Parceria entre Prefeitura de Petrolina e 5º BPM fortalece prevenção às drogas e à violência nas escolas municipais

Investir na prevenção é uma das estratégias mais eficazes para proteger crianças e adolescentes dos riscos das drogas e da violência. Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, mantém uma parceria com o 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM) na execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), iniciativa que tem contribuído para a formação cidadã dos estudantes da rede municipal de ensino.

Na quinta-feira (11), 214 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental celebraram a conclusão do programa durante uma solenidade de formatura. Participaram da ação os estudantes das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral Governador Miguel Arraes de Alencar, Monsenhor Bernardino Padilha da Luz e Lívia Clea Viana Coelho.

Ao longo do semestre, policiais militares do 5º BPM, especialmente capacitados para atuar como instrutores do PROERD, estiveram presentes nas unidades de ensino desenvolvendo atividades educativas voltadas à conscientização, ao fortalecimento da autoestima e à construção de habilidades que ajudam os estudantes a fazer escolhas seguras e responsáveis diante dos desafios do cotidiano.

Mais do que alertar sobre os perigos das drogas, o programa promove reflexões sobre cidadania, respeito, convivência social, resolução pacífica de conflitos e tomada de decisões. A metodologia utilizada incentiva o diálogo e aproxima os jovens de referências positivas, fortalecendo o vínculo entre escola, família e forças de segurança.

A cerimônia de formatura foi marcada por momentos de emoção, aprendizado e muita animação. A programação contou com apresentações musicais, leitura de redações produzidas pelos estudantes e premiações que reconheceram o empenho e a dedicação dos participantes ao longo do programa. O evento reuniu alunos, familiares, educadores e representantes das forças de segurança em uma celebração especial, reforçando a importância da prevenção e da construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

Ascom

Prefeito Andrei celebra parceria com Tribunal de Justiça da Bahia e consolida Juazeiro como referência de desenvolvimento e gestão pública na Bahia

A Prefeitura de Juazeiro encerrou, nesta sexta-feira (29), o Mutirão Conciliando Cidadania 2026.1, consolidando uma importante parceria institucional entre o município, o Tribunal de Justiça da Bahia/TJBA, a Faculdade UNIBRAS, a UNEB e diversos órgãos públicos estaduais e municipais. A iniciativa reuniu serviços jurídicos, sociais, de saúde e cidadania, fortalecendo o acesso da população aos direitos e ampliando a cultura da conciliação no município.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito Andrei Gonçalves; do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Ricardo Regis Dourado; da juíza coordenadora do NUPEMEC, Dra. Elke Figueiredo; representantes da Procuradoria Geral do Município; além de autoridades do Judiciário, servidores públicos e instituições parceiras.

Durante o evento, o desembargador Ricardo Dourado ressaltou o protagonismo de Juazeiro no cenário baiano e elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal. “Juazeiro atravessa hoje um dos períodos mais promissores da sua história. A cidade se tornou símbolo de avanço e desenvolvimento para a Bahia pelo trabalho que o prefeito Andrei vem realizando”, destacou o magistrado.

O prefeito Andrei Gonçalves enfatizou a importância da união entre os poderes e instituições para aproximar os serviços públicos da população. “Esse mutirão representa o compromisso da nossa gestão com o cuidado das pessoas, com a justiça social e com a garantia de direitos. Quando Prefeitura, Tribunal de Justiça e instituições caminham juntas, quem ganha é o povo de Juazeiro”, afirmou o prefeito.

O mutirão foi realizado entre os dias 25 e 29 de maio, ofertando atendimentos nas áreas jurídica, social, saúde, documentação civil, defesa do consumidor e conciliações. Participaram da ação órgãos como PROCON, SAAE, SAC, Secretaria de Saúde, SEDES, AMA, AMTT, Procuradoria Municipal, Defensoria Pública, Ministério Público e OAB. No balanço das ações, o PROCON Juazeiro realizou 70 audiências de conciliação, com 37 atendimentos efetivados, além de contabilizar 122 atendimentos ao público, entre orientações, registro de reclamações e encaminhamentos, fortalecendo a defesa do consumidor e o acesso da população aos seus direitos.

Também estiveram presentes representantes da Faculdade UNIBRAS, da UNEB, do NUPEMEC, autoridades do Judiciário baiano, equipes técnicas e servidores municipais envolvidos na realização do mutirão, considerado um dos maiores já promovidos no município na área da cidadania e conciliação.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro apresenta prestação de contas do 1º quadrimestre e reforça compromisso com equilíbrio fiscal e saúde pública

Juazeiro iniciou 2026 apresentando avanço no equilíbrio das contas públicas, com redução da dívida, fortalecimento do caixa e aumento dos investimentos na saúde. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (29), durante a Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre, realizada pela Câmara de Vereadores no Rapport Hotel.

O relatório mostra que a dívida consolidada do município caiu R$ 40.672.063,17 em relação a dezembro de 2025. O valor passou de R$ 324.897.818,26 para R$ 284.225.755,09, representando redução de 12,52%. Segundo a gestão municipal, o resultado está ligado às amortizações das operações de crédito externas e à reorganização das contas públicas.

Além disso, o município ampliou os investimentos na saúde pública. Nos quatro primeiros meses do ano, Juazeiro aplicou 22,64% das receitas no setor, percentual acima do mínimo constitucional de 15%. Ao todo, foram investidos R$ 44.392.363,43 na saúde, valor R$ 14.978.606,79 superior ao mínimo exigido por lei.

A secretária da Fazenda e Finanças, Luanna Mudo, afirmou que os números refletem o esforço da gestão para manter a estabilidade financeira do município. “Juazeiro tem feito um esforço consistente para garantir atendimento de qualidade à população. O resultado reflete um trabalho contínuo de reorganização das contas públicas e responsabilidade fiscal”, destacou.

Durante a audiência pública, a Prefeitura também ressaltou a conquista da nota “B” na Capacidade de Pagamento (Capag), avaliação concedida pelo Tesouro Nacional. O avanço melhora a credibilidade financeira do município e amplia a capacidade de captar recursos e realizar operações de crédito com garantia da União. Participaram da audiência o secretário de Saúde, Helder Coutinho, a secretária Luanna Mudo e vereadores da base e da oposição. A apresentação do Relatório de Gestão Fiscal cumpre determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e integra o calendário de acompanhamento das metas fiscais do município.

Ascom

Paulista: Prefeitura alerta sobre tentativa de fraude em concurso para Guarda e a agentes de trânsito

A Prefeitura do Paulista informa que recebeu do Instituto de Apoio à Gestão e Educação (IGEDUC) a comunicação de uma tentativa de fraude relacionada ao Concurso Público da Guarda Civil Municipal (GCM) e Agentes de Trânsito.

O alerta se deu após ter sido identificada a existência de um site não autorizado, que imita a página oficial da banca e emite boletos falsos para os candidatos. O endereço fraudulento utiliza nome semelhante ao da banca organizadora.

A Prefeitura e instituto reforçam que nenhum boleto ou cobrança é enviado por e-mail, aplicativos de mensagem ou outros meios fora do site oficial. Os candidatos devem verificar a autenticidade dos documentos de pagamento e comunicar imediatamente qualquer indício de fraude aos canais competentes. O IGEDUC salienta que o único site oficial para inscrições e emissão de boletos é o www.igeduc.org.br.

A administração municipal reafirma o compromisso com a transparência e a legalidade de todas as etapas do concurso e solicita atenção redobrada dos candidatos. Informações oficiais sobre o concurso estão disponíveis no site da Prefeitura do Paulista, em www.paulista.pe.gov.br, e no site da banca organizadora, em www.igeduc.org.br.

Diario de Pernambuco

Inscrições para concurso da Prefeitura de Petrolina seguem até a quarta-feira (26)

Interessados em participar do concurso público da Prefeitura de Petrolina, com 1.194 vagas na área da Educação, têm até a quarta-feira (26) para realizar a inscrição . A seleção será organizada e executada pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) e contempla cargos de professor, secretário escolar, psicólogo escolar e assistente social, com salários de até R$ 3.969,99.

De acordo com o edital, as vagas estão distribuídas entre a sede e os distritos do município. O cargo com maior número de oportunidades é o de professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, com 766 vagas.Ainda há 160 vagas para o cargo de secretário escolar, 80 para psicólogo escolar e 10 para assistente social, além de cargos específicos para professores das disciplinas de Arte, Ciências, Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol e Educação Física

Os salários variam de R$ 1.681,45 a R$ 3.969,99, com carga horária que vai de 6 horas diárias, para psicólogo e assistente social, a 150 horas/aula mensais para professores. Para concorrer, é necessário ter nível superior completo nos cargos de professor, psicólogo e assistente social, e nível médio completo para o cargo de secretário escolar

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet clicando aqui. A taxa de inscrição é de R$ 150 para cargos de nível superior e R$ 130 para nível médio.

O concurso será composto por duas etapas: prova objetiva de conhecimentos e análise de títulos, esta última válida apenas para os cargos de professor, psicólogo escolar e assistente social. Para o cargo de secretário escolar, haverá apenas prova objetiva. O edital e o cronograma completo também pode ser consultado no site do certame (clique aqui).

G1 Petrolina

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Cabrobó

A Justiça Eleitoral de Pernambuco cassou os mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a decisão, a chapa composta por Elioenai Dias Santos Filho, conhecido como Galego de Nanai (Avante), e Georgia Fernanda Torres de Oliveira praticou abuso de poder econômico durante a disputa eleitoral de 2024. A decisão é do juiz eleitoral da 77ª Zona Eleitoral, Felippe Lothar Brenner.

“Os réus promoveram a distribuição indiscriminada de combustíveis em favor de eleitores, com nítida finalidade eleitoral e inclusive se utilizando de espaços públicos (Escola Municipal). Asseverou, ainda, que “o atual gestor do Município de Cabrobó excedeu em 155% o número de cargos comissionados e em 18,39% as contratações por excepcional interesse público, configurando um desvio de finalidade e violando os limites impostos pela legislação eleitoral”, diz um trecho da sentença.

Segundo o juiz, as conversas extraídas do celular do gerente de um posto de combustível transcritas no relatório da Polícia Federal “demonstram categoricamente a negociação e emissão de vales combustível com Eliel Augusto de Souza Santos (irmão do Prefeito), o qual deu orientações sobre valores e quantidades, bem como os pagamentos efetuados por Elioenai Dias Santos (pai do Prefeito), por intermédio de empresas sediadas no Piauí e de laranjas”.

A decisão do juiz determina a cassação dos diplomas do prefeito e da vice, além de inelegibilidade por oito anos. Como a decisão cabe recurso, Galego de Nanai e Fernanda Torres seguem no cargo até julgamento no TRE-PE.  Em nota, a prefeitura de Cabrobó informou que “o prefeito Galego de Nanai e a vice-prefeita Fernanda Torres receberam com tranquilidade e respeito a decisão proferida pela Justiça Eleitoral em primeira instância”.

A nota afirma que os gestores seguem “reafirmando nossa confiança plena na Justiça e esclarecemos que serão interpostos os recursos cabíveis junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a fim de garantir a reanálise dos fatos”. Ainda segundo o comunicado, “o prefeito e a vice-prefeita seguem firmes no compromisso com o povo de Cabrobó, mantendo a normalidade administrativa e o trabalho diário em prol do desenvolvimento do município”. A nota finaliza dizendo que “a gestão municipal confia que, ao final do processo, a verdade prevalecerá e a justiça será feita”.

G1 Petrolina

Prefeitura de Juazeiro e grupo de empresários realizam visita técnica ao Complexo Viário Urbano

Com o objetivo de pontuar as adequações e intervenções necessárias na obra do Complexo Viário Urbano de Juazeiro, o prefeito Andrei Gonçalves, acompanhado de equipes da Secretaria de Obras Estruturantes, SAAE, AMTT, Gabinete de Gestão de Crise, empresa responsável pela obra e grupo de empresários, realizaram nesta quarta-feira (20) uma visita técnica.

A visita atendeu solicitação da classe empresarial do entorno das obras da travessia urbana de Juazeiro, que apresentaram a necessidade de intervenções que garantam o acesso adequado aos empreendimentos e bairros situados ao longo do trecho da obra. “O prefeito tem acompanhado todas as obras do Complexo Viário Urbano, e após mais uma reunião com os empresários decidiu fazer essa visita técnica, onde pontuamos a necessidade de algumas intervenções que serão contempladas ainda nessa etapa da obra; outras terão que aguardar a nova licitação”, explicou Paulo Lima, Chefe do Gabinete de Gestão de Crise.

A Prefeitura de Juazeiro tem dialogando com os diversos segmentos da sociedade para que essa obra atenda os interesses da população, como afirma o prefeito Andrei Gonçalves. “Importante esse momento com o grupo de empresários e toda equipe da Prefeitura ‘in loco’, fazendo esse mapeamento e pontuando todas as intervenções necessárias, ouvindo as sugestões. Vamos levar todas as observações para o DNIT mostrando que é necessário realizar adequações que minimizem os impactos aos empreendimentos, assegurando o funcionamento do comércio na região do Complexo Viário”, frisou o prefeito de Juazeiro.

O empresário Murilo Bezerra destacou a importância dessa visita técnica para os empreendimentos que margeiam as obras. “Sensível à nossa solicitação, o prefeito veio hoje realizar essa visita. Oportunidade que nós tivemos de mostrar a preocupação dos empresários que estão na via marginal da obra. O projeto está sendo executado e a gente está percebendo a dificuldade de acesso aos comércios, sendo necessárias adequações. Importante observar o que a gente relatava na reunião, as intervenções que podem contemplar tanto a classe empresarial quanto os moradores dos bairros no entono da obra”.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro emite nota de pesar pelo falecimento de servidor da rede municipal de ensino

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), lamenta profundamente o falecimento do agente de portaria João Pereira dos Santos, ocorrido neste domingo (22). João atuava como servidor na Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, localizada no bairro Tabuleiro.

Neste momento de dor, a Seduc e toda a equipe escolar expressam suas condolências e solidariedade à família, amigos e colegas.

Ascom

Secretaria de Educação realiza cadastro antecipado para alunos novatos com necessidades educacionais especiais

Começa na próxima segunda-feira (25) e segue até sexta (29) o cadastro antecipado para alunos novatos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino de Petrolina. São contemplados alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/ superdotação.

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), o objetivo do cadastro é identificar as necessidades específicas desses estudantes, mapear as instituições de ensino disponíveis e, assim, garantir a organização prévia dos suportes e recursos de acessibilidade pedagógica.

Para as famílias que residem na área urbana, o cadastro pode ser realizado presencialmente no setor de matrículas da Secretaria de Educação, localizado no Bloco B do Núcleo Administrativo Municipal, na Avenida Clementino Coelho, nº 714, bairro Parque Bandeirantes. O horário de funcionamento é das 8h às 16h. Já para quem mora na zona rural, o processo de cadastro poderá ser feito diretamente na escola onde a criança deverá estudar.

Os pais ou responsáveis que desejam incluir o estudante na modalidade de Educação Especial/Inclusiva precisam apresentar os dados pessoais da criança, além de um laudo médico, que será anexado à documentação de matrícula. Uma vez realizado o cadastro, o aluno já sai com a solicitação da vaga encaminhada, garantindo um processo ágil e eficiente para as famílias.

G1 Petrolina

PSD Nacional intervém em Juazeiro e Lança Celso Carvalho, Sobrinho de Isaac, para prefeito e Coronel Anselmo vice

Mais uma reviravolta na política em Juazeiro. Desta vez, o Partido Social Democrático (PSD) que na Bahia tem À frente os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, anunciou hoje ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma intervenção na condução do partido em Juazeiro.

O partido sai com candidatura própria para os cargos de prefeito e vice-prefeito. E os nomes são os do administrador Celso Carvalho (sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho) para prefeito e como o Coronel Anselmo Bispo (que já se foi candidato a prefeito na eleição passada).

Amparada nas diretrizes do órgão nacional do partido, conforme o artigo 7º, §1º, da Lei Eleitoral, a intervenção está em consonância com o §3º do mesmo artigo e a Lei nº 9.504/97, a situação pode ser informada à Justiça Eleitoral até o dia 14 de setembro, conforme o Calendário Eleitoral aprovado pelo TSE.

Com a decisão pela candidatura majoritária própria, os registros dos candidatos a prefeito e vice-prefeito deverão ser realizados em até 10 dias a partir de hoje, de acordo com o §4º do artigo 7º da referida lei.

Divulgada lista de bens declarados dos candidatos à Prefeitura de Petrolina

Os seis candidatos à Prefeitura de Petrolina nas eleições deste ano declararam os bens à Justiça Eleitoral. A declaração de bens é obrigatória para quem quer concorrer as eleições. Patrimônios declarados vão desde imóveis, automóveis, investimentos e saldos em contas bancárias.

Confira abaixo, por ordem alfabética, o patrimônio declarado por cada candidato a prefeito de Petrolina:

DR MARCOS – AGIR – R$ R$ 300.000,00
Imóveis:
Terreno (R$ 120.000,00)
Apartamento (R$ 180.000,00)

DR. JULIO – PSDB – R$ 2.619.673,66
Imóveis:
Apartamento (R$ 415.574,90)
50% de terreno (R$ 425.990,86)
Veículos:
Veículo (R$ 129.990,00),
Veículo (R$ 105.990,00),
Veículo (R$ 129.990,00)
Investimentos: dinheiro em espécie, saldo em contas e aplicações:
R$: 1.412.137,90

LARA CAVALCANTI – PL – R$ 690.000,00
Imóveis:
Terreno (R$ 60.000,00)
Terreno (R$ 55.000,00)
Terreno (R$ 75.000,00)
Casa (R$ 500.000,00)

MARIA CLARA – UP – Não há bens a declarar

ODACY AMORIM – PT – R$ 544.390,08
Imóveis:
Terreno (R$ 47.786,74)
Casa (R$ 433.846,45)
Terreno ($ 33.618,00)
Investimentos: dinheiro em espécie, saldo em contas e aplicações:
R$ 29.138,89

SIMÃO DURANDO – UB – R$ 889.824,71
Imóveis:
Terreno (R$ 185.000,00)
Terreno (R$ 21.700,00 )
Casa (R$ 370.186,13)
Casa (R$ 120.000,00)
Veículos:
Veículo (R$ 160.216,11)
Investimentos: dinheiro em espécie, saldo em contas e aplicações:
(R$ 32.722,47)

G1 Petrolina

 

Concurso da prefeitura de Afrânio está com inscrições abertas

A prefeitura de Afrânio, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas para concurso público, com 36 vagas imediatas mais cadastro de reservas. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto, no site da banca organizadora (clique aqui). Os salários variam de R$ 1.412,00 a R$ 10.500,00.

As vagas são para cargos de nível superior, médio e técnico. A taxa de inscrição varia de acordo com a vaga: Superior Médico: R$200; superior: R$ 150; técnico: R$110; e médio: R$ 90.

Segundo o edital, as provas serão realizadas no dia 20 de outubro. Para os candidatos de nível médio e técnico, será das 8h às 12h. Para os cargos de nível superior será das 14h às 18h. Detalhes do concurso estão disponíveis no edital.

G1 Petrolina

Prefeitura de Juazeiro vai assinar ordens de serviços para importantes obras na sede e no interior do município nos próximos dias

A prefeitura de Juazeiro vai dar ordens de serviços para importantes obras na sede e no interior do município, nos dias 31 de maio e 1° de junho. Nesta sexta-feira (31), a prefeita Suzana Ramos assina a ordem de serviço para a construção do Pátio Multifuncional de Alfavaca, no distrito de Junco (Salitre), às 17h. Já no sábado (01), às 18h30, será a vez dos moradores do Jardim Flórida comemorarem com a assinatura da ordem de serviço para construção de uma praça de lazer no bairro.

A prefeita convidou a população para os atos de assinatura das ordens de serviços. “Convido toda população juazeirense para prestigiar esses momentos importantes para o Jardim Flórida que vai receber uma praça, que vai proporcionar mais lazer para aquele bairro, que já está recebendo obras de pavimentação, e para a comunidade de Alfavaca, que vai contar com um espaço multifuncional. Estamos realizando uma grande maratona de entregas de equipamentos públicos em todas as áreas e dando ordens de serviços para tantas outras obras, pois o nosso compromisso firmado com o povo de Juazeiro é esse: trabalhar”, disse a prefeita Suzana Ramos.

Lucas Lima/Ascom

Prefeitura de Araripina anuncia construção de escola nucleada no distrito de Nascente

A prefeitura de Araripina anunciou neste domingo, 07, a construção de uma escola nucleada no distrito de Nascente. O ato de assinatura da ordem de serviço foi realizado em frente à escola Virgílio Coelho com a presença do prefeito Raimundo Pimentel acompanhado da deputada estadual Socorro Pimentel que anunciaram o investimento de R$ 6,6 milhões.

A nova escola nucleada terá 12 salas de aula e vai receber alunos da sede e da zona rural do distrito de Nascente seguindo um padrão de excelência na educação municipal. Esta é a 21ª escola anunciada na gestão do prefeito Raimundo Pimentel que marca sua administração como a que mais construiu escolas na história da cidade.

Para Raimundo Pimentel, o investimento em educação é a grande oportunidade para que as crianças e jovens araripinenses sonhem com o futuro que eles desejam. “Aqui em Nascente estamos anunciando a construção da 21ª escola no oitavo ano do nosso mandato. É importante que a população nunca esqueça o abandono que as nossas crianças foram submetidas em gestões anteriores, pois agora elas estudam em escolas modernas, com salas de aula amplas e com ar-condicionado, têm transporte e merenda escola de qualidade. É desta maneira que elas podem sonhar com o futuro que desejam”, destacou Pimentel.

O prefeito também antecipou que nos próximos dias será dada a ordem de serviço da construção da escola nucleada do distrito de Lagoa do Barro, completando assim, os seis distritos de Araripina (Morais, Gergelim, Bom Jardim do Araripe, Serrânia, Nascente e Lagoa do Barro) com escolas em um novo padrão educacional.

O ato teve a presença da deputada estadual Socorro Pimentel, do vice-prefeito Evilásio Mateus, do presidente da Câmara de Vereadores, Roseilton Oliveira e do vereador representante do distrito de Nascente, Aurismar Pinho, da secretária de Educação, Ana Paula Ramos, do chefe de gabinete Edson Jacó, da liderança comunitária Leonardo Pereira e outros secretários e da comunidade.

Ascom

Setor de Tributos volta a funcionar na sede da prefeitura de Petrolina

O setor de Tributos da Secretaria da Fazenda e Planejamento voltou a funcionar na sede da prefeitura de Petrolina. A mudança foi realizada após a conclusão da reforma no local. O setor estava funcionando provisoriamente no Núcleo Administrativo Municipal.

Com a mudança, o atendimento segue sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Todos os serviços estarão à disposição dos contribuintes como, ISS, IPTU, ITBI, cadastro imobiliário, entre outros. Os atendimentos podem ser solicitados também através da plataforma ‘Petro Online’.

G1 Petrolina

12