traz alento para centenas de famílias que passam necessidades alimentares com a pandemia do novo coronavírus. Na próxima sexta-feira (30), a prefeitura de Petrolina liberará a terceira carga do Vale Alimentação Estudantil (VAE).

A medida emergencial é destinada aos estudantes devidamente matriculados nas creches e escolas da rede municipal e segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE/ FNDE), que normatiza a alimentação escolar.

LEIA MAIS

Casa Nova: Secretaria da Educação inclui carne de caprinos e ovinos na merenda escolar

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Educação de Casa Nova, município que segundo o IBGE tem o maior rebanho de caprinos e ovinos do Brasil, lançou oficialmente nesta quarta-feira (13) a carne de caprinos e ovinos como parte integrante e permanente da merenda escolar servida na rede municipal.

De acordo com as nutricionistas da Secretaria a carne será preparada de formas variadas, sendo adquirida na sua totalidade de produtores familiares do município e será “um complemento à merenda que já servimos aos nossos alunos, será acompanhamento dos pratos constantes do cardápio”.

Zé Carlos Borges, Secretário de Governo, representando o Prefeito Wilker Torres no evento que marcou o primeiro dia da “carne de bode” servida aos alunos, lembra da preocupação do prefeito com a qualidade da merenda escolar: “Desde os primeiros dias da administração a merenda é peça central na programação da secretaria. Para o prefeito Wilker a boa alimentação é o mais importante instrumento para conter a evasão escolar e para aumentar o rendimento do aprendizado, ao lado da melhoria das condições de trabalho dos professores”, afirmou secretário.

“Parabenizar o prefeito Wilker por essa iniciativa, destacar a importância da reserva de fornecimento da carne apenas por parte de produtores familiares e o rígido controle de qualidade e higiene no trato, no abate e no transporte da carne que será fornecida a nossos alunos” – destacou a Secretaria de Educação, Rosicler Lustosa – “Casa Nova, mais uma vez sai na frente, inovando e melhorando a merenda de seus alunos”.

Para a secretaria uma eventual demora no inicio do programa da carne de bode na merenda justifica-se pelo cuidado “nesta logística de aquisição e distribuição”: “O importante é que agora demos um importante passo para melhorar ainda mais a merenda escolar do município de Casa Nova.”

MEC libera mais de R$ 22 milhões para merenda de estudantes em Pernambuco

Pelas regras do programa, o mínimo de 30% da verba transferida deve ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar. (Foto: Ilustração)

Com o total, são R$ 22.500.426,20, os recursos da nona parcela do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) serão liberados até o fim da próxima semana em Pernambuco.

Os recursos do Pnae são repassados anualmente em dez parcelas, de forma a cobrir os 200 dias do ano letivo. As secretarias da educação, responsáveis pelas redes de ensino, recebem os valores e operam a alimentação escolar.

São atendidos pelo programa estudantes da rede de educação básica – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos – matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas com o poder público.

Pelas regras do programa, o mínimo de 30% da verba transferida deve ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar, de maneira a movimentar as economias locais. Apenas neste ano, o FNDE repassou R$ 3 bilhões voltados à alimentação escolar em todo o país.