Petrolina conquista prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Inclusão PR

Município é destaque na categoria Inclusão Socioprodutiva em congresso estadual

Com uma política voltada ao incentivo ao empreendedorismo, a cidade de Petrolina voltou a ganhar destaque estadual ao conquistar mais uma edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O município foi reconhecido na categoria “Inclusão Socioprodutiva”, consolidando ações voltadas ao fortalecimento de pequenos negócios e ao desenvolvimento econômico local.

A premiação aconteceu durante o 9º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco, realizado no Recife Expo Center, reunindo gestores públicos de diversas regiões do estado.

O reconhecimento reflete o trabalho desenvolvido pela Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina), que vem atuando na criação de oportunidades para empreendedores formais e informais, tanto na zona urbana quanto na área rural do município.

LEIA MAIS

Juazeiro se consolida como polo de negócios e recebe Circuito Bahia do Franchising

Evento reforça força do empreendedorismo no Vale do São Francisco

Juazeiro consolida, cada vez mais, seu papel como polo estratégico de desenvolvimento econômico no interior da Bahia. O crescimento é visível nas obras, nos novos investimentos e nos projetos que têm colocado o município em destaque como ambiente favorável ao empreendedorismo.

Esse protagonismo foi reforçado com a escolha do Banco do Nordeste para sediar o lançamento do Circuito Bahia do Franchising. A iniciativa vai percorrer cerca de 12 das principais cidades do estado, com o objetivo de estimular o modelo de franquias como alternativa mais estruturada e segura para quem deseja abrir um negócio.

O evento aconteceu durante a JuazeirOpen, a 1ª Feira de Negócios do Vale do São Francisco, reunindo empresários, investidores e instituições parceiras. A programação foi voltada à troca de experiências, apresentação de oportunidades e discussão de estratégias para impulsionar o crescimento sustentável por meio do franchising.

LEIA MAIS

Petrolina ganha destaque no esporte mundial com mais uma edição do Triathlon Mãe Malvada 2026

Foto: Divulgação Mãe Malvada

O município de Petrolina se transforma, neste final de semana, em um importante polo esportivo do Nordeste ao sediar, em parceria com a Prefeitura Municipal, mais uma edição do Triathlon Mãe Malvada. O evento acontece nesse sábado (18) e domingo (19), com programação integrada também na cidade de Juazeiro, fortalecendo a conexão entre os dois municípios e valorizando o potencial esportivo da região do Vale do São Francisco.

Consolidada no calendário esportivo, a competição reúne as modalidades de natação, ciclismo e corrida, tendo como cenário o Rio São Francisco, elemento central não apenas para a dinâmica da prova, mas também para a promoção da conscientização ambiental e da preservação de um dos mais importantes patrimônios naturais do país.

LEIA MAIS

Petrolina é destaque em encontro sobre Governança Municipal em Recife

O vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho, representou o prefeito Simão Durando no encontro promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Recife. Na ocasião, o município de Petrolina recebeu o troféu de prata na colocação do grupo 7 do Índice de Governança Municipal (IGM), entre os municípios acima de 100 mil habitantes, consolidando ainda mais seu destaque em gestão pública.

O Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) é uma ferramenta estratégica criada pelo Conselho Federal de Administração para avaliar finanças, gestão e desempenho dos municípios brasileiros. O objetivo é oferecer informações qualificadas que ajudem a aprimorar a gestão pública e a melhorar os serviços prestados à população.

No evento, foram debatidas boas práticas de administração e estratégias para modernizar a gestão municipal. Segundo Ricardo Coelho, o prêmio e o índice são uma bússola importante para avançar na qualidade da gestão. “Petrolina já é reconhecida pelo planejamento e seriedade com que administra seus recursos. Participar desse debate reforça nosso compromisso de continuar inovando e servindo de referência em governança pública.”

Ascom

“Vila São Francisco” resgata memória de Petrolina no Pátio Ana das Carrancas

Sem dúvidas a cada ano o São João de Petrolina se consolida como uma das melhores festas juninas do Brasil, atraindo visitantes de todas as partes do Nordeste e do País. Na cidade, além de curtirem as belezas naturais do Rio São Francisco e os principais pontos turísticos da cidade durante o dia, quem vai ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas encontra uma grande estrutura montada para receber os forrozeiros com tranquilidade e segurança.

Para quem gosta de um forrozinho mais tradicional, em local mais tranquilo, o ponto a ser visitado é estrutura da Vila Cenográfica, chamada de “Vila São Francisco”, montado com réplicas de prédios históricos da cidade. No espaço é possível, encontrar a antiga Estação Ferroviária e a Igreja Matriz, bem como o coreto da Praça 21 de Setembro. “Aqui é um local muito bom e tranquilo. Estou vendo muitas famílias com crianças e muitos namorados que buscam um lugar bem sossegado no meio do Pátio. Muito bom para dançar um forrozinho nesse frio bom. Um local maravilhoso, estamos gostando muito”, destacou o estudante universitário, Guilherme Barbosa.

Além de fazer um breve passeio pelos pontos turísticos da cidade, a Vila São Francisco recebe inúmeras atrações e iniciativas dos patrocinadores do evento. A Vila São Francisco estará aberta todos os dias até o dia 23 de junho a partir das 18h.

Ascom

Petrolina é destaque em Revista especializada em Turismo no Brasil

Petrolina tem sido destaque frequente em diversas publicações nacionais devido ao seu desenvolvimento econômico, especialmente nos setores agrícola e turístico. Desta vez foi na Revista Festuris que deu destaque ao município na publicação oficial do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), do estado do Rio Grande do Sul, na edição de março. A Revista é reconhecida por destacar destinos e iniciativas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do turismo no Brasil.

A matéria intitulada como “No Sertão, clima quente e vinhos finos combinam”, destaca a região do Vale do São Francisco como a primeira indicação geográfica de vinhos tropicais do mundo. A produção anual de cerca de 8 milhões de litros de vinhos finos é favorecida pelo clima quente durante todo o ano, permitindo colheitas escalonadas. A produção está concentrada entre Bahia e Pernambuco, o que deixa o roteiro ideal para conhecer a produção de vinhos tropicais.

A cidade base é Petrolina, daqui partem as excursões para explorar as principais vinícolas nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, Casa Nova e Curaçá, na Bahia. As vinícolas Terranova, Santa Maria, Bianchetti,  Garziera, entre outras, são muito procuradas. Durante o passeio, o turista tem a oportunidade de familiarizar-se com nomes de tipos de uvas que incluem Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chenin Blanc, Petite Syrah, Tannat e Brut. O passeio vale como uma aula prática sobre o preparo da bebida, seus aromas e variedades.

Petrolina tem desenvolvido ações e incentivado eventos que oferecem e dão visibilidade ao enoturismo da região. A meta é fazer com que a cidade se torne uma referência ainda maior em turismo de negócios, oferecendo experiências ao longo do Rio São Francisco que incentivem o crescimento das atividades náuticas.

Luzete Nobre/Ascom Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Fotos: Prefeitura de Petrolina

Pernambuco se destaca na geração de empregos no Nordeste e no Brasil

Pernambuco registrou, no último mês de agosto, a geração de 18,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados ontem (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e levou o Estado à posição de líder na geração de empregos formais no Nordeste e terceiro no ranking nacional.

Os números do Caged se referem à diferença entre a admissão e demissão de trabalhadores com carteira assinada durante o período. O saldo positivo representa a criação de novas vagas formais. Nos primeiros oito meses de 2024, o Estado criou 43,5 mil postos de trabalho. “A geração de empregos formais em agosto confirma que Pernambuco está voltando a ser líder do Nordeste e referência para o País. Em pouco mais de um ano e meio de nosso governo, já são mais de 94 mil empregos criados”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Os números de agosto superaram, em mais de duas vezes, os 7,5 mil postos criados em julho e foram 16% superiores ao mesmo mês do ano passado. O setor que apresentou o melhor resultado foi a indústria, responsável pela criação de 6,49 mil empregos. Nesse contexto, a produção de açúcar no Estado contribuiu significativamente, com a criação de 5,2 mil vagas.  Os setores de serviços e de agropecuária também tiveram desempenhos significativos, com 5.815 e 2.869 novas postos de trabalho, respectivamente. O comércio e a construção também contribuíram com saldos positivos, gerando 2.362 e 566 postos.

Levando em conta apenas o Recife, o Caged de agosto também traz resultados positivos como a geração de 3.166 empregos formais, consolidando a cidade como a segunda capital do Nordeste em contratações. “Os dados mostram que o setor privado sente a segurança de investir na cidade. O trabalho junto às empresas tem o objetivo de criar o ambiente favorável e de previsibilidade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.

Em agosto, o setor de serviços liderou as contratações no Recife, com 12,8 mil admissões, seguido pelo comércio e pela indústria. As mulheres foram a maioria nas novas contratações, com 1.631 empregos contra 1.535 para homens. Quanto à faixa etária, o maior crescimento ocorreu entre os 18 a 24 anos, totalizando 1.498 novos postos de trabalho.

Folha PE

Volume de obras em Petrolina é destaque entre outros municípios de Pernambuco

O município de Petrolina segue sendo a maior vitrine de ações que dão certo em Pernambuco. Com projetos inovadores e ritmo de obra pujante, a “Califórnia Sertaneja” segue provando porque evoluiu de quinta para terceira maior cidade do Estado nos últimos anos. Durante os festejos juninos, alguns gestores públicos estão aproveitando a oportunidade para conhecer de perto grandes obras em andamento.

A prefeita de Lagoa de Itaenga-PE, Graça do Mionho, acompanhada de uma comitiva acompanharam a execução das obras do primeiro Centro de Referência em Saúde da Criança e do Adolescente (CRC) e da duplicação da Avenida Transnordestina. Durante as visitas guiadas pela equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, os visitantes puderam observar o ritmo acelerado das obras.

“Assim como a prefeita Graça do Moinho, outros gestores têm buscado em Petrolina uma referência de um Pernambuco que vem dando certo. O ritmo pujante das obras e a transformação constante da cidade conquista quem aqui chega, bem como, inspira outras gestões. Liderados pelo prefeito Simão Durando, vamos continuar trabalhando para elevar o nome do município, cada dia mais”, ressalta o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado.

Petrolina em Destaque

Petrolina foi destaque em encontro nacional de agências reguladoras de saneamento

A Prefeitura de Petrolina foi destaque no 4° Encontro Nacional das Agências Reguladoras Municipais e Intermunicipais de Saneamento (ENARMIS), realizado no final de julho, em Florianópolis-SC. O diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP), Rubem Franca, foi convidado para participar do painel sobre “Experiências em fiscalização da prestação dos serviços de água e esgoto”.

O encontro, que teve como tema ‘Os desafios da regulação do saneamento básico no País’, é considerado um dos principais do Brasil e reuniu representantes e dirigentes das agências reguladoras municipais e Intermunicipais de todo país com o objetivo de promover o fortalecimento institucional e debater as alterações trazidas ao setor pelo novo Marco Legal do Saneamento (Lei Nº 14.026/2020).

“Foi um excelente momento de debate de ideias e troca de conhecimento. Também foi uma oportunidade para mostrar como Petrolina tem evoluído na regulação dos serviços públicos ao longo dos últimos seis anos”, destacou Rubem.

Educação de Petrolina conquista liderança entre grandes cidades no Idepe

(Foto: Ascom/PMP)

Após obter resultados inéditos e o topo no ranking no Ideb, o município de Petrolina (PE) também se consolidou com a melhor nota na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Pela primeira vez, Petrolina superou o patamar da nota 6 no estudo produzido pelo Governo do Estado. Nos anos iniciais, as escolas municipais da cidade sertaneja lideram o ranking com uma média 6,04 – representando a maior evolução do município no indicador. Em 2016, Petrolina teve nota 5,35; já em 2017, a média obtida foi 5,52; por fim, em 2018, subiu para 5,69.

LEIA MAIS

Pernambuco é destaque em pesquisa sobre garantia de abastecimento de água durante a pandemia

Pernambuco foi um dos quatro Estados brasileiros que se destacaram em uma pesquisa conduzida pela ONG Artigo 19, sobre o planejamento do acesso à água para a população durante a pandemia. De todas as unidades federativas, o Estado pernambucano, juntamente com o Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Espírito Santo, apresentaram planos de ação para garantir o abastecimento de água e o esgotamento sanitário neste período.
 
Em março, a Compesa estruturou o Comitê de Acompanhamento e Combate à Propagação do Coronavírus, responsável pela implementação e monitoramento das ações estratégicas de reforço no abastecimento da população. A primeira medida adotada foi a suspensão, no dia 14 de março, da cobrança da conta de água para os clientes da tarifa social, beneficiando mais de 600 mil pessoas no Estado. Com base nas informações concentradas pelo comitê, e por meio da Lei de Acesso à Informação, a Compesa atendeu à solicitação da ONG Artigo 19, respondendo a sete pedidos de informação. 
 
“Para nós é motivo de orgulho e satisfação ter todo o trabalho que realizamos de enfrentamento à Covid-19, e que ainda está em andamento, reconhecido nacionalmente. A Compesa se manteve na linha de frente para garantir a prestação dos nossos serviços. A meta de levar água para as pessoas não saiu um segundo sequer do nosso radar. Por isso, conseguimos tirar do papel tantas ações que estão fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirmou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
 
Especializada em transparência pública, a ONG Artigo 19 enviou 216 questionamentos, por meio da Lei de Acesso à Informação, às secretarias de governo e às companhias de abastecimento de todos os Estados e do Distrito Federal. O resultado da análise, assinada pela ONG junto com outras 18 ligadas às pautas ambientais e de direitos humanos, pondera que “em um momento de crise sanitária, os mecanismos de transparência e disponibilização de informações à população deveriam ser reforçados, ainda mais em se tratando de um direito essencial para a prevenção do contágio de Covid-19.”
LEIA MAIS

Distribuidora de Juazeiro comercializa álcool em gel de grande credibilidade no país

Com mais de 12 anos de atuação no mercado, empregando mais de 50 pessoas e qualidade comprovada em tudo que faz, a Destaque Embalagens vem ganhando o mercado de Petrolina e região.

A empresa, com sede no Mercado do Produtor de Juazeiro, é a responsável pela comercialização do Álcool Gel Bel Arome, um gel higienizante 70%, produto de alta qualidade, com mais de 30 anos no mercado.

A empresa Dijanga Bel Arome Perfumes e Cosméticos Ltda, fabricante  do Álcool Gel Bel Arome, possui todas as suas licenças perante aos órgãos fiscalizadores, como a AFE (Autorização de Funcionamento de Empresas), emitido pela Anvisa, o Alvará de funcionamento, emitido pela Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Química (CRQ) da empresa e Responsável Técnico e o Registro do Produto na Anvisa sob o N° do Processo 25351.194459/2020-68. 

Portanto, se o consumidor quer ter a certeza de estar usando álcool em gel e líquido a 70% de qualidade, procure os produtos da marca Bel Arome, que são 100% confiáveis.

Partido Novo se destaca com melhores deputados federais do país

Para análise das votações, o Ranking dos Políticos conta com um Conselho de Avaliação de Leis.

Na próxima quarta-feira (27), o “Ranking dos Políticos” – plataforma digital que compara o desempenho dos parlamentares brasileiros – irá homenagear os 30 deputados e cinco senadores que tiveram o melhor desempenho no exercício do mandato, ao longo de 2019.

O portal avalia os parlamentares a partir de critérios como presença nas sessões, economia da cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso, como o aumento do Fundão Eleitoral, por exemplo.

Entre os deputados federais, o partido que tem se destacado mais é o Novo. Os oito melhores classificados no ranking fazem parte da sigla, inclusive com o melhor deputado federal do país. Já entre os senadores, o destaque fica para o partido Podemos com três nomes entre os cinco melhores.

LEIA MAIS

Professora da Rede municipal de Petrolina é destaque na fase estadual do Prêmio ‘Professores do Brasil’

O trabalho desenvolvido pela professora teve como objetivo abrir o debate sobre a problemática do Rio São Francisco. (Foto: ASCOM)

Da Escola Municipal Luiza de Castro Ferreira e Silva, no bairro João de Deus, em Petrolina, a professora Nilza Pereira de Souza, foi selecionada entre os três melhores colados na fase estadual do 10º Prêmio Professores do Brasil. A educadora foi inscrita na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais com um projeto sobre educação ambiental.

Com ‘Não Deixe o Rio Morrer’, Nilza concorreu com centenas de atividades desenvolvidas em escolas estaduais e municipais de Pernambuco. O prêmio, que é organizado pelo Ministério da Educação, incentiva premiar diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.

O trabalho desenvolvido pela professora teve como objetivo abrir o debate sobre a problemática do Rio São Francisco, a importância da água e dos seres vivos, envolvendo pais e toda comunidade.

LEIA MAIS

Alunos de escola municipal são destaques em concurso de redação da Justiça Federal de Petrolina

(Foto: ASCOM)

A Justiça Federal em Petrolina encerrou nesta sexta-feira (06) a programação em alusão aos 30 anos de instalação do órgão na cidade. Entre as atividades, aconteceu a premiação do concurso de redação para alunos da rede pública.

Com o tema “A Importância do Poder Judiciário para o fortalecimento da cidadania”, o concurso classificou 10 estudantes para a etapa final. Destes, sete são alunos da escola municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada em Caititu, zona rural do município.

“Um momento muito feliz para nossa Rede e, principalmente, para a escola. É um reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo de incentivo à leitura. Quero registrar o bom trabalho desenvolvido pelas professoras e gestão da unidade”, pontuou Maéve Melo, secretária de Educação de Petrolina.

As alunas Amanda Santos e Izadora Araújo, do 8º ano do Ensino Fundamental II, conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Além de certificação e medalhas, Amanda ganhou uma conta poupança no valor de R$500,00. “Estou muito feliz. É um grande incentivo e exercício para o futuro (…) vou continuar escrevendo”, frisou.

12