Neoenergia abre 54 vagas para Escola de Eletricistas em Garanhuns e Serra Talhada

Programa já formou quase 2 mil profissionais em Pernambuco

A Neoenergia está com inscrições abertas para novas turmas da Escola de Eletricistas nos municípios de Garanhuns e Serra Talhada, em Pernambuco. Ao todo, estão sendo ofertadas 54 vagas gratuitas, sendo 27 oportunidades para cada cidade.

O programa é realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o objetivo de ampliar a qualificação profissional e fomentar oportunidades no setor elétrico.

LEIA MAIS

João Campos recebe título de cidadão de Garanhuns e reforça laços com o Agreste Meridional

Pré-candidato a governador destacou a necessidade de reinaugurar um tempo de avanços e conquistas na região em uma série de agendas cumpridas ao lado de lideranças políticas

O pré-candidato a governador de Pernambuco João Campos (PSB) recebeu, na noite desta quinta-feira (30), o título de cidadão de Garanhuns. A honraria foi entregue em um plenário lotado de apoiadores e lideranças da região. Durante a solenidade, João Campos reforçou os laços com o município, falou do sentimento de esperança que tem buscado levar para todas as regiões do estado e também recebeu a Medalha Osvaldo Ferreira da Silva de Mérito Político, entregue em memória de seu pai, o ex-governador Eduardo Campos (1965-2014).

“Se eu já gostava de Garanhuns, agora sendo filho da terra, vou ser duplamente conterrâneo de Lula: pernambucano e de Garanhuns”, valorizou João, lembrando que a cidade foi uma das primeiras com as quais estabeleceu relação política em sua primeira eleição, em 2018, para deputado federal. “Eu não seria prefeito do Recife se eu não tivesse sido deputado federal. Eu não seria pré-candidato ao Governo do Estado se eu não tivesse sido prefeito do Recife. E eu tenho confiança em Deus e no povo que serei governador, e isso passa por Garanhuns”, destacou.

LEIA MAIS

GRU Airport assume gestão de três aeroportos regionais em Pernambuco

Com investimento de R$ 82,2 milhões, terminais pernambucanos integram pacote federal de modernização que abrange 12 aeroportos do Nordeste e da Amazônia Legal.

Os aeroportos de Garanhuns (Agreste), Serra Talhada e Araripina (Sertão) agora estão sob nova direção. A concessionária GRU Airport, responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, assumiu a gestão dos três terminais pernambucanos. A mudança é fruto de um termo aditivo assinado pelo Ministério de Portos e Aeroportos na última terça-feira (14), que incluiu 12 aeroportos regionais no contrato da concessionária paulista.

LEIA MAIS

Confira a programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2025

O Festival de Inverno de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, considerado o maior evento multicultural da América Latina completa 35 anos em 2025, quando será realizado em sua 33ª edição, no período de 10 a 27 de julho. Neste ano, o evento vai reunir, mais uma vez, diversas linguagens em mais de 20 polos de cultura, entre eles a Praça Mestre Dominguinhos, que teve sua grade nacional da programação divulgada na última quarta-feira (12).

O FIG contará com uma programação totalmente gratuita, que também busca dialogar com uma proposta construtiva e de resgate da história dos melhores anos do evento. Na Praça Mestre Dominguinhos estarão presentes shows temáticos (pop, forró, rock, MPB, romântico, reggae, brega, samba, pagode, rap, hip-hop e trap e outros).

Entre as atrações que já haviam sido confirmadas estão o rapper Hungria, a dupla sertaneja Bruno e Marrone, o trio Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho – com shows individuais, o cantor Dilsinho, a banda de pagode Sorriso Maroto e a cantora Joelma. A expectativa é que aproximadamente 2 milhões de pessoas circulem pela cidade durante os 18 dias de evento. Destes, 13 dias contarão com programação no Polo Mestre Dominguinhos.

Confira programação:
Quinta-feira (10):
Conde Só Brega
Priscila Senna
Tayrone

Sexta-feira (11):
Neiff
Xamã
Matuê

Sábado (12):
Zeca Baleiro
Marcelo D2 e um Punhado de Bamba
Hungria
Nação Zumbi

Domingo (13):
Dilsinho
Sorriso Maroto

Quarta (16):
Aduílio Mendes
Mano Walter
Mari Fernandez

Quinta-feira (17):
Bruno e Marrone
César Menotti e Fabiano

Sexta-feira (18):
Elba Ramalho
Alceu Valença
Geraldo Azevedo

Sábado (19):
Beto Guedes
Jorge Vercillo
Oswaldo Montenegro
Ana Carolina

Domingo (20):
Art Popular
Jorge Aragão
Mumuzinho
Quarta-feira (23):
Edu e Maraial
Ávine Vinny
Beto Barbosa
Joelma

Quinta-feira (24):
Tribo da Periferia
Maneva
Edson Gomes

Sexta-feira (25):
Kell Smith
Márcia Fellipe
Vanessa da Mata

Sábado (26):
Arnaldo Antunes
Detonautas
Toni Garrido e Cidade Negra
Iza

G1 Pernambuco

Falta de acordo entre Prefeitura de Garanhuns e Governo do Estado ameaça realização do Festival de Inverno em 2024

A Comissão de Educação realizou uma audiência pública na segunda-feira (13) para debater as ameaças ao Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), reconhecido como Patrimônio Imaterial de Pernambuco, devido à falta de acordo entre a Prefeitura de Garanhuns e o Governo do Estado para sua realização em 2024.

Os participantes enfatizaram a importância de garantir não apenas a continuidade do FIG, mas também a preservação de um formato que englobe diversas expressões artísticas, como música, teatro, literatura e atividades formativas.

LEIA MAIS

Parlamentares cobram melhorias na saúde de Garanhuns durante reunião plenária

Na reunião plenária desta segunda-feira (22), a situação da saúde no município de Garanhuns, foi tema de pronunciamentos de diversos parlamentares.

Os deputados exigiram do Governo do Estado melhorias no Hospital Regional Dom Moura e retomaram a cobrança pela construção do Hospital Mestre Dominguinhos e de uma maternidade na região.

O deputado Izaías Régis (PSDB) utilizou sua fala para pressionar a governadora Raquel Lyra quanto à concretização do projeto do Hospital Mestre Dominguinhos e à construção de uma maternidade para atender à demanda da região do Agreste Meridional.

LEIA MAIS

Dono de academia é preso após estuprar aluna adolescente durante avaliação física

Na última sexta-feira (22), o dono de uma academia de Garanhuns, no Agreste, foi preso em flagrante por estuprar uma adolescente durante uma avaliação física no estabelecimento dele.

A vítima, de 17 anos, denunciou o crime na Delegacia da Mulher. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu no estabelecimento que fica no bairro Severiano Moraes Filho. A jovem relatou para a polícia que o suspeito realizava a avaliação física dela e se aproveitou da situação para cometer o crime.

O homem foi levado à delegacia após a denúncia. Ele e a vítima foram submetidos ao exame de corpo de delito. “O autor foi capturado em seu local de trabalho e conduzido à delegacia. Após procedimentos cabíveis, ele foi apresentado para audiência de custódia”, informou a Polícia Civil em nota.

Fonte G1

Oito servidores de Garanhuns com acúmulo de cargos públicos são alvos de investigação do MPC-PE

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) recomendou à Prefeitura de Garanhuns, no Agreste do Estado, a instauração de procedimento administrativo para apurar oito servidores da saúde que possuem acúmulo indevido de cargos públicos.A recomendação foi expedida pela procuradora Germana Laureano, da 7ª Procuradoria de Contas, e enviada à gestão municipal.

O MPC-PE afirmou que, em setembro de 2022, encaminhou ofício à Prefeitura de Garanhuns, solicitando informações sobre 11 profissionais de saúde com acúmulo indevido de mais de dois vínculos públicos.Na ocasião, em resposta, o município encaminhou ofício ao MPC-PE, informando que os profissionais apontados foram notificados para optarem por um dos cargos ou comprovarem a licitude da acumulação.

Porém, segundo a procuradora, não houve resposta dos servidores e nenhuma outra providência foi adotada pela administração da cidade após o primeiro ofício.Uma consulta no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), realizada no último dia 14 de abril, indicou a regularização de apenas três profissionais, estando outros oito servidores ainda com vínculos acima do permitido.

Diante da irregularidade, a procuradora Germana Laureano orientou ao município o envio de documentação comprobatória ao MPC-PE em até 30 dias com as providências adotadas.Ainda segundo o MPC-PE, o descumprimento da recomendação pode gerar a formulação de representação perante o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e o Ministério Público do Estado (MPPE).

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a Prefeitura de Garanhuns, mas não obteve resposta até o momento.

PRF flagra superlotação em ônibus de transporte escolar em PE

Foto: PRF/Divulgação

Um ônibus que fazia o transporte escolar de alunos da rede municipal de ensino em Garanhuns (PE) foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), transportando mais de 40 alunos. O caso foi registrado na BR-424, na terça-feira (7).

Segundo a PRF, o ônibus tinha capacidade para 21 passageiros, mas o coletivo tinha 43 crianças. Além da superlotação, a equipe observou a ausência de cinto de segurança, falta da autorização para realização do transporte e licenciamento atraso do veículo.

O ônibus foi encaminhado ao pátio para regularização. O Conselho Tutelar local foi solicitado para acompanhar a situação do encaminhamento das crianças para os responsáveis.

Polícia Civil prende homem suspeito de atirar e matar cachorro em Garanhuns

Um homem foi preso em flagrante por ser o principal suspeito de atirar e matar um cachorro que entrou na churrascaria do pai dele, em Garanhuns (PE), nessa quinta-feira (21). O estabelecimento fica em um posto de gasolina da cidade.

De acordo com informações da polícia, o acusado estava armado e bebia no local, quando, ao avistar o animal entrando no restaurante, sacou a arma e atirou contra o cachorro.

Populares que estavam no local denunciaram o caso e chamaram a polícia, que realizou a prisão do suspeito. O homem será apresentado em audiência de custódia no Fórum de Garanhuns.

Mais de 100 servidores municipais estão mobilizados após fortes chuvas em Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns está agindo desde os primeiros instantes de chuva intensa na região. Todo o suporte vem sendo dado à população que foi afetada. O Distrito de São Pedro e a comunidade conhecida como Cabeça de Porco estão recebendo ações de diversas secretarias.

O prefeito Sivaldo Albino vem acompanhando o trabalho das equipes e conversando com os desabrigados. Representando o Governo Estadual, os pontos que tiveram casas afetadas pelas chuvas receberam a visita do Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley.

Em paralelo, o trabalho de limpeza das ruas não para. Mais de 100 servidores estão envolvidos nos trabalhos e mais de 20 veículos, entre máquinas e caminhões, dando suporte às demandas. A Defesa Civil continua realizando as inspeções dos pontos que podem oferecer risco à população, atendendo às solicitações dos moradores.

LEIA MAIS

30ª edição do FIG terá homenagem ao manguebeat

Após a pausa forçada por conta da pandemia da Covid-19, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) retoma sua programação presencial neste ano. A edição de número 30 será realizada entre 15 e 31 de julho, com a programação marcada por homenagens ao manguebeat.

A grade completa de atrações foi divulgada na quinta-feira (30) e entre os nomes confirmados estão Lenine, Fafá de Belém, Nando Reis e os sertanejos César Menotti & Fabiano. O FIG tem apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e é uma realização da Prefeitura de Garanhuns.

Confira a seguir a programação completa:

LEIA MAIS

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns será apresentada nesta quinta-feira

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega a sua 30ª edição neste ano e a programação será divulgada nesta quinta-feira (30). O FIG será realizado entre 15 e 31 de julho, reunindo artistas pernambucanos e nacionais num dos principais festivais do país.

A organização do evento agendou uma coletiva de imprensa no teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti para divulgar a programação. Entre as atrações confirmadas para esta edição estão Adriana Calcanhoto, Filipe Ret e Quinteto Violado.

Aeroporto de Garanhuns inicia operação de voos comerciais

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (27.06), o início da operação de voos comerciais no Aeroporto de Garanhuns, no Agreste Meridional. Foram investidos pelo Governo do Estado cerca de R$ 4,7 milhões, sendo R$ 4,0 milhões em serviços de restauração e pintura horizontal do sistema de pistas de pouso e decolagem e R$ 750 mil na reforma do terminal de passageiros. As vendas das passagens diretas do Recife para o município já foram liberadas e o início dos voos está marcado para 20 de julho.

“O início dos voos comerciais vai reforçar a economia e o turismo em Garanhuns e cidades vizinhas, além de gerar mais emprego e renda para a população”, afirmou Paulo Câmara, listando ainda o benefício da redução do tempo de viagem e a conexão de Garanhuns com o restante do Brasil e com outros países.

A secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, enfatizou que o início da aviação regional em Garanhuns foi uma das prioridades colocadas pelo governador na área de infraestrutura aérea. “Pernambuco se consolida mais uma vez como um grande polo na logística do Nordeste e do Brasil. É com muita alegria que fortalecemos essa parceria com a Azul, que traz tantos retornos positivos para o nosso desenvolvimento econômico, social e turístico”, ressaltou.

As conexões serão realizadas com aviões Cessna Grand Caravan, o mesmo tipo de aeronave realiza, desde 2020, a ligação entre o Recife e as cidades de Caruaru e Serra Talhada, com capacidade para nove passageiros. “Serão oferecidas três frequências semanais de embarques e desembarques e, a partir de outubro, esse voo se tornará diário. A parceria entre Pernambuco e a Azul nunca esteve tão forte, e continuará gerando frutos para todo o Nordeste”, comemorou o gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, reforçando que o Aeroporto de Araripina será o próximo a receber as operações regulares, com previsão de início para setembro.

LEIA MAIS

Adolescentes fogem durante tumulto na Funase de Garanhuns

Adolescentes fugiram na manhã desta sexta-feira (14) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a assessoria de imprensa da Funase, a fuga aconteceu enquanto os socioeducandos estavam sendo liberados para atividades esportivas.

Houve um tumulto na unidade e, em seguida, aconteceu a fuga. No total, 13 adolescentes conseguiram fugir. Não houve feridos durante o tumulto e “nem danos ao patrimônio”, conforme informou a assessoria da Funase ao G1 Caruaru.

LEIA MAIS
1234