Guarda Civil de Petrolina homenageia ex-senador Fernando Bezerra Coelho em aniversário de 32 anos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina celebrou, nesta sexta-feira (08), seu aniversário de 32 anos com uma solenidade marcada por homenagens. O evento, liderado pelo prefeito Simão Durando, teve como destaque o reconhecimento ao ex-senador Fernando Bezerra Coelho, responsável pela criação da instituição em 1994, durante seu primeiro mandato como gestor do município.

Reconhecimento e História
Durante a cerimônia, Fernando Bezerra recebeu um brasão da Guarda Civil como símbolo de reconhecimento pelos serviços prestados à segurança pública local. Fundada oficialmente em 27 de abril de 1992, a corporação consolidou-se como uma força auxiliar na segurança urbana.

LEIA MAIS

Suspeito de furto de celular é preso pela Guarda Civil Municipal de Juazeiro

A Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM) prendeu, na terça-feira (24), um homem suspeito de furtar um celular no bairro Santo Antônio, em Juazeiro. De acordo com informações repassadas pela central 153 da GCM, o suspeito já estava detido pela própria vítima quando a equipe chegou ao local, na Praça Dom Tomaz. O homem, identificado pelas iniciais J.L.M., foi contido após a vítima acusá-lo de ter furtado o aparelho de dentro de sua residência.

Questionado pelos agentes sobre a origem do celular, o suspeito, que afirmou ser primo da vítima, informou que teria vendido o aparelho a outro homem. A equipe realizou diligências na tentativa de localizar o suposto receptador, que ao perceber a aproximação da viatura fugiu, tomando destino ignorado. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia de Juazeiro, vinculada à 17ª COORPIN, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A Secretaria de Segurança Cidadã reforça que adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, bem que se sabe ser produto de furto ou roubo configura crime de receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.

Ascom

Guarda Civil Municipal reforça segurança no Centro de Petrolina

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, instalou nesse sábado (16), o micro ônibus da corporação na Praça Dom Malan, em frente à Catedral. O veículo funcionará 24h por dia e tem como objetivo reforçar a segurança no Centro da cidade, como também proteger o comércio, coibir a criminalidade, o tráfico de drogas e atividades irregulares na região.

LEIA MAIS

Rondas da Guarda Civil Municipal garantem patrulhamento em Petrolina

(Foto: Internet)

Além de proteger bens, serviços e instalações, uma das atribuições da Guarda Municipal de Petrolina é realizar o patrulhamento preventivo na cidade. Presente em todas as regiões do município com rondas e efetivo nos prédios e espaços públicos, a Guarda Civil Municipal (GCM) também atua com grupamentos especializados: a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulhas da Mulher, Ambiental e Escolar.

De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio, o patrulhamento tem acontecido 24h por dia em várias áreas da cidade. “Estamos atuando de forma efetiva e coibindo algumas irregularidades tanto na área central, como também nos bairros de Petrolina. A meta do prefeito Simão Durando é que nossa cidade continue sendo o melhor lugar para se viver no Nordeste e com tranquilidade e segurança“, frisou Marcondes.

LEIA MAIS

Homem é detido após ameaçar servidores da UBS do Serrote do Urubu

(Foto: Guarda Civil)

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina entrou mais uma vez em ação e prendeu, em flagrante, nessa segunda-feira (27), um homem por ameaça a servidores públicos. O fato ocorreu na UBS no Serrote do Urubu.

A Secretaria de Saúde acionou a Guarda Civil Municipal informando que um homem estava ameaçando os funcionários naquela unidade de saúde. Equipes do ROMU, ao chegarem ao local, constataram a denúncia, detiveram o homem e o conduziram à delegacia de Polícia Civil (PC), para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

A Guarda Civil Municipal presta serviço à população 24 horas por dia. Qualquer denúncia pode ser realizada através da central de atendimento pelo telefone 153.

Guardas Civis de Petrolina recebem capacitação para utilizar pistolas

Em mais uma etapa de qualificação da Guarda Civil de Petrolina, os servidores municipais estão recebendo capacitação e instrução para utilizar pistolas 9mm. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, a primeira turma foi concluída semana passada, até o final do mês todo o efetivo já estará capacitado a utilizar os armamentos.

O secretário executivo de Segurança Pública, Cicero Dirceu, que foi o coordenador e um dos instrutores do curso, destacou a importância da capacitação. “Essa instrução aprimora o trabalho realizado pela guarda municipal e auxilia na preservação da vida, ao mesmo tempo em que pode proteger a integridade física dos guardas e da população Petrolinense”, pontuou Dirceu.

LEIA MAIS

Em três anos, Patrulha da Mulher garantiu a proteção de mais de seis mil mulheres vítimas de violência em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

 Nesta segunda-feira (21) a Patrulha da Mulher está completando três anos de atuação, desde 2019 as petrolinenses ganharam um reforço importante no enfrentamento à violência doméstica. A partir de então, a prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), por intermédio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, garantiu proteção para mais de seis mil mulheres vítimas de violência no município.

A fiscalização é feita a partir da demanda da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que encaminha as medidas protetivas, e também pelas ocorrências espontâneas, que podem ser realizadas através da central de atendimento no número 153. A equipe da Patrulha é formada por Guardas Civis de ambos os gêneros – sempre com pelo menos uma mulher na equipe – que passam por uma capacitação sobre o atendimento à mulher vítima de maus-tratos.

LEIA MAIS

Guarda Civil de Juazeiro realizará campanha em prol do Dia Nacional do Doador de Sangue

Doações ajudam a manter estoque de urgência (Foto: Divulgação)

Com o tema ‘Seja um herói você também!’, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro realizará na próxima quinta-feira (25), uma campanha em prol do Dia Nacional dos Doadores de Sangue, na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba). A ação será das 08h30 às 12h. A proposta da corporação é de contribuir com o estoque da unidade que atende dez municípios da região.

Além da colaboração do seu efetivo, a Guarda Civil também acredita no poder da mobilização e convida a população para contribuir. “Realizamos doações de sangue frequentes por entendermos a importância de ajudar ao próximo. E reforçamos essa ação com campanhas que envolvam a comunidade. Então, participe e seja um herói você também”, disse o inspetor-chefe da GCM, Gilson Santos.

LEIA MAIS

Para incentivar ações voltadas à saúde das mulheres, Guarda Civil de Juazeiro lança terceira edição do projeto ‘Viva Luciana’

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro, através da Guarda Civil Municipal (GCM) lançou nesta sexta-feira (24), a terceira edição do projeto ‘Viva Luciana’. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença da prefeita Suzana Ramos, da diretora operacional da CSTT, Adonilde Martins, do inspetor-chefe da GCM, Gilson Santos, parceiros da campanha, guardas e convidados. Além dos familiares da ex-guarda civil Maria Luciana de Aquino Costa, que dá nome ao projeto.

O projeto, desenvolvido pela Guarda Civil desde 2019, tem o objetivo de promover e incentivar ações voltadas ao bem-estar e saúde das mulheres, levando até elas serviços gratuitos dos mais diversos segmentos. “Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse projeto e iremos dar todo o apoio necessário para que cada vez mais mulheres possam participar, pois é uma pauta muito importante para mim enquanto mulher e incentivadora do trabalho social”, destaca a prefeita Suzana Ramos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro firma parceria e oferece atendimento psicológico aos guardas civis municipais

O cuidado com os servidores e a prestação de um serviço público de qualidade são imprescindíveis para uma gestão comprometida com o bem-estar da população.

Por isso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), deu início a uma parceria com o Centro de Estudos e Práticas em Psicologia da Univasf, com atendimento psicológico gratuito aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Foi feita uma parceria com uma professora da Univasf, dentro de um contexto de estágio, onde foi ofertado um turno da carga horária de uma estagiária, como um primeiro movimento de ajuda aos guardas que precisam de serviços em saúde mental“, explicou o gerente de projetos da GCM, Reginaldo Marçal. Nesta terça-feira (24) ocorreram os primeiros atendimentos que são semanais.

LEIA MAIS

Guarda Civil Municipal reforça patrulhamento na área comercial e central de Juazeiro

Desde o mês de março, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro, através da Guarda Civil Municipal (GCM), está desenvolvendo uma série de ações de segurança na área central e comercial do município.

O policiamento preventivo, com patrulhamento a pé e apoio com viaturas, foi distribuído em locais estratégicos em que há uma maior circulação de pessoas.

Durante o dia e a noite os guardas estão nas ruas para trazer mais segurança à comunidade, incluindo finais de semana, principalmente neste período de pandemia.

LEIA MAIS

Guarda Civil de Petrolina apreende menor de idade com Simulacro de arma de fogo

A apreensão ocorreu por volta das 9 horas da manhã desta terça-feira (6), quando uma equipe da Guarda Civil Municipal passava pela rua Campina da Taborda, no bairro Gercino Coelho, em Petrolina, e avistou um jovem andando de bicicleta com um volume estranho na cintura.

Ao avistar a viatura, o rapaz apresentou comportamento suspeito. O efetivo deu ordem de parada e ao fazer revista pessoal, constatou que o volume que estava na cintura do mesmo se tratava de um simulacro de arma de fogo.

Mesmo se identificando como menor de idade, ele o objeto encontrado foram apresentados na delegacia da Polícia Civil, juntamente com seu responsável legal para adoção das medidas cabíveis.

Guarda Municipal prende homem suspeito de furtar cavaletes da Prefeitura de Juazeiro

Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro prendeu, na madrugada desta terça-feira (23), um homem suspeito de furtar cavaletes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e uma placa de propaganda de uma empresa privada, na Avenida Irmã Dulce, no bairro Piranga.

A equipe da GCM foi acionada por um popular informando que um carroceiro teria furtado o material.  Ao chegarem ao local, os guardas prenderam o suspeito em flagrante. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro, juntamente com os materiais apreendidos, para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.

Guarda Civil de Juazeiro morre neste sábado e prefeitura emite nota lamentando seu falecimento

(Foto: Ascom/PMJ)

Em nota enviada a imprensa a prefeitura de Juazeiro lamenta profundamente o falecimento do servidor público municipal Gilson Crisóstomo Castro, ocorrido neste sábado (6). Ele, que era guarda civil e atuava na corporação desde 2002, perdeu a luta contra um câncer.

Diz a nota que Crisóstomo, como era conhecido, sempre será lembrado pela sua dedicação ao trabalho e ao serviço prestado à população juazeirense.

Neste momento de dor, a Prefeitura, a Guarda Civil Municipal e todos os seus servidores se solidarizam com os familiares e amigos de Crisóstomo pela sua perda repentina e irreparável.

O Blog Waldiney Passos também se solidariza com familiares e amigos de Crisóstomo.

Guarda Civil de Juazeiro evita suicídio na Ponte Presidente Dutra

(Foto: ASCOM/PMJ)

No início da noite dessa quarta-feira (9), uma equipe da Guarda Civil Municipal de Juazeiro (BA) estava realizando patrulhamento na Orla nova da cidade quando foi abordada por um homem conduzindo uma motocicleta.

O homem informou à guarnição que ao passar pela Ponte Presidente Dutra, que fica entre Petrolina e Juazeiro, observou uma mulher sentada na pilastra da ponte, com sinais que iria pular e que ele não parou para ajudar em decorrência do intenso trânsito.

De imediato a equipe se dirigiu ao local onde constatou que tinha uma jovem de 17 anos, com intensão de pular da Ponte. Os Guardas Civis iniciaram o processo de convencimento dialogando com a jovem até que ela desistiu de cometer suicídio, pois, ela não sabia nadar.

LEIA MAIS
1234