Michelle atualiza estado de saúde de Bolsonaro após a cirurgia

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, neste sábado, 2, para atualizar os seguidores sobre o estado de saúde do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro passou por um procedimento cirúrgico na região do ombro, na sexta-feira, 1. Segundo Michelle, o político já respira sem auxílio e já começou a se alimentar. Além disso, a mão do braço em que foi realizada a cirurgia, segundo a dirigente do PL Mulher, já voltou a se movimentar.

“O Galego já está sem o oxigênio nasal, conseguiu tomar sopa, e os dedos da mão do braço do procedimento – que é normal não se mexerem por conta do anestésico – já voltaram a se movimentar nesta noite”, escreveu Michelle no Instagram.

PL da Dosimetria – O ex-presidente Bolsonaro pode ter sua pena de 27 anos e três meses de prisão, fruto da condenação por tentativa de golpe de Estado, reduzida para 22 anos. A mudança deve ocorrer por conta do PL da Dosimetria, que teve o veto presidencial derrubado na quinta-feira (30). O projeto, que havia sido vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reduz a pena dos envolvidos nas tramas que tinham como objetivo a execução de um golpe de Estado, articulado após o resultado das eleições de 2022.

A Tarde

Mutirão do tem 8,8 mil cadastrados biométricos e 5,4 mil novos títulos

O terceiro mutirão do TRE Pernambuco, o primeiro em 2026, iniciado na última quinta-feira (29) e encerrado neste sábado (31), realizou 16.191 atendimentos em todo o Estado nos três dias da ação. Desse total, 4.515 ocorreram no último dia. A maioria dos eleitores que procuraram as unidades da Justiça Eleitoral buscou o serviço de atualização do cadastro, que envolve a coleta da biometria: foram 8.838 atendimentos, representando 54,58% do total.

A emissão do 1º título foi o segundo serviço mais solicitado, com 5.422 atendimentos (33,49%), seguido pelas solicitações de transferência de domicílio eleitoral, com 1.931 (11,93%). Um novo mutirão já tem data marcada para acontecer: será nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.

Na realização deste mutirão, nos últimos três dias, o TRE-PE estendeu o horário de expediente em duas horas, com funcionamento das 8h às 16h, e abriu todas as suas unidades no sábado. O objetivo foi ampliar a capacidade de atendimento e de acesso ao eleitor aos serviços da Justiça Eleitoral, buscando evitar filas no período próximo ao fechamento do cadastro, no dia 6 de maio, data limite para tirar o 1º título ou regularizar pendências para as Eleições 2026.

Diario de Pernambuco

Mãe de Beatriz diz que companheira de acusado afirmou saber da autoria do crime desde o início

A ex-vereadora e ex-secretária estadual de Justiça e Direitos Lucinha Mota, mãe da menina Beatriz, criança de sete anos assassinada dentro de escola em Petrolina,, afirma que uma mulher que mantinha relacionamento com o acusado Marcelo da Silva sabia que ele era o autor do crime desde o início. Segundo Lucinha, a mulher disse em depoimento que Marcelo confessou a ela a autoria do crime.

A mãe de Beatriz conta que a informação foi obtida a partir da perícia realizada pela polícia para identificar com quem o suspeito tinha falado na noite do crime. Imagens mostravam o homem apontado como autor do crime em um telefonema. “Essa perícia resultou em alguns números que foram identificados, e se chegou até a namorada dele. No primeiro depoimento, ela afirma que eles foram até um bar, sentaram em uma mesa, saíram, e ele confidenciou a ela que teria tirado a vida de Beatriz”, conta ao Diario de Pernambuco. Apesar de se referir à mulher como namorada do suspeito, Lucinha diz que se trataria de um relacionamento extraconjugal.

A mulher, entretanto, teria mudado a versão em seu segundo depoimento, alegando ter sido obrigada a falar. “Ela já estava com o advogado de defesa dele [de Marcelo] atuando, provavelmente foi orientada a voltar atrás no que tinha dito. Mas no primeiro depoimento, ela conta tudo com detalhes”, acrescenta a ex-secretária. Ela diz que não pode dar maiores detalhes, como a identidade da mulher, por ter assinado um termo de responsabilidade.

“Eu fiquei perplexa porque uma mulher, uma mãe, tinha certeza de um crime tão bárbaro, sabia que a família estava lutando para chegar à identidade dele, e não colaborou absolutamente com nada”, lamenta Lucinha. O crime ocorreu em dezembro de 2015, mas Marcelo só foi apontado como autor pela polícia em janeiro de 2022.

Marcelo confessou ter matado Beatriz após a Polícia Civil identificá-lo. Posteriormente, um advogado assumiu a defesa dele e apresentou uma carta em que o acusado dizia ter sido pressionado a confessar o assassinato.

Brasília –Na última semana, a defesa de Marcelo da Silva apresentou um recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de impedir o júri popular. Na mesma semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou embargos de declaração da defesa. Lucinha Mota avalia fazer um protesto em Brasília no início de 2026 para cobrar o trânsito em julgado do processo.

“A nossa missão é fazer com que tramite o mais rápido possível, tanto no STJ quanto no STF. Eu tenho certeza que não passa do ano que vem”, diz. “O Judiciário entra em recesso agora e deve retornar na quinzena de janeiro. A partir da quinzena de janeiro eu começo a me organizar para ir a Brasília, para que o processo tramite o mais rápido possível”.

O assassinato – Beatriz Angélica Mota foi morta a facadas durante festa de formatura em um colégio privado em Petrolina, no Sertão, em 10 de setembro de 2015. Ela havia saído de perto dos pais para beber água e não mais retornou. O corpo foi encontrado em um depósito de material esportivo. A Polícia Civil chegou até Marcelo a partir de exames de DNA na faca usada no crime.

Diario de Pernambuco

Integração regional Petrolina promove capacitação em Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Petrolina realizará a I Atualização Regional sobre Vigilância Sanitária, um evento que promete fortalecer as práticas sanitárias na região e promover reflexões importantes sobre seu papel no desenvolvimento econômico, social e nas políticas públicas de saúde. A iniciativa é desenvolvida por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária em parceira com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA). O evento acontecerá no auditório da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), na Avenida Cardoso de Sá, nessa terça (19) e quarta-feira (20).

A iniciativa visa atualizar e qualificar os profissionais da Vigilância Sanitária, com foco especial nos Agentes Sanitários, promovendo a troca de experiências, o alinhamento de ações e o aprimoramento técnico das equipes que atuam diretamente na promoção da saúde coletiva.

Estarão presentes representantes das Vigilâncias Sanitárias dos municípios que compõem a VIII Regional de Saúde: Petrolina, Dormentes, Cabrobó, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Afrânio. A presença dessas equipes reforça a importância da integração regional para o fortalecimento das ações sanitárias no Sertão pernambucano.

Além da programação técnica, o evento se propõe a ser um espaço de debate sobre os desafios e avanços das práticas sanitárias, considerando as especificidades locais e a importância do setor para o bem-estar da população.

Ascom

CNU: governo atualiza listas finais de aprovados

Quatro dias após a divulgação do resultado do Concurso Nacional Unificado (CNU), o governo atualizou as listas finais de aprovados com as vagas abertas por candidatos que desistiram do curso de formação. As novas relações estão disponíveis na página. Para consultar as listas atualizadas, é necessário login no Portal Gov.br. Qualquer pessoa com conta no Gov.br pode acessar as relações, não precisando ser candidato.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que pediu que a Fundação Cesgranrio, banca organizadora do CNU, revisasse as listas após denúncias de “inconsistências nos resultados divulgados no dia 28 de fevereiro”. Durante o procedimento, descobriu-se que o sistema gerou listas incompletas, ao não repor as vagas de candidatos que desistiram dos cursos de formação.

“Esse trabalho foi realizado desde o fim de semana e indicou que, ao processar a lista final de resultados, o sistema considerou desistências para os cursos de formação sem as novas convocações para as mesmas vagas. Esse procedimento fez com que diferentes listas de convocação para matrícula tenham sido divulgadas de forma incompleta. Essa situação já foi resolvida, e as novas listas já estão disponíveis na área do candidato”, destacou o comunicado.

O MGI também esclareceu que a lista atualizada respeita as novas notas mínimas divulgadas em novembro após acordo entre a pasta e o Ministério Público Federal, o tratamento dado aos candidatos sub judice (que estão recorrendo do resultado na Justiça) e a reclassificação de candidatos inscritos como cotistas, mas que não tiveram a situação reconhecida pela banca examinadora.

“Em decorrência dos critérios acima descritos e da reinclusão, nas convocações para cursos de formação de candidatos que haviam confirmado vaga nos dias 11 e 18 de fevereiro, outros candidatos chamados para cargos com curso de formação nas listas anteriores ao dia 28 ou no próprio dia 28 tiveram sua situação alterada”, ressaltou o MGI, ao recomendar que todo mundo verifique o resultado novamente. O ministério reafirmou que nenhum resultado será homologado sem a garantia de total observância dos editais do CNU. A homologação continua programada para 7 de março, próxima sexta-feira.

Agência Brasil

Servidores municipais de Juazeiro são convocados para atualizar dados cadastrais

A Prefeitura de Juazeiro vai iniciar, na próxima segunda-feira (13), o recadastramento de servidores municipais da administração pública direta e indireta. Com o objetivo de melhorar a qualidade das informações como ferramenta de gestão de recursos humanos, a atualização cadastral é obrigatória para os servidores titulares de cargo efetivo e para os detentores de estabilidade.

O recadastramento é feito nas Secretarias de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e no SAAE, para servidores dessas pastas, e na Secretaria de Administração (SEAD), para os demais servidores, até o dia 13 de fevereiro de 2025.

Na Sead, a atualização cadastral vai ser feita presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, no auditório da Secretaria, localizado na Praça Barão do Rio Branco, Centro, 2° andar, seguindo um cronograma predefinido.

No momento do recadastramento, o servidor deve apresentar os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou RG e CPF; carteira do PIS/NIS; título de eleitor; histórico escolar ou diploma e, quando elegível, comprovação de inscrição no Conselho de Classe; carteira de reservista, carteira de trabalho, correio eletrônico, certidão de nascimento dos dependentes menores de 18 anos; Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou RG e CPF.

Calendário de Recadastramento:

13 a 17 de janeiro – servidores das Secretarias de Finanças, Administração e Fazenda;

20 a 24 de janeiro – servidores das Secretarias de Obras, Cultura e Esporte, Serviços Públicos e Ordem Pública e Meio Ambiente;

27 a 31 de janeiro – servidores das Secretarias de Governo, Desenvolvimento Social, da Agência de Emprego e Renda e da Autarquia Municipal de Abastecimento;

03 a 07 de fevereiro – servidores da Secretaria de Segurança Cidadã;

10 a 13 de fevereiro – servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte.

Ascom/PMJ