João Campos recebe título de cidadão de Garanhuns e reforça laços com o Agreste Meridional

Pré-candidato a governador destacou a necessidade de reinaugurar um tempo de avanços e conquistas na região em uma série de agendas cumpridas ao lado de lideranças políticas

O pré-candidato a governador de Pernambuco João Campos (PSB) recebeu, na noite desta quinta-feira (30), o título de cidadão de Garanhuns. A honraria foi entregue em um plenário lotado de apoiadores e lideranças da região. Durante a solenidade, João Campos reforçou os laços com o município, falou do sentimento de esperança que tem buscado levar para todas as regiões do estado e também recebeu a Medalha Osvaldo Ferreira da Silva de Mérito Político, entregue em memória de seu pai, o ex-governador Eduardo Campos (1965-2014).

“Se eu já gostava de Garanhuns, agora sendo filho da terra, vou ser duplamente conterrâneo de Lula: pernambucano e de Garanhuns”, valorizou João, lembrando que a cidade foi uma das primeiras com as quais estabeleceu relação política em sua primeira eleição, em 2018, para deputado federal. “Eu não seria prefeito do Recife se eu não tivesse sido deputado federal. Eu não seria pré-candidato ao Governo do Estado se eu não tivesse sido prefeito do Recife. E eu tenho confiança em Deus e no povo que serei governador, e isso passa por Garanhuns”, destacou.

LEIA MAIS

EXCLUSIVO: Raquel Lyra pode receber título de cidadã petrolinense nesta terça-feira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpre agenda em Petrolina nesta terça-feira (7), em uma visita que deve concentrar anúncios importantes e movimentar o cenário político local.

A expectativa é de uma programação extensa, com compromissos em diversas áreas, incluindo possíveis anúncios de investimentos e ações voltadas para o município e região do Sertão do São Francisco.

Nos bastidores, além da agenda administrativa, um outro ponto vem ganhando força: a possibilidade de a governadora receber o título de cidadã petrolinense. A honraria já foi aprovada pela Câmara Municipal, mas ainda não há confirmação oficial sobre a entrega durante a visita.

LEIA MAIS

Brasileiros no exterior têm até 6 de maio para regularizar o título e votar em outubro

Eleitoras e eleitores brasileiros que vivem no exterior e têm pendências com a Justiça Eleitoral devem regularizar a situação até 6 de maio para poderem exercer plenamente a cidadania nas Eleições Gerais de 2026. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para a organização do pleito, cujo 1º turno está marcado para 4 de outubro.

A orientação também vale para quem precisa tirar o primeiro título, atualizar dados ou transferir o domicílio eleitoral. Os serviços podem ser solicitados de forma virtual, nos portais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), pelo autoatendimento eleitoral.

Para solicitar os serviços, é necessário apresentar documentação, incluindo comprovante de residência para atestar vínculo com o local, a fim de demonstrar que o eleitor está há mais de três meses na localidade, com residência fixa, e que não está apenas de passagem. Vale destacar que quem mora fora do Brasil não vota para todos os cargos, apenas para presidente da República. Além disso, para votar, não é necessário ter a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. E atenção: quem tem domicílio eleitoral no exterior e estiver no Brasil no dia da eleição não poderá votar.

TRE-DF – A organização do cadastro e do atendimento aos eleitores residentes fora do Brasil é feita pela Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), vinculada ao TRE-DF. A expectativa do Regional é que cerca de 800 mil eleitoras e eleitores estejam aptos a votar fora do país nas Eleições 2026.  O atendimento no exterior ocorre em países e cidades com maior concentração de brasileiros, com o apoio de embaixadas e consulados. O TRE-DF estima que a estrutura alcance aproximadamente 120 países, conforme as condições locais.

Folha PE

Rayssa Leal conquista o título da etapa de Sydney da Street League Skateboarding

Rayssa Leal conquistou neste sábado o título da Street League Skateboarding (SLS) de Sydney, primeira de sete etapas da temporada. A brasileira terminou a disputa com 30,1, à frente da japonesa Liz Akama (29,2) e da australiana Chloe Covell (24). A skatista do Maranhão, dona de duas medalhas olímpicas, começou com notas baixas (5,8 e 3,8) bem atrás de suas adversárias (6,9 e 6,2 de Akama e 7,3 e 8,0 de Covell), mas conseguiu se recuperar e, em sua melhor tentativa, obteve 8,4.

Aos 18 anos, Rayssa enfrenta rivais ainda mais jovens. A japonesa nasceu em 2009, e a australiana, em 2010. Todas já com participação olímpica. Akama foi vice-campeã em Paris-2024, edição em que a brasileira conquistou o bronze. Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.

O Brasil também garantiu presença no pódio masculino em Sydney. Giovanni Vianna terminou com a medalha de bronze, com 34,7. O título ficou com o japonês Ginwoo Onodera, que obteve sete notas acima de 9,0, e somou 37,3. O norte-americano Julian Agliardi foi o vice-campeão, com 35,5. A próxima etapa da SLS acontece em Los Angeles, no dia 4 de abril. O Brasil abrigará duas disputas, em agosto e dezembro.

Estadão Conteúdo

UFPE cria Pró-Reitoria de Cultura e concede título de Doutor Honoris Causa a Maciel Melo

A Universidade Federal de Pernambuco anunciou a criação da Pró-Reitoria de Cultura e aprovou a concessão de quatro homenagens acadêmicas especiais. Entre os agraciados está o cantor, compositor e escritor Maciel Melo, que receberá o título de Doutor Honoris Causa.

Natural de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, Maciel Melo é reconhecido por uma trajetória dedicada à valorização da cultura nordestina e à preservação das tradições sertanejas. Sua obra dialoga com o cotidiano do povo do Sertão, unindo poesia, memória e identidade cultural.

LEIA MAIS

Henrique Leite conquista o título do Campeonato Interbairros de Petrolina

O bairro Henrique Leite é o novo campeão do Campeonato Interbairros de Petrolina. A final aconteceu na noite da última sexta-feira (7), no Estádio Municipal Paulo Coelho, e reuniu um grande público para acompanhar a disputa entre as equipes do Henrique Leite e Maria Auxiliadora. Em um jogo equilibrado e cheio de emoção, o time do Henrique Leite garantiu a vitória por 2 a 0, levantando a taça da edição 2025 do torneio.

O Campeonato Interbairros é uma realização da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, e tem como objetivo fortalecer o esporte amador, incentivar a integração comunitária e valorizar os talentos locais. A competição envolveu dezenas de equipes representando bairros de toda a cidade, promovendo lazer, socialização e revelando novos atletas.

A partida final foi marcada pela garra das duas equipes e pela presença calorosa das torcidas, que marcaram presença nas arquibancadas do estádio Paulo Coelho. Com o título, o Henrique Leite encerra a competição com uma campanha consistente, coroando o trabalho coletivo dos jogadores e comissão técnica.

A Prefeitura de Petrolina segue investindo em ações que incentivam o esporte e fortalecem as competições amadoras na cidade, como o Campeonato Interbairros, a Copa do Interior e o Campeonato Amador, todos realizados com apoio integral da gestão municipal, garantindo arbitragem, uniformes, segurança e estrutura para os jogos.

Ascom

Bora Petrolina: Prefeitura convoca moradores do São Gonçalo para buscar títulos de posse e escrituras públicas

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade de Petrolina, convoca os moradores do bairro São Gonçalo e do Residencial Parque São Gonçalo, que já entregaram a documentação necessária para o processo de Regularização Fundiária e para o programa de Habitação, a comparecerem para receber os títulos de posse e as escrituras públicas. A entrega acontecerá neste sábado (30), durante o Bora Petrolina, na Escola Municipal Paulo Freire, localizada na Rua 5, nº 111, São Gonçalo, das 8h às 13h.

Na ocasião, serão entregues cerca de 90 títulos de posse e 50 escrituras públicas referentes ao processo de Regularização Fundiária do bairro São Gonçalo. Já os moradores do Residencial Parque São Gonçalo receberão 225 termos de quitação e escrituras públicas vinculados ao programa de Habitação. Esse é o momento de garantir, de forma legal, a propriedade do imóvel.

A iniciativa representa um marco importante para as famílias, que passam a contar com a garantia legal da propriedade de seus imóveis. Com a regularização e a quitação habitacional, além da segurança jurídica, os beneficiários conquistam dignidade, valorização patrimonial e o direito de transmitir os bens para as futuras gerações.

Para receber a documentação, os moradores devem comparecer ao Bora Petrolina munidos de documento oficial de identificação. A ação reafirma o compromisso da gestão municipal em ampliar os programas de Regularização Fundiária e Habitação, que já beneficiaram milhares de famílias em diversos bairros de Petrolina.

Ascom

Alepe concede título de cidadã pernambucana à ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça-feira (26), a concessão do título de cidadã pernambucana à atual senadora e ex-ministra de Direitos Humanos do governo Bolsonaro, Damares Alves (Republicanos). A proposta, de autoria do deputado estadual Júnior de Tércio (PP) rendeu discussões entre os deputados.

A discordância com relação ao título honorífico se acentuou entre os deputados Rosa Amorim (PT) e João Paulo (PT), que se manisfestaram contra a honraria, e o Pastor Cleiton Collins (PP), a favor. Para Rosa Amorim, a iniciativa é lamentável. “Essa mulher que foi ministra do governo Bolsonaro, dos Direitos Humanos, mas que dos direitos humanos não se fazia absolutamente nada. Pelo contrário”.

Ela ainda acrescentou: “Envergonha a Casa do povo pernambucano ter que receber essa mulher e entregá-la um título. Ela, que junto com seu desgoverno bolsonaro, não fez absolutamente nada pelo estado de Pernambuco”, finalizou Amorim.

Diario de Pernambuco

Mais de 150 mil eleitores podem perder o título em Pernambuco

Eleitores de todo o Brasil com pendências no título de eleitor têm até esta segunda-feira (19) para regularizarem e evitar o cancelamento do documento. São considerados pendentes aqueles que nem compareceram às urnas por três eleições consecutivas nem justificaram ausência ou pagaram multas. Em Pernambuco, segundo dados Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o início da noite da última sexta-feira, 154.306 mil eleitores são considerados faltosos pela Justiça Eleitoral e correm o risco de ter o título cancelado.

O cancelamento do título impede o eleitor de tomar posse em cargo público, renovar ou efetuar matrícula em instituições de ensino, obter passaporte ou CPF, e exercer direitos políticos, como votar e se candidatar. A partir de 20 de maio de 2025, os títulos irregulares serão cancelados.

Os eleitores podem verificar a situação do título e regularizar pendências por meio do Autoatendimento Eleitoral no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) ou pelo aplicativo e-Título. Para atendimentos presenciais, é necessário agendar pelo site do TRE-PE, onde também é possível consultar locais, dias e horários disponíveis.

Segundo o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, como os cartórios e postos estão com ação contínua de coleta biométrica, não está prevista ação de mutirão ou horário ampliado de funcionamento dos cartórios no estado, voltado para regularização. “Temos, por exemplo, em Jaboatão, um posto que está dentro de um shopping, que trabalha das 9h às 18h todos os dias, inclusive sábado e domingo”, disse.

Além disso, o diretor-geral recomenda o uso das ferramentas digitais, para eleitores que possuem biometria coletada. “Pelo site ou pelo E-Título, é possível regularizar sua situação rapidamente, sem enfrentar filas. No entanto, é importante que o cidadão se antecipe. Não deixe para segunda, quando milhões de brasileiros estarão acessando os canais de última hora.”, enfatizou o diretor do TRE-PE.

Faltosos em Pernambuco

Os municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, na Região Metropolitana, são os que mais têm eleitores faltosos, com 25.768 mil, 12.885 mil e 7.486 mil, respectivamente. Em seguida, Petrolina, no sertão, tem 7.228 eleitores que podem ter os títulos cancelados. Já a cidade de Caruaru, no agreste, tem 5.217 cidadãos com esse risco. Esses também são os maiores colégios eleitorais de Pernambuco.

Como fazer a regularização

Para atendimento presencial, é importante levar alguns documentos, como documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório), título eleitoral ou e-Título, comprovantes de votação, comprovantes de justificativa eleitoral, comprovante de dispensa do pagamento de multa ou, se ainda não tiver feito a regularização, os comprovantes do pagamento das multas.

Já para fazer a consulta no Autoatendimento Eleitoral, basta clicar em “Título Eleitoral”, escolher a opção sete para “Consultar situação eleitoral” e informar o CPF, número do título ou o nome completo. Se for regularizar sua situação, além dessas informações, será necessário fornecer a data de nascimento e o nome da sua mãe.

Outra forma de consultar a situação eleitoral é pelo e-Título. Basta abrir o aplicativo da Justiça Eleitoral e, na aba “Mais opções” (que fica no canto inferior direito), selecionar “Consultar situação eleitoral”. Caso você tenha alguma pendência com a Justiça Eleitoral por não ter votado ou não apresentado justificativa em alguma eleição, dentro do aplicativo existe a opção “Pagar multa eleitoral”. É só clicar nela e seguir as orientações para quitar suas pendências e ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Segundo o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, a verificação do cadastro eleitoral tem como objetivo manter atualizado o cadastro nacional do eleitorado. Além disso, ele ressaltou que há várias razões que levam o eleitor a essa situação, inclusive o hábito de adiar ou procrastinar. “O brasileiro gosta de dizer ‘amanhã eu faço, amanhã eu faço’. Quando ele vê, já passaram três pleitos. Às vezes, aquela pessoa já faleceu”.

O eleitor pode reativar o título a qualquer momento após o cancelamento, inclusive depois das eleições, desde que não esteja dentro do período de fechamento do cadastro para o próximo pleito, que é 150 dias antes da eleição. A próxima eleição será a presidencial, em 2026, com o primeiro turno da eleição previsto para o primeiro domingo de outubro, por determinação da Constituição Federal.

Diario de Pernambuco

Em meio a protesto, Câmara de Olinda aprova título de cidadão para Jair Bolsonaro

Antes do início da sessão, manifestantes contra e a favor do projeto estiveram na frente da Casa Legislativa, no bairro do Varadouro, em Olinda

A Câmara de Vereadores de Olinda aprovou nesta terça-feira (8) o título de cidadão olindense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta foi aprovada em discussão única com 14 votos favoráveis e um contrário.

A homenagem é de autoria do vereador Alessandro Sarmento (PL), que apresentou o projeto à Casa no último dia 1º de abril. Segundo ele, “o povo olindense tem tudo a ver com a luta de Bolsonaro”.

“Esse guerreiro vai ser homenageado como mais um olindense, igual aos índios Tabajaras do passado, igual à Guerra dos Mascates. Hoje, mais um guerreiro vai ser homenageado com o titulo de cidadao olindense”, afirmou o parlamentar.

LEIA MAIS

TRE-PE amplia horário para regularização do título de eleitor a partir deste sábado (3)

Eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou transferir o domicílio eleitoral. Com o prazo batendo na porta, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) amplia o horário e vagas para atendimento aos eleitores a partir de hoje (4). Todas as unidades da Justiça Eleitoral do Estado voltadas ao atendimento dos eleitores funcionarão até as 18h, e não mais até as 16h, como originalmente previsto. O novo horário começa a valer a partir deste sábado e segue até a quarta-feira (8), último dia do fechamento do cadastro eleitoral.

Agendamento

As novas vagas criadas com a ampliação dos horários estão disponíveis no sistema para agendamento desde a última sexta-feira (3) para todas as zonas eleitorais do Estado. Os atendimentos devem ser previamente agendados pelo site do Tribunal. Com a mudança, as unidades funcionarão das 8h às 18h hoje e, segunda (6), terça (7) e quarta-feira (8).

No domingo (5), o atendimento será das 9h às 18h. Já os postos localizados nas unidades do Expresso Cidadão dos shoppings RioMar, Boa Vista e Patteo Olinda só não funcionam no domingo (5), seguindo as regras de abertura do Expresso. Nos demais dias, funcionam das 8h às 18h. A unidade do shopping Guararapes é a única com horário diferenciado: continuará funcionando das 9h às 18h, de acordo com o horário do centro comercial.

Esforço

O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explica que a ampliação do atendimento visa atender o aumento da procura pelos serviços da Justiça Eleitoral na reta final de fechamento do cadastro. “É a segunda ampliação do horário que estamos promovendo diante do aumento da procura por parte do eleitorado. O nosso objetivo é que possamos atender uma quantidade mais ampla possível de eleitores, principalmente aqueles que procuram o primeiro título”, afirma.

Os atendimentos precisam ser agendados no site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). O atendimento presencial é imprescindível para quem vai tirar o primeiro título ou atualizar a biometria. Os eleitores e eleitoras com biometria coletada há menos de dez anos podem realizar diversos serviços no site do TRE-PE, sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento.

Solicitação de 2ª via, mudança de local de votação, impressão do número do título de eleitor, atualização do nome, solicitação de seção com acessibilidade, tudo isso pode ser feito pelo site. Para isso, é preciso estar sem qualquer pendência.

Biometria

Se o eleitor ainda não cadastrou a biometria, é possível votar nas Eleições 2024, marcadas para o dia 6 de outubro. Mas é preciso ficar atento a cada caso e se sua situação eleitoral está regular.

Urna

Na última sexta-feira (3), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) disponibilizou  urnas eletrônicas para que passageiros da Estação Central do metrô do Recife pudessem testar o voto. A ação teve a finalidade de conscientizar sobre a importância da urna eletrônica nas eleições. Os participantes utilizaram um sistema de treinamento com candidatos e candidatas fictícias, simulando as eleições municipais que ocorrerão este ano.

A iniciativa também é uma maneira de mostrar as novas urnas eletrônicas que vêm substituindo as antigas gradualmente. Recife é a segunda cidade brasileira a receber a ação “Treine seu Voto”, que já passou por Brasília e vai acontecer em várias outras cidades. O analista judiciário do TRE-PE, Mlexener Bezerra, falou sobre as especificidades das novas urnas, que vão estar presentes majoritariamente na Região Metropolitana do Recife nas eleições deste ano.“Essa urna mais nova passou por um processo de ergonomia, então ela privilegia o teclado e a tela, que tem melhor resolução. Internamente, tem mais mecanismos de segurança e tem agora associada uma assistente virtual, a Letícia, para aqueles que precisam do áudio para auxiliar o processo de votação”, explicou Bezerra.

Folha PE

Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda

Eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até esta segunda-feira (8). Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro.

Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do TSE. O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais.

Primeiro título
Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral.

A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos.

Agência Brasil

Comandante do 5º BPM de Petrolina foi agraciado com o título de “Amigo do 2º BIESP”

O Tenente-coronel Cleto Antônio Moraes Ribeiro, Comandante do 5° BPM de Petrolina, foi agraciado, na última sexta-feira (2), com o título de “Amigo do 2º BIEsp”. É um reconhecimento pelo o apoio incondicional e a parceria firmada com esse Batalhão Especializado no combate a criminalidade e na obtenção de excelentes resultados na AIS 26, composta por Petrolina, Afrânio e Domentes.

O Tenente-coronel Washington Manoel de Sousa, Comandante do 2º BIEsp, ratifica tão produtiva parceria, onde quem mais sai ganhando é a sociedade.

Osório Siqueira não votou em Título de Cidadão Petrolinense ao presidente Jair Bolsonaro

Foto: arquivo Blog Waldiney Passos

A votação de ontem (04) na sessão da Câmara Municipal de Petrolina, quando os vereadores aprovaram por 18 x 3, projeto de autoria do vereador Elias Jardim que concede o Título de Cidadão Petrolinenses ao presidente Jair Bolsonaro, gerou uma dúvida na população sobre qual teria sido a posição do presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira.

Em comentários nas redes sociais, populares chegaram a postar e incluir na relação dos vereadores a favor da proposição, o nome de Osório Siqueira. Não que ele tenha sido contra a matéria, o fato é que o presidente da Câmara só vota em caso de empate em votações, é o famoso voto e minerva, como neste caso não houve empate, uma vez que a grande maioria votou a favor da matéria, não foi preciso o presidente se manifestar.

Juiz determina suspensão de título protestado de empresa devido à crise ocasionada pela pandemia

O juiz Edinaldo Aureliano de Lacerda, da IMAGEM , no Agreste do estado, acolheu o pedido liminar de uma empresa que teve um título protestado em virtude de inadimplência. Na decisão, o magistrado determinou a suspensão do protesto apresentado por outra empresa credora junto ao 3º Serviço Notarial e Protesto de Caruaru, no valor de R$ 4.727,43, bem como a interrupção de seus efeitos e publicidade.

A devedora alega que atua na área de confecção de manequins, tendo como seu público alvo os comerciantes da feira de Caruaru, que está com suas atividades paralisadas por força de Decretos estaduais editados em virtude da pandemia de Covid 19. Ela justifica que “desde o fechamento do comércio local não tem qualquer faturamento e que se encontra incapacitada de arcar com seus compromissos perante os credores e provavelmente não irá conseguir manter sua atividade empresarial, após a liberação das atividades comerciais por parte dos Governantes, caso tenha seu nome negativado perante Cartórios e órgãos de proteção ao crédito”.

Em sua decisão, o juiz Edinaldo Aureliano de Lacerda argumenta a suspensão da sanção decorrente da inadimplência relativamente à efetivação do protesto, devendo este ser sustado. Para ele, “o perigo de dano, igualmente, se faz presente, considerando os efeitos do protesto à proteção da honra objetiva da demandante, com a possibilidade eventual de restrição de contratação de operações de crédito, para arcar com suas obrigações, inclusive, com a própria demandada”, argumenta.

O magistrado ressalta ainda que “a demandante não nega o inadimplemento do título vencido em 9 de abril deste ano – após o início das medidas de distanciamento social –, defendendo, contudo, que isso decorreu da crise caracterizada pela pandemia da Covid -19, em razão do fechamento do comércio, nos termos do Decreto Estadual No. 48.834/2020, que entrou em vigência a partir de 22 de março deste ano”. A decisão baseia-se no art. 393 do Código Civil que dispõe que “o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado”. O parágrafo único do dispositivo complementa afirmando que “O caso fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não era possível evitar ou impedir”.

O juiz conclui argumentando que “entende ser inviável intervenção do Estado-Juiz, para modificar a data ou a forma de pagamento, na situação em tela, cabendo às partes, presente ao estado de excepcionalidade pagamento dos dias atuais, acordarem quanto à matéria através da mediação, inclusive, em âmbito extrajudicial”.

1234