Dia dos Namorados: uma celebração do amor, do respeito e dos pequenos gestos que transformam vidas

Data convida casais, famílias e amigos a valorizarem o carinho, o respeito e a importância das relações construídas com afeto e companheirismo

O Dia dos Namorados é uma oportunidade para celebrar um dos sentimentos mais importantes da vida: o amor. Muito além dos presentes, das flores e dos jantares especiais, a data lembra que as relações são fortalecidas por atitudes simples, pela presença, pelo diálogo e pelo cuidado diário.

Amar é caminhar lado a lado, compartilhar sonhos, enfrentar desafios e encontrar na parceria a força para seguir em frente. É compreender que o respeito, a confiança e a amizade são os alicerces de qualquer relacionamento duradouro.

LEIA MAIS

Colisão entre van e caminhão em trecho do município de Santa Terezinha, na Bahia, provoca 16 mortes

Batida entre van e caminhão ocorreu em trecho de Santa Terezinha, na Bahia — Foto: Blog do Valente

O acidente ocorreu neste domingo (31), em trecho do município de Santa Terezinha, na Bahia.

Dezesseis pessoas morreram após uma colisão frontal entre um caminhão e uma van na BR-116, na tarde deste domingo (31).

As dezesseis pessoas que morreram após uma batida frontal entre um caminhão e uma van, na tarde de domingo (31), na BR-116, em um trecho de Santa Terezinha, a 109 km de Feira de Santana, eram da mesma família. Elas moravam em Salvador e retornavam à capital baiana após participarem de uma festa de aniversário na cidade de Amargosa, no interior do estado.

As vítimas moravam no bairro de Fazenda Coutos, no subúrbio ferroviário de Salvador. Os nomes delas não foram divulgados.

Outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas e estão internadas. Uma delas precisou passar por cirurgia.

LEIA MAIS

Família pede ajuda para retornar ao Pará após dificuldades em Petrolina

Um trabalhador identificado como Valdemir da Silva fez um apelo emocionado durante participação no programa Espaço Aberto da Rural FM, pedindo ajuda para retornar ao estado do Pará junto com a esposa e o filho.

Segundo ele, a família está há cerca de oito meses na região, após sair do Pará em busca de oportunidades de trabalho no Vale do São Francisco. No entanto, as tentativas de se estabelecer profissionalmente não tiveram êxito.

Sem condições financeiras, Valdemir afirma que deseja voltar para sua cidade de origem, onde tem familiares e acredita ter mais chances de recomeçar. Ele estima que o custo da viagem para os três seja de aproximadamente R$ 1.800.

LEIA MAIS

Família pede ajuda para encontrar mala perdida de idosa no caminho para o Aeroporto de Petrolina

Uma situação delicada tem mobilizado familiares e amigos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A senhora Maria Amando perdeu uma mala com seus pertences pessoais na madrugada desta terça-feira (7), durante o trajeto entre a Vila Mocó e o Aeroporto de Petrolina.

De acordo com informações repassadas pela família, a mala, de cor preta, caiu da carroceria do veículo em que ela se deslocava, sem que o incidente fosse percebido no momento. Dentro da bagagem estavam roupas femininas e diversos acessórios pessoais, considerados essenciais para Dona Maria.

LEIA MAIS

Família de Charles Douglas, policial civil assassinado por empresário de Petrolina, emite nota de esclarecimento

 

Diante das diversas versões que vêm sendo divulgadas acerca do trágico homicídio que vitimou Charles Douglas, a família da vítima vem a público prestar os devidos esclarecimentos, de forma objetiva e responsável, com base exclusivamente nos elementos apurados oficialmente pela Polícia Judiciária até o presente momento.

1. Da motivação dos fatos

Existiu, de fato, uma relação contratual entre o acusado e a vítima, consistente na construção de um imóvel em área anteriormente adquirida pela vítima junto ao acusado. A obra foi regularmente executada por Charles Douglas, por meio de sua construtora. Inicialmente, houve manifestação de insatisfação por parte do acusado quanto à conclusão da obra.

LEIA MAIS

Família é internada em estado grave após comer planta tóxica por engano

Quatro pessoas da mesma família foram internadas em estado grave após consumirem uma planta tóxica identificada como Nicotiana glauca, popularmente conhecida como “falsa couve”, em uma comunidade rural de Patrocínio, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para a região e confundiu a planta com couve. Eles a refogaram e a consumiram no almoço. Pouco tempo depois, todos começaram a apresentar sintomas de intoxicação, como mal-estar, dormência nas pernas, fraqueza muscular e dificuldade para respirar.

Uma das vítimas, uma mulher de 37 anos, sofreu parada cardiorrespiratória, foi reanimada e levada ao Pronto-Socorro Municipal. Os outros três adultos foram socorridos pelo Samu e encaminhados a unidades de saúde próximas.

Segundo as autoridades, os quatro pacientes permanecem internados em estado grave. Uma criança que estava com o grupo, mas não chegou a ingerir a planta, também foi levada ao hospital por precaução e segue em observação.

Planta tóxica
A Nicotiana glauca, também chamada de charuteira, tabaco-arbóreo ou popularmente como ‘fumo bravo’ , é uma planta extremamente tóxica, comum em áreas rurais e à beira de estradas em todo o Brasil.

A Tarde

Mãe e três filhas morrem após casa pegar fogo na Bahia

Uma mulher e suas três filhas morreram após um incêndio atingir a casa onde moravam, em Itapebi, no sul da Bahia, na madrugada deste sábado (16). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Sirléa de Jesus Silva, de 35 anos, e as filhas Hillary Thayna Silva, de 3 anos; Ana Beatris Silva Pessoa, de 14; e Yasmim Santos Pessoa Nascimento, de 7. As informações são do G1.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Polícia Militar, conseguiu controlar as chamas e encontrou as vítimas no interior do imóvel. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou os corpos para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.As causas do incêndio estão sendo investigadas pela Delegacia Territorial de Eunápolis.

A Tarde

Dia dos Pais população de Petrolina recebe orientações sobre guarda e direitos da família

Em alusão ao Dia dos Pais, celebrado neste domingo (10), a Prefeitura de Petrolina, através da Procuradoria-Geral do Município, promoveu na manhã desta sexta-feira (8) uma ação de panfletagem e orientação no Centro da cidade. O objetivo foi levar informações jurídicas à população. Uma equipe da Assistência Judiciária passou informações sobre guarda de crianças e adolescentes, além disso o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON) alertou sobre compras seguras, especialmente neste período de aumento no consumo. A iniciativa também levou alerta sobre cuidados para evitar golpes.

Durante a atividade, a equipe da Assistência Judiciária explicou os diferentes tipos de guarda, os direitos e deveres dos pais e os procedimentos legais relacionados ao tema. A iniciativa buscou facilitar o acesso à informação e contribuir para a resolução de conflitos familiares de forma legal e responsável. Já o PRODECON orientou os consumidores sobre precauções na hora de adquirir presentes para o Dia dos Pais. Os profissionais abordaram temas como: direitos do consumidor, regras para troca de produtos, cuidados em compras online e a importância da exigência da nota fiscal.

A ação reforça o compromisso do município com a promoção da cidadania e o fortalecimento dos direitos da população. Os cidadãos que necessitarem de atendimento podem procurar os órgãos no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, nº 174, bairro Parque Bandeirantes (atrás da Banca). O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ascom

Moraes autoriza Bolsonaro a receber familiares no Dia dos Pais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou oito familiares do ex-presidente Jair Bolsonaro a visitá-lo neste domingo, 10, quando será comemorado o Dia dos Pais. Na segunda-feira (04), Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente e restringiu visitas à casa onde Bolsonaro mora em Brasília.

O ministro atendeu ao pedido feito pela defesa do ex-presidente para incluir novos parentes na lista de visitantes. Moraes já tinha decidido que filhos e netos não precisam de autorização prévia para as visitas. Foram autorizados a visitar Bolsonaro o sogro Vicente de Paulo Reinaldo; a sogra Maisa Torres Antunes; a nora Fernanda Antunes; uma neta do ex-presidente, além de dois sobrinhos e um irmão de criação da ex-primeira dama Michele Bolsonaro.

Conforme determinação de Moraes, as pessoas que forem autorizadas a visitar o ex-presidente não poderão usar celular para tirar fotos ou gravar imagens. As medidas foram decretadas após o ministro entender que Bolsonaro usou as redes sociais de seus filhos para burlar a proibição, inclusive por intermédio de terceiros.

No domingo (3), Carlos, Flávio e Eduardo, filhos do ex-presidente, publicaram em suas redes sociais postagens de agradecimento de Bolsonaro aos apoiadores que compareceram aos atos realizados em diversas cidades do país. As medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.

Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.Nesse processo, o ex-presidente é investigado por mandar recursos, via Pix, para bancar a estadia de seu filho no exterior. Jair Bolsonaro também é réu na ação penal da trama golpista no Supremo. O julgamento deve ocorrer em setembro.Nesse processo, o ex-presidente é investigado por mandar recursos, via Pix, para bancar a estadia de seu filho no exterior. Jair Bolsonaro também é réu na ação penal da trama golpista no Supremo. O julgamento deve ocorrer em setembro.

A Tarde

Família procura jovem sequestrada em Santa Maria da Boa Vista

A Polícia Civil de Pernambuco está investigando o sequestro de Gislaine Gomes de Lima, de 19 anos. A jovem foi vista pela última vez na madrugada da segunda-feira (3), quando foi levada à força por três homens armados e encapuzados, no Assentamento Safra, que fica na zona rural de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão.

Segundo familiares, Gislaine tinha participado de um evento esportivo na comunidade. Familiares informaram que os sequestradores estavam em um carro branco e efetuaram tiros para o alto antes de fugirem com a vítima. A família diz não ter noção de quem possa ter sequestrado a jovem. “Estamos em tempo de perder a cabeça”, disse uma irmã da vítima ao g1 Petrolina. “Mãe está sofrendo tanto”, lamenta.

Nota da Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco informa que está investigando um sequestro/cárcere privado que vitimou uma mulher de 19 anos. O fato aconteceu no dia 03 de março em Santa Maria da Boa Vista. Um inquérito foi instaurado, investigações foram iniciadas de pronto e seguem em andamento até a elucidação dos fatos.

G1 Petrolina

Moraes se declara impedido de julgar presos por ameaças a sua família

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu neste sábado (1º) manter a prisão preventiva de dois homens suspeitos de ameaçar a integridade física de sua família, mas em seguida se declarou impedido de julgá-los em relação a essas mesmas ameaças.

Moraes manteve o sigilo das investigações sobre as ameaças a sua família. Ele justificou a manutenção das prisões afirmando que os autos apontam a prática de atos para “restringir o exercício livre da função judiciária”, em especial no que diz respeito à apuração dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Para o ministro, “a manutenção das prisões preventivas é a medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública, com a cessação da prática criminosa reiterada”, escreveu.

Moraes manteve a relatoria sobre a parte do inquérito que aponta a prática do crime de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais” (Art. 359-L do Código Penal). Foi em função desse crime que Raul Fonseca de Oliveira e Oliveirino de Oliveira Júnior foram presos pela Polícia Federal (PF) nessa sexta-feira (31).

Já em relação aos crimes de ameaça e perseguição (Art. 147 e 147-A do Código Penal), que teriam sua família como alvo, Moraes se declarou impedido, sob a justificativa e que, apenas nesse ponto, ele é interessado direto no caso, não podendo, portanto, ser também o julgador. É a primeira vez que o ministro reconhece o impedimento em um caso sobre tentativa de golpe.

Ao manter a prisão dos suspeitos, Moraes transcreveu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), segundo o qual o conteúdo de mensagens trocadas pelos dois fazia referência a “comunismo” e “antipatriotismo”.

Para a PGR, a comunicação entre os suspeitos “evidencia com clareza o intuito de, por meio das graves ameaças a familiares do Ministro Alexandre de Moraes, restringir o livre exercício da função judiciária pelo magistrado do Supremo Tribunal Federal à frente das investigações relativas aos atos que culminaram na tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito em 8.1.2023”.

Agência Brasil

Campanha de fim de ano do governo destaca emprego e união das famílias

Com estreia neste domingo (17), a nova peça da campanha O Brasil é um só povo, do governo federal, tem como tema a criação de 1,78 milhão de empregos formais no país este ano. Segundo o vídeo, a queda do desemprego ajuda a reunificar as famílias. O vídeo retrata um homem que bate à porta de uma casa e pede a uma mulher que o deixe ver a filha. Ele ressalta a saudade que sente da criança. A senhora questiona a saudade, incrédula.

Vestido com um uniforme profissional, com a inscrição Novo PAC nas costas, e com um capacete de obra, o homem revela que conseguiu um emprego, com carteira assinada, em uma obra do PAC. “Graça alcançada, Senhor!”, exclama a mulher, que em seguida chama a menina. Um abraço apertado entre pai e filha é a imagem final do vídeo.

Lançada em rede nacional no domingo (10), a campanha O Brasil é um só povo tem como objetivo mobilizar os brasileiros para consolidar a reconstrução do país. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), desde o início do ano, o governo federal tem trabalhado com a mensagem de união e de reconstrução do país.

Um dos filmes tem o formato de clipe e foi gravado por artistas de variados estilos musicais. Do ritmo soul de Sandra de Sá aos cantos gospel do pastor Kleber Lucas, o clipe traz ainda a batida funk da cantora Lellê, a toada de Jorge Vercillo e o axé de Manno Góes. A trilha musical entoa mensagens como “um Brasil e um só povo” e “somos filhos de uma mãe gentil, de um Brasil que luta e não se curva”.

Outro vídeo retrata uma festa de Natal e destaca o Movimento Nacional pela Vacinação, reforçando mensagens de combate ao negacionismo e à desinformação, além de incentivar a retomada de relações familiares. A campanha também inclui comerciais que retratam os brasileiros como protagonistas de histórias cotidianas sobre reconciliações e trazem exemplos de pessoas beneficiadas por programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, Farmácia Popular, Bolsa Família, ProUni e Plano Safra. As peças valorizam conceitos como família e cidadania e sentimentos como solidariedade e amizade.

Empregos
Nos dez primeiros meses de 2023, o Brasil criou 1,78 milhão de empregos formais, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O total de brasileiros que trabalhando com carteira assinada chegou a 44,22 milhões em outubro deste ano, o maior já registrado na série histórica. O resultado considera tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020).

No terceiro trimestre deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego caiu para 7,7%, no menor nível desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015. O número de brasileiros ocupados superou 100 milhões, patamar recorde desde que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) foi iniciada, em 2012.

Agência Brasil

Jovem de 20 anos com grave infecção precisa de ajuda em Petrolina

Uma jovem de apenas 20 anos, moradora do Salinas, que fica no Pedro Raimundo, em Petrolina (PE), está precisando de ajuda após apresentar um grave infecção nas partes íntimas. Segundo informações, além de alimentos, materiais de higiene pessoal, curativos e produtos de limpeza, a jovem precisa de medicamentos e cuidados médicos.

De acordo com a mãe da jovem, ela é cadeirante e os ferimentos, que são muito graves, pioram dia após dia. “Eu peço, por favor, ajuda para o tratamento da minha filha. Ela é cadeirante, não anda e está com ferimentos para serem tratados, mas eu não tenho como comprar remédios para minha filha”, disse.

LEIA MAIS

Arcoverde: Grave acidente deixa casal e criança feridos

Carro ficou completamente destruído.

Um grave acidente nessa terça-feira (16) no Km 257 da BR 232, em Arcoverde-PE, no Sertão do Estado deixou um casal e uma criança feridos com a colisão.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro modelo Fiat Punto entrou na contramão e foi atingido por um caminhão. Nas imagens é possível ver como o automóvel ficou destruído após a batida.

LEIA MAIS
12345