Escolas municipais de Petrolina terão autonomia para decidir sobre aulas nesta terça-feira (23)

Medida busca garantir o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela legislação educacional.

As escolas da rede municipal de ensino de Petrolina terão funcionamento diferenciado nesta terça-feira (23). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cada unidade escolar poderá decidir pela realização ou suspensão das aulas, levando em consideração seu planejamento pedagógico e o cumprimento do calendário letivo.

Segundo a orientação da Secretaria, as escolas que optarem por não funcionar deverão repor o dia letivo em 8 de agosto. Já as unidades que decidirem manter as atividades seguirão com o calendário normal.

LEIA MAIS

Secretaria de Educação de Petrolina orienta sobre funcionamento às vésperas do feriado de São João

As escolas da rede municipal de Petrolina terão funcionamento diferenciado nesta terça-feira (23). A Secretaria de Educação definiu que cada unidade escolar poderá decidir pela realização ou não das aulas, considerando seu planejamento pedagógico e o cumprimento do calendário letivo.

As escolas que optarem pela suspensão das atividades deverão realizar a reposição das aulas no dia 8 de agosto. Já as unidades que mantiverem o calendário regular funcionarão normalmente.

A medida permite que cada escola avalie sua realidade e organize as atividades de forma a garantir o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela legislação.

Pais e responsáveis devem ficar atentos aos comunicados emitidos pelas respectivas unidades de ensino para verificar como será o funcionamento de cada escola. Na quarta -feira (24), todas as escolas da rede municipal estarão fechadas em virtude do feriado de São João.

Educação no Trânsito nas escolas municipais está na pauta da Câmara de Petrolina desta quinta-feira

Projeto de autoria do vereador Wanderley Alves será apreciado pelos parlamentares durante a sessão ordinária

Entre os dezenove itens que constam na pauta de votação da sessão desta quinta-feira da Câmara Municipal de Petrolina está o Projeto de Lei nº 039/2026, de autoria do vereador Wanderley Alves, que propõe a criação do Programa Educação no Trânsito nas escolas da rede pública municipal.

A proposta estabelece diretrizes para o desenvolvimento de ações educativas voltadas à conscientização de crianças e adolescentes sobre segurança no trânsito. O objetivo é estimular comportamentos responsáveis de pedestres, ciclistas e passageiros, além de promover o respeito às normas de circulação e à convivência segura nas vias públicas.

LEIA MAIS

“Piquenique Encantado” leva magia e literatura para escolas da rede municipal de Petrolina

A rede municipal de ensino de Petrolina foi tomada pela magia do projeto “Piquenique Encantado”, que aconteceu na última semana em 10 escolas da rede, envolvendo cerca de 3 mil estudantes com idades entre 3 e 10 anos. A iniciativa aliou arte, literatura e ludicidade, oferecendo às crianças uma oportunidade única de ampliar seu repertório cultural e desenvolver habilidades socioemocionais por meio da contação de histórias.

Entre as unidades que receberam o projeto, destaque para a Nossa Infância+ Izanilde Nascimento Santos Sol Posto, no bairro Jardim Petrópolis, onde os alunos vivenciaram intensamente essa experiência lúdica e educativa. “Momentos como esse fortalecem o vínculo da criança com a escola e tornam o processo de aprendizagem mais prazeroso, já que despertam a imaginação e o interesse pela leitura desde cedo”, afirma a coordenadora da unidade, Cleide Ferreira. O estudante Enzo Miguel, do grupo 1, ficou encantado com as apresentações, representando a empolgação e o brilho nos olhos das crianças que participaram da programação.

A programação trouxe a clássica história “Branca de Neve e os Sete Anões”, encenada por personagens caracterizados que encantaram o público infantil. Além disso, a atividade contou com a “Baladinha Literária”, um momento de dança e descontração que reforçou a integração entre os estudantes e mostrou que a literatura pode ser também um espaço de diversão, criatividade e convivência.

Ascom

Estudantes começam a ser vacinados contra covid-19 nas Escolas Municipais de Petrolina

Os estudantes de 12 a 17 anos das escolas da rede municipal, que ainda não foram imunizados contra a Covid-19, começaram a receber a 1ª dose da vacina nesta terça-feira (16) nas instituições de ensino. A aplicação das doses tiveram início nas Escolas Municipais Professora Eliete Araújo de Souza, Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Caic), Eduardo Campos e Paulo  Freire, contemplando um total de 164 alunos. Já na quarta-feira (17), a imunização segue para as Escolas Jacob Ferreira, Jeconias José dos Santos, Júlia Elisa Coelho e Bárbara Maria Ribeiro Neta Santana. A ação faz parte de uma parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Saúde, com o objetivo de garantir maior segurança aos alunos diante do retorno das aulas presenciais.

LEIA MAIS

Escolas da rede municipal de ensino de Petrolina recebem mais uma premiação

(Foto: Ascom/PMP)

Três escolas públicas de Petrolina se destacaram na premiação para políticas voltadas à alfabetização na rede de ensino. O resultado foi divulgado nesta quarta (30) pelo Governo do Estado. As unidades escolares Félix Manoel (localizada na Tapera), Luiz de Souza (Serrote do Urubu) e Mascarenhas de Moraes (Residencial Vivendas) ficaram entre as 50 apontadas como exemplo pelo “Prêmio Destaque Criança Alfabetizada”.

Petrolina foi a única cidade com mais de 100 mil habitantes incluída na premiação. Além disso, apenas cinco municípios tiveram três escolas de referência na avaliação estadual. Para obter o destaque, a cidade sertaneja tem promovido iniciativas como os programas municipais de Alfabetização na Idade Certa (ProAlfa) e de Melhoria da Aprendizagem (Promap).

LEIA MAIS

Educação de Petrolina conquista liderança entre grandes cidades no Idepe

(Foto: Ascom/PMP)

Após obter resultados inéditos e o topo no ranking no Ideb, o município de Petrolina (PE) também se consolidou com a melhor nota na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Pela primeira vez, Petrolina superou o patamar da nota 6 no estudo produzido pelo Governo do Estado. Nos anos iniciais, as escolas municipais da cidade sertaneja lideram o ranking com uma média 6,04 – representando a maior evolução do município no indicador. Em 2016, Petrolina teve nota 5,35; já em 2017, a média obtida foi 5,52; por fim, em 2018, subiu para 5,69.

LEIA MAIS

Famílias de alunos da rede municipal de Juazeiro continuam recebendo Kits da merenda escolar

(Foto: Ascom/PMJ)

Mais de 35 mil alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro (BA) vão receber o Kit merenda como suplementação alimentar das crianças e jovens, enquanto as aulas estiverem suspensas, devido à pandemia do coronavírus e os casos de H1N1. A medida foi tomada pelo prefeito Paulo Bomfim no início do isolamento social, através do Decreto Municipal N° 242/2020.

Nesta quarta-feira (08), a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) entregou o kit aos pais ou responsáveis dos alunos das EMEIs Pastor Manoel Marques, Adjalva e Luzinete Oliveira, localizadas nos bairros Piranga 1, Piranga 2 e Codevasf, respectivamente.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves, explicou que a partir do momento que recebe os alimentos dos fornecedores, a SEDUC liga para as gestoras das unidades, que entram em contato com os pais para avisar o dia e horário que podem ir buscar o kit na escola, para evitar aglomeração de pessoas.

Os kits merenda já foram entregues nas EMEIs: CAIC, Maria Suely, Jandira Borges, Ana Maria Morgado, Leni Lopes, Anna Hilda, Nosso Senhor dos Aflitos, Aprígio Duarte, Antônio Guilhermino, Gentil Damásio e Arlinda Varjão.

Petrolina: confira a lista de UBS e escolas onde acontecerá a vacinação contra a gripe

Primeira etapa da vacina é prioritária a idosos e profissionais da saúde (Foto: ASCOM)

O estoque de vacinas contra a gripe em Petrolina foi renovado e a partir dessa terça-feira (31) os idosos já pode comparecer às escolas municipais para tomarem a dose. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior parte da imunização acontecerá nas unidades educacionais.

O horário de atendimento será das 14h às 17h. Nessa primeira etapa o grupo prioritário é o de idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. As demais pessoas não poderão ser imunizadas agora. Aqueles em situação acamada devem tomar a dose em casa.

Confira a seguir as unidades onde acontecerá a vacinação:

LEIA MAIS

Escolas municipais de Dormentes dão início ao período de matrículas

(Foto: Ascom)

Começou hoje (6) o período de matrículas e rematrículas das escolas municipais Francisco Coelho de Macedo e Maurício José Rolim Cavalcanti, em Dormentes (PE). Até a próxima sexta-feira (10), os pais ou responsáveis devem comparecer às unidades escolares para garantir a vaga.

De acordo com informações da prefeitura municipal, para a efetivação da matrícula devem ser preenchidos e apresentados o Requerimento de matrícula, assinado pelo pai, ou pela mãe ou por responsável, ou pelo (a) estudante, quando maior de 18 (dezoito) anos; e o Termo de responsabilidade assinado pelo pai, ou pela mãe, ou por responsável do(a) estudante, para efeito de compromisso, acompanhamento da frequência escolar e participação no processo de aprendizagem.

LEIA MAIS

Mais de 11 mil alunos de escolas municipais são beneficiados com kits de saúde bucal em Petrolina

(Foto: SESAU)

A tarde de quinta-feira (9) foi de muitos sorrisos para as 100 crianças da creche municipal Criança Esperança, no N-9, zona irrigada de Petrolina (PE). É que os alunos receberam kits para prevenção de saúde bucal, além de atividades educativas, escovação e aplicação tópica de flúor.  A ação faz parte do projeto ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil’, uma parceria da prefeitura, através da Secretaria de Saúde com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Colgate, que já entregou cerca de 11 mil kits em 33 escolas municipais.

A proposta do projeto é promover saúde bucal em crianças de 0 a 13 anos. Cada aluno recebe a sacolinha do “Dr. Dentuço”, contendo uma escova, creme dental, sabonete e folheto explicativo. Aliado à entrega, a diretoria de Saúde Bucal de Petrolina procura desenvolver atividades lúdicas com os alunos.

LEIA MAIS

Petrolina Educa: obras em escola de Izacolância devem ser concluídas em maio

(Foto: Ascom/PMP)

As unidades escolares situadas no interior de Petrolina estão recebendo melhorias da Prefeitura Municipal. No Distrito de Izacolândia, três das quatro escolas já passaram por obras de manutenção e a previsão é que ainda nesse ano todas os prédios recebam os serviços.

Nas Escolas Municipais Guido Alves Cardoso e Mansueto de Lavor (Assentamento Mansueto de Lavor) os trabalhos de manutenção e pintura geral já foram concluídos. Em maio a Prefeitura espera concluir a pintura, substituição de portas e janelas, recuperação do telhado e a parte elétrica e hidráulica na Escola Municipal Maria das Graças de Souza (Assentamento São Francisco).

As obras estão inseridas na plataforma Petrolina Educa, como destaca a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Margareth Costa. “Quando assumiu a gestão em 2017, o prefeito Miguel Coelho se deparou com um cenário de abandono em muitas das nossas unidades de ensino. Hoje, uma equipe trabalha com muito esforço para mudar essa realidade. Já são mais de 50% das nossas unidades beneficiadas, mas temos muito trabalho pela frente”, disse.

‘Projeto Sorrisinho’ leva dentista para dentro das escolas municipais de Petrolina

(Foto: Alexandre Justino)

De jaleco colorido, máscara engraçada e um cachorrinho chamado “Dudu” cheio de dentes na boca. É assim que a dentista da Prefeitura de Petrolina, Tamires Coelho, se transforma na ‘Tia Tam’ e atende aos seus pequenos pacientes nas escolas do município todas as manhãs das terças-feiras, através do ‘Projeto Sorrisinho’. A profissional sai do consultório da Unidade de Saúde Dr. Júlio de Andrade e, com muito carinho, paciência e dedicação realiza consultas com crianças de 3 a 7 anos, além de dar orientações sobre saúde bucal e escovação correta.

O Projeto Sorrisinho, idealizado pela dentista Tamires e pela Diretoria de Saúde Bucal de Petrolina, teve início em outubro de 2017 e já atendeu quase 400 crianças de duas escolas municipais: Odete Sampaio, no bairro Jardim São Paulo e João Paulo I, no bairro João de Deus.

LEIA MAIS

Consciência Negra: escolas municipais de Petrolina comemoram mês com palestras e atividades culturais

(Foto: ASCOM)

Novembro é o mês da Consciência Negra, por isso, as escolas da rede municipal de Petrolina (PE) iniciaram no último sábado (10) as celebrações alusivas à data. As unidades escolheram este momento para ampliar o debate e a reflexão de temas importantes, como: igualdade racial,  preconceito e a inserção social, além de conhecer mais sobre a história e a cultura africana.

De acordo com a secretária executiva de Ensino, Sônia Passos, a data deve ser comemorada em todas as escolas, através de mostras culturais, exposições, palestras, apresentações de capoeira e dança, entre outras atividades. Na Escola Rubens Amorim, no bairro São José, por exemplo, cerca de 200 alunos, do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram do momento de socialização do projeto. Foram desenvolvidas atividades de promoção à cultura africana, valorização da negritude e respeito à diversidade, bem como apresentações de grupos de dança afro.

As atividades seguem em outras unidades da Rede. A escola Ariano Suassuna, no bairro Rio Corrente, vai iniciar, no próximo dia 19, a ‘Semana da Consciência Negra’ com palestras e atividades culturais de forma interdisciplinar. “Incentivamos o debate e o respeito à diversidade durante todos os anos, mas neste mês alusivo, orientamos as escolas a intensificar ao assunto, com foco na formação de cidadãos preocupados com a coletividade e sem preconceito”, pontuou Sonia Passos.

20 de novembro

LEIA MAIS

Escolas municipais promovem o XII Festival Esportivo do Salitre

(Foto: ASCOM)

As escolas municipais José de Amorim, Maria Monteiro Bacelar, Guiomar Lustosa e os colégios estaduais Modelo, Pedro Rego e Jutahy Magalhães realizaram no último final de semana, o ‘XII Festival Esportivo Lagoa 2018’, na comunidade da Lagoa do Salitre, zona rural de Juazeiro (BA). O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e moradores.

Em sua décima segunda edição, o Festival que acontece anualmente, reuniu escolas da sede e do interior do município com o objetivo de estimular a prática do esporte, como ferramenta de educação no espaço escolar. Os alunos competiram nas modalidades de atletismo, futebol society, handebol e baleô, feminino e masculino.

No atletismo foi realizada a corrida de 5 km, do povoado do Rodeadouro até a Lagoa do Salitre. O primeiro lugar ficou com a estudante Espedita Tainara Bezerra, no feminino e Uesley Gabriel dos Santos, no masculino. Os atletas foram premidos com troféus, medalhas e os três primeiros colocados ganharam uma premiação em dinheiro.

LEIA MAIS
12