Professora da Univasf compõe forró ‘Balanço Dá’ para filho autista

A música “Balanço Dá”, interpretada pelo cantor Ivan Greg, transforma em forró o gesto de “balançar” como forma de afeto e inclusão.

PETROLINA – O que para muitos é um movimento repetitivo, para Karla Daniele Maciel Luz é melodia e cuidado. Docente do Colegiado de Psicologia da Univasf e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Karla assina a composição de “Balanço Dá”, música lançada recentemente nas vozes do sanfoneiro Ivan Greg. A canção é uma homenagem ao filho da professora, uma criança autista com nível dois de suporte, e busca desmistificar o “stimming” (comportamentos autorregulatórios).

O balanço como linguagem
Na letra, o ato de balançar frequentemente visto em crianças autistas como forma de organizar o sistema nervoso diante de sobrecargas sensoriais, ganha uma roupagem alegre e lúdica.

LEIA MAIS

Carro achado no N6 em Petrolina pode ter sido usado em sequestro de cozinheira

Um carro com as mesmas características do que teria sido usado no sequestro da cozinheira Gerlane Maria dos Santos, no bairro Alto do Cocar, em Petrolina, foi encontrado em uma estrada no Núcleo 6 (N6) do Projeto Senador Nilo Coelho, na zona rural do município, na manhã deste sábado (14). Equipes da Polícia Civil (PC) e peritos estão indo ao local onde o carro foi encontrado. Segundo o irmão de Gerlane, André Sobral, ainda não há nenhuma informação sobre onde ela esteja.

Em nota, a PC diz que está “investigando a ocorrência gerada no dia 12, preliminarmente como sequestro”. Ainda segundo a nota da PC, “um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos, identificar a autoria e a motivação do crime”.

Entenda o caso

Gerlane Maria dos Santos, de 46 anos, voltava do trabalho quando foi levada por um homem encapuzado, no final da tarde da quinta-feira (12). Os suspeitos estavam em um carro vermelho, da Volkswagen. Segundo familiares, Gerlane trabalha como cozinheira em uma creche no Alto do Cocar. Ela foi abordada quando chegava na casa de um aluno, na Rua 19. “Botaram a arma no dono da casa e levaram ela. Foi ele que foi avisar lá em casa sobre o sequestro”, diz André Sobral, irmão de Gerlane.

A Polícia Militar (PM) disse em nota que “ao chegarem ao local, uma testemunha relatou ter ouvido uma mulher batendo no portão e gritando por socorro. Quando abriu o portão, um homem armado, possivelmente com um revólver calibre .38, apontou a arma em sua direção e ordenou que o fechasse. A testemunha obedeceu, mas continuou ouvindo os gritos da mulher. Ao abrir o portão novamente, foi novamente ameaçada pelo suspeito, sendo obrigada a fechá-lo”.

Ainda de acordo com a PM, “em seguida, o indivíduo colocou a vítima à força dentro de um veículo Gol vermelho e deixou o local. A testemunha informou ainda ter encontrado uma munição calibre .38 no chão, próximo ao ponto onde o carro estava estacionado. O suspeito foi descrito apenas por características físicas, sem identificação nominal”.André descreveu a irmã como uma pessoa trabalhadora, de bom coração e querida por todos no bairro.

“Sempre ajudava, sempre quem precisava que falava com ela, ela ajudava. Bastante conhecida no bairro, redondeza, em todo lugar. Ficou um negócio estranho. Não tem motivo, a família também não tem confusão com ninguém”.

G1 Petrolina

Professora de Petrolina ganha prêmio nacional com projeto inovador sobre tecnologia

A rede municipal de ensino de Petrolina continua sendo um celeiro de boas notícias. Desta vez, o destaque é para a professora Willmara Marques Monteiro, da Escola Municipal Professor Paulo Freire, que foi uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir. A premiação reconhece práticas inovadoras na educação básica brasileira, destacando iniciativas conectadas com a realidade dos estudantes e das escolas. Ao todo, o Porvir recebeu 951 projetos de educadores de todos os estados do Brasil. Destes, 30 finalistas foram selecionados e tiveram suas práticas publicadas no site da iniciativa, concorrendo em 10 categorias. Willmara foi a grande vencedora na Categoria de Melhor Projeto de Tecnologia do Brasil.

O projeto que garantiu a vitória da professora é intitulado Hackers da Caatinga, desenvolvido na Escola Paulo Freire. O objetivo da iniciativa é fomentar o pensamento matemático e computacional dos alunos, promovendo o senso de pertencimento à região e incentivando a preservação da Caatinga. Para isso, o projeto busca integrar a matemática com outras disciplinas, como história, geografia e ciências, através de desafios interdisciplinares. Além disso, amplia o acesso dos estudantes à tecnologia e à programação, preparando-os para os desafios do futuro.

Sobre a conquista, a professora Willmara destacou a importância do reconhecimento para a valorização da educação inovadora. “Esse prêmio representa a força dos professores que acreditam no poder transformador da educação. Nosso projeto nasceu da necessidade de conectar os alunos à sua própria realidade e mostrar que a tecnologia pode ser uma aliada na preservação ambiental e no desenvolvimento da nossa região. Estou muito feliz por ver esse trabalho sendo reconhecido nacionalmente e espero que ele possa inspirar outros educadores a inovarem em sala de aula”, ressaltou Wilmara.

Os vencedores do Prêmio Professor Porvir participarão da cerimônia de premiação em São Paulo no mês de maio e terão suas experiências registradas na publicação de um livro. Além disso, os professores premiados passarão a atuar como embaixadores do Porvir, contribuindo para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras em todo o país. Essa conquista reforça o potencial dos educadores da rede municipal de Petrolina e destaca a importância de projetos que conectam a educação à realidade local, proporcionando aos alunos oportunidades de aprendizado significativas e transformadoras.

Ascom

Professora da rede municipal de Juazeiro será única representante da Bahia em evento internacional de esporte escolar

A professora de Educação Física da Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, no bairro Quidé, Carla Luz, será uma das representantes brasileiras no “Teachers Games”, evento internacional de esporte escolar, que acontecerá em Toulon, na França, entre os dias 5 e 10 de maio. Apenas 27 professores brasileiros irão participar do evento, Carla será a única representante da Bahia.

A indicação da professora foi definida pela Federação Baiana de Esporte Escolar. “A participação nesse evento é mais do que uma realização profissional, é uma realização pessoal. Eu quero registrar a minha imensa gratidão à Federação Baiana pelo reconhecimento do meu trabalho e por desenvolver um olhar para a prática educacional da Bahia sem distinção entre regiões, modalidades ou gêneros. Ser indicada como representante da Bahia mostra a força de Juazeiro no Esporte Escolar, evolução que vem sendo consolidada a cada ano, e eu quero continuar contribuindo para essa evolução”.

A professora falou ainda sobre a experiência de representar o Brasil. “Será um intercâmbio valioso, porque todas as temáticas abordadas são de excepcional importância para o processo de formação da nossa juventude juazeirense. Minha missão é trocar muito conhecimento e conseguir compartilhar com os meus colegas de profissão. Além disso, o sonho de todo atleta, seja ele profissional ou amador, como é o meu caso, é vestir a camisa verde e amarela. Eu irei sentir o gostinho de representar o Brasil em uma competição internacional, compondo as equipes esportivas nas modalidades de voleibol, natação e rúgbi de praia”.

O “Teachers Games”, promovido pela International School Sports Federation (ISF), vai reunir representantes de 35 países e tem como objetivo celebrar o papel do professor de Educação Física na formação do futuro da juventude ao redor do mundo. Considerado como os Jogos Mundiais dos Professores, o evento apresenta um programa educacional diversificado, com workshops focados em estratégias de ensino, saúde infantil, engajamento de meninas na educação física, tecnologia da educação e inclusão, entre outros temas.

Ascom

Diretor do CEMIT em Juazeiro é exonerado por tentar afastar vice-diretora pelo fato dela votar em Bolsonaro. Ouça o áudio da conversa

A professora e vice-diretora Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica – CEMIT do Sertão do São Francisco Isana Shasta confirmou nesta terça-feira (31) para a equipe do Cartaz da Cidade ter feito uma denúncia acusando o diretor do CMIT e também professor Roberval Leal Rodrigues de perseguição. O motivo estaria ligado à questões políticas. O CEMIT está localizado no bairro Santo Antônio em Juazeiro

De acordo com os áudios registrados em Cartório na Primeira Serventia Notarial de Petrolina, por meio de Ata Notarial, o diretor da instituição de ensino teria requerido sua transferência por ela não integrar o grupo político do governador da Bahia, Rui Costa associado ao Partido dos Trabalhadores – PT

Em entrevista, a professora Isana destacou que constituiu advogado que entrou com um processo administrativo contra o servidor público no âmbito estadual

Fui orientada a não comparecer mais na escola e aguardar um decisão. Que eu ficasse em casa. Estou apenas aguardando para ver quais medidas serão tomadas. Entrei com um processo administrativo contra ele (Roberval) por perseguição”, contou a educadora

Ouça um trecho do áudio apresentado pela professora:

A repercussão negativa do fato resultou na exoneração do senhor Roberval Leal Rodrigues, matricula nº 11204714 ocupante do cargo em comissão Diretor porte Especial N2  no CEMIT SERTÃO SÃO FRANCISCO, conforme foi publicado no diário oficial do Estado, do último dia 29 de Julho de 2022. Veja print da publicação no DOE

Além da exoneração, o ex-diretor deverá responder dois processos movidos pela professora Isana Shasta, um na área cível que já deveria ter ocorrido a audiência, mas por força de compromisso do advogado dela que tinha outra audiência, houve a remarcação da data para o dia 19 de agosto, e outro na área criminal, o MP já acatou a queixa crime mas ainda não foi marcada a audiência.

As informações são da equipe do Cartaz da Cidade e do Blog do Professor Taciano Medrado.

Universidade é criticada após ter Anitta como mentora em curso

A cantora Anitta causou polêmica após ser anunciada como nova mentora de uma universidade. A artista terá um curso no qual contará os passos que deu até o sucesso de atualmente. “Eu queria muito compartilhar o que eu utilizei de conhecimento na minha carreira com todo o meu público e com todos os brasileiros”, contou Anitta nas redes sociais.

Porém, a novidade foi alvo de críticas. Os internautas reclamaram, nos perfis da universidade, sobre o fato de ter a cantora como professora de um curso “desvalorizaria os professores universitários” ou até mesmo que “seria uma ambiente para ela fazer militância“.

As aulas serão realizadas de forma 100% virtual e os inscritos poderão ter acesso ao material de Anitta durante seis meses, além de ganhar um certificado autografado pela própria Anitta. As aulas começam no dia 23 de maio.

Luto: Aos 83 anos, morre Luzia Pia de Medeiros Alves; Ela foi professora da Facape

Faleceu nesta segunda-feira (17), na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, a professora Luzia Pia de Medeiros Alves, de 83 anos. Luzia foi a primeira professora de inglês da Facape e atuou em vários colegiados.

A Faculdade de Petrolina (Facape) lamentou o falecimento da professora. Para os colegas, as memórias são de uma mulher forte, com um espírito livre, desafiadora, que lutava por seus objetivos e de uma energia contagiante.

‘Auxílio Tecnológico’ : Proposta do Sindsemp vira projeto de Lei aprovado nesta quinta-feira na Câmara Municipal de Petrolina

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina – Sindsemp acompanhou nesta quinta-feira(2), na Câmara Municipal, a votação do Projeto de Lei do Poder Executivo N° 027/2021, que institui o ‘Auxílio Tecnológico’ para os professores e membros das equipes gestoras da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

O projeto de lei, que surgiu através de uma pauta sugerida pelo Sindsemp, em reuniões com o Secretário de Educação de Petrolina, Plínio Amorim. O ‘Auxílio Tecnológico’, instituído em Lei em razão da pandemia do COVID-19, será destinado à aquisição de equipamentos eletrônicos como computadores, notebooks, tablets e equipamentos similares por professores efetivos e contratados da Seduce e pertencentes ao grupo magistério. O objetivo do auxílio, de acordo com o Projeto de Lei, é “promover uma melhor qualidade na realização de atividades escolares” pelos trabalhadores e trabalhadoras da educação do município.

LEIA MAIS

Professora que disse que menina de dez anos estuprada foi ‘bem paga’ pelo tio é demitida em SP

Secretário de Educação de SP, Rossieli Soares. (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Educação do Estado de SP demitiu nesta quarta (19) uma professora de educação básica da rede estadual que publicou em uma rede social mensagens dizendo que o caso da menina de dez anos estuprada no Espírito Santo “não foi nenhuma violência”.

“Ela já tinha vida sexual há quatro anos com esse homem. Deve ter sido bem paga”, afirmou a profissional de educação básica Eliana Nuci de Oliveira em uma postagem.

Em outra, ela diz que “crianças se defendem chorando pra mãe, esta menina nunca chorou por quê?”. “[Ela foi] demitida imediatamente para não estar próxima de nossas crianças e jovens”, afirma o secretário da pasta, Rossielli Soares da Silva.

“É um absurdo uma profissional que deve ser educadora e defensora da infância afirmar que não é uma violência. Repúdio total a qualquer um que defenda um absurdo.”

Petrolândia: Primeiro óbito por Covid-19 no município é de professora com gestação de alto risco

Em nota enviada a imprensa a Prefeitura de Petrolândia registrou a primeira morte por coronavírus no município, trata-se de uma professora da Rede Municipal de Ensino que estava grávida em uma gestação de alto risco, e no início da semana perdeu o bebê.

Confira a íntegra da nota:

É com muito pesar que comunicamos o primeiro óbito por Covid-19 registrado em Petrolândia.

A paciente vinha lutando contra a doença há dias e seguia em internamento no IMIP, na cidade do Recife. Trata-se de Pollyanna Viana da Silva Souza, professora da Rede Municipal de Ensino, ofício ao qual se dedicou com determinação e amor.

Pollyanna havia sido encaminhada para tratamento em Recife, no Hospital Agamenon Magalhães para tratar de problemas cardiológicos, onde contraiu Covid-19. A paciente estava grávida em uma gestação de alto risco, e no início da semana perdeu o bebê. Pollyanna teve uma parada cardíaca neste domingo e as tentativas de reanimação não obtiveram sucesso.

Nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de grande dor, ao tempo que rogamos a Deus para confortar cada coração.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Morre professora “Da Paz”, irmã do radialista Edenevaldo Alves

Irmã de Edenevaldo Alves lutava contra um câncer.

Faleceu na tarde desse domingo (1º) Maria da Paz Alves de Oliveira, de 63 anos, irmã do radialista Edenevaldo Alves. Ela estava internada no Hospital Neurocárdio, em Petrolina (PE), onde lutava contra um câncer desde o mês de janeiro.

“Da Paz” foi professora há 26 anos do Estado de Pernambuco, trabalhou na escola Padre Manoel de Paiva Netto e na escola Paul Harris, e deixa deixa esposo, três filhos e quatro netos.

O velório teve início às 22h desse domingo no SAF da Avenida Sete de Setembro. O sepultamento acontece nesta segunda-feira (2), às 10h, no cemitério Campo das Flores, Centro de Petrolina.

PM de Juazeiro prende suspeito de participar de homicídio contra professora

(Foto: Ilustração)

Um dos suspeitos de participar do homicídio que vitimou a professora Élida Márcia de Oliveira, no dia 20 de fevereiro em Juazeiro (BA) foi preso pela Polícia Militar no começo da manhã desse domingo (10). Segundo a 75ª CIPM, ele pilotava a moto utilizada no dia do crime.

LEIA TAMBÉM:

Professora é morta a tiros em Juazeiro

A polícia chegou ao suspeito durante uma abordagem por volta de 6h30, no contorno do Mercado do Produtor, quando avistou dois homens e com um deles havia a documentação de uma motocicleta Honda Bros placa PIS-6902, do Piauí, mesmo veículo utilizado pelos assassinos.

LEIA MAIS

Lagoa Grande: após agredir professora dentro da escola, mãe de aluno é encaminhada para a delegacia 

Na quinta-feira (21) uma professora da rede municipal de Lagoa Grande (PE), foi agredida com tapas e arranhões pela mãe de um aluno. O fato aconteceu na Escola Municipal Fabriciano Alves Cardoso. De acordo com informações da 7ª CIPM, a agressão foi motivada após a professora mandar o aluno para casa, pois ele estava atrapalhando a realização de uma avaliação.

Segundo o relato da professora, após mandar o aluno do 1º ano do ensino fundamental para casa, a mãe do menor foi até a escola e começou a agredi-la com tapas e arranhões. A violência foi testemunhada por uma servidora, que atua como auxiliar de professor.

LEIA MAIS

Professora Cibele de Lima morre aos 60 anos, ex-alunos e instituições manifestam pesar

(Foto: Reprodução/Facebook)

O Vale do São Francisco perdeu na madrugada dessa quarta-feira (7) uma das docentes mais conhecidas na região. Cibele de Lima morreu aos 60 anos em Juazeiro (BA), vítima de um infarto fulminante.

Com passagens por colégios particulares e cursinhos pré-vestibular, Cibelle lecionou língua portuguesa também em faculdades.

Seu corpo será velado a partir das 15h no SAF do bairro Santo Antônio, na cidade baiana. O sepultamento está marcado para o final da tarde. Assim que a notícia de sua morte repercutiu, várias mensagens nas redes sociais lamentaram o ocorrido.

“Sempre disposta a contribuir para o aprimoramento pedagógico, a professora Cibele foi um exemplo de dedicação ao trabalho e amor à Educação e imensamente querida pela direção, funcionários e alunos”, publicou o curso Top de Linha, do qual ela fez parte do corpo docente.

Ex-secretário de Cultura de Petrolina na gestão de Julio Lóssio, Iuric Pires também usou as redes sociais para se manifestar. “Obrigado, professora, por todas as palavras de motivação e carinho”, comentou.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) também se manifestou e emitiu uma nota. “Cibele tinha 60 anos, foi gestora, orientadora, educadora, professora de Literatura Portuguesa em Petrolina e Juazeiro. Participou em conjunto com a CDL Petrolina de forma ativa com atividades educacionais e recebeu o título de Sócia Benemérita da entidade em 2017”, diz a nota.

Secretaria de Educação de Juazeiro emite nota de pesar por morte de professora em Curaçá

(Foto: Reprodução/ Whatsapp)

A secretaria de Educação de Juazeiro (BA) emitiu nota de pesar pela morte da professora Kelly Cristine Souza Gomes Reis, que faleceu nesse domingo (08) após ser atropelada por uma cavalo durante a festa do vaqueiro em Curaçá (BA). Kelly era coordenadora pedagógica da Escola Municipal Santo Antônio, no NH3, zona rural de Juazeiro.

Confira a íntegra da nota

É com muita tristeza que a equipe da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro comunica o falecimento da professora Kelly Cristine Souza Gomes Reis, da Rede Municipal de Ensino, ocorrido neste domingo (08), no município de Curaçá.

LEIA TAMBÉM

Tragédia em Curaçá: professora é atropelada por cavalo durante festa do vaqueiro e morre no hospital

Muito querida e uma excelente profissional, a professora Kelly era coordenadora pedagógica da Escola Municipal Santo Antônio, no NH3, zona rural do município.

Neste momento de dor a equipe da SEDUC externa solidariedade com votos de paz e conforto aos familiares, amigos e colegas de trabalho. O velório está acontecendo no SAF, e o enterro está previsto para esta segunda-feira (09), às 16h“.

12