Reunião com a APLB e o Sinserp para tratativa dos direitos e deveres dos profissionais da Educação, na garantia do cumprimento dos 200 dias letivos

Em reunião, nesta sexta-feira (27), a secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, e sua equipe receberam representantes da APLB Juazeiro e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro/Sinserp, para discutir os direitos dos servidores da Educação e os seus deveres com a garantia do cumprimento dos 200 dias letivos para os estudantes da rede municipal de ensino.

Durante a reunião, a secretária Maéve Melo ouviu as demandas dos servidores e, junto com o sindicato, definiu estratégias a fim de preservar o calendário letivo em sua integralidade. “Nós temos um compromisso com os estudantes e com o seu direito de aprender. Para isso, precisamos garantir o cumprimento dos 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, inclusive no que diz respeito às atividades realizadas aos sábados”.

Como resultado da reunião, a Prefeitura vai divulgar na próxima semana uma normativas referentes à rotina de trabalho dos profissionais da Educação nos cinco sábados letivos previstos no calendário 2026.

Ascom

Prefeito Simão alinha ações com Secretaria de Defesa Social para reforçar a segurança em Petrolina

O prefeito Simão Durando promoveu, nesta quinta-feira (26), uma reunião estratégica com representantes das forças de segurança que atuam em Petrolina para discutir medidas integradas de enfrentamento à criminalidade. O encontro reafirmou o compromisso da gestão municipal com uma atuação articulada no combate à violência.

A agenda contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, da Polícia Militar e de unidades especializadas, como o Biesp, além da Secretaria Municipal de Segurança. Durante o encontro, foram debatidas estratégias de intensificação do policiamento, das ações de inteligência e ampliação da presença ostensiva em áreas com maiores índices de ocorrência.

Simão colocou a estrutura municipal à disposição das corporações e destacou o papel da Guarda Civil Municipal como parceira permanente das operações. Atualmente, a Guarda atua com patrulhamento preventivo, apoio às polícias em ações conjuntas, rondas escolares, presença ostensiva em áreas comerciais e reforço na proteção do patrimônio público. O prefeito também ressaltou o investimento no sistema de videomonitoramento da cidade, com câmeras instaladas em pontos estratégicos, e pontuou que o sistema está disponível para uso integrado por todas as forças de segurança. “Precisamos trabalhar com inteligência e com ações em conjunto. Esse é o sentimento. Segurança se faz com integração e responsabilidade”, declarou.

O encontro também definiu a mobilização de uma força-tarefa para acelerar a expansão da iluminação pública e de outros serviços urbanos. Paralelamente, a gestão vai fortalecer programas sociais e educacionais, incluindo palestras em escolas, entendendo que a prevenção e a orientação da juventude são fundamentais no enfrentamento à criminalidade. “Estou me colocando à disposição para tudo o que estiver ao nosso alcance. O que depender da Prefeitura, nós vamos fazer. Ninguém faz nada sozinho. Juntos somos mais fortes”, afirmou.

A reunião em Petrolina ocorreu após agenda do prefeito no Recife com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e após contato com a governadora do Estado, Raquel Lyra, quando Simão solicitou reforço no efetivo policial, a criação de uma nova delegacia distrital e o fortalecimento das ferramentas de inteligência. “Estamos investindo e trabalhando integrados. Segurança é prioridade para nós e responsabilidade de todos. Cobrei da governadora Raquel Lyra uma resposta urgente sobre a situação de Petrolina e faremos todos os esforços necessários para proteger nossa população”, concluiu.

Ascom

Prefeito Simão se reúne com secretário estadual de Segurança para cobrar novas ações em Petrolina

Em agenda no Recife nesta segunda (23), o prefeito Simão Durando e o deputado estadual Antonio Coelho se reuniram com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. A pauta do encontro foi o aumento de homicídios em Petrolina nas últimas semanas. O prefeito pediu apoio do governo do Estado para fortalecer a segurança e sufocar a atuação de criminosos no Vale do São Francisco.

A visita ao secretário estadual ocorreu após Simão ligar, no último sábado, para a governadora Raquel Lyra. O prefeito relatou o registro de homicídios em série nas semanas, que tem trazido preocupação para a população. Só nos primeiros 50 dias de 2025, foram registrados 44 homicídios, quase o dobro do mesmo período do ano passado.

O prefeito reivindicou a criação de mais uma delegacia distrital. Também foi solicitada a ampliação do número de policiais militares e civis para um volume compatível com a nova realidade de Petrolina, município que teve o maior crescimento populacional no estado. Além disso, o Simão Durando pediu a implantação de câmeras de monitoramento, entre outras ferramentas de inteligência e prevenção ao crime.

O prefeito defendeu a atuação integrada das forças de segurança do estado, governo federal e prefeitura. “Petrolina cresceu muito, já somos a maior cidade do interior e vamos crescer muito mais. É urgente que o efetivo da polícia e a estrutura de segurança acompanhem esse desenvolvimento. Conversei com a governadora no sábado e agora com o secretário de segurança para que seja dada uma resposta urgente. Precisamos trabalhar integrados para combater a atuação de criminosos em nossa região”, relatou o prefeito após a reunião na Secretaria de Defesa Social

Ascom

África do Sul solicita que Conselho da ONU se reúna com urgência

O governo da África do Sul solicitou que o Conselho de Segurança da ONU se reúna com urgência para tratar do ataque militar dos Estados Unidos contra a Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa. O país avalia que as ações configuram uma violação da Carta das Nações Unidas, que determina que todos os Estados-Membros devem abster-se da ameaça ou do uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de outro país.

Em comunicado oficial, a África do Sul acrescenta que a Carta não autoriza também intervenções militares externas em assuntos que são essencialmente de jurisdição interna de uma nação soberana. “A história tem demonstrado repetidamente que invasões militares contra Estados soberanos geram apenas instabilidade e aprofundamento das crises. O uso unilateral e ilegal da força dessa natureza mina a estabilidade da ordem internacional e o princípio da igualdade entre as nações”, diz nota do governo sul-africano.

Entenda

O ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela marca um novo episódio de intervenções diretas de Washington na América Latina. A última vez que os EUA invadiram um país latino-americano foi em 1989, no Panamá, quando os militares norte-americanos sequestraram o então presidente Manuel Noriega, acusando-o de narcotráfico.

Assim como fizeram com Noriega, os Estados Unidos acusam Maduro de liderar um suposto cartel venezuelano De Los Soles, sem apresentar provas. Especialistas em tráfico internacional de drogas questionam a existência desse cartel. O governo de Donald Trump estava oferecendo uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem a prisão de Maduro. Para críticos, a ação é uma medida geopolítica para afastar a Venezuela de adversários globais dos Estados Unidos, como China e Rússia, além de exercer maior controle sobre o petróleo do país, que é dono das maiores reservas de óleo comprovadas do planeta.

Agência Brasil

Trump confirma reunião com Lula e diz que pode reduzir tarifaço ao Brasil sob certas condições

Enviado especial a Kuala Lumpur – A caminho da Malásia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado, dia 25, que vai se reunir na viagem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trump afirmou que pode reduzir as tarifas ao Brasil, que chegam a 50%, dentro de determinadas condições.

É a primeira vez que ele admite fazer alguma concessão, embora condicionada. Trump não explicou quais seriam suas exigências. Horas depois, Lula disse que nenhum dos lados as fez ainda. “Acredito que vamos nos reunir, sim”, disse Trump, ainda no avião após a decolagem. “Sim, sob as circunstâncias certas, seguramente”, completou ao responder se estava aberto a baixar o patamar do tarifaço.

Trump conversou no avião presidencial, o Air Force One, com jornalistas que o acompanham. O áudio da conversa foi divulgado pela Casa Branca. Ele lembrou também da conversa breve nos bastidores da ONU, em Nova York, em setembro. O presidente Lula disse neste sábado, dia 25, que o governo brasileiro ainda não recebeu exigências do presidente Donald Trump para reduzir ou retirar o tarifaço contra o Brasil.

“Não tem exigência dele (Trump) e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Pode ficar certo que vai ter uma solução”, disse o presidente brasileiro, na Malásia. Na véspera, Lula indicou que um acordo pode não ser alcançado na reunião de domingo, marcada para o fim da tarde, em Kuala Lumpur.

O petista disse estar aberto a discutir qualquer assunto com Trump, sem vetos, mas que um entendimento poderia demandar mais negociações no futuro. Os principais pedidos de Lula são a revogação do tarifaço de 40% sobre o Brasil, aplicado por razões políticas em julho, e das punições a autoridades brasileiras, como ministros do Supremo e do Executivo.

Estadão Conteúdo

Transforma Petrolina participa de reunião que visa a valorização da pessoa idosa

Valorizar e respeitar a pessoa idosa é uma das frentes de atuação do programa de voluntariado Transforma Petrolina. Representantes da instituição participaram quinta-feira (13) de uma reunião estratégica promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa sobre a organização e estruturação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município.

O encontro reuniu representantes da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome,  Sebrae e de lares de idosos como Casa Geriátrica, Cantinho do Aconchego, Casa de Vó e Cantinho do Abraço, dentre outros, para debater melhorias na gestão, acolhimento e qualidade dos serviços prestados à população idosa.

Entre os principais pontos discutidos, destacam-se a criação de um Plano de Ação para Atendimento Geriátrico, infraestrutura dos espaços de longa permanência e a implementação de um Projeto Municipal de Combate ao Etarismo. Além disso, foi discutida uma parceria com o Sebrae para capacitação de gestores e o desenvolvimento de um projeto de empreendedorismo social para idosos em situação de vulnerabilidade.

A reunião também reforçou a importância do fortalecimento de redes de apoio para implementar novos projetos sociais voltados para a pessoa idosa. “O Transforma Petrolina entende que essa atenção aos nossos idosos é um papel conjunto de toda a sociedade. Por isso, estamos engajados em trabalhar de forma conjunta para valorizarmos o que já vem sendo realizado  na cidade em prol dessas pessoas”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Ascom

Juventude Unida: Diretorias da Juventude dos Municípios de Juazeiro e Petrolina realizam reunião de alinhamento

Para debater projetos voltados ao fortalecimento dos jovens juazeirenses e petrolinenses é que se reuniram nesta quinta-feira (12), no gabinete do Secretário da Juventude de Petrolina, as diretorias municipais das duas cidades, em uma parceria histórica. O encontro contou com a presença do Diretor da Juventude de Juazeiro, Kauan Barros, o diretor de Juventude de Petrolina, Pedro Luís Guimarães, e dos membros da equipe da SEJUV.

O objetivo do encontro foi o alinhamento de projetos para a organização de programas de grande impacto para a juventude da região, tendo como principais pontos a busca de iniciativas de empreendedorismo, programação cultural e esportiva, e o fomento de eventos integrativos na orla das suas cidades e também na ilha fogo.

Com esse encontro, as secretarias de Juventude de Juazeiro e Petrolina firmaram um compromisso mútuo de fortalecer a troca de experiências e trabalhar em conjunto, estreitando os laços entre as duas cidades e criando uma rede de apoio e desenvolvimento para os jovens.

O Diretor da Juventude de Juazeiro, Kauan Barros, fala da importância da parceria entre as cidades vizinhas. “Essa é uma parceria histórica, que nunca foi feita antes pelos dois municípios, nós estamos unindo as juventudes de Juazeiro com as juventudes de Petrolina para criarmos uma ocupação com atividades principalmente de esportes e lazer”.

Ascom

Líderes da UE se reúnem para discutir o futuro da Ucrânia

Nesta quinta-feira (6), os líderes europeus se reúnem em Bruxelas para uma cúpula extraordinária dedicada à defesa e ao futuro da Ucrânia, convocada em reação à decisão unilateral do presidente dos EUA Donald Trump de iniciar negociações com Vladimir Putin e insistir num acordo de paz rápido.

 Na conferência, os dirigentes discutirão e tentarão projetar unidade no seu apoio coletivo à Ucrânia e responder a algumas das questões mais prementes, como garantias de segurança que a UE pode oferecer, quanto dinheiro adicional está disposta a dedicar e até onde poderá compensar a ausência de ajuda norte-americana. Além de debater a possibilidade de nomear um enviado especial para as negociações de paz.

O encontro, além disso, abordará as despesas com a defesa da Europa, com base na recente proposta da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para que seja mobilizado até 800 bilhões de euros em investimentos adicionais. Para tanto, visa garantir a sobrevivência da Ucrânia como uma democracia soberana e estável, tendo os membros  do bloco que reforçar os seus exércitos nacionais para controlar o expansionismo da Rússia e assegurar uma paz duradoura.

Há ainda o projeto em andamento de uma Coligação dos dispostos, formada por países democráticos empenhados em apoiar a Ucrânia durante e após as negociações, através de garantias de segurança. A França, a Dinamarca e a Suécia, assim como nações que não pertencem à UE como o Reino Unido, a Noruega e a Austrália, já manifestaram interesse em aderir à coligação. Entretanto, todos indicaram que a sua contribuição deve ser acompanhada de uma proteção dos EUA. Por sua vez, Trump defende, em vez disso, o acordo sobre minerais como uma espécie de dissuasão econômica contra a Rússia. “Não pode haver negociações que afetem a segurança europeia sem o envolvimento da Europa A segurança da Ucrânia, da Europa e do mundo estão interligadas”, aponta o projeto.

No entanto, todo esse esforço pode ser prejudicado pelo presidente da Hungria, Viktor Orbán, aliado totalmente com a administração Trump e que tem um histórico de veto nas questões relacionadas à Ucrânia. Orbán se opõe, entre outros pontos, à assistência militar e financeira da União Europeia a Kiev. “Existe uma divisão estratégica, uma fratura transatlântica entre a maioria da Europa e os EUA sob o comando do presidente Trump”, adiantou antes do inicio da cúpula.

A crescente adesão de Trump as justificativas do Kremlin, a não condenação à Rússia como agressora e o recente confronto com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no Salão Oval impactaram a União Europeia, que receia que a Casa Branca estabeleça um acordo com Moscou e exija que Kiev aceite.

Após Zelenskyy lamentar o confronto e elogiar a forte liderança de Trump, as tensões desescalaram um pouco. Mas mesmo assim, Washington ainda mantém uma suspensão temporária da ajuda militar e do compartilhamento de informações secretas com Kiev, duas decisões que podem levar a um agravamento profundo do país que enfrenta grandes dificuldades nas frentes dos combates.

Diario de Pernambuco

Lula faz última reunião do ano com todos os ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu todos os seus 38 ministros para um almoço de confraternização, na sexta-feira (20), no Palácio da Alvorada. O encontro, que começou por volta das 13h, durou cerca de duas horas. Não houve declaração à imprensa. Esta foi a última reunião ministerial do ano, um dia após Lula retornar a Brasília, depois de ter passado por procedimentos de saúde em São Paulo.

A previsão é que o presidente passe as festas de final do ano na capital federal. A equipe médica liberou Lula para exercer as atividades normalmente, com a recomendação de não fazer exercícios físicos.

Após um acidente doméstico no dia 19 de outubro, em que bateu a cabeça, Lula precisou drenar um hematoma na região entre o osso do crânio e o cérebro. A cirurgia foi realizada no dia 10 de dezembro, seguido de outro procedimento para reduzir o risco de formação de novos hematomas.

Agência Brasil

 

Lula participa de reunião extraordinária do Conselho de Política Energética

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (26) de reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão que assessora o governo federal na tomada de decisões para o setor.

A reunião ocorreu na sede do Ministério de Minas e Energia (MME). O chefe da pasta, Alexandre Silveira, preside o Conselho, que também é formado por representantes de 16 outros ministérios, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresários do setor, sociedade civil e instituições de ensino.

Um dos principais temas do encontro é a alteração no comércio e produção de gás natural no país. Após a reunião, Lula e Silveira vão assinar uma série de atos referentes ao setor energético, incluindo a Política Nacional de Transição Energética, que cria incentivos e organismos para a descarbonização da matriz energética brasileira, aumentando participação de energias renováveis, como solar e eólica, além de biocombustíveis e hidrogênio verde.

Correio Braziliense

Sindsemp se reúne com a Facape para incluir proposta de reajuste salarial dos servidores na campanha salarial 2025

Atento às reivindicações dos servidores, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) se reuniram com a diretoria da Faculdade de Petrolina (Facape) nesta segunda-feira (26), a fim de discutir a inclusão da proposta de reajuste salarial dos servidores da instituição na campanha salarial 2025.

Para o diretor-presidente da Facape, Moisés Almeida, o encontro foi importante para firmar o compromisso com o Sindsemp, único representante legítimo de todos os servidores municipais, na busca pela valorização salarial dos servidores lotados na instituição.

“Na última reunião do Conselho da Facape com a participação do Sindsemp – que tem assento, ficou acertada uma discussão sobre a pauta de reajuste salarial apresentado à prefeitura, em conjunto com o sindicato que representa o servidor. Ficou decidido que a faculdade seria incluída nesta pauta geral e nós viemos aqui para reafirmar esse compromisso. O sindicato nos chamou aqui para incluir, dentro do reajuste que vai ser solicitado à prefeitura, o reajuste da Facape. Vamos fazer o levantamento do impacto financeiro na nossa folha e enviar para o Sindsemp, para compor a pauta geral que o sindicato vai apresentar para a prefeitura”, explicou Moisés Almeida.

Ascom/Sindsemp

Reunião da FIEPE discute demandas do Distrito Industrial de Petrolina

Demandas do Distrito Industrial de Petrolina, a exemplo de infraestrutura viária, implantação de saneamento e iluminação pública, foram alguns dos temas discutidos na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em Petrolina, nesta quinta-feira (22), durante reunião mensal do Conselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

O encontro, que contou com empresários e representantes de instituições como Neoenergia, Polícia Militar e Compesa, também discutiu a necessidade de ações imediatas nas áreas de trânsito, acessibilidade e estrutura física. Aberta pelo coordenador de Defesa da Indústria da FIEPE, o advogado Roger Queiroz, a inciativa foi muito bem avaliada. Segundo o empresário Leandro Duarte, a reunião, além de oportuna, também colocou, lado a lado, o empresariado do distrito e as instituições responsáveis pelos principais problemas, na busca de soluções comuns.

Para Virgínia Fialho, assessora regional da Adepe, que administra o Distrito Industrial de Petrolina, os compromissos firmados durante o encontro sinalizam para uma série de mudanças que vão ajudar o Governo do Estado de Pernambuco na restruturação e requalificação do equipamento.

No enceramento, o conselheiro da URSF/FIEPE Rogério Ribeiro informou que o documento com os resultados dessa primeira reunião será encaminhado à FIEPE, que analisará os pleitos apresentados e oficiará aos órgãos competentes em busca das soluções.

CLAS Comunicação

Prefeita Suzana Ramos e vice-prefeito Leonardo Bandeira se reúnem com equipe da Secretaria de Saúde para discutir estratégias de melhorias na pasta

A prefeita Suzana Ramos e o vice-prefeito Leonardo Bandeira se reuniram nesta sexta-feira (17) com a equipe da Secretaria de Saúde para discutir estratégias e ações para potencializar a assistência em saúde pública e superar desafios.

“Sabemos das dificuldades que envolvem a saúde pública, sobretudo com o corte do repasse do FPM pelo governo federal, mas estamos trabalhando e avançando ao longo da nossa gestão. Entregamos a Policlínica Municipal que oferece consultas e exames especializados, implementamos uma usina de oxigênio na UPA, adquirimos aparelhos de fototerapia para a Maternidade Municipal. Além disso melhoramos a Assistência Básica do município e atingimos a marca de 7,7 no Previne Brasil, nunca alcançado por Juazeiro”, exemplificou a prefeita Suzana Ramos.

O secretário de Saúde Wendel Batista – que assumiu a pasta interinamente fez uma avaliação positiva da reunião. “Tivemos uma excelente conversa. Os superintendentes e representantes dos setores nos apresentaram os principais gargalos e discutimos medidas para melhorar a assistência em saúde no município”, disse.

Marcela Cavalcanti/Ascom Sesau