Lula diz que ouvirá demandas de empresários sobre fim da escala 6×1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a redução da jornada de trabalho será feita de forma colaborativa, com o governo federal atento às demandas específicas de cada setor econômico, de forma a beneficiar a sociedade como um todo.

A declaração foi feita após Lula ter recebido, em São Paulo, uma pauta de reivindicações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta terça-feira (19), durante a abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic).

“Não se escondam de fazer qualquer proposta para nós. A construção civil é imprescindível para o futuro deste país. Em qualquer momento histórico, ela é quem gera emprego com mais facilidade. É ela quem pode fazer as coisas acontecerem”, disse o presidente.

LEIA MAIS

Especialistas debatem impactos da Reforma Tributária em painel na CDL

Evento gratuito reúne especialistas para explicar impactos e estratégias para empresas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina, em parceria com a DM Negócios, promove no próximo dia 06 de maio o painel empresarial “Reforma Tributária: Como preparar sua empresa para o novo cenário fiscal brasileiro”.

O encontro será realizado às 18h30, na sede da CDL, em Petrolina, e tem como objetivo orientar empresários e profissionais diante das mudanças no sistema tributário do país.

LEIA MAIS

Empresários brasileiros se mobilizam contra tarifaço dos EUA

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, apresentou ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a agenda da missão empresarial que será realizada em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro. O objetivo é sensibilizar empresários e o governo dos Estados Unidos, e fortalecer a defesa comercial do Brasil diante da investigação aberta pelos Estados Unidos, com base na Seção 301 da Lei de Comércio, que prevê sobretaxa de 50% sobre exportações brasileiras.

“A nossa estratégia de reunião, para que não haja nenhum tipo de dicotomia, muito pelo contrário, nós temos que ser um pouco mais convergentes nesse momento, para que tenha uma unicidade. Também a nossa estratégia de tentar buscar o máximo de novas associações possíveis, aquelas que são efetivamente de interesse americano para se sensibilizar de uma forma mais rápida e que talvez não tenham sido contempladas porque não têm representatividade financeira, mas para muitas pequenas indústrias aqui tem uma grande representatividade”, afirmou Alban.

A comitiva reunirá associações setoriais, federações estaduais e grandes empresas para ampliar o diálogo com o governo e o setor produtivo norte-americano. A estratégia inclui buscar exceções à regra tarifária, ampliar a lista de produtos beneficiados e apresentar propostas de cooperação em áreas de interesse mútuo, como biocombustíveis, data centers e minerais críticos.

A programação prevê reuniões na Embaixada do Brasil em Washington, encontros com escritórios de advocacia e lobby, diálogos com lideranças da US Chamber of Commerce e autoridades americanas, além de uma plenária empresarial. A agenda inclui ainda participação em audiência pública no Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), onde o Brasil reforçará sua posição.

Além da missão, a CNI discute com o governo federal contribuições para a medida provisória que busca mitigar os efeitos do tarifaço. A confederação pretende conversar com o Congresso Nacional sobre o plano de compensação destinado aos exportadores, que prevê R$ 9,5 bilhões fora do arcabouço fiscal. “Nós temos algumas sugestões, para que a gente possa deixar esses R$ 9,5 bilhões dentro do arcabouço, dando uma referência positiva ao mercado, de credibilidade, que possamos evoluir”, pontua Alban.

“O momento agora é que nós vamos tratar o assunto eminentemente de forma técnica e comercial. Nós queremos evitar possíveis dicotomias nos approaches, nos posicionamentos, mas sempre de uma forma técnica e comercial, para que a gente possa estimular a mesa de negociação”, conclui o presidente da CNI.

Brasil 61

Prefeitura de Juazeiro e grupo de empresários realizam visita técnica ao Complexo Viário Urbano

Com o objetivo de pontuar as adequações e intervenções necessárias na obra do Complexo Viário Urbano de Juazeiro, o prefeito Andrei Gonçalves, acompanhado de equipes da Secretaria de Obras Estruturantes, SAAE, AMTT, Gabinete de Gestão de Crise, empresa responsável pela obra e grupo de empresários, realizaram nesta quarta-feira (20) uma visita técnica.

A visita atendeu solicitação da classe empresarial do entorno das obras da travessia urbana de Juazeiro, que apresentaram a necessidade de intervenções que garantam o acesso adequado aos empreendimentos e bairros situados ao longo do trecho da obra. “O prefeito tem acompanhado todas as obras do Complexo Viário Urbano, e após mais uma reunião com os empresários decidiu fazer essa visita técnica, onde pontuamos a necessidade de algumas intervenções que serão contempladas ainda nessa etapa da obra; outras terão que aguardar a nova licitação”, explicou Paulo Lima, Chefe do Gabinete de Gestão de Crise.

A Prefeitura de Juazeiro tem dialogando com os diversos segmentos da sociedade para que essa obra atenda os interesses da população, como afirma o prefeito Andrei Gonçalves. “Importante esse momento com o grupo de empresários e toda equipe da Prefeitura ‘in loco’, fazendo esse mapeamento e pontuando todas as intervenções necessárias, ouvindo as sugestões. Vamos levar todas as observações para o DNIT mostrando que é necessário realizar adequações que minimizem os impactos aos empreendimentos, assegurando o funcionamento do comércio na região do Complexo Viário”, frisou o prefeito de Juazeiro.

O empresário Murilo Bezerra destacou a importância dessa visita técnica para os empreendimentos que margeiam as obras. “Sensível à nossa solicitação, o prefeito veio hoje realizar essa visita. Oportunidade que nós tivemos de mostrar a preocupação dos empresários que estão na via marginal da obra. O projeto está sendo executado e a gente está percebendo a dificuldade de acesso aos comércios, sendo necessárias adequações. Importante observar o que a gente relatava na reunião, as intervenções que podem contemplar tanto a classe empresarial quanto os moradores dos bairros no entono da obra”.

Ascom

Empresários ameaçam funcionários que votarem em Lula

Empresas estão ameaçando funcionários de demissão e até mesmo encerramento das atividades em caso de vitória do ex-presidente Lula no segundo turno das eleições. As denúncias foram reveladas em reportagem da revista Piauí e são alvo de investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU).

A campanha eleitoral intensificou as denúncias de ameaças a fornecedores e empregados com fechamento de postos de trabalho e redução de investimentos em caso d vitória de Lula. Nos últimos dois dias, três casos se somaram a uma série de denúncias do mesmo teor recebidas nos últimos meses.

A DPU apura duas denúncias recebidas nesta terça-feira, 4. Uma delas diz respeito a uma carta enviada pela Stara, empresa que vende máquinas e implementos agrícolas, aos seus fornecedores. O documento, assinado pelo diretor administrativo financeiro da empresa, Fabio Augusto Bocasanta, diz que, “em se mantendo este mesmo resultado[vitória de Lula] no 2º turno, a empresa deverá reduzir sua base orçamentária para o próximo ano em pelo menos 30%”. A Stara é sediada em Não-Me-Toque, cidade do interior gaúcho.

LEIA MAIS

Reportagem foi única motivação de Moraes para ação contra empresários, diz Folha de S. Paulo.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de autorizar a operação da Polícia Federal contra empresários teria sido tomada com base apenas em uma reportagem, segundo a Folha de S. Paulo.

De acordo com o jornal, Moraes não pediu nenhuma outra diligência preliminar antes de autorizar os mandados de busca e apreensão na casa dos aliados de Jair Bolsonaro (PL).

O ministro teria levado em conta as citações aos atos de 7 de setembro, convocados pelo presidente, que aparecem nas trocas de mensagens.

A ação da PF tem como alvos: Luciano Hang (Havan), José Isaac Peres (rede de shopping Multiplan), José Koury (Barra World Shopping), Afrânio Barreira (Grupo Coco Bambu), André Tissot (Grupo Serra), Meyer Nirgri (Tecnisa), Ivan Wrobel (Construtora W3) e Marco Aurélio Raimundo (Mormai)

As mensagens, trocadas naturalmente em um grupo privado, foram reveladas inicialmente pelo portal “Metrópoles” e mostram diálogos normais entre pessoas que externam opiniões diversas em conversas com amigos, sem, no entanto, fazer manifestação púbica de seus pensamentos.

Segundo a Folha, pessoas que participam da apuração entendem que, se a atuação dos empresários para organizar ou financiar “atos antidemocráticos” ficar comprovada, aqui é importante saber se manifestação de pensamento pode assim ser considera, eles podem ser associados ao inquérito das milícias digitais. O pedido de ação contra os empresários está no mesmo âmbito da investigação.

De acordo com o jornal, as medidas de teor mais invasivo foram tomadas pelo entendimento de que havia necessidade de agir com rapidez.

Lula diz a empresários que disputa entre PT e PSDB era um luxo e compara ele e Alckmin a um casal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se reunir com empresários em um jantar, ontem, em São Paulo. O encontro já está sendo considerado por pessoas próximas um dos mais bem-sucedidos entre o petista e representantes do setor até este momento da pré-campanha. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Segundo participantes, o jantar consolidou a ruptura de uma barreira que ainda se impunha entre Lula e o PIB. O ex-presidente está cada vez mais à vontade para dialogar com representantes do mercado financeiro e da classe empresarial, ao passo em que o grupo, antes pouco disposto, se mostra mais interessado em ouvi-lo

Na ocasião, Lula disse aos presentes que não haverá sustos ou surpresas em um eventual novo governo seu e que nenhuma mudança brusca será proposta sem antes ser pactuada com a sociedade.

O entrosamento entre o petista e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) também se destacou à mesa. Bem-humorado, o pré-candidato a vice-presidente fez piadas e brincou o tempo todo com os convidados. Lula chegou a dizer que os dois parecem um casal que está junto há mais de 50 anos.

Alckmin falou aos presentes sobre a importância de políticas adotadas durante os governos Fernando Henrique Cardoso e do legado dos mandatos de Lula em diversas áreas, dizendo que o país viveu uma era virtuosa sob os dois.

Lula emendou e disse que a disputa histórica entre PT e PSDB foi “um luxo” para o Brasil. Segundo o ex-presidente, as siglas discutiam, divergiam e davam “caneladas”, mas no final de um comício se encontravam e brindavam com um chope por se respeitarem e terem um compromisso com o país.

Este foi mais um aceno do ex-presidente ao PSDB após o mal-estar causado pela declaração de que a legenda tinha acabado. A fala foi feita por ele no final de maio, durante evento na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

LEIA MAIS

IEL está com inscrições abertas para o Programa Gestão da Produção

Gerentes, coordenadores, supervisores, agentes de mudança, profissionais da área, estudantes e empresários interessados já podem realizar inscrições no ‘Programa Gestão da Produção’, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL, que acontecerá no formato online entre os dias 03 de novembro a 3 de dezembro, das 19h às 22h.

Com aulas ao vivo, pelo aplicativo Zoom, os participantes vão trocar experiências e ampliar os seus conhecimentos com os cursos: Fundamentos e estratégia da produção; Planejamento e controle da produção; Programa 5s/Gestão e melhoria e o curso de Segurança qualidade e sustentabilidade.

A capacitação, com carga horária de 48 horas, ficará por conta do instrutor Jullius Menino, com experiência de 15 anos nas ferramentas Lean e Gestão de Manufatura. O especialista possui passagens em empresas multinacionais como AMBEV, MARS, REXAM e IMPSA, sempre dentro das áreas de melhoria, gestão e planejamento.

De acordo com gestor regional do Sistema FIEPE, Flávio Guimarães, o objetivo é capacitar e qualificar os profissionais por meio da discussão, reflexão, aprofundamento e proposição de alternativas para a gestão das operações produtivas.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (81) 3722- 5667 ou Whatsapp 81- 99165.5684.

Vereadora Maria Elena se reúne com artistas e donos de bares e restaurantes para discutir demandas da classe

(Foto: Divulgação)

Atendendo às solicitações de músicos da noite petrolinense e dos donos de bares e restaurantes da cidade,  a Vereadora Maria Elena Alencar (PSB) se reuniu com a classe, na tarde desta quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE).

O encontro teve como objetivo, discutir juntamente com a Amma e o setor jurídico do legislativo, sobre a Lei 2.556 de 2013 que dispõe sobres sons urbanos, fixação de níveis e horários em que será permitida sua emissão, licença para utilização sonora, assim como também a discussão do decreto de 2014 que determina o horário dos eventos de acordo com o número de pessoas.

Como resultado do evento, ficou agendada outra reunião com a presença dos representantes do ordenamento público para o próximo dia 25 de outubro, às 16h, na Casa  Plínio Amorim.

Empresários e produtores de Petrolina estão preocupados com retirada de atribuições da AMMA para o CPRH

Para o encontro, a entidade convidou o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda.

Empresários da construção civil e produtores rurais de Petrolina temem uma redução de produtividade com o aumento da burocratização no licenciamento ambiental em Pernambuco. O receio decorre de uma nova resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) que retira da AMMA (Agência Municipal de Meio Ambiente) a competência para licenciar atividades agrícolas e drenagem do solo.

O setor produtivo local vê a medida centralizadora como um travamento no controle, fiscalização e liberação das obras e serviços com impacto ambiental na cidade. A resolução já está em vigor há 25 dias e, na noite desta quarta-feira (21), foi tema da reunião do Conselho Empresarial da unidade regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Para o encontro, a entidade convidou o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda, que também é conselheiro do Consema.

Num primeiro momento, o setor agrícola é o que mais deve sofrer, considera o diretor regional da FIEPE, Albânio Nascimento, que citou o Projeto Pontal, na zona rural de Petrolina, como exemplo. “Em três, quatro anos, ele [o Pontal] já estará pronto para uso; imagine os colonos pegarem uma área dessas e terem de ir à Recife em busca da licença”.

LEIA MAIS

Encontro discute vias extrajudiciais para solução de conflitos em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Em média, um processo na justiça leva dez anos para ser encerrado no Brasil. Na maioria dos casos, a escolha extrajudicial pela conciliação ou mediação de conflitos pode trazer às partes uma solução estratégica e ainda desafogar os tribunais. Para ajudar empresários a entender esses mecanismos, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou nesta quarta-feira (17), no SENAI em Petrolina (PE), um encontro com três mediadoras pioneiras na região.

As conciliadoras são representantes da Câmara de Conciliação e Mediação do Vale do São Francisco (CCMVASF), entidade instalada em Petrolina desde 2017, especializada em apaziguar os ânimos, promovendo o diálogo, na busca por um acordo benéfico entre empresas ou pessoas envolvidas: empresários, sócios, funcionários e consumidores.

No país, mais de 100 milhões de processos esperam por decisões da Justiça; uma litigiosidade que, segundo a mediadora Alina Monteiro, causa lentidão nas salas e audiências dos tribunais, ela ressaltou ainda que um procedimento de mediação leva, em média, de um dia a uma semana, dependendo da complexidade do caso; e que depois de assinado o acordo, ele passa “a ter força de lei”. “Todas as pessoas que optaram pelo mecanismo conseguiram uma taxa de sucesso de 90%, isso porque esses acordos não voltam à justiça para serem rediscutidos”, explica Alina, que é advogada especialista em mediação corporativa e empresarial.

LEIA MAIS

Produtores e trabalhadores rurais discutem acordo coletivo para 2018

A CCT 2018 é formada pelo empresariado agrícola e trabalhadores rurais do Vale do São Francisco. (Foto: ASCOM)

Reunindo líderes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e Juazeiro (BA), sindicatos e confederações trabalhistas de sete municípios, além dos próprios empresários e trabalhadores rurais, aconteceu nessa terça (30) e quarta-feira (31) a Convenção Coletiva do Trabalho do Vale do São Francisco 2018.

O encontro tem como objetivo propor e efetivar acordos entre as duas classes visando a criação de um documento que vai reger as relações patrões e trabalhadores durante o ano de 2018.

Segundo o presidente do SPR Petrolina, Jailson Lira, ao final do evento é esperado um acordo que seja benéfico para os dois lados. “Esta já é a nossa 24ª convenção coletiva, entre o patronato e os trabalhadores, e a forma como o encontro tem se desenvolvido, demonstra uma grande maturidade das partes, que com certeza nos levará a um denominador comum”, analisa ele.

Entre as cidades participantes também estão Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco (PE), Curaçá, Casa Nova e Sobradinho (BA).

Empresários de Juazeiro vão poder renegociar dívidas de IPTU e ISS

Secretário Tiano Félix e representantes do setor empresarial. (Foto: ASCOM)

A prefeitura de Juazeiro elaborou um projeto de Lei que garante aos empresários do município renegociar suas dívidas relativas às taxas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do ISS (Imposto Sobre Serviço).

O anúncio foi feito ontem (1/12) na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) pelo o secretário Tiano Félix, durante uma reunião com o gerente regional do Sebrae de Juazeiro, Carlos Cointeiro, o assessor de governo e vice-presidente da Associação de Empresários do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF), Carlos Neiva, o presidente da AEDISF, Nilton Sampaio dos Santos e o representante da Associação dos Contadores do Vale do São Francisco (ACONVASF), Gilvan Ribeiro de Assis.

De acordo com Tiano Félix, essa proposta municipal de renegociação de dívidas do setor empresarial de Juazeiro, está dentro do Programa de Refinanciamento de Dívidas Tributárias (Refis) do governo federal. O projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação, em seguida ele será sancionado no Paço Municipal (às 9h do dia 7 de dezembro).

“O projeto será encaminhado ao poder legislativo para garantir a renegociação das dívidas dos empresários. Isso é importante, pois há uma série de setores que possuem algum tipo de inadimplência com o município e esses seguimentos estão discutindo a sua regularidade para que possam usufruir desse benefício e tenham suas dívidas sanadas e regularizadas”, explicou Tiano.

Segundo o presidente da AEDISF, Nilton Sampaio dos Santos, toda representação presente está contribuindo para a melhoria do projeto. “Nós, enquanto empresários e atores desse setor, fomos convidados pela prefeitura para contribuir. O nosso papel é ajudar com as nossas experiências e competências para que o projeto abranja e beneficie a todos sem distinção”, observou Nilton.

Empresários visitam Agrovale e prospectam investimentos em Juazeiro

A Agrovale é a única indústria do setor no semiárido brasileiro que produz açúcar, etanol e bioeletricidade. (Foto: ASCOM)

Os diretores dos grupos empresariais SLC Agrícola, do Rio Grande do Sul, e FCK Construções e Incorporações, de Feira de Santana, na Bahia, desembarcaram em Juazeiro, na manhã desta quarta-feira (3), para prospecção de investimentos no segmento agrícola e sucroalcooleiro.

A comitiva empresarial, que veio com o vice-governador do estado, João Leão, foi recebida na Agrovale, única indústria do setor no semiárido brasileiro que produz açúcar, etanol e bioeletricidade.

Depois de conhecer a usina e percorrer parte da área irrigada que permite os maiores índices de produtividade de cana por hectare do país, o grupo de empresários se mostrou bastante interessado na elaboração de um projeto que visa adquirir terras e implantar novas usinas na região.

De acordo com diretor presidente da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato, o Vale tem um alto potencial de produtividade e oferece muitas possibilidades para a implantação de novas unidades produtivas. “Tendo em vista a qualidade das terras, abundância de água e estrutura de produção, estudamos a viabilidade da implantação de uma área de cana-de-açúcar e posteriormente, quem sabe, das culturas que já trabalhamos”, adiantou.

LEIA MAIS

Governo vai liberar R$ 8,2 bi para pequenos empresários nos próximos dois anos

(Foto: Internet)

O governo federal vai disponibilizar R$ 8,2 bilhões em crédito para pequenos empresários nos próximos dois anos. Os recursos liberados são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é reduzir a inadimplência das empresas de menor porte e estimular a geração de empregos.

As medidas foram anunciadas hoje (18) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), durante o lançamento do programa Empreender Mais Simples: menos burocracia, mais crédito. Por meio de convênio firmado com o Banco do Brasil e a Receita Federal, o Sebrae investirá R$ 200 milhões em sistemas para simplificar o processo de gestão do pequeno empreendedor.

Serão desenvolvidos dez sistemas que pretendem reduzir o tempo, a burocracia e a complexidade no cumprimento das obrigações previdenciárias, tributárias, trabalhistas e de formalização. O projeto prevê a abertura de novas linhas de financiamento para as microempresas. O acesso ao crédito ocorrerá sob acompanhamento e consultoria do Sebrae.

LEIA MAIS
12