Fiscalização remove propagandas irregulares das ruas de Petrolina durante ação noturna

A Prefeitura de Petrolina realizou mais uma ação do programa Petrolina + Limpa, com foco na retirada de propagandas instaladas de forma irregular em espaços públicos da cidade. Durante a operação, as equipes de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), identificaram e removeram materiais publicitários fixados indevidamente em postes, calçadas, canteiros e outros pontos urbanos, em desacordo com a legislação municipal. Esse tipo de prática compromete a organização da cidade, prejudica a paisagem urbana e pode afetar a mobilidade e a segurança de pedestres e condutores.

De acordo com a legislação vigente, toda publicidade instalada em espaço público precisa de autorização prévia da Secretaria. O descumprimento das normas pode resultar em notificações, apreensão de materiais e aplicação de penalidades. Os responsáveis devem se dirigir presencialmente à sede da secretaria que fica localizada na Avenida da Integração, 948, no bairro Dom Malan. O horário de atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

LEIA MAIS

‘Caí desacordado’, diz homem que levou socos de guarda ao reclamar de som alto em igreja

Morador denuncia agressão de Guarda Municipal em frente de igreja em Balneário Camboriú — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Tiago Alves disse conviver há anos com o barulho excessivo no local, em Balneário Camboriú. Ele é pai de uma criança autista de 9 anos e diz que situação afeta diretamente o bem-estar do filho.

O homem agredido com socos por um guarda municipal de folga em frente a uma igreja evangélica em Balneário Camboriú (SC) contou que ficou desacordado e precisou levar seis pontos na boca após as agressões. O caso, registrado em vídeo, teria começado após Tiago Alves reclamar do volume do som no local (assista). A Polícia Civil investiga.

Pai de uma criança autista de 9 anos, ele diz conviver há cerca de 4 anos com o problema e afirma já ter registrado mais de 17 boletins de ocorrência relacionados ao barulho excessivo, que afeta diretamente o bem-estar do filho. O nome do suspeito não foi divulgado.

LEIA MAIS

‘Pra Sempre São João’ reúne 20 mil pessoas e registra ocorrências de menor gravidade em Petrolina

O fim de semana do evento “Pra Sempre São João”, realizado na Avenida dos Tropeiros, no bairro Pedro Raimundo, transcorreu sem o registro de ocorrências graves. De acordo com um levantamento conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e da Secretaria de Segurança Pública, o público estimado nos dois dias de programação foi de cerca de 20 mil pessoas.

Efetivo e integração das forças de segurança
Para a cobertura do evento, a Secretaria de Segurança Pública mobilizou um efetivo de aproximadamente 100 agentes, divididos entre a Guarda Civil Municipal e Guardas Patrimoniais, além do suporte de 13 viaturas.

LEIA MAIS

Petrolina garante segurança reforçada para o ‘Pra Sempre São João’ no Pedro Raimundo

Neste final de semana, a tradição nordestina ganha um novo palco em Petrolina. A Avenida dos Tropeiros, no bairro Pedro Raimundo, será transformada em um autêntico arraial durante o evento ‘Pra Sempre São João’. Com uma expectativa de público de 20 mil pessoas entre a sexta-feira (15) e o sábado (16), a Prefeitura de Petrolina preparou um esquema especial de segurança para garantir o clima de paz e celebração.

LEIA MAIS

Guarda Civil de Petrolina homenageia ex-senador Fernando Bezerra Coelho em aniversário de 32 anos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina celebrou, nesta sexta-feira (08), seu aniversário de 32 anos com uma solenidade marcada por homenagens. O evento, liderado pelo prefeito Simão Durando, teve como destaque o reconhecimento ao ex-senador Fernando Bezerra Coelho, responsável pela criação da instituição em 1994, durante seu primeiro mandato como gestor do município.

Reconhecimento e História
Durante a cerimônia, Fernando Bezerra recebeu um brasão da Guarda Civil como símbolo de reconhecimento pelos serviços prestados à segurança pública local. Fundada oficialmente em 27 de abril de 1992, a corporação consolidou-se como uma força auxiliar na segurança urbana.

LEIA MAIS

Homem é detido pela Guarda Civil Municipal em Juazeiro após ameaças com simulacro de arma de fogo

Na noite desta terça-feira (21), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro prendeu um homem suspeito de realizar ameaças utilizando um simulacro de arma de fogo. A ocorrência foi registrada na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro, durante patrulhamento de rotina.

De acordo com a corporação, populares abordaram os agentes informando que um indivíduo, que trafegava de bicicleta, estaria portando uma arma de fogo e ameaçando pessoas na região. Com base nas características repassadas, a equipe iniciou diligências e conseguiu localizar o suspeito, realizando a abordagem.

LEIA MAIS

Cuidado, acolhimento e Prevenção marcam a sétima edição do Projeto “Viva Luciana”

Cuidado, acolhimento e Prevenção marcam a sétima edição do Projeto “Viva Luciana””É importante para nossa comunidade receber tantos serviços em uma só ação”. O relato de uma das mulheres atendidas resume o impacto da 7ª edição do Projeto Viva Luciana, realizada no sábado (22), em Carnaíba do Sertão. A iniciativa é promovida pela Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM) desde 2019, com foco em ações de cuidado, bem-estar e saúde para mulheres do município.

 A inspetora-chefe da GCM, Hermínia Dias, destacou que o projeto nasceu do legado da colega Luciana Aquino, vítima de câncer do colo do útero. “Esse projeto é o legado deixado por nossa colega GCM Luciana Aquino, que partiu muito cedo. A partir daí, realizamos ações como essa, que reforçam a importância do autocuidado e dos exames de rotina capazes de identificar precocemente doenças como o câncer de mama e de colo de útero, aumentando as chances de cura”, afirmou.

Além da marcação de exames pelo Instituto Ivete Sangalo, a edição deste ano ofereceu Orientações sobre prevenção de doenças renais; Teste de HPV, fundamental para a detecção precoce de lesões pré-cancerígenas; Serviços do CRAS e Bolsa Família, com assistência social e familiar; Participação da Patrulha Maria da Penha da GCM, levando informações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A moradora da comunidade, Lidiane Batista, aprovou a iniciativa. “Aprendi coisas sobre a saúde da mulher que eu não sabia e que, a partir de agora, vou levar para a vida e compartilhar com minhas colegas”, disse.  O comunitário Luan Rodrigues também celebrou a ação. “Carnaíba do Sertão agradece à Prefeitura de Juazeiro e aos parceiros por trazerem serviços essenciais para nossa população, evitando o deslocamento até a cidade”, destacou.

A edição contou ainda com a participação da Clínica Íntimus. A enfermeira Luana Rodrigues levou informações sobre saúde da mulher e ciclo menstrual. “Foi gratificante participar, compartilhando conhecimento e explicando como ocorre o ciclo menstrual e sua importância para o corpo da mulher. É fundamental vivenciar esse processo de forma natural e harmônica”, afirmou.

Criado após o falecimento de Luciana Aquino, o Projeto Viva Luciana homenageia uma profissional exemplar que ocupava espaço de liderança dentro da GCM. O secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, reforçou o papel social da iniciativa, “Esse projeto é uma justa homenagem à nossa colega que partiu muito jovem, aos 36 anos. É importante frisar que fazer segurança pública não é apenas realizar patrulhamento, mas também desenvolver ações que aproximem e integrem a GCM com a comunidade”, declarou.

Ascom

Guardas Civis de Petrolina passam por curso de qualificação profissional

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Segurança Pública, dá mais um passo importante para o aprimoramento dos serviços prestados à população. Cerca de 123 Guardas Civis Municipais (GCM), organizados em seis turmas de aulas presenciais, iniciaram um curso de qualificação profissional.

As aulas foram iniciadas esta semana e tem o objetivo de reforçar as competências e habilidades no exercício das funções dos Guardas, garantindo mais segurança e eficiência no atendimento à comunidade.

LEIA MAIS

Guarda Civil de Petrolina conduz homem por estar em veículo furtado e por porte ilegal de armas

Durante o patrulhamento preventivo e ostensivo próximo a feira livre e posto de saúde do bairro João de Deus em Petrolina, um homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. De acordo com a equipe da Guarda Civil Municipal, o suspeito fugiu ao ver a equipe da guarda.

Ao verificarem a placa do automóvel, os agentes descobriram uma restrição relacionada a furto ou roubo na numeração do motor. Ao ser questionado sobre a procedência do veículo, o condutor respondeu que adquiriu durante a troca de um terreno.

LEIA MAIS

Homem é preso por cárcere privado e agressão a mulher no bairro Mandacaru, em Petrolina

Na manhã da segunda-feira, por volta das 10h, uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi acionada durante o patrulhamento no bairro Mandacaru por uma mulher que relata ter sido agredida e mantida em cárcere privado por seu companheiro. A vítima apresentava hematomas visíveis e estava visivelmente abalada.

Após colher as informações, a equipe iniciou a busca pelo suspeito, que foi localizada logo em seguida. Durante a abordagem, o homem tentou atacar a continuação com uma viga de madeira, ignorando as ordens de parada. Diante da situação, a equipe fez o uso progressivo da força para conter o agressor.

Ambos foram encaminhados para atendimento médico e, em seguida, à Delegacia, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Prefeitura reconhece atuação da Guarda Civil Municipal

Trabalho desempenhado com compromisso e para garantir a melhoria da qualidade de vida dos petrolinenses, essa tem sido a missão de quem atua na Guarda Civil Municipal (GCM).

O dia destinado para esses profissionais é celebrado nesta quinta-feira (10), e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP), reforça o reconhecimento a todos que integram a corporação da Guarda Civil.

A data, instituída como Dia Nacional das Guardas Municipais, tem como base na Lei nº 12.066, de 29 de outubro de 2009, e possibilita o merecido reconhecimento aos homens e mulheres que atuam diariamente para a promoção da segurança e da cidadania.

LEIA MAIS

Guarda Civil Municipal de Juazeiro recupera veículo furtado abandonado no Bairro Piranga 1

A coordenação operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro (BA) recebeu, nesta quarta-feira (4), a informação de que um veículo abandonado estava no Bairro Piranga 1. Uma equipe foi imediatamente encaminhada ao local, onde constatou o abandono de um Fiat Prêmio sem os quatro pneus e a bateria.

Durante a inspeção do carro, os agentes encontraram uma nota fiscal que indicava o nome e endereço do proprietário. Com essas informações, outra equipe da GCM seguiu até a cidade vizinha de Petrolina (PE) para localizar o dono do veículo. Ao ser identificado, o proprietário relatou que o carro havia sido furtado na noite anterior (3), por volta das 20h, em frente à sua residência.

Como o proprietário ainda não havia registrado o Boletim de Ocorrência, o veículo foi devolvido diretamente a ele pela equipe da GCM.

GCM recupera celular roubado e conduz dois indivíduos à delegacia

Na madrugada da segunda-feira (26) por volta das 00h30, durante patrulhamento preventivo na praça Dom Malan, a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da equipe GT – ROMU, avistou dois homens que, ao perceberem a presença da guarnição, começaram a correr de maneira desesperada.

A equipe prontamente os abordou para oferecer ajuda, momento em que foram encontrados com eles um celular e outros pertences, posteriormente identificados pela vítima como produtos de roubo.

Os indivíduos confessaram a prática do crime. Diante da situação, a guarnição conduziu os suspeitos à Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

Sistema moderno permite integração no atendimento das forças de Segurança Pública em Petrolina

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina participou de uma capacitação sobre o novo Sistema de Atendimento e Despacho (Sinesp-CAD), realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na semana passada. Após o curso, o Sistema deverá ser implantado, em breve, no município para melhorar a qualidade dos atendimentos e ocorrências.

O programa está veiculado ao Governo Federal e é uma ferramenta que oferece informações em tempo real sobre incidentes registrados pelas forças de segurança. A tecnologia, que é uma grande aliada, fornece a possibilidade de consulta de veículos e pessoas na base de dados nacional, assim como faz o acompanhamento de imagens de câmeras de monitoramento e equipes disponíveis para atendimento de ocorrências.

LEIA MAIS

Homem é conduzido à delegacia por porte de drogas no Terminal Rodoviário

Um homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, no final de semana, por estar com drogas no Terminal Rodoviário de Petrolina. De acordo a equipe de disciplinamento urbano da Guarda Civil Municipal, o indivíduo estava utilizando a droga no local e ao perceber a presença da equipe tentou se desfazer do material.

Após os guardas terem encontrado os entorpecentes, o suspeito tentou fugir em direção ao bairro Gercino Coelho, porém foi alcançado e contido pela equipe. Diante da situação, o envolvido e os materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia para adoção das medidas legais cabíveis.

12