STF adia julgamento dos penduricalhos para servidores públicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento da paralisação do pagamento de penduricalhos acima do teto para o funcionalismo público — atualmente fixado em R$ 46 mil. O presidente da Corte, Edson Fachin, informou, na tarde desta quinta-feira (26), que a análise será remarcada para 25 de março, pois há outros dois processos sobre o mesmo assunto, com repercussão geral, previstos para essa data.

Até lá, as decisões monocráticas dos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes continuam vigentes. Os magistrados ajustaram o prazo para que os Três Poderes tomem providências quanto às parcelas indenizatórias. Serão 45 dias, contados a partir de 23 de fevereiro, data da decisão individual do decano do STF. No início do mês, Dino determinou que os Poderes, em todos os níveis da Federação — federal, estadual e municipal —, revisem e suspendam em até 60 dias o pagamento de verbas remuneratórias ou indenizatórias que não têm fundamento legal específico, os chamados penduricalhos.

LEIA MAIS

Vereadores de Petrolina aprovam reajuste salarial para servidores municipais

Os vereadores de Petrolina aprovaram, no final da manhã desta terça-feira (24), o projeto de lei que concede reajuste salarial aos servidores municipais. A votação ocorreu durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, na Casa Plínio Amorim. O projeto foi encaminhado pelo poder executivo e aprovado pelos parlamentares. Participaram da sessão 20 vereadores. Gilberto Melo, Dhiego Serra e Roberto da Gráfica justificaram ausência.

De acordo com a base governista, o reajuste respeita os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e mantém o equilíbrio das contas públicas. Já a oposição avaliou que o percentual poderia ter sido maior e defendeu maior valorização dos servidores.

Os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e profissionais de níveis elementar, médio e superior terão reajuste de 6,7%. Outros profissionais da saúde e do setor administrativo receberão aumento de 5,5%. Professores do magistério terão reajuste de 6,5%. O aumento prevê ganho real e será pago com efeito retroativo a 1º de janeiro.

O sindicato da categoria informou que continuará negociando outras pautas, como melhorias nas condições de trabalho e atualização dos planos de carreira. Com a aprovação no Legislativo, o texto segue para sanção do prefeito Simão Durando.

G1 Petrolina

Câmara de Petrolina vota nesta terça projeto que reajusta salários dos servidores municipais

A Câmara Municipal de Petrolina deve votar na sessão desta terça-feira, 24 de fevereiro, o Projeto de Lei nº 001/2026, de autoria do prefeito Simão Amorim Durando Filho, que trata do reajuste dos vencimentos e remunerações dos servidores públicos municipais estatutários para o exercício de 2026. A proposta atualiza salários de diversas categorias e estabelece novos valores para profissionais de nível elementar, médio, superior, magistério e demais carreiras regidas por legislação específica.

De acordo com o texto, os servidores de nível elementar passarão a ter vencimento básico mensal de R$ 1.630,00. Para os profissionais de nível médio, o valor fixado é de R$ 1.636,78, enquanto os servidores de nível superior terão vencimento básico de R$ 2.365,13. A proposta garante, em todos os casos, o cumprimento do salário mínimo nacional vigente.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco dá início ao recadastramento de cerca de 130 mil servidores do Estado

A Secretaria de Administração do Estado (SAD), iniciou o recadastramento de cerca de 130 mil servidores de Pernambuco ativos do Poder Executivo Estadual em 2026. Neste ano, os servidores deverão apresentar apenas documento de identificação (RG civil ou RG militar ou Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Órgão de Classe), comprovante de situação cadastral do CPF emitido pela Receita Federal e a autodeclaração étnico-racial preenchida e assinada, disponível no endereço https://www.sad.pe.gov.br/recadastrar .

Realizado pelo Banco Bradesco, o procedimento segue cronograma de acordo com o mês de aniversário de cada servidor. A partir dessa ação, os dados cadastrais do funcionalismo público serão atualizados com as informações exigidas pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), possibilitando o reconhecimento de direitos.

O recadastramento deverá ser realizado pelos servidores ativos efetivos, comissionados, cedidos, temporários e empregados públicos de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de militares do Estado. Para efetivar a atualização cadastral, basta comparecer a qualquer agência do Bradesco em território nacional, no mês de seu aniversário ou no mês subsequente, de preferência entre os dias 11 e 25, no horário local das 10h às 16h.

Em regime de urgência, Câmara discute proposta que autoriza pagamento de licenças-prêmio a servidores de Petrolina

Plenário da Câmara Municipal de Petrolina

A sessão desta quinta-feira (11) na Câmara Municipal de Petrolina terá como destaque a votação, em regime de urgência urgentíssima, do Projeto de Lei nº 060/2025, enviado pelo Poder Executivo. A proposta autoriza a conversão em pecúnia (pagamento em dinheiro) das licenças-prêmio adquiridas e não usufruídas por servidores públicos da administração direta e indireta do município.

O texto, assinado pelo prefeito Simão Durando, estabelece critérios, requisitos e procedimentos para que servidores estáveis e aposentados possam solicitar o benefício.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco nomeia 717 novos servidores para a Polícia Civil, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Educação

A nomeação de 717 servidores aprovados em concursos públicos realizados pelo Governo de Pernambuco foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (8). Do total, 419 cargos são para a Polícia Civil, contemplando 49 delegados, 141 escrivães e 229 agentes. A autorização também convoca 40 novos integrantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e 258 analistas e assistentes de educação substitutos na Secretaria de Educação.

“São mais de 700 novos servidores estaduais que representam mais um passo no fortalecimento do nosso serviço público. Com isso, vamos fortalecer a nossa segurança pública, com mais efetivo e servidores que vão atuar na proteção do povo pernambucano. Estamos ampliando ainda a capacidade técnica do Estado, garantindo mais eficiência e qualidade na atuação da PGE e na Educação, que é prioridade no nosso governo. O resultado é um governo mais preparado para planejar, executar e entregar políticas públicas que transformam a vida do nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os novos servidores da Polícia Civil representam um avanço na reestruturação das forças de segurança, com novos delegados, agentes e escrivães prontos para reforçar o trabalho da Polícia Civil. “Os novos policiais irão ampliar o efetivo da corporação e reforçar a segurança pública de Pernambuco. Isso é parte da política estruturante do Juntos pela Segurança, que tem melhorado os serviços prestados à população”, apontou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

PROCURADORIA – Na PGE, os novos servidores irão atuar nas procuradorias especializadas da instituição, distribuídos da seguinte forma: 17 analistas judiciários de procuradoria, 6 analistas administrativos de procuradoria (gestão pública), 1 analista administrativo de procuradoria (engenharia), 1 analista administrativo de procuradoria (calculista) e 15 assistentes de procuradoria. “A chegada desses novos profissionais é essencial para aprimorar o trabalho desenvolvido pela Procuradoria e ampliar a capacidade de resposta da instituição às demandas do Estado”, afirmou a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira.

EDUCAÇÃO – Já na Secretaria de Educação, são 216 assistentes administrativos educacionais e 42 analistas em gestão educacional, sendo 19 da especialidade Geral, 11 de Direito, 11 de Pedagogia e um de Nutrição. Desde 2023, a SEE fez uma nomeação recorde de professores e profissionais da educação. São 12.799, entre professores da educação básica (9.082), analistas (1.754), assistentes (1.644), docentes de Música (110) e Educação Especial (209).

Após a publicação da nomeação, os convocados deverão manifestar interesse em assumir os cargos, etapa que antecede a posse e o início do exercício das funções. Os nomeados terão até 30 dias para tomar posse ou solicitar prorrogação do prazo. Caso não o façam dentro desse período, perderão o direito à nomeação.

Ascom

Fraude na convocação de servidores é investigada em prefeitura baiana

Após denúncia sobre possíveis irregularidades na convocação dos aprovados no concurso público da Guarda Municipal de Juazeiro, realizado em 2019, ainda na gestão de Paulo Bonfim (PCdoB), um inquérito foi instaurado para apurar o caso.

A denúncia aponta que a prefeitura, à época, convocou servidores fora da ordem da lista oficial de aprovados, como apontou publicação oficial de outubro de 2023, gestão de Suzana Ramos (PSDB), convocando candidatos sem respaldo judicial ou processo legal, o que teria prejudicado candidatos classificados na lista sequencial.

O Ministério Público do Estado da Bahia pediu esclarecimentos da prefeitura, na atual gestão de Andrei da Caixa (MDB), o qual apesar de ter recebido o pedido, não enviou ainda resposta formal ao procedimento. Diante da ausência de manifestação, o inquérito foi instaurado para aprofundar a investigação e garantir a legalidade da nomeação dos candidatos.

O Ministério Público da Bahia já determinou a requisição de documentos, bem como a lista de aprovados e convocados, além do edital do concurso, para auxiliar as diligências. O procedimento segue os dispositivos legais que garantem a transparência e o direito dos concursados, permitindo inclusive o ajuizamento de mandado de segurança caso algum candidato se sinta preterido.

A Tarde

SAAE convoca novos servidores para treinamento admissional nesta segunda-feira (15)

Já está disponível no Diário Oficial do SAAE, a portaria com a segunda lista dos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), para início do exercício e treinamento admissional obrigatórios ao desempenho das funções.

Os nomes constam nos anexos I e II, e os convocados deverão comparecer no Centro Operacional de Saneamento Básico (COSAN),  na rua Paulo Bispo de Carvalho, no bairro Piranga, na próxima segunda e terça-feira (15 e 16), das 8 às 12 horas.

Consulte o diário em: https://saaejuazeiro.ba.ipmbrasil.org.br/diario ou clique AQUI e acesse o arquivo.

Ascom

Conselhos do IPJ reforçam participação dos servidores e definem avanços para a gestão

A reunião ordinária dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), realizada nesta terça-feira (19), mostrou mais uma vez a força da participação dos servidores ativos, aposentados e pensionistas nas decisões do Instituto. O encontro abriu espaço para debates sobre melhorias na transparência, novos instrumentos de aproximação com os segurados e definiu uma reunião extraordinária para tratar da construção do Código de Ética do IPJ.

A presidente do Conselho Deliberativo, Ianni Almeida, destacou o caráter democrático do processo e a relevância do engajamento dos servidores. “Nós nos reunimos mensalmente para debater aspectos fundamentais do Instituto, sempre pensando nas melhores práticas de gestão. Nosso maior desafio é aproximar cada vez mais os servidores do IPJ, para que entendam a finalidade e a importância dele para o presente e o futuro. Nesta reunião, inclusive, já agendamos uma extraordinária para iniciar a construção do Código de Ética, um instrumento que ainda não temos e que será essencial para fortalecer a atuação da instituição”, destacou.

O diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, também ressaltou que os conselhos são fundamentais para consolidar avanços e fortalecer a previdência municipal. “As decisões do IPJ são fruto de um diálogo permanente com os servidores e seus representantes. Além da construção do Código de Ética, estamos apresentando um plano de trabalho para conter o déficit atuarial e mobilizar os segurados em audiências públicas, fortalecendo a transparência e a credibilidade do Instituto”, enfatizou.

Entre as propostas discutidas estão a realização de um seminário para apresentar o papel do IPJ aos servidores, a criação de ferramentas digitais que facilitem o acesso a informações previdenciárias, como simulação de aposentadoria e contracheques, além de ações para qualificar a gestão e conquistar o selo Pró-Gestão nível 2. A próxima reunião extraordinária dos conselhos já está marcada e será dedicada à elaboração do Código de Ética, refletindo o empenho do IPJ com a ética, a responsabilidade e a participação coletiva.

Ascom

Câmara de Petrolina aprova reajuste salarial para servidores municipais

Tanto na primeira quanto na segunda votação, o projeto recebeu 21 votos favoráveis

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (20), em duas votações e por unanimidade, o Projeto de Lei nº 015/25, enviado pelo prefeito Simão Durando. A proposta garante um reajuste salarial para os servidores efetivos do município. Tanto na primeira quanto na segunda votação, o projeto recebeu 21 votos favoráveis.

Durante a discussão da matéria, o vereador governista Ronaldo Cancão (Republicanos) contestou uma informação apresentada pelo líder da bancada de oposição, Professor Gilmar Santos (PT). Este afirmou que os servidores da educação municipal de Caruaru (PE) recebiam salários significativamente mais altos do que os de Petrolina. No entanto, Cancão rebateu, destacando que a prefeitura de Caruaru paga por 40 horas semanais de trabalho, enquanto em Petrolina os profissionais recebem por uma carga horária de 20 horas.

O projeto aprovado contempla, além do reajuste, um aumento na Gratificação Especial de Regência de Classe (GERC) de 10% para os servidores estatutários da carreira do magistério. Os estatutários de nível elementar, médio e superior da administração municipal terão um reajuste de 7,5%, enquanto os estatutários do magistério receberão um aumento de 6,27%.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), também estatutários, serão beneficiados com um reajuste de 7,5%.

A sessão foi acompanhada de perto pela diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), juntamente com vários servidores da prefeitura. Ao final da votação, os representantes do sindicato comemoraram o resultado, considerando a aprovação do projeto uma importante conquista para a categoria.

Comitiva formada por servidores da prefeitura de Juazeiro e do governo do Estado visita instituições de combate à fome

As visitas foram realizadas na sexta-feira (10), e teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas ao combate à fome no município. A comitiva foi formada pelo vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix, o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, o secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome do município, Igor da Silva, a secretária da Mulher e Juventude, Érica da Costa e a assessora de Políticas Públicas, Lorena Pesqueira.

O grupo visitou o Banco de Alimentos de Juazeiro e o Restaurante Popular do bairro João Paulo II, onde inspecionam equipamentos e acompanharam o almoço sendo servido aos beneficiários. Atualmente, o restaurante fornece 500 refeições diárias para a população de baixa renda. Outro ponto visitado foi o Restaurante Popular do Centro que, mesmo desativado, continua a fornecer marmitas.

A comitiva participou ainda de reuniões no Instituto de Desenvolvimento e Igualdade Social e com os Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e Assistência Social (CMAS), onde foram debatidas ações prioritárias para reestruturar o sistema de proteção social no município.

O vice-prefeito, Tiano Félix, que representou o prefeito Andrei Gonçalves no encontro, falou sobre as medidas que devem ser tomadas para o combate à fome no município. “Nós vamos reestruturar o Sistema de Proteção Social, que tem um papel fundamental na nossa política de combate à fome. Juntos com os nossos secretários, vereadores e lideranças, estamos fortalecendo as parcerias para utilizar ao máximo o potencial do CEASA e do Banco de Alimentos”, ressaltou.

O presidente do COMSEA, Paulo César, falou sobre a parceria entre os governos municipal e estadual. “Estamos felizes em saber que agora a Prefeitura e o Estado vão estar de mãos dadas com o Conselho para cuidar da segurança alimentar da população de Juazeiro, que tanto precisa”, comemorou.

Tiago Pereira também enfatizou a importância de unir forças para cuidar de Juazeiro. “Existe muito trabalho para ser feito, são muitos desafios pela frente. Vamos fortalecer a agricultura familiar, a produção de alimentos e combater a fome de forma efetiva em Juazeiro”, concluiu, o coordenador do Bahia Sem Fome.

Ascom

Servidores municipais de Juazeiro são convocados para atualizar dados cadastrais

A Prefeitura de Juazeiro vai iniciar, na próxima segunda-feira (13), o recadastramento de servidores municipais da administração pública direta e indireta. Com o objetivo de melhorar a qualidade das informações como ferramenta de gestão de recursos humanos, a atualização cadastral é obrigatória para os servidores titulares de cargo efetivo e para os detentores de estabilidade.

O recadastramento é feito nas Secretarias de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e no SAAE, para servidores dessas pastas, e na Secretaria de Administração (SEAD), para os demais servidores, até o dia 13 de fevereiro de 2025.

Na Sead, a atualização cadastral vai ser feita presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, no auditório da Secretaria, localizado na Praça Barão do Rio Branco, Centro, 2° andar, seguindo um cronograma predefinido.

No momento do recadastramento, o servidor deve apresentar os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou RG e CPF; carteira do PIS/NIS; título de eleitor; histórico escolar ou diploma e, quando elegível, comprovação de inscrição no Conselho de Classe; carteira de reservista, carteira de trabalho, correio eletrônico, certidão de nascimento dos dependentes menores de 18 anos; Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou RG e CPF.

Calendário de Recadastramento:

13 a 17 de janeiro – servidores das Secretarias de Finanças, Administração e Fazenda;

20 a 24 de janeiro – servidores das Secretarias de Obras, Cultura e Esporte, Serviços Públicos e Ordem Pública e Meio Ambiente;

27 a 31 de janeiro – servidores das Secretarias de Governo, Desenvolvimento Social, da Agência de Emprego e Renda e da Autarquia Municipal de Abastecimento;

03 a 07 de fevereiro – servidores da Secretaria de Segurança Cidadã;

10 a 13 de fevereiro – servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte.

Ascom/PMJ

Sindsemp se reúne com a Facape para incluir proposta de reajuste salarial dos servidores na campanha salarial 2025

Atento às reivindicações dos servidores, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) se reuniram com a diretoria da Faculdade de Petrolina (Facape) nesta segunda-feira (26), a fim de discutir a inclusão da proposta de reajuste salarial dos servidores da instituição na campanha salarial 2025.

Para o diretor-presidente da Facape, Moisés Almeida, o encontro foi importante para firmar o compromisso com o Sindsemp, único representante legítimo de todos os servidores municipais, na busca pela valorização salarial dos servidores lotados na instituição.

“Na última reunião do Conselho da Facape com a participação do Sindsemp – que tem assento, ficou acertada uma discussão sobre a pauta de reajuste salarial apresentado à prefeitura, em conjunto com o sindicato que representa o servidor. Ficou decidido que a faculdade seria incluída nesta pauta geral e nós viemos aqui para reafirmar esse compromisso. O sindicato nos chamou aqui para incluir, dentro do reajuste que vai ser solicitado à prefeitura, o reajuste da Facape. Vamos fazer o levantamento do impacto financeiro na nossa folha e enviar para o Sindsemp, para compor a pauta geral que o sindicato vai apresentar para a prefeitura”, explicou Moisés Almeida.

Ascom/Sindsemp

Lula sanciona, com vetos, reajuste a policiais e servidores da Funai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, o Projeto de Lei (PL) nº 1.213/2024, que reajusta os salários de várias categorias de servidores públicos federais.

De autoria do próprio Poder Executivo, o projeto beneficia especialmente as carreiras de segurança pública, como a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Penal Federal (PPF), além de servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

A norma prevê reajustes e mudanças nas carreiras de 2024 a 2026 e foi aprovada pelo Senado nesta semana, depois de já ter recebido o aval da Câmara. A sanção do projeto foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de sexta-feira (31/5).

Metrópoles

Governo Raquel Lyra quer que prefeitos devolvam servidores cedidos pelo Estado

Sem alarde, na virada do ano, Ana Maraíza de Sousa Silva, secretária de Administração do governo Raquel Lyra, mandou para os prefeitos (as) dos municípios do Estado de Pernambuco um ofício circular (SAD Nº 60/2023) solicitando o retorno de servidores estaduais cedidos. É o primeiro ato de impacto do governo no ano das eleições municipais.

“O Governo de Pernambuco vem, através desta Secretaria de Administração, formalizar junto a Vossa Excelência, o pedido de retorno dos servidores e empregados públicos estaduais cedidos a essa Municipalidade, a partir de 02.01.2024”, escreve. Na comunicação, o Estado informa que excetuam-se os professores estaduais cedidos em regime de permuta, com exercício em sala de aula, e os servidores de saúde, cedidos no âmbito SUS.

Corte do ponto
O estado indicou que cortará o ponto de quem não se apresentar. “Diante do exposto, informamos que os servidores/empregados públicos estaduais devem se apresentar em 02.01.2024 em seus respectivos órgãos de origem, sob pena de congurar inassiduidade, havendo desconto na remuneração do servidor correspondente aos dias sem frequência na origem… Certos de vossa compreensão, renovamos nossos votos de estima e elevada consideração”.”Não tem economia envolvida porquê o estado é ressarcido. Não existe uma lógica para essa ação. Será que foi para os tribunais, MPPE e outros órgãos também?”, comentou uma fonte municipalista.

JC Online

123