Facape abre seleção para professores de Psicologia, Direito e Administração com salários de até R$ 4,8 mil

Inscrições seguem até o dia 3 de julho e devem ser realizadas exclusivamente pela internet; processo seletivo prevê contratação temporária

A Faculdade de Petrolina (Facape) está com inscrições abertas para um Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de professores para os cursos de Psicologia, Direito e Administração.

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 3 de julho, por meio do site oficial da instituição. As oportunidades são voltadas para profissionais que atendam aos requisitos de formação e qualificação exigidos para cada área de atuação, conforme estabelecido no edital.

LEIA MAIS

UPE abre seleção para professores com vagas em Petrolina e salário de R$ 2,9 mil

Inscrições seguem abertas até o dia 10 de junho

A Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), abriu seleção pública simplificada para a contratação temporária de 37 professores universitários auxiliares. Entre as unidades contempladas pelo certame está o campus de Petrolina, além de outras cidades do estado.

As inscrições começam neste sábado (30) e seguem até o dia 10 de junho, exclusivamente pela internet, através do portal da UPE.

LEIA MAIS

Professores vão às ruas em Uauá e cobram transparência na aplicação dos recursos da educação

Professores e servidores da educação de Uauá ocuparam as ruas da cidade para exigir transparência na aplicação dos recursos públicos e valorização da categoria

Professores e servidores da educação municipal de Uauá realizaram um protesto pelas ruas da cidade para cobrar transparência na aplicação dos recursos públicos destinados ao setor e exigir valorização da categoria.

Durante a manifestação, os participantes carregaram cartazes com denúncias e reivindicações direcionadas à gestão do prefeito Marcos Lobo. Segundo o material divulgado pelos manifestantes, há indícios de que os recursos da educação “não estão se transformando em respeito para professores e dignidade para estudantes”.

Entre os principais pontos levantados no protesto estão questionamentos sobre a aplicação dos recursos públicos, valorização do magistério, precariedade da infraestrutura escolar, problemas no transporte e na alimentação escolar, divergências entre dados oficiais e a realidade das escolas e possíveis violações ao direito à educação.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco inicia pagamento da quinta parcela dos precatórios do Fundef

Mais de 55 mil professores recebem nova parcela dos precatórios do Fundef

O Governo de Pernambuco iniciou nesta quinta-feira (14) o pagamento da quinta parcela dos precatórios do Fundef para cerca de 55 mil professores que atuaram na rede estadual entre os anos de 1997 e 2006.

De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, serão repassados mais de R$ 261 milhões aos beneficiários, entre professores efetivos, temporários e celetistas. O valor corresponde a 60% do total recebido pelo Estado referente à dívida judicial da União com Pernambuco.

O pagamento dos precatórios do Fundef começou em agosto de 2022. Desde então, os valores vêm sendo depositados de forma parcelada aos profissionais contemplados.

LEIA MAIS

STF decide que piso nacional do magistério vale também para professores temporários

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que o piso salarial nacional do magistério deve ser aplicado também aos professores temporários da educação básica. O julgamento foi realizado nesta quinta-feira (16) e fixa o entendimento de que o valor de R$ 5.130,63 para jornada de 40 horas deve ser garantido a todos os docentes, independentemente do tipo de vínculo.

A decisão ocorreu no julgamento de um recurso do Estado de Pernambuco, que contestava o direito de uma professora temporária de receber o piso nacional. O caso já havia sido reconhecido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, que determinou a equiparação salarial e o pagamento das diferenças devidas.

LEIA MAIS

Alepe aprova reajuste de 5,4% para professores da rede estadual de Pernambuco

Professores na Alepe durante sessão nesta terça-feira (31) (Roberto Soares/Alepe)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (30), o reajuste salarial de 5,4% para os profissionais da educação da rede estadual. O percentual segue o piso nacional da categoria e foi definido a partir de acordo entre o Governo do Estado e o sindicato da categoria.

A medida beneficia mais de 77 mil servidores, incluindo professores, analistas, assistentes administrativos e auxiliares de serviços educacionais, contemplando diferentes áreas que integram a estrutura da educação pública estadual.

LEIA MAIS

Professores da rede estadual anunciam paralisação total no dia 10 de março em Pernambuco

Trabalhadores e trabalhadoras da educação da rede estadual de Pernambuco aprovaram paralisação total das atividades no próximo dia 10 de março. A decisão foi tomada durante Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira (5), após ato promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

A mobilização começou pela manhã, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. Em seguida, os manifestantes seguiram em marcha até o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, onde ocorreu a assembleia que confirmou a paralisação.

De acordo com o sindicato, a decisão faz parte da Campanha Salarial Educacional 2026 e tem caráter emergencial. A categoria cobra respostas do governo estadual sobre a pauta de reivindicações apresentada há cerca de um mês.

LEIA MAIS

Professores da rede municipal selecionados em Programa de Mestrado e Doutorado da UPE já podem realizar matrícula

Os professores da rede municipal de ensino de Juazeiro selecionados para o Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares/PPGFPPI da Universidade de Pernambuco/UPE já podem fazer a sua matrícula, até o dia 5 de março. A participação dos professores é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Educação e a UPE, a fim de reforçar a formação continuada dos professores da rede municipal.

Para o edital 2025, o convênio permitiu a ampliação do número de vagas de mestrado, de 5 para 15 vagas, e de doutorado, de 1 para 3 vagas. Ao todo, o processo seletivo aprovou 10 professores da rede municipal de Juazeiro para o curso de mestrado e 2 para o curso de doutorado.

A coordenadora do PPGFPPI/UPE, Áurea Dias de Sousa, falou sobre a importância da celebração do convênio. “Pra gente é muito importante celebrar esses convênios porque estamos contribuindo para a formação desses profissionais, para que eles melhorem a sala de aula de onde eles estão inseridos. Esse é o objetivo do mestrado e do doutorado profissional, contribuir de forma imediata com o crescimento da escola e evolução da aprendizagem”

Em reunião com a coordenadora do PPGFPPI/UPE na última sexta-feira (27), a gestora de políticas públicas da Seduc, Mary Adriana dos Santos Evangelista destacou a importância dos convênios firmados com as universidades para a qualificação profissional da rede municipal de ensino de Juazeiro.

“Nós temos uma meta do Plano Municipal de Educação, que é aumentar o nível de qualificação dos professores com mestrado e doutorado. Então, as parcerias e convênios com as universidades fazem parte dessa luta. Isso reflete na formação dos professores, na sala de aula e também na remuneração dos profissionais, que passam a receber uma retribuição pela titulação, a partir da conclusão dos cursos”, pontuou Mary.

As aulas do PPGFPPI serão iniciadas na próxima segunda-feira (09).

Ascom

Programa para professores das redes pública e privada de Pernambuco

Em parceria com o governo dos Estados Unidos e o Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada dos EUA, a ABA English Education abriu inscrições de um programa de desenvolvimento profissional para fortalecer o ensino da língua inglesa no Brasil. Financiado pela Missão Diplomática dos EUA, o Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE) é gratuito e voltado a professores de inglês (ensino médio e fundamental) das redes pública e privada de Pernambuco. Os interessados devem se inscrever até terça-feira (3).

Estrutura e aulas – O programa totaliza 100 horas e será dividido em dois módulos. A primeira parte envolve 50 horas, prevista para começar no dia 11 de março e finalizar em maio deste ano. Já a segunda fase, também contando com  50h, inicia em setembro e vai até novembro. Os temas trabalhados serão a implementação prática da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino de inglês como Língua Franca, metodologias ativas, cultura Maker e o desenvolvimento de competências do Século XXI.  O curso terá aulas virtuais (ao vivo) todas as quartas-feiras, das 18h às 20h, através da plataforma online Canvas Instructure. Além dos encontros ao vivo, haverá atividades complementares a serem realizadas semanalmente na mesma plataforma.

Pré-requisitos e inscrições – Para participar, é necessário ser professor(a) de inglês em atividade no Ensino Médio ou Fundamental (anos finais), residir em Pernambuco e ter disponibilidade para os encontros virtuais ao vivo e atividades online. O candidato deve preencher o formulário https://forms.gle/byCf7Aq8p8oMccZK7 com as informações e documentos solicitados para efetivar a inscrição até o dia 3 de março (terça-feira). Candidatos com documentação incompleta não serão processados. Em caso de dúvidas e outras informações, entre em contato com a ABA English Education, pelo email [email protected] ou telefone (81) 3427-8827.

Ascom

Reunião com a APLB e o Sinserp para tratativa dos direitos e deveres dos profissionais da Educação, na garantia do cumprimento dos 200 dias letivos

Em reunião, nesta sexta-feira (27), a secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, e sua equipe receberam representantes da APLB Juazeiro e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro/Sinserp, para discutir os direitos dos servidores da Educação e os seus deveres com a garantia do cumprimento dos 200 dias letivos para os estudantes da rede municipal de ensino.

Durante a reunião, a secretária Maéve Melo ouviu as demandas dos servidores e, junto com o sindicato, definiu estratégias a fim de preservar o calendário letivo em sua integralidade. “Nós temos um compromisso com os estudantes e com o seu direito de aprender. Para isso, precisamos garantir o cumprimento dos 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, inclusive no que diz respeito às atividades realizadas aos sábados”.

Como resultado da reunião, a Prefeitura vai divulgar na próxima semana uma normativas referentes à rotina de trabalho dos profissionais da Educação nos cinco sábados letivos previstos no calendário 2026.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro conclui primeiro ciclo de formações para professores de AEE da rede municipal

A Secretaria de Educação/Seduc, concluiu nesta quinta-feira (26), na Escola de Formação de Educadores Parlim, o primeiro ciclo formativo com os professores de Atendimento Educacional Especializado/AEE da rede municipal de ensino. A primeira formação de 2026, iniciada no dia 12 com o primeiro grupo, contou com cerca de 200 profissionais ao todo.

Para a Superintendente de Educação Inclusiva, Carliane Oliveira, a ação, que tem como tema “Porque eu sou essencial na minha escola?”, destacou a importância do profissional de AEE, responsável por contribuir na transformação das barreiras e fazer com que a escola seja verdadeiramente inclusiva. “Hoje discutimos o plano de atendimento do AEE, que o professor realiza com cada aluno na sala de recursos multifuncionais, além da importância do Plano Educacional Individualizado/PEI e da parceria entre os professores de AEE e da sala regular para que a inclusão aconteça de forma significativa”.

Para a Professora de AEE da EMEI Bom Jesus dos Navegantes, em Itamotinga, Josimere Dantas Nunes, as formações colaboram para um melhor desenvolvimento no atendimento aos alunos com deficiência e neurodivergentes. “A formação ajuda a esclarecer nossas dúvidas, amplia a aprendizagem e estimula a busca pelo conhecimento. É a partir dessas ações que a gente busca desenvolver um trabalho dentro da realidade de cada escola”.

Realizada mensalmente, de forma presencial e online, a formação continuada destinada aos professores e auxiliares de AEE proporciona uma maior qualificação para o atendimento aos estudantes com deficiência da rede municipal de ensino.

Ascom

Câmara aprova reajuste salarial de 5,5% para professores da rede municipal de Juazeiro

A Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro aprovou por unanimidade, na quinta-feira (19), o reajuste salarial para os professores da rede municipal de ensino em 5,5%. A medida, que está acima do percentual de reajuste estabelecido pelo Governo Federal, garante a valorização dos educadores que atuam nas escolas do município e reforça o compromisso da gestão municipal com a categoria.

De acordo com a Lei aprovada, o reajuste será aplicado sobre o vencimento da tabela da carreira do magistério vigente em dezembro de 2025, com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026. O aumento segue as diretrizes do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Público Municipal.

O reajuste também contempla os profissionais aposentados e pensionistas com direito à paridade, pagos pelo Instituto de Previdência de Juazeiro, assegurando que a valorização alcance quem já contribuiu com a educação do município ao longo dos anos. A lei aguarda, agora, a sanção do prefeito e entrará em vigor a partir da sua publicação.

Ascom

Jornada Pedagógica 2026 reunirá educadores em nove polos e abre o ano letivo em Petrolina

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina, realiza na próxima segunda-feira (02) a Jornada Pedagógica 2026, que marca oficialmente o início do ano letivo da rede municipal. Com uma programação ampla e descentralizada, o evento acontecerá em nove polos espalhados pela cidade, reunindo gestores, professores, técnicos e demais profissionais da educação.

Com o tema que norteia o ano letivo, “Maria vai à escola: pelo fim da violência contra a mulher”, a Jornada propõe reflexões, formações e vivências voltadas à valorização da mulher, à promoção da cultura de paz, ao fortalecimento das práticas pedagógicas e à construção de uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.

As atividades acontecem em espaços como o Sest Senat, Nobile Suítes, Fundação Nilo Coelho, Escola do Saber, Câmara de Vereadores, Escola Rubem Amorim, além de atividades externas, como o polo “Maria pela Cidade”, que une cultura, história e vivência pedagógica, incluindo um passeio de ônibus por pontos turísticos da cidade e um passeio de barco pelo Rio São Francisco.

Dentro da programação, estão palestras como a da professora Carla Akotirene, da empreendedora social Ana Fontes, e da Monja Coen, que fará a palestra de abertura oficial do ano letivo, na Concha Acústica, com o tema ‘Petrolina por elas: que a paz seja o caminho’. Além da apresentação cultural com “As Januárias”.

Ao longo do dia, os participantes poderão escolher entre palestras, oficinas e vivências que dialogam diretamente com o cotidiano escolar e o tema proposto para o ano letivo. A proposta da Jornada é fortalecer vínculos, ampliar conhecimentos e alinhar as ações pedagógicas para o ano letivo que se inicia. As inscrições para participar das atividades, poderão ser feitas a partir desta sexta-feira (30), no site da secretaria no endereço: www.edu.petrolina.g12.br

Ascom

Professores poderão ter direito à merenda escolar nas escolas públicas

Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco o Projeto de Lei Ordinária nº 003533/2025 que assegura aos professores e demais profissionais da educação, em efetivo exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, o direito à alimentação oferecida aos estudantes durante o período letivo.

De acordo com a proposta, o consumo dos alimentos deverá respeitar a prioridade dos alunos, não gerar custos adicionais para os profissionais e não reduzir direitos como vale-alimentação ou benefícios equivalentes. O texto também determina que o alimento seja consumido no mesmo local e junto aos estudantes, sem distinção de cardápio.

Na justificativa, o autor da proposta, deputado João Paulo (PT), explica que o objetivo é reconhecer o papel essencial dos trabalhadores da educação no processo pedagógico, inclusive durante as refeições, consideradas parte importante da convivência escolar. O documento cita ainda que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já reconheceu o consumo da alimentação escolar pelos profissionais da educação como prática educativa e de integração comunitária.

O projeto deverá ser regulamentado pelo Poder Executivo e entra em vigor na data de sua publicação, caso seja aprovado pelo Legislativo. A proposição foi encaminhada às 1ª, 2ª, 3ª e 5ª comissões da Alepe.

Diario de Pernambuco

Prova Nacional Docente: saiba o que levar para a prova deste domingo

Mais de 1,08 milhão de candidatos farão a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) , neste domingo (26), em 750 cidades das cinco regiões do país. Os municípios estão listados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  A PND tem o objetivo de estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino públicas do Brasil.

Quem ainda não consultou o local de prova, pode acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição disponível no site do Sistema PND, com login da plataforma Gov.br. O documento traz o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta ainda se o participante terá tratamento pelo nome social, se for o caso, ou atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, pessoas idosas, gestantes e lactantes.

O que levar
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no domingo, dia do exame. Porém, o candidato não poderá fazer anotações no cartão ou mantê-lo sobre a mesa durante a prova:

Documentos com foto: É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH digital, RG Digital e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado e com o funcionamento devidamente testado, para acessá-lo mesmo sem internet no momento da identificação na entrada da sala onde fará a prova do certame.

Entre documentos físicos aceitos, estão carteiras de identidade emitidas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, carteira de trabalho, passaporte brasileiro e outros previstos nos editais do certame.

As cópias de documentos, mesmo autenticadas por cartórios, não serão permitidas, nem fotos do documento, mesmo que estejam na galeria de fotos do celular. Não serão aceitos também: registro civil de nascimento, título de eleitor (impresso ou sem foto), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), protocolo do documento de identidade, além de documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Caneta preta: O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta de material transparente para usar no dia das provas. Não serão fornecidas canetas, e não será permitido se comunicar para pedir material durante as provas. Por isso, é recomendado levar mais de uma caneta reserva. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.

Eletrônicos: conforme o edital, equipamentos eletrônicos, como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes, com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de prova até a saída definitiva do local de prova.

O envelope deverá ser guardado embaixo da cadeira do próprio inscrito. Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular quando tiverem saído dos locais de prova.

Comunicação: os candidatos também serão eliminados do concurso se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou usando calculadoras ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações ou quaisquer dispositivos eletrônicos.

Roupas e acessórios: os candidatos não poderão usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, sob pena de eliminação.

Horários – O cronograma da prova é o mesmo em todo o país e segue o horário de Brasília. Por isso, os candidatos devem ficar atentos aos diferentes fusos horários do país.

A aplicação da prova da PND seguirá horários a seguir:
– abertura dos portões: 12h
– fechamento dos portões: 13h
– início da prova: 13h30
– término da prova: 19h

Não será permitida a entrada de candidatos antes do horário de abertura, nem após o horário de fechamento dos portões.
A prova terá duração de cinco horas e 30 minutos. Os candidatos devem ficar obrigatoriamente na sala de aplicação da PND, pelo menos duas horas contadas a partir do início da prova.

A prova
A prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação de docentes. De acordo com o edital da PND 2025, a prova será composta por duas partes. A primeira trará questões sobre formação geral de todos os docentes e a outra será de componente específico.

A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente. A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

A PND
A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação pública para o ofício de professor, também não é um concurso. O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, também tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino. A prova será realizada anualmente pelo Inep. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

A Tarde

123