Cuidado, acolhimento e Prevenção marcam a sétima edição do Projeto “Viva Luciana”

Cuidado, acolhimento e Prevenção marcam a sétima edição do Projeto “Viva Luciana””É importante para nossa comunidade receber tantos serviços em uma só ação”. O relato de uma das mulheres atendidas resume o impacto da 7ª edição do Projeto Viva Luciana, realizada no sábado (22), em Carnaíba do Sertão. A iniciativa é promovida pela Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM) desde 2019, com foco em ações de cuidado, bem-estar e saúde para mulheres do município.

 A inspetora-chefe da GCM, Hermínia Dias, destacou que o projeto nasceu do legado da colega Luciana Aquino, vítima de câncer do colo do útero. “Esse projeto é o legado deixado por nossa colega GCM Luciana Aquino, que partiu muito cedo. A partir daí, realizamos ações como essa, que reforçam a importância do autocuidado e dos exames de rotina capazes de identificar precocemente doenças como o câncer de mama e de colo de útero, aumentando as chances de cura”, afirmou.

Além da marcação de exames pelo Instituto Ivete Sangalo, a edição deste ano ofereceu Orientações sobre prevenção de doenças renais; Teste de HPV, fundamental para a detecção precoce de lesões pré-cancerígenas; Serviços do CRAS e Bolsa Família, com assistência social e familiar; Participação da Patrulha Maria da Penha da GCM, levando informações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A moradora da comunidade, Lidiane Batista, aprovou a iniciativa. “Aprendi coisas sobre a saúde da mulher que eu não sabia e que, a partir de agora, vou levar para a vida e compartilhar com minhas colegas”, disse.  O comunitário Luan Rodrigues também celebrou a ação. “Carnaíba do Sertão agradece à Prefeitura de Juazeiro e aos parceiros por trazerem serviços essenciais para nossa população, evitando o deslocamento até a cidade”, destacou.

A edição contou ainda com a participação da Clínica Íntimus. A enfermeira Luana Rodrigues levou informações sobre saúde da mulher e ciclo menstrual. “Foi gratificante participar, compartilhando conhecimento e explicando como ocorre o ciclo menstrual e sua importância para o corpo da mulher. É fundamental vivenciar esse processo de forma natural e harmônica”, afirmou.

Criado após o falecimento de Luciana Aquino, o Projeto Viva Luciana homenageia uma profissional exemplar que ocupava espaço de liderança dentro da GCM. O secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, reforçou o papel social da iniciativa, “Esse projeto é uma justa homenagem à nossa colega que partiu muito jovem, aos 36 anos. É importante frisar que fazer segurança pública não é apenas realizar patrulhamento, mas também desenvolver ações que aproximem e integrem a GCM com a comunidade”, declarou.

Ascom

Segurança Cidadã: Carnaíba do Sertão é contemplada com a 7ª edição do Projeto Viva Luciana

A Secretaria de Segurança Cidadã e da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, realiza neste sábado (22) a 7ª edição do Projeto “Viva Luciana”, na comunidade de Carnaíba do Sertão. A iniciativa, realizada pela GCM desde 2019, tem como objetivo promover ações de cuidado, bem-estar e saúde direcionadas às mulheres.

Esta edição contará com duas ações: a primeira acontece no Distrito de Carnaíba do Sertão, na quadra poliesportiva, e a segunda será realizada em dezembro, no Distrito de Maniçoba. Entre os serviços ofertados estão: teste de HPV, marcação de exames de mamografia, palestras com equipes do Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, CIAM e da Secretaria da Mulher e Juventude, além de orientações sobre o Bolsa Família. A Patrulha Maria da Penha da GCM também estará presente, levando informações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A programação inclui ainda atividades recreativas, com participação de um palhaço animando as crianças, além de música ao vivo, proporcionando um ambiente acolhedor para toda a comunidade. O projeto “Viva Luciana” foi criado em homenagem à GCM Maria Luciana de Aquino Costa, falecida aos 36 anos, vítima de câncer do colo do útero. A inspetora-chefe da Guarda Civil Municipal, GCM Hermínia Dias, reforça o convite: “Estamos realizando a 7ª edição do Viva Luciana no interior do município, fortalecendo o autocuidado e levando serviços essenciais para a população”.

Ascom

Homem é preso com arma e droga no interior de Juazeiro

Um homem foi preso em flagrante na tarde de sexta-feira (11), na Vila Carneiros, próximo ao Distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro (BA). Ele foi detido pelo Grupamento Ostensivo Tático em Área Rural (Gotar), da Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento na comunidade.

O homem estava com uma quantia de maconha e confessou que levaria a droga para um cliente, mas não citou nomes ou informou onde seria feita a entrega. Ele também disse que em sua residência havia mais drogas e no endereço, a Gotar apreendeu mais maconha, além de uma espingarda calibre 12 com onze cartuchos.

Ele foi encaminhado, juntamente com a arma e as drogas, à Delegacia de Polícia Civil, para registro da ocorrência.

Bombeiros combatem incêndio em área de vegetação no interior de Juazeiro

Foto: 9º GBM/Divulgação

Um incêndio foi registrado em uma área de caatinga na Serra dos Espinhos, no distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro (BA). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o 9º GBM foi acionado por volta de 10h40 de terça-feira (18).

As ações de combate às chamas se desenvolveram até por volta das 15h. As equipes permaneceram no local até o final da tarde, monitorando a situação. O combate rápido conseguiu preservar a caatinga e animais que estavam sendo criados nas proximidades.

Juazeiro: Carnaíba do Sertão iluminado, comemora o vereador Berg da Carnaíba

Carnaíba do Sertão iluminado. A indicação do vereador Berg da Carnaíba foi atendida e a Prefeitura de Juazeiro fez a reposição da iluminação pública do Distrito, tornando-o mais seguro e mais bonito.

Através do Programa Disk Luz, coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP), restabeleceu as luzes nas ruas da comunidade, com a reposição em LED. Na sede do município, a ação teve início no mês de fevereiro e no mês de julho atendeu ao pedido do vereador que defende, desde o início de sua legislatura, ações para melhorar a qualidade de vida dos conterrâneos e de toda a população juazeirense.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, mais de 250 reposições de lâmpadas, tanto na sede, como no interior do Distrito de Carnaíba do Sertão foram feitas até agora. Ainda segundo a coordenação, o projeto prevê a expansão das substituições das lâmpadas convencionais, pelas as lâmpadas modelo LED, e as trocas estão sendo executadas de forma gradativa nos bairros da sede e Distritos de Juazeiro.

Berg da Carnaíba agradece a prefeita Suzana Ramos e destaca a importância deste Programa. “A iluminação pública está diretamente ligada à segurança pública no tráfego e nas residências, além de levar mais comodidade e conforto aos moradores da localidade, prevenindo a criminalidade, além de embelezar as áreas públicas, destacando as paisagens, e promover um melhor aproveitamento dos momentos e das áreas de lazer. Vamos continuar sugerindo ações que promovam o bem estar dos nossos munícipes”, declara o vereador.

Juazeiro: Carnaíba do Sertão recebe ação de combate a dengue neste sábado

A Secretaria de Saúde de Juazeiro promoverá, neste sábado (7) um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes de endemias estarão na comunidade de Carnaíba do Sertão, na zona rural, visitando as residências e fiscalizando possíveis focos de proliferação do mosquito.

“Nossas equipes estão circulando pelo município. Pedimos que a população receba nossos agentes e que também fique atenta às próprias residências, pois muitos focos são encontrados dentro das casas”, afirma a coordenadora do Núcleo de Endemias, Núbia Almeida.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 100 pessoas estarão na ação, iniciando os trabalhos por volta de 8h. O mutirão é apenas uma das ações desenvolvidas no município visando combater os casos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

População de Carnaíba do Sertão recebe atendimento de saúde itinerante

Os moradores de Carnaíba do Sertão estão recebendo neste fim de semana vários serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Igreja Batista Sertaneja, que fica na comunidade. Os atendimentos estão sendo realizados na igreja, numa carreta da Igreja Batista Nova Jerusalém e na Unidade Móvel de Atendimento Odontológico da Prefeitura do município.

Estão sendo ofertados atendimentos com dentista, vacina contra a Covid-19, testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, atendimento com clínico geral, aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros. De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Costa, a ideia da Prefeitura de Juazeiro é sempre ampliar a oferta dos serviços de saúde à população. “Além dos atendimentos que já realizamos na nossa rede de Atenção Básica e Especializada e também na Vigilância em Saúde, estamos sempre realizando os serviços itinerantes com o nosso ‘Saúde em Movimento’, juntando vários serviços em um só lugar. Essa é a nossa proposta, de levar para ainda mais perto das pessoas, os nossos atendimentos”, disse Fernando Costa.

LEIA MAIS

Casa de Saúde Nossa Senhora das Pedreiras é reinaugurada em Carnaíba do Sertão, em Juazeiro; Unidade de saúde estava fechada há 5 anos

A Casa de Saúde Nossa Senhora das Pedreiras foi reinaugurada na noite da última quinta-feira (24), no Distrito de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro no Norte da Bahia. A unidade estava fechada há cinco anos e servia a comunidade de Carnaíba e comunidades adjacentes há mais de 40 anos, e após o empenho de Berg da Carnaíba, os populares voltam a dispor do equipamento para o reforço do atendimento à saúde com atendimento médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, sala de vacinação, medicações e uma sala especial para as crianças com conforto e comodidade.

Berg não escondeu a emoção ao relembrar que anos atrás foi seu pai, Lourival Souza Santos, que encontrou, em meio as pedras, a imagem santa que resultou no nome da Casa de Saúde e contou também que era um de seus maiores sonhos recuperar a unidade e disponibilizar para a população.

LEIA MAIS

Homem é assassinado no distrito de Carnaíba do Sertão em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Um homem, de identidade ainda não revelada, morreu vítima de disparos de arma de fogo na manhã desta quinta-feira (02), no distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro, no Norte da Bahia.

 

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima morreu no local do crime. O corpo dele foi encaminhado ao IML de Juazeiro, onde deve passar pela necropsia.

 

Esse foi o primeiro crime letal e intencional registrado no mês de dezembro em Juazeiro.

Prefeitura de Juazeiro leva pavimentação asfáltica para Carnaíba do Sertão 

Além de receber do Governo Federal a confirmação das obras da Travessia Urbana de Juazeiro previstas para o segundo semestre de 2021, a prefeita Suzana Ramos também acompanhou, na manhã desta segunda-feira (14), o início dos serviços de pavimentação no distrito de Carnaíba do Sertão, na zona rural do município. A ação, realizada na Rua Oseas Leonídio Costa, contempla 7.200 metros quadrados. A obra é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Adolfo Viana (PSDB), com investimento estimado em R$ 450 mil.

O vereador e presidente da Câmara de Juazeiro, Berg da Carnaíba, também esteve presente acompanhando a prefeita e o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Freire.

LEIA MAIS

Homens são detidos em Juazeiro por desacato e desobediência durante fiscalização do toque de recolher

(Foto: Ilustração)

Dois homens foram detidos na madrugada deste domingo (4), por Guardas Municipais, no Distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro, por desacato e desobediência durante fiscalização para cumprimento do toque de recolher.

De acordo com a Guarda Civil, os homens, de 26 e 21 anos de idade estavam na praça principal da comunidade com o som do veículo ligado e ingerindo bebida alcoólica.

Durante buscas no carro que os mesmos usavam, foi encontrada uma pequena porção de maconha, que seria do homem de 21 anos. Ele alegou que a droga era para uso pessoal. Diante dos fatos, ambos foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia da Polícia Civil para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.

Queda de energia deixa comunidades rurais sem água no interior de Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Está faltando água em Carnaíba do Sertão e Juremal, zona rural de Juazeiro (BA). De acordo com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) o problema na abastecimento é resultado de uma queda de energia, registrada na tarde de ontem (16).

O SAAE relatou que a queda na energia danificou um transformador na captação de água. “As equipes da autarquia municipal, juntamente com a Coelba, estão trabalhando para solucionar o problema o quanto antes”, diz a nota do SAAE. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidos através do número (74) 3614-9800.

Juazeiro: distritos de Carnaíba do Sertão e Juremal terão fornecimento de água interrompido temporariamente

(Foto: Ilustração)

Os sistemas de abastecimento que levam água às comunidades de Juremal e Carnaíba do Sertão irão paralisar entre os dias 14 a 16 de maio, de quinta-feira a sábado desta semana, para que a Associação dos Usuários do Perímetro Irrigado do Tourão (AUPIT) possa fazer a manutenção nos canais principal e secundário e na Estação de Bombeamento EB3.

O SAAE foi comunicado da medida através de ofício e pede aos usuários desses distritos que armazenem e economizem a água nesse período. Tão logo o serviço seja concluído as bombas entrarão em funcionamento e o abastecimento voltará à normalidade.

Caravana da Saúde desta quarta-feira (27) leva atendimentos ao distrito de Carnaíba do Sertão

(Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (27) a Caravana da Saúde vai integrar a programação do Programa de Governo ‘Cuidar da Gente’ e leva a oferta de atendimentos médicos especializados variados, bem como de exames laboratoriais para a Unidade Básica de Saúde do distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro (BA).

Serão ofertados para a população de Carnaíba atendimentos médicos especializados nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, ginecologia e odontologia, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas, além de testes rápidos.

O Programa de governo consolidado por reduzir as demandas reprimidas nas unidades do município, tanto na sede como no interior, já registra mais de 30 mil atendimentos ao longo dos 3 anos de existência.

Caravana da Saúde visita Carnaíba do Sertão nesta quarta-feira (10)

(Foto: Ascom)

A Caravana da Saúde desta quarta-feira (10) visitará o Distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro. Essa será a 138ª edição do programa que já realizou mais de 30 mil atendimentos gratuitos na cidade baiana. Entre as consultas disponíveis estão cardiologia, ginecologia e clínico geral.

As equipes médicas também estarão no local realizando exames laboratoriais e eletrocardiograma. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) também visitará Carnaíba, para fazer o cadastramento de algum morador que não esteja inserido no Bolsa Família ou precise atualizá-lo.

O programa Caravana da Saúde foi criado em 2016 com a missão de solucionar a demanda suprimida na saúde municipal e já atendeu bairros da sede e várias comunidades do interior de Juazeiro. As consultas acontecem sempre às quartas-feiras.

12