Escolas municipais de Petrolina terão autonomia para decidir sobre aulas nesta terça-feira (23)

Medida busca garantir o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela legislação educacional.

As escolas da rede municipal de ensino de Petrolina terão funcionamento diferenciado nesta terça-feira (23). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cada unidade escolar poderá decidir pela realização ou suspensão das aulas, levando em consideração seu planejamento pedagógico e o cumprimento do calendário letivo.

Segundo a orientação da Secretaria, as escolas que optarem por não funcionar deverão repor o dia letivo em 8 de agosto. Já as unidades que decidirem manter as atividades seguirão com o calendário normal.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco inicia pagamento da quinta parcela dos precatórios do Fundef

Mais de 55 mil professores recebem nova parcela dos precatórios do Fundef

O Governo de Pernambuco iniciou nesta quinta-feira (14) o pagamento da quinta parcela dos precatórios do Fundef para cerca de 55 mil professores que atuaram na rede estadual entre os anos de 1997 e 2006.

De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, serão repassados mais de R$ 261 milhões aos beneficiários, entre professores efetivos, temporários e celetistas. O valor corresponde a 60% do total recebido pelo Estado referente à dívida judicial da União com Pernambuco.

O pagamento dos precatórios do Fundef começou em agosto de 2022. Desde então, os valores vêm sendo depositados de forma parcelada aos profissionais contemplados.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina promove ciclo de formação continuada para profissionais de educação inclusiva

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, mantém um cronograma mensal de qualificações voltadas aos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Coordenada pelo Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), a iniciativa ocorre sistematicamente na primeira sexta-feira de cada mês, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas na rede municipal.

Estrutura e Monitoramento
As formações possuem carga horária de quatro horas e têm como objetivo principal orientar e fortalecer as estratégias de ensino direcionadas a estudantes neurodivergentes. Complementando o ciclo de capacitação, o CEIP realiza os Plantões de Monitoramento das Práticas, encontros mensais dedicados ao alinhamento técnico das atividades executadas nas salas de recursos multifuncionais.

LEIA MAIS

Secretaria de Educação e Amupe discutem alfabetização com TCE-PE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, se reuniu com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, e a Secretária de Educação do Estado, Ivoneide Dantas, para analisar os resultados do Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE), que evidenciou problemas e baixo desempenho na política pública de alfabetização nos municípios pernambucanos.

Pascoal explicou que o índice foi desenvolvido a partir de diversos critérios essenciais, como legislação, dotação orçamentária, capacitação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento do aprendizado, sendo fundamental para avançar na alfabetização de forma eficiente.

LEIA MAIS

Projeto ‘Petrolina Sustentável’ leva orientações sobre preservação a escolas de tempo integral

As escolas de Tempo Integral de Petrolina estão recebendo a visita do projeto ‘Petrolina Sustentável’. A ação busca levar orientações aos alunos sobre a preservação ambiental, como destinar corretamente os resíduos sólidos e o papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente.

Nesta sexta-feira (14), o grupo teatral DOREMI levará os personagens da Família ‘Petro e Lina’ para apresentações nas escolas de Tempo Integral Anézio Leão, Miguel Arraes e Rubem Amorim.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina entrega escola requalificada à comunidade do N7 nesta terça-feira

A Escola Municipal Bruna Negreiro, situada no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 07 (N7), em Petrolina, é mais uma unidade requalificada pela Prefeitura. Foram investidos R$ 575 mil nas melhorias estruturais da unidade, que será entregue à população na noite desta terça-feira (9).

LEIA MAIS

Prefeitura faz novos investimentos na rede de ensino e Simão celebra: “A tecnologia está se transformando em uma importante aliada da Educação”

A Prefeitura de Petrolina entregou novos equipamentos para fortalecer a educação do município. Foram investidos R$ 2,5 milhões na aquisição de aparelhos a ser utilizados por alunos e professores das escolas e creches. O objetivo é promover a inclusão digital e melhorar as atividades acadêmicas.

Foram comprados 454 projetores móveis e modernos, com conexão sem fio e via computador ou celular, garantindo o equipamento em todas as salas de aula de 5° e 9° ano e um para cada unidade do Nova Semente e do CMEI. A gestão também adquiriu computadores, caixas de som, microfones amplificados, entre outros equipamentos.

LEIA MAIS

Petrolina: 80ª unidade do Nova Semente será entregue nesta segunda-feira

A Prefeitura de Petrolina entregará, na noite desta segunda-feira (2), mais uma unidade do programa Nova Semente. O novo aparelho público está implantada no Assentamento Água Viva 1 e será a 80ª entregue pela gestão municipal.

A unidade é voltada para a primeiríssima e primeira infância, com capacidade para contemplar 120 crianças matriculadas. Além das salas de aula, há espaço para aulas de musicalização, capoeira, educação física, projetos pedagógicos como Petrolina Ler +; OBA! É hora de brincar e aprender; Jogo Simbólico; e cinco refeições diárias. Todo suporte é garantido pela parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e a instituição conveniada, Movimento de Apoio Comunitário (MAC).

“Mais do que uma creche equipada, a unidade representa, ainda, a oportunidade de construir novos horizontes por meio da educação. Neste sentido, ganha toda a comunidade escolar, que poderá receber os frutos que, hoje, estão sendo cultivados. Todo o nosso trabalho é feito para garantir que os profissionais e os alunos possam desempenhar suas funções, da melhor forma possível, em ambientes muito bem estruturados e modernos”, afirma o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.

MPBA: Juazeiro é acionado para garantir funcionamento adequado da Escola Herbert Mouze Rodrigues

(Foto: ASCOM)

O Município de Juazeiro foi acionado pelo Ministério Público estadual para que seja obrigado a implantar uma série de medidas que garantam aos alunos e professores da Escola Herbert Mouze Rodrigues adequadas e seguras condições de ensino. Na ação, ajuizada pela promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues, o MP aponta diversas irregularidades constatadas pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros, que verificaram que a unidade escolar “possui condições insatisfatórias de funcionamento, com relação às obrigações sanitárias, saúde pública e de segurança coletiva, em flagrante descumprimento aos preceitos legais”.

A promotora de Justiça solicita ao Judiciário que obrigue o Município a implantar refeitório, sala específica para brinquedoteca, Departamento para Material de Limpeza, lavanderia e rouparia. Além disso, que adeque as salas de aula com área mínima de 1,50 m² por criança, instale banheiros para professores, implante salas para funcionamento da secretaria, coordenação pedagógica e de educação. Para garantir a segurança dos professores e alunos, Rita de Cássia Rodrigues requer que a Justiça determine também ao Município a aquisição de extintores de incêndio, instalação de sistema de iluminação, implantação de sistema de sinalização de incêndio e que possua alvará sanitário atualizado. Na ação, a promotora de Justiça informa que foi oportunizado à administração municipal a regularização para solução extrajudicial e administrativa da demanda de educação e saúde pública, mas não foi possível resolver a questão.

Resposta

Nós procuramos a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de Juazeiro, mas até o fechamento desta matéria não tivemos resposta.

Resultado final do concurso público da Educação em Juazeiro é homologado

A Prefeitura de Juazeiro publicou no Diário Oficial do Município (Doem) desta sexta-feira (28), a homologação do resultado final do concurso público para professor da rede municipal de ensino. Mais de 8 mil candidatos se inscreveram no certame e a lista com os aprovados está disponível no Doem (https://doem.org.br/ba/juazeiro) e também no site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib), através do endereço eletrônico www.idib.org.br.

Foram ofertadas mais de 500 vagas (imediatas e formação de cadastro reserva), para atuação como professor na sede e interior do município, nos segmentos Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais.

Petrolina: Secretaria de Educação emite nota sobre suposto atraso de salário de servidores da Educação

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina emitiu uma nota, através da Secretaria de Educação, esclarecendo as informações sobre o atraso de salário de servidores contratados. Segundo a pasta, “todos os valores referentes aos meses de setembro e outubro […] foram transferidos para a Caixa Econômica Federal desde o dia 27 de outubro”.

O que houve, de acordo com a nota, foi “um problema interno na unidade da Caixa no município com 64 contas, impossibilitando desta forma, o recebimento dos proventos para alguns servidores”.

Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro alerta pais e responsáveis para a retirada dos cartões do Programa Vale Alimentação Estudantil nas escolas

(Foto: Claudionor Jr./SEC)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), já entregou mais de 24 mil cartões nominais do Programa Vale Alimentação Estudantil Municipal (PVAEM), beneficiando mais de 24 mil famílias. A iniciativa visa contemplar cerca de 37 mil estudantes da Rede Municipal de ensino, com créditos de R$ 50,00 em cartões, pagos com recursos próprios do município, para compra exclusiva de alimentos.  A Prefeitura reforça que os pais ou responsáveis pelos alunos devem fazer a retirada dos cartões nas escolas, para ter acesso ao benefício.

A retirada dos cartões deve ser feita, exclusivamente, pelos pais, responsáveis legais ou pelo próprio estudante, se maior de idade. O responsável deve procurar a unidade de ensino em que o aluno está matriculado, portando documento de identificação pessoal com foto.

LEIA MAIS

Ensino Remoto: Prefeitura de Petrolina garante suporte pedagógico aos estudantes

Com atividades pedagógicas acontecendo à distância para os estudantes que estão 100% no ensino remoto, como também no híbrido, é necessário um acompanhamento diferenciado para que eles garantam um melhor rendimento no seu aprendizado. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, criou o plantão pedagógico, para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas relacionadas às atividades impressas e sobre as aulas gravadas no canal do Youtube, Petrolina Educa+.

O estudante pode contatar o professor do plantão através dos contatos divulgados pela escola, sempre que tiver dúvidas, respeitando os horários disponibilizados. Para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o atendimento é realizado por telefone ou whatsapp, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Já para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a assistência acontece das 18h40 às 22h.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina convoca 400 auxiliares de limpeza aprovados no processo seletivo da Educação

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, deu início a segunda convocação do processo seletivo simplificado, destinado à contratação de profissionais em caráter temporário para atuação na rede municipal de ensino. Nesta etapa, 400 auxiliares de limpeza estão sendo chamados para entregar a documentação exigida até o dia 23 de julho.

De acordo com a secretária Executiva de Recursos Humanos, Paloma Castro, esse número de profissionais convocados foi ampliado, diante da grande demanda e necessidade da Secretaria de Educação atualmente. “Seguindo a Lei 14.151/21, recentemente aprovada pelo Congresso, e em vigor desde maio, que garante à gestante o direito de ser afastada do trabalho presencial sem prejuízo da remuneração durante a pandemia, a Secretaria teve que ampliar o número de pessoas convocadas na área de limpeza para que nenhuma unidade escolar fique desassistida nesse momento. Existe ainda a situação das pessoas com comorbidades que não estão podendo exercer suas atividades presenciais diante do momento atual”, explicou Paloma.

LEIA MAIS
123