Prévia da inflação perde força pelo 2º mês e fecha junho em 0,41%

A prévia da inflação oficial de junho ficou em 0,41%. Esse resultado representa que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) perdeu força pelo segundo mês seguido. Em abril, o IPCA-15 tinha marcado 0,89% e, em maio, 0,62%.

No acumulado de 12 meses, o índice soma 4,8%. Em maio, essa alta acumulada era de 4,64%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA.

De acordo com o Boletim Focus da última segunda-feira (22), sondagem feita pelo Banco Central (BC) com instituições financeiras, a mediana da expectativa para a inflação oficial de junho é de 0,32%.

Para chegar à prévia da inflação, os pesquisadores coletam preços de nove grupos de produtos e serviços. Em junho, a alta média dos alimentos e bebidas e da habitação responderam por dois terços do IPCA-15.

LEIA MAIS

Jaques Wagner deixa liderança do Governo no Senado após operação da PF sobre Banco Master

Senador afirma que decisão foi tomada em comum acordo com o presidente Lula e diz que prioridade será concentrar esforços na própria defesa

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou nesta quarta-feira (24) a liderança do Governo no Senado Federal. A decisão foi anunciada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, e ocorre poucos dias depois de o parlamentar ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada às investigações sobre o Banco Master.

Em publicação nas redes sociais, Jaques Wagner informou que o afastamento do cargo foi decidido em comum acordo com o presidente da República. Segundo o senador, o objetivo é dedicar prioridade absoluta à sua defesa, ao mesmo tempo em que preserva a articulação política do governo no Congresso Nacional.

LEIA MAIS

Governo quer ampliar limite de faturamento do MEI e permitir contratação de mais funcionários

Projeto de lei deve ser enviado ao Congresso nesta quarta-feira (24) e pode beneficiar milhões de microempreendedores em todo o país

O governo federal anunciou que deverá encaminhar nesta quarta-feira (24) à Câmara dos Deputados um projeto de lei que amplia o limite de faturamento dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e flexibiliza as regras para contratação de funcionários.

Atualmente, o MEI pode faturar até R$ 81 mil por ano, o equivalente a R$ 6.750 por mês. A proposta em elaboração prevê a atualização desse teto, que não sofre reajuste desde 2018, além da ampliação do número de empregados permitidos no regime simplificado.

Hoje, o microempreendedor individual pode contratar apenas um funcionário com carteira assinada. Pelo novo projeto, esse limite deverá ser ampliado para pelo menos dois empregados.

LEIA MAIS

Congresso Nacional prorroga por mais 60 dias validade da MP do Novo Desenrola Brasil

Medida provisória que cria programa de renegociação de dívidas continua em vigor enquanto aguarda análise da Câmara dos Deputados e do Senado

O Congresso Nacional prorrogou por mais 60 dias a vigência da Medida Provisória nº 1.355/2026, que institui o Novo Desenrola Brasil. A decisão garante a continuidade dos efeitos da proposta enquanto o texto segue em tramitação no Legislativo.

A medida provisória foi editada pelo governo federal com o objetivo de ajudar famílias brasileiras a renegociar dívidas e recuperar sua capacidade financeira. O programa prevê condições especiais para a regularização de débitos junto a instituições financeiras, incluindo renegociação de dívidas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos sem consignação em folha.

LEIA MAIS

Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI

O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira (24), à Câmara dos Deputados, um projeto de lei (PL) para aumentar o limite de faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs), atualmente fixado em R$ 81 mil de receita anual, ou R$ 6.750 ao mês.

A medida deve elevar também o limite de contratados pelo MEI para, pelo menos, dois funcionários. Hoje, o limite é de um funcionário com carteira assinada.

O ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, afirmou que o governo está em processo de construção da proposta de mudanças para os MEIs.

“Será encaminhado ao Congresso [projeto] alterando o limite do MEI que vai beneficiar os microempreendedores de todo o país. Será uma conquista enorme para os pequenos empreendedores”, disse, em rede social.

LEIA MAIS

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina e Governo Federal entregam 200 unidades habitacionais no Residencial Dom Avelar I

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), realizou a entrega das chaves de 200 unidades habitacionais do Residencial Dom Avelar I. O empreendimento faz parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida e recebeu um investimento total de aproximadamente R$ 30,5 milhões.

O processo de seleção dos beneficiários seguiu critérios sociais geridos pela administração municipal, com o objetivo de contemplar famílias em situação de vulnerabilidade.

LEIA MAIS

Misantropia: saiba o que significa mensagem disparada em alerta falso

Na madrugada deste sábado (20), pessoas de várias cidades do Brasil despertaram com um alerta sonoro no celular, acompanhado de uma mensagem com o seguinte texto: “Defesa Civil: misantropia” e versões variantes.

O alerta, emitido após uma invasão cibernética dos sistema da Defesa Civil, chamou a atenção para o termo, que aparece entre os mais pesquisado pelos usuários no Google, de acordo com ferramenta de análise de dados do buscador.

Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra misantropia significa “ódio pela humanidade, falta de sociabilidade, melancolia, depressão, tristeza”. Os antônimos de misantropia são “altruísmo, filantropia”.

De acordo com o psicólogo Paulo Gomes, misantropia não é um transtorno mental nem uma doença, ou seja, não tem classificação como CID [Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde] ou DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais]. O termo significa uma característica da pessoa.

LEIA MAIS

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quarta-feira (17), a ampliação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até a segunda-feira (22). Antes do anúncio oficial, a data final de pagamento seria nesta quarta-feira.

A retificação do edital do Enem já está publicada no Diário Oficial da União.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

LEIA MAIS

Governo retira urgência de projeto sobre fim da escala 6×1 e libera pauta da Câmara

O governo federal retirou o pedido de urgência do Projeto de Lei 1.838/2026, que regulamenta o fim da escala de trabalho 6×1 e reduz a jornada semanal de 44 para 40 horas. A solicitação foi encaminhada à Câmara dos Deputados pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República nesta terça-feira (16).

Com a retirada da urgência presidencial, o projeto deixa de trancar a pauta do Plenário e passa a tramitar em regime de prioridade, sem prazo constitucional para votação. A mudança permite que outras propostas legislativas voltem a ser apreciadas pela Câmara dos Deputados.

LEIA MAIS

Flávio Bolsonaro defende manutenção do Bolsa Família e propõe ampliar proteção a beneficiários

Pré-candidato à Presidência afirma que programa é um “direito adquirido” e quer incentivar a formalização do trabalho

O senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República pelo PL, defendeu a manutenção do Bolsa Família e classificou o programa como um “direito adquirido do povo brasileiro”. A declaração foi feita durante participação no Fórum Rumos do Brasil, promovido pela revista Veja, em São Paulo.

Durante o evento, Flávio afirmou que pretende ampliar o período de permanência dos beneficiários no programa mesmo após conseguirem emprego com carteira assinada ou abrirem um negócio próprio. Segundo ele, muitas famílias evitam a formalização por receio de perder o benefício social.

LEIA MAIS

Governo prepara novo Desenrola para beneficiar brasileiros que mantêm contas em dia

O governo federal prepara uma nova etapa do Desenrola voltada para brasileiros que mantêm empréstimos, financiamentos e contratos do Fies em dia.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma nova etapa do programa Desenrola, desta vez voltada para brasileiros que mantêm suas contas em dia. A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, e integra um conjunto de medidas de impacto social que deverão ser anunciadas antes do início das restrições do período eleitoral.

De acordo com o ministro, a proposta busca ampliar o alcance do programa, que ganhou destaque nacional por facilitar a renegociação de dívidas de milhões de brasileiros. Agora, o objetivo é reconhecer e incentivar os consumidores que mantêm um histórico positivo de pagamentos.

LEIA MAIS

Aneel projeta alta de 8,6% nas tarifas de energia elétrica em 2026

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que o consumidor brasileiro deve sentir, em média, uma alta de 8,6% nas tarifas de energia elétrica em 2026, de acordo com nova edição do boletim “InfoTarifas”. O valor projetado está acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem previsão de 4,98% para o ano.

Pesaram no cálculo diversos fatores, em especial o aumento da inflação, os custos de energia e os componentes financeiros, incluindo a diminuição dos montantes de devolução de créditos tributários via PIS/Cofins. Esse último componente foi responsável por aliviar as tarifas de energia nos últimos anos e está sendo esgotado.

As quotas de Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que oneram a tarifa de energia, representaram um efeito combinado de 1,4%. No ano passado, por exemplo, essa conta setorial foi fixada em R$ 49,2 bilhões. Desse total, R$ 46,8 bilhões foram pagos pelos consumidores de energia elétrica, mediante encargo incluído nas tarifas de uso dos sistemas de distribuição e transmissão.

LEIA MAIS

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

Tratamento servirá a casos agudos em que não cabe quimioterapia – Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

A combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Governo define horário de expediente em jogos do Brasil na Copa

Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou portaria com orientações sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2026.

As regras valem para servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

De forma excepcional, os órgãos poderão flexibilizar o horário de trabalho nos dias das partidas. A autorização prevê saída antecipada dos agentes públicos, conforme o horário do jogo. Segundo a Portaria Nº 4.779, as horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro de 2026.

LEIA MAIS
123