“A escola deveria ser um local seguro”, desabafa educadora após briga envolvendo aluna de escola estadual no Rio Corrente

https://youtu.be/D-aWkaT8dTQ

Uma educadora da Escola Estadual Professor Simão Amorim Durando, localizada o bairro Rio Corrente, Zona Oeste de Petrolina (PE), fez um desabafo sobre as dificuldades dos profissionais da área de educação após precisar separar uma briga envolvendo aluna de escola na noite dessa segunda-feira (26).

No texto, Simone Mara da Silva, que trabalha como educadora de apoio, afirma que “a escola deveria ser um local seguro, um local de formação de cidadão” e questiona “como podemos formar cidadãos se as crianças, os jovens, os adolescentes que chegam à escola desconhecem os preceitos de cidadania?”.

Além disso, a profissional relata o cenário de horror que se instalou em frente à escola no turno da noite, por volta das 21h45, quando um grupo de “indivíduos de caráter duvidoso” se amontoavam na prota do colégio e uma jovem, que não era aluna da unidade, aguardava uma das estudantes para iniciar uma briga.

“Quando uma das professoras se dirigia ao ponto de ônibus, retornou porque não conseguiu sair da escola tamanha era a multidão de pessoas que aguardava a briga. Imediatamente, ela voltou e nos chamou avisando que tinha algo estranho acontecendo na frente da escola. Foi quando nos dirigimos até lá para verificar e foi ai que nos deparamos com cenas horríveis de violência. As duas meninas engalfinhadas, os indivíduos dando chutes (eles chamam de voadora) e eu e mais outro professor no meio dessa confusão tentando evitar algo mais grave”, afirmou.

“A minha colega, que é gestora adjunta mais a professora que voltou para nos chamar, tentando fechar o portão enquanto nós arrastávamos as duas para dentro da escola. Quando conseguimos colocá-las para dentro e as minhas colegas fecharam o portão, os indivíduos iniciaram uma guerra dando chutes no portão até derrubá-lo”, relatou.

O estresse mental, físico e emocional tiraram o sono da educadora e a fez chorar muito durante a noite em sua residência. “Chorei porque não foi pra isso que me preparei. Chorei porque nós somos responsabilizados por mudar uma sociedade e nós não sabemos fazer milagres. Chorei porque convidamos as famílias para nos ajudar e pais e mães não comparecem a escola, pais e mães deixam lá os seus filhos e não querem ser “incomodados” quando os chamamos para conversar sobre eles. Não participam das reuniões, dos encontros na escola porque “nunca tem tempo”.

No final do desabafo, Simone pede respeito em nome dos colegas de profissão que estiveram com ela durante o momento de terror e em nome dos tantos colegas que, diariamente, sofrem com esse tipo de situação inaceitável. “Respeito, respeito e respeito”, pediu.

Confira o relato na íntegra

Fico me perguntando o que será do futuro do Brasil? Todos os dias me faço essa pergunta. Não vejo esperança para um país mergulhado em problemas. Sou uma servidora pública, que ao contrário do que a maioria das pessoas acha, cumpro e realizo meu trabalho com amor, dedicação e compromisso. Cumpro meus horários e até trabalho horas a mais do que deveria. Não só eu. Muitos dos meus colegas também. Trabalho numa escola estadual localizada na zona oeste de Petrolina, no bairro Rio Corrente.

Às vezes não sinto que estou dentro de uma instituição educacional, porque temos que desempenhar inúmeros papeis que fogem ao papel de educador. A escola deveria ser um local seguro, um local de formação de cidadão. Mas, como podemos formar cidadãos se as crianças, os jovens, os adolescentes que chegam à escola desconhecem os preceitos de cidadania e, quando são apresentados a eles, zombam, consideram sem importância porque são crianças, jovens e adolescentes sem limites. Por isso a minha inquietação quanto ao “futuro do país”.

LEIA MAIS

Luto: Professora Maria Wilza Barros morre em Petrolina

Maria Wilza Barros em vida.

No início da noite desta quarta-feira (13), a professora Maria Wilza Barros, de 93 anos, veio a óbito em Petrolina (PE). Ela se encontrava internada em uma unidade de saúde da cidade.

Maria trabalhou boa parte da sua vida como professora. Ela é mãe de Geraldo Miranda, diretor da Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana de Petrolina (AMMPLA). Local de sepultamento e enterro deve ser revelado em breve pela família.

Suposta professora simula sexo oral em aluno e gera polêmica na web

Um vídeo polêmico está circulando nas redes sociais. Nas imagens, uma mulher, supostamente professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ensina os alunos a colocarem uma camisinha, usando a boca, em um pênis artificial. No entanto, o que seria apenas mais uma aula de educação sexual, causou polêmica e recebeu muitas críticas ao mostrar a professora usando um de seus alunos como modelo.

No vídeo, filmado por um dos alunos, a professora inicia falando que irá fazer uma demonstração, enquanto vários estudantes ficam ao redor e aguardam. A mulher então coloca a caminha na boca, em meio a gritos e risadas, abaixa-se, posicionando-se em frente a um estudante que está com o pênis artificial amarrado na cintura, e coloca o preservativo no objeto, usando a boca. Os alunos em volta riem, aplaudem e gritam, enquanto a professora volta à posição normal.

Repercussão

Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram o método de ensino da suposta professora. O deputado estadual do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PSC), postou o vídeo no Twitter e questionou o que viu nas imagens.

O ator Alexandre Frota também compartilhou o vídeo e comentou sobre as imagens: “Vejam isso em uma escola Professora ensina alunas a colocarem camisinha. Até aí vamos considerar tudo bem. Porém vejam como foi a aula”, disse em uma postagem feita no Facebook.

Até o momento, nem a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia nem a Secretaria de Educação do Estado se pronunciaram sobre o assunto.

Com informações do NE10

Professora da Rede municipal de Petrolina é destaque na fase estadual do Prêmio ‘Professores do Brasil’

O trabalho desenvolvido pela professora teve como objetivo abrir o debate sobre a problemática do Rio São Francisco. (Foto: ASCOM)

Da Escola Municipal Luiza de Castro Ferreira e Silva, no bairro João de Deus, em Petrolina, a professora Nilza Pereira de Souza, foi selecionada entre os três melhores colados na fase estadual do 10º Prêmio Professores do Brasil. A educadora foi inscrita na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais com um projeto sobre educação ambiental.

Com ‘Não Deixe o Rio Morrer’, Nilza concorreu com centenas de atividades desenvolvidas em escolas estaduais e municipais de Pernambuco. O prêmio, que é organizado pelo Ministério da Educação, incentiva premiar diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.

O trabalho desenvolvido pela professora teve como objetivo abrir o debate sobre a problemática do Rio São Francisco, a importância da água e dos seres vivos, envolvendo pais e toda comunidade.

LEIA MAIS

Professora é presa em Recife suspeita de tráfico internacional de drogas

Droga estava diluída em recipientes de shampoo. (Foto: Divulgação/PF)

Uma mulher, de 38 anos, foi presa no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes por Agentes da Polícia Federal suspeita de tráfico internacional de drogas.

A prisão aconteceu na madrugada da última sexta-feira (29), mas só foi confirmada no início da manhã deste domingo (1º). Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a mulher se identificou como professora de inglês.

Ela foi presa com  2.5kg de cocaína diluída em recipientes de shampoo e antisséptico bucal. A mulher, segundo informações, seria do estado do Espírito Santo, mas estaria morando na Bahia.

Polícia não encontra vestígio de “chumbinho” em suposto envenenamento de professora

(Foto: Ilustração)

Em agosto deste ano, uma professora passou mal após tomar água e foi socorrida para um hospital. Na época o caso foi tratado como suposto envenenamento. Nesta sexta-feira (8) um laudo deu negativo para chumbinho.

O incidente que aconteceu em Nazaré da Mata, repercutiu pela suspeita de que os próprios alunos teriam envenenado a professora com chumbinho. O resultado da análise feita pelo Laboratório Químico do Instituto de Criminalística deu negativo para chumbinho. Foi encontrada apenas uma bolinha de chumbo, do tipo que é usado em espingarda de pressão, e que não faz mal à saúde caso seja consumida.

Com informações do G1

Pernambuco: três crianças são investigadas em suposto envenenamento de professora

(Foto: Internet)

A Delegacia de Nazaré da Mata investiga o suposto envenenamento de uma professora de uma escola particular do município, localizado na Mata Norte de Pernambuco, ocorrido nessa quinta-feira (31).

Os suspeitos são três crianças – duas de 9 anos e uma terceira de 11 – que estudam na unidade de ensino. Para o delegado titular do caso, Rommel Ricardo, os alunos planejaram a ação, o que demonstraria um alto grau de periculosidade dos envolvidos.

A professora passou mal após beber uma água que supostamente foi envenenada pelos alunos. Ela foi socorrida com náusea e dores abdominais para o Hospital Regional Ermírio Coutinho e teve alta na mesma noite. Nesta sexta (1°), a mulher foi ouvida na delegacia do município.

“Ela nos confirmou que as crianças teriam colocado essa substância, que, até o momento, não sabemos se é veneno realmente. Estamos aguardando a confirmação com o IC [Instituto de Criminalística]”, disse. O próximo passo será ouvir os suspeitos.

Segundo o delegado, as investigações iniciais apontam que as duas crianças de 9 anos esperaram que a professora saísse da sala de aula e colocaram a substância na água que ela trouxe, enquanto a criança de 11 anos ficou vigiando na porta.

LEIA MAIS

Juazeiro: Professora Lourdes Duarte completa 100 anos e Câmara homenageia

(Foto: ASCOM)

A Câmara de Vereadores de Juazeiro está liderando as homenagens ao centenário da Professora Maria de Lourdes Duarte, completados nesta segunda feira (26).

Placa alusiva à data foi afixada na sua residência na tarde de hoje e uma sessão especial será realizada amanhã, a partir das 19h no Plenário da Casa Aprigio Duarte.

Para o Presidente Alex Tanuri, acompanhado de 15 vereadores, que esteve na residência da Professora Maria de Lourdes Duarte para o descerramento da placa alusiva ao centenário “a Câmara de Juazeiro entende que a educação é o único pilar que dá sustentação a uma sociedade mais justa, que oferece perspectiva de futuro aos jovens e dá esperança a todos nós que o Brasil será uma grande Nação. Homenagear a Professora Lourdes Duarte, símbolo vivo da educação em Juazeiro, é nosso dever”.

Emocionada Professora Lourdes, mantém o otimismo e o entusiasmo: “Juazeiro merece tudo que fiz e poderei fazer”.

Xique-xique: professora morre eletrocutada por fio de alta tensão

(Foto: Ilustração/Internet)

A professora Luciene Marques dos Santos, de 49 anos, faleceu nesta terça-feira (7), em Xique-Xique (BA),  após ser eletrocutada por um cabo de alta tensão que se rompeu de um poste de energia. Segundo a Polícia Militar, no momento do acidente chovia muito.

Ainda de acordo com os policiais, testemunhas relataram que o fio soltou da rede elétrica e caiu em cima da bicicleta da professora. Ela não resistiu à descarga elétrica e faleceu na hora. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

Luciene estudou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e, atualmente, trabalhava no Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano- CEEP, em Xique-Xique.

Coelba

Após o acidente, uma equipe da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foi acionada. Pouco tempo depois a empresa suspendeu, por um período, a energia de toda cidade.

Professora é presa furtando lojas em Salgueiro (PE)

(Foto: Ilustração)

No carro da mulher foi encontrada uma sacola com diversas peças de roupas. (Foto: Ilustração)

Uma professora, de 44 anos, foi detida por furtar peças de roupas nas lojas Americanas e Moda Mania no Salgueiro Shopping, em Salgueiro (PE). De acordo com informações, a mulher foi presa pela Polícia Militar após ela tentar sair da loja sem pagar pelo valor dos produtos da loja Americanas.

No carro da mulher foi encontrada uma sacola com diversas peças de roupas e outros produtos da loja Moda Mania, que já havia feito uma denúncia de que a suspeita teria furtado produtos.

A professora e as testemunhas foram encaminhadas até a DPC local, onde foi feito o flagrante em desfavor da suspeita que foi liberada após o pagamento de fiança.

Artigo de professora da Facape é premiado em concurso na Argentina

(Foto: ASCOM)

No trabalho premiado, Jaiza faz uma análise sobre o livro Malleus Maleficarum. (Foto: ASCOM)

A professora Jaiza Sammara Alves, que leciona na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), foi premiada com seu artigo, que tem o título ‘El Malleus Maleficarum y su influencia em El ordenamiento jurido medieval y em La seleccion y punicion de las llamadas brujas’, no 2º concurso de Ficcion y Derechoda Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

No trabalho premiado, Jaiza faz uma análise sobre o livro Malleus Maleficarum – considerado o mais famoso manual de caça às bruxas da Inquisição, de Heinrich Kramer e Jacobus Sprenger – e sua influência no sistema jurídico medieval, tentando compreender como se dava a seleção e punição das pessoas consideradas bruxas. O artigo é um estudo de como as mulheres eram vistas no livro e na sociedade na época. O concurso desde então reúne trabalhos de vários países sobre ficção e Direito.

Com informações da ASCOM

Livro “Poetizando” é lançado por autora no interior de Lagoa Grande-PE

Livro Poetizando - professora Ronilde Gonçalves

Lançamento do primeiro livro de poesias da professora, escritora e poetisa Ronilde Gonçalves

O auditório da Escola Dom Helder Câmara, distrito de Vermelhos, interior do município de Lagoa Grande-PE, foi palco de um grande evento cultural ontem (04), o lançamento do primeiro livro de poesias da professora, escritora e poetisa Ronilde Gonçalves, moradora da localidade de de Malhada Real e que escreve seus próprios poemas desde os 13 anos de idade.

A escritora relata que sua inspiração veio da beleza das diversas poesias que costumava ler, logo se sentiu envolvida com textos literários, tendo grande admiração por vários escritores, mas seu verdadeiro encanto são os sonetos, principalmente os de Luis de Camões.

A obra, intitulada Poetizando, apresenta poemas diversificados, trazendo uma excelente opção de leitura que reflete tanto o romantismo quanto a realidade contada e dinamizada com transparência e sentimentos semiocultos. “O propósito dessa obra é proporcionar ao leitor uma intensa reflexão sobre a vida, sobre o amor que o conduzirá ao encontro emocionante com seu próprio ego”, comenta.

 

12