Cuidado, acolhimento e Prevenção marcam a sétima edição do Projeto “Viva Luciana”

Cuidado, acolhimento e Prevenção marcam a sétima edição do Projeto “Viva Luciana””É importante para nossa comunidade receber tantos serviços em uma só ação”. O relato de uma das mulheres atendidas resume o impacto da 7ª edição do Projeto Viva Luciana, realizada no sábado (22), em Carnaíba do Sertão. A iniciativa é promovida pela Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM) desde 2019, com foco em ações de cuidado, bem-estar e saúde para mulheres do município.

 A inspetora-chefe da GCM, Hermínia Dias, destacou que o projeto nasceu do legado da colega Luciana Aquino, vítima de câncer do colo do útero. “Esse projeto é o legado deixado por nossa colega GCM Luciana Aquino, que partiu muito cedo. A partir daí, realizamos ações como essa, que reforçam a importância do autocuidado e dos exames de rotina capazes de identificar precocemente doenças como o câncer de mama e de colo de útero, aumentando as chances de cura”, afirmou.

Além da marcação de exames pelo Instituto Ivete Sangalo, a edição deste ano ofereceu Orientações sobre prevenção de doenças renais; Teste de HPV, fundamental para a detecção precoce de lesões pré-cancerígenas; Serviços do CRAS e Bolsa Família, com assistência social e familiar; Participação da Patrulha Maria da Penha da GCM, levando informações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A moradora da comunidade, Lidiane Batista, aprovou a iniciativa. “Aprendi coisas sobre a saúde da mulher que eu não sabia e que, a partir de agora, vou levar para a vida e compartilhar com minhas colegas”, disse.  O comunitário Luan Rodrigues também celebrou a ação. “Carnaíba do Sertão agradece à Prefeitura de Juazeiro e aos parceiros por trazerem serviços essenciais para nossa população, evitando o deslocamento até a cidade”, destacou.

A edição contou ainda com a participação da Clínica Íntimus. A enfermeira Luana Rodrigues levou informações sobre saúde da mulher e ciclo menstrual. “Foi gratificante participar, compartilhando conhecimento e explicando como ocorre o ciclo menstrual e sua importância para o corpo da mulher. É fundamental vivenciar esse processo de forma natural e harmônica”, afirmou.

Criado após o falecimento de Luciana Aquino, o Projeto Viva Luciana homenageia uma profissional exemplar que ocupava espaço de liderança dentro da GCM. O secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, reforçou o papel social da iniciativa, “Esse projeto é uma justa homenagem à nossa colega que partiu muito jovem, aos 36 anos. É importante frisar que fazer segurança pública não é apenas realizar patrulhamento, mas também desenvolver ações que aproximem e integrem a GCM com a comunidade”, declarou.

Ascom

Segurança Cidadã: Carnaíba do Sertão é contemplada com a 7ª edição do Projeto Viva Luciana

A Secretaria de Segurança Cidadã e da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, realiza neste sábado (22) a 7ª edição do Projeto “Viva Luciana”, na comunidade de Carnaíba do Sertão. A iniciativa, realizada pela GCM desde 2019, tem como objetivo promover ações de cuidado, bem-estar e saúde direcionadas às mulheres.

Esta edição contará com duas ações: a primeira acontece no Distrito de Carnaíba do Sertão, na quadra poliesportiva, e a segunda será realizada em dezembro, no Distrito de Maniçoba. Entre os serviços ofertados estão: teste de HPV, marcação de exames de mamografia, palestras com equipes do Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, CIAM e da Secretaria da Mulher e Juventude, além de orientações sobre o Bolsa Família. A Patrulha Maria da Penha da GCM também estará presente, levando informações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A programação inclui ainda atividades recreativas, com participação de um palhaço animando as crianças, além de música ao vivo, proporcionando um ambiente acolhedor para toda a comunidade. O projeto “Viva Luciana” foi criado em homenagem à GCM Maria Luciana de Aquino Costa, falecida aos 36 anos, vítima de câncer do colo do útero. A inspetora-chefe da Guarda Civil Municipal, GCM Hermínia Dias, reforça o convite: “Estamos realizando a 7ª edição do Viva Luciana no interior do município, fortalecendo o autocuidado e levando serviços essenciais para a população”.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro leva serviços de paisagismos e outras melhorias para Carnaíba do Sertão

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), segue avançando no embelezamento de espaços de convivência na sede e no interior do município. Desta vez, o distrito de Carnaíba do Sertão foi contemplado com intervenções nos canteiros das ruas Tomaz Espínola, São Geraldo e na praça da Igreja Santa Terezinha.

No canteiro da rua Tomaz Espínola foram realizados serviços de paisagismo com britas e seixos, iluminação em LED, substituição dos bancos, e requalificação do meio fio e implantação de lixeiras. Já o canteiro da rua São Geraldo recebeu paisagismo com britas e seixos. Na praça da Igreja Santa Terezinha os canteiros ganharam paisagismo com gramas, pedras brancas e seixos, proporcionando mais lazer e bem-estar para os moradores.

“Nós seguimos investindo no embelezamento da nossa cidade, tanto na sede como no interior, e Carnaíba do Sertão não poderia ficar sem essa ação que promove a autoestima dos moradores. Seguimos investindo em melhorias para essa comunidade e muitas outras. Agora o festejo de Santa Terezinha vai ser com espaços bonitos e agradáveis para todos,” destacou a prefeita Suzana Ramos.

O presidente da câmara de vereadores de Juazeiro, Berg da Carnaíba, destacou os investimentos da gestão Suzana Ramos em Carnaíba. “Essa é mais uma demonstração de cuidado com a nossa comunidade. Hoje nós estamos sendo contemplados com paisagismo em dois canteiros e na Praça da Igreja. Aqui a prefeita Suzana Ramos já requalificou escolas, pavimentou ruas, trouxe poços artesianos e tantas outras coisas, além da requalificação do posto de saúde que está em andamento”, pontuou o vereador.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Fotos: Icaro Alexandre/PMJ