Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis

O governo federal abriu inscrições, até o dia 9 de junho, destinadas a projetos voltados para a Plataforma Juventude Solidária. A iniciativa busca ações de promoção da cidadania em territórios vulneráveis. A ideia é promover trabalhos com jovens de 16 a 29 anos. Os projetos selecionados receberão custeio para despesas necessárias à execução das atividades, no valor de até R$ 12 mil.

Os pagamentos vão ocorrer em seis parcelas mensais de R$ 2 mil. Os coordenadores dos projetos também terão bolsa de até R$ 12 mil (pagos em seis vezes). As inscrições de organizações e entidades proponentes podem ser realizadas na plataforma oficial integrada ao Brasil Participativo e ao Gov.br. Representantes de organizações da sociedade civil, com ou sem CNPJ, além de órgãos públicos e equipamentos públicos que tenham projetos relacionados a políticas sociais e interesse em receber jovens voluntários podem fazer a inscrição.

A iniciativa é da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). De acordo com o governo federal, em uma segunda etapa, a plataforma receberá inscrição de jovens. O edital prevê ajuda de custo mensal para até cinco voluntários por projeto, desde que esses participantes estejam cadastrados no ID Jovem e atendam aos critérios estabelecidos.

Conforme a nota do governo, a secretária Nacional de Juventude, Vitória Genuíno, enfatizou que a iniciativa busca fortalecer projetos já desenvolvidos nos territórios e ampliar a participação juvenil em ações de impacto social. “Queremos fortalecer iniciativas que já fazem a diferença nos territórios e ampliar as oportunidades para que mais jovens participem ativamente da construção de soluções para suas comunidades”, afirmou.

Os projetos inscritos devem estar em um dos oito eixos temáticos da plataforma: Saúde e Segurança Alimentar; Participação, Educação e Democracia; Comunicação e Tecnologia; Renda, Trabalho e Empreendedorismo; Cultura, Esporte e Lazer; Direito à Cidade, Moradia e Território; Acesso à Justiça e Segurança Pública; Sustentabilidade e Meio Ambiente.

 

Agência Brasil

Câmara de Juazeiro aprova projetos de reajuste salarial e auxílio alimentação para servidores e professores

A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou, em Sessão Legislativa Extraordinária realizada nesta quinta-feira (19), três importantes projetos de lei que tratam de reajuste salarial e benefícios para servidores públicos municipais.

Foram aprovados o Projeto de Lei nº 4.052/2026, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores públicos concursados do Legislativo Municipal; o Projeto de Lei nº 4.053/2026, também de autoria da Mesa Diretora, que trata da concessão de Auxílio Alimentação aos servidores do Poder Legislativo; e o Projeto de Lei nº 4.054/2026, de autoria do Executivo Municipal, que concede reajuste salarial aos professores da rede municipal de ensino.

Os projetos foram aprovados pelos vereadores, reforçando o compromisso do Parlamento Municipal com a valorização dos servidores públicos e com o fortalecimento da educação no município.

Ascom

Bora Petrolina: maior programa de serviços e cidadania chega ao distrito de Rajada

O programa Bora Petrolina tem chegado às comunidades levando cuidado, atenção e acolhimento. A cada edição, o mutirão reforça os equipamentos públicos como espaços de cidadania, onde a população encontra oportunidades para resolver pendências, cuidar da saúde e vivenciar momentos de lazer com a família. A 19ª edição será realizada no sábado (29), das 8h às 13h, na Escola Nossa Infância Gabriel Moreira e na UBS Plínio Amorim, ambas localizadas na Rua Gercino Rodrigues de Amorim, no distrito de Rajada.

A iniciativa tem como foco oferecer, de forma ágil e acessível, serviços essenciais à comunidade, como consultas médicas, aferição de pressão, vacinação, exames preventivos e orientações sobre cuidados básicos. Também estarão disponíveis atendimentos odontológicos, atualização do cartão do SUS e o programa Farmácia da Família no Interior, que leva medicação de controle especial diretamente até os pacientes em suas localidades.

Na área social, o mutirão vai oferecer orientações sobre programas assistenciais, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), além de informações sobre direitos do consumidor, pensão alimentícia e processos de divórcio. O evento também contará com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que identifica agricultores familiares, pescadores, extrativistas e outros produtores, garantindo acesso a políticas públicas.

A população encontrará ainda serviços de bem-estar e embelezamento, como corte de cabelo e cuidados estéticos. A programação inclui ações educativas, culturais, esportivas e atividades recreativas para as crianças, fortalecendo o Bora Petrolina como um espaço de cidadania, inclusão e convivência comunitária.

Ascom

Cuidado, acolhimento e Prevenção marcam a sétima edição do Projeto “Viva Luciana”

Cuidado, acolhimento e Prevenção marcam a sétima edição do Projeto “Viva Luciana””É importante para nossa comunidade receber tantos serviços em uma só ação”. O relato de uma das mulheres atendidas resume o impacto da 7ª edição do Projeto Viva Luciana, realizada no sábado (22), em Carnaíba do Sertão. A iniciativa é promovida pela Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM) desde 2019, com foco em ações de cuidado, bem-estar e saúde para mulheres do município.

 A inspetora-chefe da GCM, Hermínia Dias, destacou que o projeto nasceu do legado da colega Luciana Aquino, vítima de câncer do colo do útero. “Esse projeto é o legado deixado por nossa colega GCM Luciana Aquino, que partiu muito cedo. A partir daí, realizamos ações como essa, que reforçam a importância do autocuidado e dos exames de rotina capazes de identificar precocemente doenças como o câncer de mama e de colo de útero, aumentando as chances de cura”, afirmou.

Além da marcação de exames pelo Instituto Ivete Sangalo, a edição deste ano ofereceu Orientações sobre prevenção de doenças renais; Teste de HPV, fundamental para a detecção precoce de lesões pré-cancerígenas; Serviços do CRAS e Bolsa Família, com assistência social e familiar; Participação da Patrulha Maria da Penha da GCM, levando informações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A moradora da comunidade, Lidiane Batista, aprovou a iniciativa. “Aprendi coisas sobre a saúde da mulher que eu não sabia e que, a partir de agora, vou levar para a vida e compartilhar com minhas colegas”, disse.  O comunitário Luan Rodrigues também celebrou a ação. “Carnaíba do Sertão agradece à Prefeitura de Juazeiro e aos parceiros por trazerem serviços essenciais para nossa população, evitando o deslocamento até a cidade”, destacou.

A edição contou ainda com a participação da Clínica Íntimus. A enfermeira Luana Rodrigues levou informações sobre saúde da mulher e ciclo menstrual. “Foi gratificante participar, compartilhando conhecimento e explicando como ocorre o ciclo menstrual e sua importância para o corpo da mulher. É fundamental vivenciar esse processo de forma natural e harmônica”, afirmou.

Criado após o falecimento de Luciana Aquino, o Projeto Viva Luciana homenageia uma profissional exemplar que ocupava espaço de liderança dentro da GCM. O secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, reforçou o papel social da iniciativa, “Esse projeto é uma justa homenagem à nossa colega que partiu muito jovem, aos 36 anos. É importante frisar que fazer segurança pública não é apenas realizar patrulhamento, mas também desenvolver ações que aproximem e integrem a GCM com a comunidade”, declarou.

Ascom

Segurança Cidadã: Carnaíba do Sertão é contemplada com a 7ª edição do Projeto Viva Luciana

A Secretaria de Segurança Cidadã e da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, realiza neste sábado (22) a 7ª edição do Projeto “Viva Luciana”, na comunidade de Carnaíba do Sertão. A iniciativa, realizada pela GCM desde 2019, tem como objetivo promover ações de cuidado, bem-estar e saúde direcionadas às mulheres.

Esta edição contará com duas ações: a primeira acontece no Distrito de Carnaíba do Sertão, na quadra poliesportiva, e a segunda será realizada em dezembro, no Distrito de Maniçoba. Entre os serviços ofertados estão: teste de HPV, marcação de exames de mamografia, palestras com equipes do Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, CIAM e da Secretaria da Mulher e Juventude, além de orientações sobre o Bolsa Família. A Patrulha Maria da Penha da GCM também estará presente, levando informações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A programação inclui ainda atividades recreativas, com participação de um palhaço animando as crianças, além de música ao vivo, proporcionando um ambiente acolhedor para toda a comunidade. O projeto “Viva Luciana” foi criado em homenagem à GCM Maria Luciana de Aquino Costa, falecida aos 36 anos, vítima de câncer do colo do útero. A inspetora-chefe da Guarda Civil Municipal, GCM Hermínia Dias, reforça o convite: “Estamos realizando a 7ª edição do Viva Luciana no interior do município, fortalecendo o autocuidado e levando serviços essenciais para a população”.

Ascom

Projeto pretende fornecer leite de jumenta para hospitais neonatais de Pernambuco

Um projeto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), em Garanhuns, pretende fornecer leite de jumenta para abastecer bancos de leite em hospitais neonatais, responsáveis por atender bebês e crianças. Em fase de testes, a iniciativa acadêmica já faz planos de virar startup e também desponta como uma possível solução para salvar os animais, atualmente em risco de extinção, ao reinseri-los no sistema produtivo do Brasil.

Intitulado “Caracterização do potencial produtivo leiteiro de fêmeas asininas do ecótipo Nordestino”, o projeto de extensão foi criado em 2018, depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) procurou a universidade em busca de uma destinação para jumentos abandonados nas estradas. “As pessoas perderam interesse econômico nesses animais e, naquele momento, um grande número de acidentes estava sendo registrado”, afirma Jorge Lucena, professor do curso de Zootecnia da Ufape e um dos coordenadores da atividade.

Segundo a ONG Internacional The Donkey Sanctuary, a população de jumentos no Brasil sofreu uma redução de 94% no Brasil, entre os anos de 1999 e 2024. Além das mudanças na dinâmica de trabalho no campo, a espécie tem sofrido com extrativismo do colágeno, encontrado sob a pele dos asininos.

Da substância, deriva o elijao, produto utilizado pela medicina tradicional chinesa há cerca de 5 mil anos para tratar problemas de saúde como menstruação irregular, anemia, insônia e impotência sexual. Sem comprovação científica, o produto tem motivado a atividade de abatedouros de asininos no Brasil.

Alternativa de preservação

Lucena acredita que a produção de leite de jumenta pode representar tanto uma alternativa sustentável para a sobrevivência da espécie quanto uma fonte de renda para famílias camponesas. “Em termos bioquímicos, o leite de jumenta é o mais próximo ao leite materno humano. Como os aminoácidos estão livres, em moléculas menores, eles são mais fáceis de digerir e causam menos alergia”, explica.

Os pesquisadores esperam fornecer leite de asininos para unidades de saúde neonatais do estado já no primeiro semestre do ano de 2026. “Estamos na fase de avaliação microbiológica do leite, para ver se há contaminação de alguma bactéria nociva, além de aspectos como o teor das proteínas”, conta Victor Netto, professor da Ufape e colaborador do projeto.

Atualmente, os pesquisadores trabalham com plantel próprio, constituído por animais doados e resgatados. A equipe tem atuado para induzir geneticamente a produção de mais fêmeas, a exemplo do que já acontece com as vacas.

A gestação das jumentas leva entre 11 e 12 meses. Após esse período, a fêmea pode produzir leite entre 4 e 8 meses, a depender do manejo. “Esperamos que a quantidade de leite produzido aumente ainda neste ano, permitindo que a gente inicie a produção desse leite em pó. Nessa forma, ele é mais seguro por causa do tempo de prateleira, facilitando a utilização em UTI’s”, ressalta Netto.

Startup

A produção do leite em pó acontece através do liofilizador, máquina a vácuo responsável por aquecer e desidratar o líquido. “O nosso é capaz de liofilizar entre 8 e 12 litros de leite por dia. Estamos com um projeto-modelo de startup, para buscar investimentos para a melhoria do equipamento e dos processos, desde a melhoria genética, até a rotulagem dos produtos”, diz Netto.

O projeto inclui a produção de outros produtos derivados do leite de jumenta, como cosméticos, sabonetes e queijos. “Todo animal que dá retorno financeiro é bem tratado pelo produtor. A cadeia de bem estar deles está muito ligada à produção, pois um animal bem cuidado produz mais. A gente espera que o aumento do valor agregado de jumento também melhore a qualidade de vida deles”, completa.

Bastante consumido no Oriente Médio, o queijo de leite de jumenta pode custar até 80 vezes mais caro do que o convencional leite de vaca. “A jumenta não produz leite durante todo o dia, como a vaca. Além disso, devido à qualidade nutricional desse leite, precisamos de muitos mais litros para produzir um quilo de queijo”, explica Gerla Chinelate, professora Associada do curso de Engenharia de Alimentos da UFAPE.

Com alto potencial nutritivo, o queijo de jumenta possui sabor mais adocicado, em razão do alto teor de lactose, o açúcar natural do leite. Seu aroma, contudo, pouco difere do já conhecido cheiro do queijo tradicional. “Quanto ao sabor, a gente não trata da modificação sensorial para melhor aceitação do consumidor. Pelo contrário, mantemos as características naturais para que as pessoas se acostumem com o leite de jumenta e derivados”, acrescenta Chinelate.

A professora destaca a diversidade da produção de derivados de leite de jumenta no âmbito da pesquisa. A partir de processos de pasteurização, sua equipe vem fabricando, além de queijo, coalhada, iogurte e até sorvete com o leite asinino. “Muitas pessoas ainda não têm o conhecimento da capacidade dos jumentos de produzir materiais de alto valor agregado e nutricional. A gente espera que essa iniciativa mostre o potencial desses animais aos produtores”, conclui Chinelate.

Diario de Pernambuco

Secretaria de Educação de Juazeiro lança projeto “Cuidar da Gente”

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc lançou, na sexta-feira (30), o projeto “Cuidar da Gente”, uma iniciativa que visa cuidar dos servidores do órgão. O projeto, que vai promover ações de saúde mental, nutricional e física, foi apresentado aos colaboradores da Seduc em um momento que incluiu, também, atualização vacinal e um lanche saudável.

“O ‘Cuidar da Gente’ é um projeto construído com muito carinho a pedido da nossa secretária Maéve Melo para cuidar do servidor de forma integral, desde a atividade física até a saúde mental. Através dessa iniciativa, com atividades periódicas, nós vamos estimular a alimentação saudável, a prática da atividade física e o cuidado com a saúde mental, porque entendemos que quando o servidor está bem, ele está bem de forma completa”, pontuou a diretora de Intersetorialidade da Seduc, Altamira Moreira.

O projeto vai contar com ginástica laboral, atividades e avaliações nutricionais e o acolhimento em saúde mental. As ações serão executadas pelos setores de Educação Física e Nutrição da Seduc, e através de parcerias com a Residência e o PET-Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf e com a Secretaria de Saúde do Município/Sesau.

A secretária de Educação, Maéve Melo, também lembrou a importância do projeto. “Nós somos servidores, mas também somos gente. Dedicamos tanto tempo das nossas vidas cuidando dos outros e da nossa rede municipal de ensino, mas também precisamos cuidar de nós e é essa a missão do ‘Cuidar da Gente’. Precisamos cuidar dos nossos servidores para que possamos continuar cuidando dos outros”.

Ascom

Projetos elaborados pela Prefeitura beneficiarão famílias do Assentamento Curimatá em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina e o INCRA Médio São Francisco realizaram, nessa sexta-feira (25), a assinatura dos primeiros projetos da Agricultura Familiar para acesso a créditos. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e aconteceu no Assentamento Curimatá, zona rural do município. Os projetos foram elaborados pelo município após o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os órgãos firmado no final do mês de abril.

O grande objetivo da parceria é atender às famílias assentadas do município, disponibilizando serviços de assistência técnica em elaboração de projetos para o acesso a programas de créditos. Inicialmente, as famílias de agricultores familiares beneficiadas com os projetos aprovados irão receber, cada uma, o valor R$ 16.000,00, em parcela única. Os projetos aprovados foram baseados no Fomento nas modalidades: Semiárido, Fomento, Fomento Jovem e Fomento Mulher. “É uma ajuda muito boa para nós esses recursos. Principalmente para nós que vivemos em uma área de sequeiro e dependemos da criação de animais. Nós só temos a agradecer”, falou o agricultor José Lucio de Jesus.

Para o produtor rural e presidente da Associação de Moradores do Assentamento Curimatá, José Manoel de Amorim, a assistência técnica para a elaboração dos projetos é fundamental. “Fomos bem atendidos pela equipe de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do INCRA. Hoje temos a oportunidade de assinar nossos projetos e aguardar os recursos, que chegam em um momento de necessidade e nos ajudar bastante”, destacou, José Manoel.

Ascom

Jerônimo lança projeto que deve impulsionar agricultura no semiárido

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) lançou neste sábado (28), projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática nas Comunidades Rurais do Nordeste, no município de Itiúba. A iniciativa, que receberá R$ 300 milhões, tem o objetivo de impulsionar a agricultura familiar no semiárido baiano e deve alcançar mais de 300 mil famílias de 49 cidades.

Além disso, o chefe do Executivo estadual fez uma série de entregas nas áreas de educação, abastecimento de água, saúde e infraestrutura. Na ocasião, o petista ainda inaugurou a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Ary Silva, com investimento superior a R$ 9 milhões.

Bahia Sem Fogo
Entre os atos realizados, está a assinatura do decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo, uma política pública voltada à prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais em áreas ambientalmente sensíveis. “Estamos estruturando uma ação permanente de enfrentamento ao fogo, com planejamento, fiscalização e apoio técnico. É mais uma frente no cuidado com nossa biodiversidade”, destacou Jerônimo.

Outras ações
Foram inaugurados sistemas de abastecimento de água nas localidades de Tatu, Alagadiço da Puã, Limpos, Mata do Riacho e Agrovila, com investimentos que somam mais de R$ 1,5 milhão. Além disso, foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Mel na comunidade de Várzea Formosa, fortalecendo a produção local.

Na área da saúde, o governador autorizou a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos povoados de Picos e Sítio dos Moços. Também foram entregues uma ambulância, um aparelho de ultrassonografia, dois kits odontológicos e diversos equipamentos hospitalares para o município.

A TArde

Novo modelo de I.A. vai ajudar pessoas que não se comunicam pela fala a interagirem em tempo real

Um novo modelo de inteligência artificial generativa (I.A. generativa) promete ajudar pessoas que não se comunicam pela fala a interagirem de forma mais ágil. A tecnologia, denominada JandaIA, está sendo desenvolvida por uma empresa pernambucana e será incorporada ao Livox – primeiro aplicativo a usar I.A. para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência, para tornar mais eficiente as interações.

A iniciativa foi aprovada no programa de aceleração em tecnologias digitais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep ) para receber R$ 5,8 milhões, a fundo perdido, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Criado em 2010, o Livox é usado por cerca de 25 mil pessoas, em 24 países. Ele é capaz de conversar em 25 idiomas e tem ajudado pessoas com deficiência e com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Cerca de 80% dos usuários utilizam a plataforma gratuitamente, com grande participação de estudantes de escolas públicas e instituições de apoio à pessoa com deficiência. No Livox, a interação se dá com cartões acionados por meio do olhar, de um gesto, ou do toque numa tela, para perguntar, responder ou formar frases. O uso do JandaIA vai permitir, em larga escala, mais agilidade na exibição das cartelas e na formação de respostas completas.

A incorporação da I.A. generativa vai permitir o treinamento do sistema, com base em hábitos e padrão de utilização dos usuários.
Segundo Paulo Henrique Rodrigues, sócio da “Agora Eu Consigo Tecnologias de Inclusão Social”, o objetivo é possibilitar que pessoas com dificuldade de se comunicar por meio oral possam interagir em tempo real.

“Hoje em dia, pessoas que não têm capacidade de comunicação oral têm uma dificuldade no tempo de resposta, para interagir em tempo real. O JandaIA aprimora esse intervalo, que hoje consiste em compreender uma questão, escolher uma resposta entre as oferecidas, ou digitar essa resposta”, explicou Rodrigues. Na prática, o que a inteligência artificial generativa faz é entender os padrões de rotina, uso da plataforma e possíveis respostas do usuário, para que a interação aconteça como numa conversa falada, de forma mais humanizada.

“Lembro de ter lido que o físico Stephen Hawking muitas vezes se sentia solitário porque as pessoas tinham ‘medo’ de falar com ele, porque não tinham paciência de esperar o tempo que ele demorava para compor as frases numa conversa. O JandaIA vai diminuir esse tempo, que a gente chama de lacuna de reciprocidade. Na comunicação alternativa essa lacuna é muito grande. Através dos modelos de I.A., a lacuna foi reduzida drasticamente e ainda pode melhorar muito”, argumentou Rodrigues.

O JandaIA está sendo desenvolvido pela empresa pernambucana “Agora Eu Consigo Tecnologias de Inclusão Social”, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex Recife). Uma equipe de 15 pesquisadores trabalha para que a ferramenta de tecnologia social esteja totalmente concluída até 2029.

G1 Pernambuco

Projeto da Facape debate o impacto das tecnologias digitais na fruticultura regional

O projeto de extensão ‘Papo de Administrador’, da Faculdade de Petrolina (Facape), abriu sua programação de 2025 com um debate importante sobre o impacto das tecnologias digitais na fruticultura regional. A palestra, realizada na quarta-feira (12), trouxe o tema “Agricultura Digital na Fruticultura – Inovações e Impactos” e reuniu alunos de diversos cursos, como Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI).

O evento contou com a participação do projeto FruitTech e do especialista Valdner Daizio, além dos professores da Facape, Ricardo Amorim e Dinani Gomes. Juntos, os palestrantes discutiram como a inovação tecnológica tem transformado a produção de frutas na região, impulsionando eficiência e sustentabilidade no setor.

Para o coordenador do ‘Papo de Administrador’, professor Antônio Padilha, a iniciativa reforça o compromisso social da Facape ao aproximar os acadêmicos do mercado e da comunidade. “Precisamos evidenciar nossas atividades para que as pessoas percebam a importância da extensão universitária. Esse nosso projeto vai justamente nessa direção: agregar valor e criar esse intercâmbio entre os nossos alunos da faculdade e os alunos da escola pública. A extensão universitária contribui significativamente para esse papel social da Facape”, destacou.

Criado em 2018, o projeto ‘Papo de Administrador’ tem como principal objetivo levar o conhecimento produzido na Facape para além dos muros da instituição. Os monitores do projeto trabalham temáticas específicas junto a alunos de escolas públicas estaduais de Petrolina e Juazeiro, promovendo uma troca de saberes e ampliando o acesso ao conhecimento acadêmico.

ascom

Oitava edição do “Ocupação de Segundas” dá início às comemorações de 19 anos da Trup Errante

A Trup Errante celebra seus 19 anos de existência em uma sessão especial na próxima segunda-feira, 10 de março, em Petrolina. O projeto “Ocupação de Segundas Cine Raiz”, que realiza ações mensais sempre às segundas-feiras, fará seu oitavo encontro no espaço Janela 353, no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Desta vez, serão exibidos os curtas-metragens “Caixa de Sombras” (Antônio Moura) e “Devaneios e Embriaguez de uma Atriz” (Thom Galiano e Moesio Belfort). Haverá ainda a apresentação da cena teatral “Luzia”, com Rafa Moraes (Trup Errante), além do “Deguste Cinema” com a chef Solange Soares (Café de Bule) e uma exposição fotográfica de Euvaldo Macedo Filho.

“Caixa de Sombras” apresenta uma personagem interpretada por Francine Monteiro, continuamente ameaçada por uma sombra que vai progressivamente ocupando e reduzindo seu espaço, até que ela encontra, por meio da arte, da poesia e do conhecimento, uma saída. Já Brisa Rodrigues dá corpo a “Devaneios e Embriaguez de uma Atriz”, que mostra a entrega íntima de uma atriz apaixonada pela personagem, em uma fusão entre realidade e devaneio.

A cena “Luzia” é uma adaptação do conto homônimo de Luís Osete, onde a personagem-título é uma leitora voraz. Os três trabalhos traçam relações entre as personagens e as artes, como um convite ao transcendental.

Para quem quiser aprofundar a experiência nas obras, ao final da sessão haverá um bate-papo cultural e descontraído, mediado pela professora de Literatura e Mestra em Educação e Cultura, Ariane Samila Rosa, com acessibilidade em Libras pelo intérprete Dirceu Rodrigo.

O projeto “Ocupação de Segundas” busca criar um espaço de diálogo e partilha entre artistas locais de diferentes linguagens, rompendo fronteiras entre produções distintas e convidando o público a reencontrar obras da região, provocando novas reflexões.

“Ocupação de Segundas Cine Raiz” é uma realização da Trup Errante, em parceria com o Café de Bule e o Espaço Janela 353. O projeto conta com o incentivo do Funcultura, por meio do Edital Cultural Audiovisual 2022/2023, na categoria de cineclubismo e interação de linguagens.

Serviço

Data: 10/03 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Janela 353, 1° andar do Café de Bule – Rua Antônio Santana Filho, 353, Centro – Petrolina (Sala Euvaldo Macedo Filho)
Capacidade: 60 lugares
Entrada gratuita

Ascom

Projeto Pôr do Samba celebra a essência do samba neste sábado (26), na orla de Petrolina

Acontecerá neste sábado (26), às 17 horas, no Monumento “Eu Amo Petrolina”, o projeto Pôr do Samba, iniciativa de músicos que reforça o papel do samba como um patrimônio cultural imaterial, mantendo viva essa tradição que é a cara do Brasil.

No repertório, grandes clássicos do samba, além de versões repaginadas que dão nova vida a canções consagradas. Com uma proposta inclusiva e acessível, a roda de samba é aberta a todos que queiram apreciar música de qualidade.

O Pôr do Samba é um projeto cultural inovador que traz a essência do samba para os espaços públicos da nossa cidade, durante o pôr do sol, promovendo uma experiência musical única e democrática. Com o objetivo de valorizar a cultura popular brasileira e aproximar a comunidade do samba, o projeto leva rodas de samba para diferentes locais ao ar livre, transformando praças, parques e outros espaços públicos em verdadeiros palcos de celebração.

O repertório do Pôr do Samba é cuidadosamente selecionado para incluir os grandes clássicos do samba, além de versões repaginadas que dão nova vida a canções consagradas. Com uma proposta inclusiva e acessível, a roda de samba é aberta a todos que queiram apreciar música de qualidade.

Ao levar a música para as ruas, o Pôr do Samba busca resgatar o espírito comunitário do samba, que sempre foi uma manifestação espontânea e coletiva, e proporcionar momentos de alegria e integração para pessoas de todas as idades e origens. O projeto reforça o papel do samba como um patrimônio cultural imaterial, mantendo viva essa tradição que é a cara do Brasil.

Ascom

UPE campus Petrolina abre inscrições para projeto voltado para a saúde de grávidas e puérperas

O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, está com inscrições abertas para um projeto de extensão voltado para a saúde de grávidas e puérperas. Com 10 encontros mensais, o projeto oferece 40 vagas e tem o objetivo de proporcionar conhecimento e experiências sobre o ciclo gravídico-puerperal.

Com o tema “Da Gestação ao Pós Parto” os encontros serão conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, nutrição e fisioterapia da upe. Para se inscrever, as interessadas devem preencher um formulário disponível aqui.

Temas abordados
– Alterações corporais na gestação;
– Gestação de alto risco e cuidados necessários, com foco em diabetes gestacional e hipertensão;
– Incontinência urinária e fecal na gestação, destacando a importância dos músculos do assoalho pélvico;
– A importância do exercício físico na gestação;
– Preparação para o parto normal e o que é importante saber para esse momento;
– Amamentação e os aspectos fundamentais para uma amamentação bem-sucedida;
– Mudanças na função sexual durante a gestação e pós-parto;
– Diástase abdominal, explicando o que é e como ocorre.

Coordenado pela docente do colegiado de fisioterapia, Dra. Maíra de Menezes de Franco, o projeto tem início no dia 30 de agosto, na sede da instituição, localizada na Rodovia BR 203, km 2 s/n, Vila Eduardo. Outras informações podem ser consultadas através do número (87) 988791416.

G1 Petrolina

Educação e cultura: projeto leva aula-espetáculo sobre maracatu para escolas públicas do Estado

Um projeto de aula-espetáculo denominado “Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho” será promovido em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. A ação ocorre entre esta terça (27) e a próxima quinta (29).

A dinâmica foi idealizada pelo Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, de Recife/PE, e busca levar para dentro do ambiente escolar ensinamentos sobre essa manifestação cultural.

Entre os assuntos, o grupo fala sobre os principais personagens, trajes e musicalidade, além de finalizar com uma apresentação para mostrar na prática essa vivência artística. A proposta é de uma aula diferente, participativa e formativa com uma das riquezas da diversidade cultural de Pernambuco, o maracatu de baque virado.

Ainda dentro da aula-espetáculo, em cada uma das cidades visitadas acontece um intercâmbio artístico com a participação de um grupo da cultura popular da região. Nesta circulação, a interação vai acontecer com o Afoxé Omo Inã, no Recife; o Maracatu de Baque Solto Canarinho de Ouro, em Carpina; o Papanguarte – Balé Popular de Bezerros, em Bezerros; e, o Boi Arcoverde, em Arcoverde.

“Essa atividade é uma rica oportunidade para mostrar na prática nossa diversidade cultural, como ela funciona e sua integração entre as manifestações. E tudo isso no território desses estudantes e professores, perto dos seus olhos e com a possibilidade de participar perguntando, dançando e/ou cantando ao lados dos brincantes”, ressalta o produtor geral e professor Clébio Marques.

O projeto Aula-espetáculo Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho acontece por meio de incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A concepção, elaboração e produção geral é da Usina Produções.

Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria

Fundado em 10 de dezembro de 1998, o Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria comemora durante esta turnê de aula-espetáculo 25 anos de lutas e glórias. Verdadeiramente um “patrimônio vivo” de Pernambuco, a agremiação mantém o trabalho social, o registro e a preservação das expressões culturais e do carnaval pernambucano, do Maracatu Nação e da Cultura Popular e Tradicional em toda a sua plenitude.

O Maracatu Encanto da Alegria é conhecido como “Trovão Vermelho” por dois aspectos: Religiosamente, a patrona do Maracatu é a orixá lansã (Oyá), a senhora dos raios e trovões, e o baque é regido por Xangó, orixá do Mestre do Apito. Culturalmente é devido a energia do baque, das alfaias rufando. “Maracatu é trovão, maracatu transmite o som da terra”, já dizia o famoso percussionista Naná Vasconcelos (in memoriam).

Diário de Pernambuco

12