“O Agente Secreto” festeja carnaval com mais um prêmio antes do Oscar

Em pleno domingo de carnaval, o filme pernambucano “O Agente Secreto” conquistou mais um prêmio para o Brasil antes do Oscar 2026, marcado para 15 de março. Na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards, realizada na noite deste domingo (15), a produção dirigida por Kleber Mendonça Filho venceu na categoria de Melhor Filme Internacional.

O Brasil também levou o prêmio de Melhor Fotografia com Adolpho Veloso, por seu trabalho em “Sonhos de Trem”, longa da Netflix também indicado ao Oscar. A coincidência é que foi o ator Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, quem entregou o prêmio a Adolpho.

Diario de Pernambuco

Mega da Virada 2025: prêmio histórico de R$ 1 bilhão já é realidade

A Mega da Virada alcançará o valor inédito de R$ 1 bilhão, estima uma fonte da Caixa Econômica Federal. O patamar histórico supera todas as previsões iniciais e concretiza o cenário antecipado ainda em dezembro de 2024 ao Globo, quando a instituição afirmou que o país “não demoraria” a ter um prêmio bilionário no sorteio especial de fim de ano. Com o acúmulo do último sorteio 2954, o banco anunciou o valor de “nove zeros”.

As apostas foram abertas em novembro com o prêmio inicial em R$ 850 milhões. Outra novidade deste ano é a ampliação do horário para jogar online. Os apostadores terão uma hora extra para registrar seus palpites pelo site ou aplicativo das Loterias Caixa, com prazo estendido até 20h30. No ano passado, a Mega da Virada havia batido seu recorde com um prêmio de R$ 600 milhões. Agora, a combinação de forte crescimento na arrecadação, maior volume de apostas e campanhas de divulgação ampliadas levou o concurso ao maior valor já registrado pelas loterias brasileiras. Pela primeira vez, os apostadores disputam uma premiação de 10 dígitos.

Como apostar online na Mega da Virada
Os clientes da Caixa Econômica Federal têm a comodidade de realizar apostas simples por um custo de R$ 6,00. Já aqueles que não possuem conta no banco, a opção online de apostas está disponível, também com o valor mínimo de R$ 6,00. Para quem prefere não escolher números específicos, o site disponibiliza uma opção de “surpresinhas”, que inclui quatro jogos pelo valor de R$ 6,00. Nessa modalidade, o sistema escolhe aleatoriamente os números, que só é possível vê-los depois da aposta confirmada e concluída.

Na última tela, o apostador pode conferir os números e finalizar a compra. O status de cada aposta pode ser visualizado na opção “conferir aposta”. Após realizar apostas no valor mínimo de R$ 6, clique no botão “Ir para pagamento” e insira os dados do cartão de crédito ou Pix.

Se preferir, desça a tela e opte por “Surpresinha”, onde o sistema selecionará números aleatórios para sua aposta. Caso queira escolher apenas alguns números, o apostador pode clicar em “Complete o jogo” e o sistema da Caixa escolhe os números restantes. Ao concluir, clique em “Colocar no carrinho”.

Desça a tela e opte por “Mega da Virada”; agora basta escolher os seis números. No primeiro acesso, preencha os dados pessoais para criar um cadastro; Acesse a Mega da Virada no site Loterias Caixa (loteriasonline.caixa.gov.br);

Agência O Globo

Prorrogadas inscrições para o prêmio ‘Escolas Baseadas na Natureza’ com vagas para Petrolina

Estão prorrogadas até o dia 31 de agosto as inscrições para o prêmio “Escolas Baseadas na Natureza”, com vagas disponíveis em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ação vai reconhecer escolas públicas com projetos inovadores que integram a natureza ao ambiente escolar, destinando um total R$ 500 mil para a execução das propostas.

Podem participar iniciativas desenvolvidas por professores e professoras do ensino fundamental I. Além do incentivo financeiro, as escolas selecionadas receberão mentoria pedagógica, assessoria técnica e consultoria especializada em arquitetura escolar sustentável, oferecendo suporte completo para transformar as ideias em ações concretas. O resultado será divulgado em setembro.

Para participar, a escola precisa estar situada em um dos municípios atendidos pelo projeto (veja lista). As inscrições devem ser feitas no site da instituição disponível clicando aqui, onde também estão disponíveis gratuitamente um curso e materiais pedagógicos para os educadores.

Sobre o programa
O escolas baseadas na natureza surgiu a partir da reformulação do antigo programa caminhos para a cidadania, lançado em 2002 pela motiva. A iniciativa, que tem o instituto crescer e o instituto alana como parceiros técnicos, já nasce presente em 280 municípios, beneficiando indiretamente cerca de 177 mil alunos do ensino fundamental.

A reformulação do programa e o lançamento do escolas baseadas na natureza fazem parte de um investimento de R$ 71 milhões que o instituto motiva vai destinar a projetos de impacto social ao longo de 2025.

G1 Petrolina

Aeroporto de Petrolina prorroga inscrições do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza até 31 de agosto

A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, responsável pela administração do Aeroporto de Petrolina, anunciou a prorrogação das inscrições para o Prêmio Escolas Baseadas na Natureza até o dia 31 de agosto. Promovido pelo Instituto Motiva, dentro do Programa Escolas Baseadas na Natureza, o prêmio vai reconhecer escolas públicas com projetos inovadores que integram a natureza ao ambiente escolar, destinando um total de R$ 500 mil para a execução das propostas. Podem participar iniciativas desenvolvidas por professores e professoras do Ensino Fundamental I.

Além do incentivo financeiro, as escolas selecionadas receberão mentoria pedagógica, assessoria técnica e consultoria especializada em arquitetura escolar sustentável, oferecendo suporte completo para transformar as ideias em ações concretas. O resultado será divulgado em setembro.

Para participar, a escola precisa estar situada em um dos municípios atendidos pela Motiva (lista disponível: https://www.escolasebn.com.br/assets/ccrcaminhosparaacidadania/Lista_Municipios_2025.pdf). As inscrições devem ser feitas no site: https://www.escolasebn.com.br/, onde também estão disponíveis gratuitamente um curso e materiais pedagógicos para os educadores.

Nova etapa do programa
O Escolas Baseadas na Natureza é o maior programa privado voltado para a educação com foco na integração da natureza. Ele surgiu a partir da reformulação do antigo programa Caminhos para a Cidadania, lançado em 2002 pela Motiva. Essa mudança está alinhada à nova missão de seu Instituto, que concentra seus esforços nas cidades e comunidades sustentáveis. A iniciativa, que tem o Instituto Crescer e o Instituto Alana como parceiros técnicos, já nasce presente em 280 municípios, beneficiando indiretamente cerca de 177 mil alunos do Ensino Fundamental.

A reformulação do programa e o lançamento do Escolas Baseadas na Natureza fazem parte de um investimento de R$ 71 milhões que o Instituto Motiva vai destinar a projetos de impacto social ao longo de 2025. Em 2024, ano em que completou uma década, a entidade investiu um recorde de R$ 72,1 milhões, um crescimento de 33,5% em relação ao ano anterior.

Ascom

Mega-Sena 2.887: prêmio de R$ 38 milhões será sorteado neste sábado (12)

A Caixa Econômica Federal realiza neste sábado o sorteio do concurso 2.887 da Mega-Sena, com um prêmio estimado em R$ 38 milhões.

As apostas para a Mega-sena podem ser feitas até as 19h do dia do concurso, nas casas lotéricas credenciadas, pela internet ou no aplicativo da loteria. Os sorteios acontecem sempre às 20h, no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), e contam com transmissão ao vivo pelas redes sociais da instituição.

O palpite mínimo custa R$ 6,00. Além desse modelo de aposta, com seis números selecionados, que paga o prêmio principal, ainda é possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco dezenas.

Bolão
O Bolão Caixa é a possibilidade que o apostador tem de realizar apostas em grupo. Basta preencher o campo próprio no volante ou solicitar ao atendente da lotérica. Na Mega-Sena, os bolões têm um preço mínimo de apenas R$ 15,00, com cada cota a partir de R$ 6,00.

Veja os dez maiores prêmios sorteados na História da Mega-sena:

Concurso 2.525 (01/10/2022) — R$ 317.853.788,54

Concurso 2.150 (11/05/2019) — R$ 289.420.865,00

Concurso 2.237 (27/02/2020) — R$ 211.652.717,74

Concurso 2.795 (09/11/2024) — R$ 207.460.095,00

Concurso 2.696 (05/03/2024) — R$ 206.475.189,75

Concurso 1.764 (25/11/2015) — R$ 205.329.753,89

Concurso 1.772 (22/12/2015) — R$ 197.377.949,52

Concurso 2.464 (19/03/2022) — R$ 189.381.872,36

Concurso 2.745 (04/07/2024) — R$ 162.788.325,19

Concurso 2.562 (08/02/2023) — R$ 152.807.887,30

Agência O Globo

Professora de Petrolina ganha prêmio nacional com projeto inovador sobre tecnologia

A rede municipal de ensino de Petrolina continua sendo um celeiro de boas notícias. Desta vez, o destaque é para a professora Willmara Marques Monteiro, da Escola Municipal Professor Paulo Freire, que foi uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir. A premiação reconhece práticas inovadoras na educação básica brasileira, destacando iniciativas conectadas com a realidade dos estudantes e das escolas. Ao todo, o Porvir recebeu 951 projetos de educadores de todos os estados do Brasil. Destes, 30 finalistas foram selecionados e tiveram suas práticas publicadas no site da iniciativa, concorrendo em 10 categorias. Willmara foi a grande vencedora na Categoria de Melhor Projeto de Tecnologia do Brasil.

O projeto que garantiu a vitória da professora é intitulado Hackers da Caatinga, desenvolvido na Escola Paulo Freire. O objetivo da iniciativa é fomentar o pensamento matemático e computacional dos alunos, promovendo o senso de pertencimento à região e incentivando a preservação da Caatinga. Para isso, o projeto busca integrar a matemática com outras disciplinas, como história, geografia e ciências, através de desafios interdisciplinares. Além disso, amplia o acesso dos estudantes à tecnologia e à programação, preparando-os para os desafios do futuro.

Sobre a conquista, a professora Willmara destacou a importância do reconhecimento para a valorização da educação inovadora. “Esse prêmio representa a força dos professores que acreditam no poder transformador da educação. Nosso projeto nasceu da necessidade de conectar os alunos à sua própria realidade e mostrar que a tecnologia pode ser uma aliada na preservação ambiental e no desenvolvimento da nossa região. Estou muito feliz por ver esse trabalho sendo reconhecido nacionalmente e espero que ele possa inspirar outros educadores a inovarem em sala de aula”, ressaltou Wilmara.

Os vencedores do Prêmio Professor Porvir participarão da cerimônia de premiação em São Paulo no mês de maio e terão suas experiências registradas na publicação de um livro. Além disso, os professores premiados passarão a atuar como embaixadores do Porvir, contribuindo para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras em todo o país. Essa conquista reforça o potencial dos educadores da rede municipal de Petrolina e destaca a importância de projetos que conectam a educação à realidade local, proporcionando aos alunos oportunidades de aprendizado significativas e transformadoras.

Ascom

Prêmio Nobel da Paz recebe mais de 300 candidaturas

Um total de 338 nomeações foram registradas nesse ano para o Prêmio Nobel da Paz, anunciou o Instituto Nobel Norueguês, nesta quarta-feira (5), sem revelar os nomes indicados nos estatutos. As candidaturas são divididas entre 244 pessoas e 94 organizações, informou o instituto em comunicado.

Trata-se de um aumento significativo em comparação com as 286 nomeações do ano passado, embora esse valor ainda seja inferior ao recorde de 376 candidaturas registadas em 2016. De acordo com os estatutos do Prêmio Nobel, a identidade dos candidatos permanece em segredo durante 50 anos. Contudo, os milhares de patrocinadores (parlamentares e ministros de todos os países, ex-ganhadores, alguns professores universitários…) são livres para revelar a identidade de seus patrocinados.

Um membro do Congresso americano, Darrell Issa, indicou na segunda-feira no X que nomearia Donald Trump para o prestigiado prémio, ao afirmar que “ninguém o merece mais”. Os serviços de Issa disseram mais tarde à imprensa americana que essa nomeação foi motivada pelos esforços de paz de Trump no Oriente Médio. No entanto, essa nomeação teria sido apresentada após o prazo de 31 de janeiro. Os membros do Comitê do Nobel norueguês podem acrescentar nomes à lista na primeira reunião que, segundo o instituto, ocorreu no dia 28 de fevereiro.

AFP

‘O Último Azul’ vence o Urso de Prata no Festival de Berlim

O filme brasileiro ‘O Último Azul’, dirigido por Gabriel Mascaro, conquistou o Grande Prêmio do Júri, uma espécie de segundo lugar, no Festival de Berlim. O anúncio aconteceu em uma cerimônia neste sábado, 22, no Palácio da Berlinale.

O Urso de Ouro deste ano foi para o filme norueguês ‘Dreams’, de Dag Johan Haugerud, parte da trilogia ‘Sex Love Dreams’, que explora dilemas de dois personagens diferentes em cada obra.A produção brasileira também já ganhou o prêmio de melhor filme da competição concedido pelo júri ecumênico, além do prêmio dos leitores do jornal “Berliner Morgenpost”.

O elenco inclui Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro, Dimas Mendonça, entre outros. Enquanto O Último Azul ainda aguarda uma data de lançamento, Boi Neon, filme anterior de Gabriel Mascaro, está disponível no Prime Video.

A Tarde

Fernanda Torres brilha no Satellite Awards e vence como Melhor Atriz

Fernanda Torres foi consagrada como Melhor Atriz em Drama no Satellite Awards deste domingo (26), por sua atuação no filme ‘Ainda Estou Aqui’. A cerimônia, realizada pela International Press Academy, destacou o trabalho da brasileira no longa dirigido por Walter Salles.

A performance de Torres no papel de Eunice vem acumulando elogios ao redor do mundo. Recentemente, a atriz venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, superando nomes como Nicole Kidman, Angelina Jolie e Tilda Swinton, que também estavam indicadas ao prêmio do Satellite Awards.

O longa ‘Ainda Estou Aqui’, que permanece em cartaz no Brasil com mais de três milhões de espectadores, também se destacou no Festival de Veneza 2024, onde foi premiado por Melhor Roteiro.

No Satellite Awards, a brasileira concorria com Angelina Jolie (Maria Callas), Lily Rose Depp (Nosferatu), Nicole Kidman (Babygirl), Saoirse Ronan (The Outrun) e Tilda Swinton (O Quarto ao Lado).

Enquanto isso, Demi Moore, considerada sua principal adversária na disputa pelo Oscar, levou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical por ‘A Substância’.A cerimônia do Oscar está marcada para 2 de março, no Dolby Theater, em Los Angeles.

A Tarde

Pernambuco ganha prêmio pela erradicação de lixões e está entre os dez melhores do país no pilar inovação

O projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero” venceu o prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Boas Práticas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21), durante XIII Congresso Consad em Gestão Pública, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, em Brasília. Ainda durante o evento, o Centro de Liderança Pública (CLP) lançou o ranking de Competitividade dos Estados, no qual Pernambuco permanece entre os 10 melhores do Brasil no pilar da inovação.

“Estamos muito felizes em levar esse prêmio para o nosso Estado, pois ele reconhece um esforço conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), uma verdadeira força-tarefa realizada entre os nossos servidores e os demais órgãos que se dedicaram para colocar um fim nos lixões que existiam no nosso território. Nós não medimos e nunca mediremos esforços para adotar soluções sustentáveis e eficientes para cada necessidade do povo pernambucano, inclusive no que diz respeito ao destino dos resíduos sólidos que produzimos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O concurso levou em consideração as práticas adotadas pela administração estadual para eliminar os lixões a céu aberto, garantindo que os resíduos sólidos urbanos sejam destinados a aterros sanitários licenciados. Com a iniciativa, o percentual de destinação adequada dos resíduos saiu de 16% em 2014 para 100% em março de 2023.

No primeiro trimestre de 2023, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), concluiu o fechamento dos lixões com o encerramento dos 20 que ainda restavam no Estado. O projeto representa um feito histórico e inédito para o Norte/Nordeste.

Para Ana Luíza Ferreira, titular da Semas, a premiação é símbolo da eficácia do trabalho conjunto entre as instituições. “Esse reconhecimento também é fruto da dedicação dos servidores públicos de Pernambuco em benefício do meio ambiente. Outras iniciativas, como o Permeie, Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, irão desenvolver novas ações socioambientais no Estado”, pontuou.

Atualmente, os 184 municípios de Pernambuco e o arquipélago de Fernando de Noronha destinam seus resíduos sólidos para aterros sanitários licenciados. São 23 aterros deste tipo em operação regular e 11 projetos de aterros com processo de licenciamento ambiental em análise pela CPRH.

RESULTADOS – O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros na tomada de decisão, com foco na melhoria da gestão e da competitividade dos seus Estados. No pilar da Inovação, que tem peso de 6,8% no ranking, Pernambuco permaneceu entre os 10 melhores estados do Brasil, tendo potencial destaque nas áreas da pesquisa científica, bolsa de mestrado e doutorado.

“O Governo de Pernambuco tem trabalhado fortemente para atacar os desafios evidenciados pelo ranking. Um deles é a baixa avaliação do pilar potencial econômico. Isso reflete o baixo crescimento econômico dos últimos anos. E, além disso, também os desafios econômicos que as famílias e as empresas de Pernambuco têm vivido. São questões que estamos enfrentando e que irão se revelar nos resultados dos próximos anos”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques.

Ascom

Biofábrica que leva turistas para ‘plantar’ fragmentos de corais em Porto de Galinhas vence Prêmio Nacional de Turismo

Uma startup que trabalha para recuperar as formações de corais na praia de Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, no Grande Recife, venceu a edição 2023 do Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo governo federal. A BioFábrica de Corais foi a vencedora da categoria “Turismo sustentável e ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”.

A empresa trabalha com turismo regenerativo, aquele em que os visitantes participam de ações de proteção ao meio ambiente durante a visita a algum destino turístico, como forma de unir a atividade econômica à preservação ambiental.”As pessoas fazem atividades náuticas tradicionais em Porto de Galinhas, com empresas parceiras, e a etapa final do passeio delas é plantar os corais junto com a gente. Então, você não só visita, mas deixa alguma contribuição para o ecossistema”, afirma Rudã Fernandes, CEO da startup.

A ideia da solução surgiu em 2017, a partir do trabalho de doutorado de Rudã na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mas a empresa foi criada em 2021, como startup incubada no Polo Tecnológico e Criativo da universidade.Os primeiros passeios foram realizados em 2022. Desde então, cerca de 200 pessoas participaram de algum dos mergulhos da biofábrica. Além disso, mais de 6 mil fragmentos de corais foram “plantados” no oceano.

Embora pareçam rochas, os corais são animais do mesmo grupo das medusas e das caravelas, mas que possuem um exoesqueleto feito de calcário. Embora possam viver isolados, eles costumam viver em colônias, formando os famosos recifes. “Os corais são os ecossistemas mais ameaçados pelas mudanças climáticas depois das geleiras. Isso, por si, traz uma importância de cuidar deles. Além disso, o turismo regenerativo não briga com a atividade turista convencional. Pelo contrário, ele se complementa e a ajuda a seguir”, disse Rudã.

Criado desde 2018 pelo Ministério do Turismo, o prêmio não concede pagamento em dinheiro aos vencedores. Ao reconhecer as iniciativas, o objetivo é que elas recebam mais atenção do público e, ao mesmo tempo, inspirem projetos parecidos em outros locais do país.

A expectativa de Rudã é que a visibilidade trazida pelo prêmio ajude o projeto a ganhar escala e expandir o trabalho para outras cidades. “A gente tem conversado com algumas regiões no Rio de Janeiro; e a gente tem uma discussão muito avançada para trabalhar em Maragogi [no Litoral Norte de Alagoas]”, contou.Hoje, a BioFábrica de Corais realiza atividades de pesquisa na costa de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além da startup, outro projeto pernambucano, o Programa de Incentivos Fiscais para o Centro Histórico do Recife (Recentro), ficou em segundo lugar na categoria “Melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos privados para o turismo”.

G1 Pernambuco

Baiana que criou projeto de acesso à água em zonas rurais ganha prêmio humanitário Muhammad Ali nos Estados Unidos

A empreendedora ambiental baiana Anna Luísa Beserra, de 25 anos, recebeu, na noite deste sábado (4), o prêmio humanitário Muhammad Ali, nos Estados Unidos. Nos últimos quatro anos, com o financiamento de grandes empresas, ela foi responsável por um projeto de acesso à água potável e banheiro a seco para mais de 20 mil pessoas em áreas rurais de 15 estados do país.

“É um prêmio muito importante, criado pelo próprio Muhammad Ali, que criou esse prêmio por conta do trabalho humanitário que ele já fazia pelo mundo. E agora o prêmio reconhece pessoas de todo o mundo que fazem esse trabalho incrível”, disse a baiana em entrevista ao g1 momentos antes de receber a premiação.A baiana foi a primeira brasileira e segunda latino-americana a receber a homenagem na 10ª Edição Anual dos Prêmios Humanitários Muhammad Ali. A cerimônia foi realizada nos Estados Unidos na cidade natal de Muhammad Ali, Louisville, em Kentucky.

Anna, que já recebeu outros prêmios e mentorias ao longo dos últimos quatro anos, disse que a homenagem pode ajudar a ampliar o projeto desenvolvido por sua startup de democratização do acesso à água e saneamento básico.

“Estou tendo essa honra de ser a primeira brasileira, baiana, mulher, a receber esse prêmio aqui nos Estados Unidos hoje para trazer mais uma vez notoriedade para o tema do trabalho que é acesso a água e saneamento. Na STW, como CEO, eu levo tecnologias com a nossa equipe de acesso a água e saneamento que garantem uma sustentabilidade por 20 anos. Que essas pessoas em situação de vulnerabilidade elas possam, de fato, ter acesso a esse bem que é o direito humano, a água”, disse.

“Estou super honrada de estar aqui. Daqui a pouco vai ser o meu discurso. Nervosa um pouquinho porque é um discurso inglês, mas definitivamente vai ficar marcado pela história”O Prêmio Muhammad Ali Humanitarian Award celebra a dedicação humanitária de Muhammad Ali e tem como objetivo reconhecer uma nova geração de agentes sociais. Desde 2013, o Ali Center presta homenagem a renomados “humanitários experientes” que são nomeados como laureados do Prêmio Humanitário Muhammad Ali.

Em 2019, ainda estudante, a baiana ganhou um prêmio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), graças ao projeto de tecnologia para filtrar água por meio da luz solar. A premiação ocorreu na 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em setembro daquele ano, em Nova York. Ela foi primeira brasileira a ganhar o prêmio Jovens Campeões da Terra, da organização internacional. No mesmo ano, o projeto ganhou um outro prêmio que reuniu 400 startups de tecnologia nos Estados Unidos. O prêmio foi R$ 25 mil.

Nascida em Salvador, Anna precisou de uma grande peregrinação para ter acesso a laboratórios para construir um protótipo de reservatório de desinfecção da água por meio de raios ultravioletas. Atualmente, são quase 20 clientes parceiros da tecnologia que tem capacidade, por cisterna, de desinfectar em média 10 litros de água depois de, em média, 4 horas de exposição à luz solar.

Aqualuz
Desde que fundou a SDW, a já desenvolveu seis tecnologias para saneamento. O primeiro projeto desenvolvido foi “Aqualuz”. Anna Luísa, que é formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), teve a ideia quando tinha 15 anos e ainda estava no ensino médio.O sistema do grupo usa radiação solar para tornar a água contaminada própria para consumo em regiões castigadas pela seca de forma sustentável.

Trata-se de uma caixa de inox que é coberta por um vidro e uma tubulação simples ligada à cisterna, um reservatório comumente usado para armazenar água da chuva ou de caminhão-pipa. A filtragem da água ocorre sem a necessidade de uso de compostos químicos. Como consequência, ajuda na redução dos índices de doenças.Cada reservatório de aço inox geralmente é conectado a uma cisterna e tem capacidade de desinfectar em média 10 litros de água depois de, em média, 4 horas de exposição à luz solar. O trabalho é semelhante a uma ação de geração fotovoltaica de energia.

 

A filtragem ocorre por etapas. São elas:
– Primeiro, a água é bombeada da cisterna até a caixa, por meio de um encanamento, passando por um filtro ecológico que é feito de sisal;
O filtro ecológico retém partículas sólidas;
– Depois, já com a água armazenada na caixa de inox, ocorre a desinfecção, em que o líquido é exposto à radiação solar para eliminação dos micro-organismos patogênicos. A alta temperatura na caixa ajuda a eliminar impurezas.
– Por fim, um dispositivo acoplado à caixa muda de cor e alerta quando a água pode ser retirada da caixa, já pronta para o consumo, por meio de uma torneira.

Abertas as inscrições para o prêmio Mude o Mundo Como Uma Menina

Está aberto o período de inscrições para que meninas de 13 a 21 anos de todas as regiões do país submetam seus projetos e ideias de transformação social. Eles vão concorrer à quinta edição do prêmio Mude O Mundo Como Uma Menina, promovido pela plataforma educacional Força Meninas. As inscrições poderão ser feitas no site da iniciativa até 31 de outubro.

Com inscrições gratuitas, a premiação tem como objetivo fomentar a educação, a inovação e a diversidade, com base nos quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: ODS 4 – educação de qualidade; ODS 5 – igualdade de gênero; ODS 8 – emprego digno e crescimento econômico e ODS 13 – ação contra a mudança do clima.

Os  projetos de meninas e jovens inspiradoras passarão por seleção criteriosa e receberão o devido suporte e incentivo para o seu desenvolvimento, se forem considerados planos de negócio possíveis de serem colocados em prática, beneficiando a comunidade das candidatas e gerando impacto positivo para toda a sociedade. O Prêmio Mude o Mundo Como Uma Menina 2023 será dividido em duas categorias principais: individual e coletivo.

Dentro da categoria individual, jovens poderão se inscrever em cinco modalidades: criativa, líder, determinada, visionária e pioneira (para essa última não há idade mínima para a inscrição). Será selecionada uma ganhadora em cada modalidade.

A novidade é que as modalidades individuais – pioneira, visionária e determinada – terão o reconhecimento de um patrocinador exclusivo, que irá reconhecer e incentivar a iniciativa vencedora. Uma das  empresas é a Johnson & Johnson que busca apoiar garotas atraídas por carreiras nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Também a Indorama pretende reconhecer e apadrinhar meninas com interesse especial por ciências químicas (química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica). A ERM, consultoria em sustentabilidade, vai  reconhecer meninas que têm iniciativas para combater a crise climática.

Na categoria coletiva Juntas Somos Força, podem se inscrever meninas que desenvolvam projetos conjuntos com colegas. Para cada projeto, serão aceitos grupos de no mínimo duas participantes e no máximo, cinco.

Premiação
A premiação somará R$100 mil em benefícios e valores monetários. Metade (R$ 50 mil) será distribuída em bolsas de estudo com pagamento por meio de cartão pré-pago, R$ 5 mil em dinheiro para cada vencedora da categoria individual e suas modalidades e R$ 2,5 mil em dinheiro para cada projeto vencedor da categoria coletiva.

Será disponibilizada para as premiadas uma mentoria de nove meses, oferecida por empresas referência como a ERM, consultoria global de sustentabilidade, a Hotmart, plataforma de economia criativa de âmbito mundia, e o Consulado Geral do Canadá.

“Para este ano, esperamos que as meninas se vejam como protagonistas da própria história. Pudemos identificar com a pesquisa meninas curiosas, mulheres de futuro, que nossas meninas de hoje não recebem o suporte necessário para trilhar caminhos mais vantajosos. Por isso, o prêmio atua muito nesse sentido, de mostrar para essas jovens que existem trajetórias vencedoras dentro das áreas STEM, e que elas podem chegar lá, com o apoio da Força Meninas e da rede que desenvolvemos até aqui”, disse Déborah De Mari, fundadora e CEO da iniciativa.

Amanda Silva Soares ganhou um dos prêmios na edição de 2021. Ela participou do prêmio com mais três colegas na categoria Juntas Somos Força. Ganharam um ano de mentoria e uma premiação em dinheiro com o projeto de ensino de eletrônica para meninas que desenvolvam tecnologia para ajudar pessoas com deficiência.

“O prêmio ajudou a colocar o projeto em ação. As mentorias que tivemos foram essenciais para nos mostrar como melhorar o projeto. Tivemos também contato direto com várias mulheres de referência no mercado de trabalho que foram uma inspiração. Conseguimos colocar o projeto em prática”, disse Amanda.

Agência Brasil

Vacina brasileira contra dependência em cocaína e crack vence o Prêmio Euro

Esta semana, ocorreu, em São Paulo, a cerimônia de entrega do prêmio que reconhece grandes inovações da área médica. A equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) superou outras 11 iniciativas com a Calixcoca, vacina terapêutica contra a dependência química pela cocaína e crack.

A equipe levou o prêmio no valor de 500 mil euros (R,6 milhões), na premiação organizada pela multinacional farmacêutica Eurofarma. A vacina SpiN-Tec, também desenvolvida pela UFMG, contra a covid-19, recebeu 50 mil euros por ter sido uma das vencedoras na categoria “inovação em terapias”.

De acordo com a Faculdade de Medicina da UFMG, o financiamento para desenvolver a vacina tem sido do governo federal e de Minas Gerais, com verbas de emendas parlamentares, e depende de novos recursos para dar continuidade. Em julho deste ano, o secretário da Saúde Minas Gerais, Fábio Baccheretti, havia anunciado durante visita da ministra Nísia Trindade a UFMG, o aporte de R milhões no projeto. Mas a busca por novos parceiros para licenciar a vacina continua e é feita pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Universidade.

Atualmente não existem tratamentos registrados em agências reguladoras para a dependência química em cocaína e crack. As alternativas existentes são tratamentos comportamentais ou o uso de medicamentos com a função de ajudar a tolerar a abstinência.

Calixcoca

O medicamento desenvolvido na UFMG induz o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga numa molécula grande, que não passa pela barreira hematoencefálica — estrutura que tem função de regular o transporte de substâncias entre o sangue e o sistema nervoso central.

O teste feito em ratas grávidas, atestou que a vacina produz níveis significativos de anticorpos e impede a ação da droga na placenta e no feto. O projeto já passou pelos testes pré-clínicos, em que comprova segurança e eficácia, e a partir de financiamentos poderá avançar para a etapa com humanos.

Correio Brasiliense

Lotofácil da Independência: 65 apostas vão dividir prêmio de R$ 192 mi

O concurso especial nº 2.900 da Lotofácil da Independência vai pagar R$ 192 milhões a 65 apostas vencedoras. Cada ganhador que acertou os 15 números vai levar mais de R$ 2,95 milhões. Foram sorteadas, neste sábado (10), as dezenas 01-03-04-05-06-07-10-11-14-18-19-20-23-24-25.

É o maior prêmio da história da modalidade, à frente do que foi pago no sorteio especial de 2022, quando 79 apostas dividiram o valor de R$ 177,6 milhões. Na Lotofácil, ganha quem acertar 15, 14, 13, 12 ou 11 números sorteados, dentre os 25 disponíveis no volante de apostas. A aposta mínima, de 15 dezenas, custa R$ 3.

Nos sorteios especiais, assim como a Mega da Virada e a Dupla-Sena de Páscoa, o prêmio não acumula. Caso nenhum apostador acertasse os 15 números da faixa principal, o prêmio seria dividido entre aqueles que acertassem 14 números e assim por diante. Considerando todas as cinco faixas, a Lotofácil da Independência premiou mais 23 milhões de apostadores. O valor de R$ 1.755,69 será pago a 8.695 apostas que tiveram 14 acertos.

Os demais prêmios são: 13 acertos em 294.181 apostas, que vão levar R$ 30; 12 acertos em 3.571.989 apostas, R$ 12; e 11 acertos em 19.334.116 apostas, R$ 6. Nessas últimas três faixas premiadas, os valores pagos são fixos.

Mega-Sena
Já no sorteio regular da Mega-Sena, um apostador de Santa Luzia, em Minas Gerais, acertou sozinho as seis dezenas e vai levar o prêmio de R$ 84,7 milhões. Os números sorteados no concurso nº 2.630 foram: 14-18-22-26-31-38. Ao todo, 250 apostas acertaram a quina e vão ganhar R$ 24.675,33. Outros 9.565 bilhetes fizeram quatro dezenas e vão receber R$ 921,34.

Ganha quem acertar seis, cinco ou quatro números sorteados, dentre os 60 disponíveis no volante de apostas da Mega-Sena. A aposta mínima, de seis dezenas, custa R$ 5.

Agência Brasil