Novembro é o mês da Consciência Negra, por isso, as escolas da rede municipal de Petrolina (PE) iniciaram no último sábado (10) as celebrações alusivas à data. As unidades escolheram este momento para ampliar o debate e a reflexão de temas importantes, como: igualdade racial, preconceito e a inserção social, além de conhecer mais sobre a história e a cultura africana.
De acordo com a secretária executiva de Ensino, Sônia Passos, a data deve ser comemorada em todas as escolas, através de mostras culturais, exposições, palestras, apresentações de capoeira e dança, entre outras atividades. Na Escola Rubens Amorim, no bairro São José, por exemplo, cerca de 200 alunos, do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram do momento de socialização do projeto. Foram desenvolvidas atividades de promoção à cultura africana, valorização da negritude e respeito à diversidade, bem como apresentações de grupos de dança afro.
As atividades seguem em outras unidades da Rede. A escola Ariano Suassuna, no bairro Rio Corrente, vai iniciar, no próximo dia 19, a ‘Semana da Consciência Negra’ com palestras e atividades culturais de forma interdisciplinar. “Incentivamos o debate e o respeito à diversidade durante todos os anos, mas neste mês alusivo, orientamos as escolas a intensificar ao assunto, com foco na formação de cidadãos preocupados com a coletividade e sem preconceito”, pontuou Sonia Passos.
20 de novembro
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares – situado na então Capitania de Pernambuco na segunda metade do século XVII – e símbolo da resistência à escravidão.